27 de fevereiro de 2009

15 semanas (e uns dias...)


Bem, esta semana estamos muuuuuito atrasadas mas cá está a barriga mais recente.
Vamos em 15 semanas e meia e daqui a nada, às 16 semanas, entramos no 4º mês de aventuras doudas.
Hoje foi um dia diferente, creio que pela primeira vez o meu babe mexeu-se como gente crescida. Segundo a "Agenda da Gravidez" (oferecido pela Ladybug e o meu mano) a partir de agora o feto deixa de estar encolhido para se esticar e assumir uma posição mais vertical (como gente crescida, lá está). De acordo com as teorias em vigor é altamente provável que estes movimentos se comecem a sentir a partir da 16ª semana, mas como eu seu HIPER elegante, pode ser que se revele mais cedo :)
A sensação é de movimentos intestinais, algo meio estranho e levezinho. Inquiri algumas amigas com experiência no caso e todas me disseram que poderia estar certa. Ao longo dos próximos dias vou estar atenta a mais movimentações e farei novos reports.

Para ficarmos todos com uma ideia melhor do que se passa com o babe fica aqui uma previsão do site Planeta Bebê. Confesso que a contagem das semanas difere ligeiramente da minha, mas as datas coincidem no final, nada de grave. Ver no link DETECTA 2 - tabela semanal da gravidez.


Por fim, e inspirada pela Marta, deixo também uma tabela de conversão de semanas/meses para ajudar quem não domina estas cenas.


giro :)

23 de fevereiro de 2009

Finalmente chegaram!



Cá estão as minhas famosas Birkenstock. Vieram em pouco tempo, menos do que estava à espera até!
Vamos então à análise da coisa.
Para falar a verdade elas magoam-me ligeiramente entre os dedos, mas hoje, depois de ter andado alguns dias por casa a testá-las, já me dói menos, penso que estou a ganhar "calo" :)
A sola é muito confortável e adapta-se perfeitamente ao meu pezinho de cinderela.
Esta é uma foto enquanto ainda consigo ver os meus pés :DDD




Esta é a t-shirt do mais apropriada que a nossa querida administrador enviou pelo aniversário do RP. É super gira e fica-lhe mesmo bem, muito rrrrauuuu

Brevemente farei um post com outros presentinhos que o papá recebeu e que são igualmente alusivos ao babe.

22 de fevereiro de 2009

Um cheirinho a verão

Hoje fomos finalmente aproveitar o bom tempo que se faz sentir por estas bandas. Comprámos o Público e plantámo-nos numa esplanada da Costa Nova e depois juntaram-se a nós a Marta e o Diogo. Após uns momentos sentados fomos fazer uma caminhada e absorver todo o raiozinho de sol que na altura fazia. Após um caril de frango ainda devorámos um pastelzinho de nata e assim que o vento gelado começou a apertar mais, regressámos a Aveiro.
Foi um dia bem bom!!

20 de fevereiro de 2009

Choque emocional


Hoje tive um dia particularmente difícil.
Tinha consulta no Centro de Saúde de Aveiro e nem me lembrei que hoje era greve do pessoal de enfermagem.
Fui cedinho, para ainda conseguir apanhar um comboio decente de regresso para o Porto, e fiz a minha inscrição normalmente.
Passado um bocado chamaram todos os doentes diabéticos e mais eu, que tínhamos consulta para hoje de manhã, amavelmente nos foi dito que a sra. doutora não podia atender-nos porque não tinha a sua enfermeira por causa da greve!
Naturalmente que aquilo me pareceu um enorme equívoco e disse à senhora do balcão que ela fosse confirmar o que estava a dizer, pois eu estava ali grávida com uma consulta especial marcada pela própria médica.
O resultado foi o mesmo, a senhora disse que a médica sabia que eu ali estava e que sem enfermeira nada feito. Bonito, enervei-me como há muito tempo não acontecia e vim-me embora a espumar. Eu interrogo-me, como é possível que uma médica que só ia ver os meus exames e marcar outros tantos, não podia receber-me durante 5 minutos e deixar-me ir trabalhar sem a horrível sensação de perda de tempo e falta de profissionalismo!?
A senhora do balcão ainda me disse: "olhe venha cá na 2a feira e vai ver que a média e a enfermeira ja a atendem", nessa altua já não fui capaz de dizer nada e vim simplesmente embora. Obviamente que não irei lá na 2a feira para outra consulta, não porque nao tenha tempo, até farei ponte de carnaval, mas acho um abuso total uma greve de funcionários feita a uma sexta-feira e em casa. A greve faz-se no local de trabalho, e isso foi o que a minha médica fez, encostou-se ao absentismo da enfermeira e aproveitou para que hoje ninguém a aborrecesse com dramas da vida diária. Na 2a feira lá estarei, isso sim, para deixar o meu testemunho no livro de reclamações e dizer que não me voltam a ver por aqueles lados.

17 de fevereiro de 2009

14 semanas

Agora sim, já se começa a notar mais :)








que jóia!!
acho particular graça aos deditos do pé :DD

ontem visionámos o DVD da consulta e foi fixe, o RP não pôde ir e agora já deu para ver como o babe se mexe, foi pena não dar para ouvir a pujança das 150 batidas do coração.

16 de fevereiro de 2009

Por favor...

Ele há coisas que nos surpreendem e este livro é uma dessas coisas.
Sem querer dar uma de moralista ou outra coisa qualquer, mas o que é isto?
"Por favor dá-me um açoite", mais uma pérola da literatura vendida no nosso Portugal de hoje.

Para ficarmos mais animados deixo-vos um brilhante exemplo daquilo que é possível comprar em vez do livro dos açoites.

Comprei este livro no ano passado e recomendo a toda a gente, com e sem filhos, é muito bem ilustrado e aborda o tema da filosfia de uma forma completamente inovadora. Um investimento seguro, acreditem! Dos autores Oscar Brénifier e Jacques Desprès, recomendo a visita do portfolio do ilustrador.

15 de fevereiro de 2009

Os direitos dos bebés


Esta semana foi aprovado em Conselho de Ministros o prolongamento da Licença de Parentalidade de 4 para 5 meses com 100% do vencimento assegurado. É também possível esticar esse vencimento a 83% durante o período de 6 meses, o que é francamente positivo nos dias que correm!
Nesta nova etapa da nossa Segurança Social (S.S.) o pai passa também a poder gozar de um mês de licença paga pela S.S. porém não em conjunto com a mãe e esse mês deve ser repartido em dois períodos de 15 dias cada. As mães que entretanto já estão a usufriur da sua licença de maternidade poderão pedir para a sua licença ser revista, vendo assim alargada em mais um mês o período com o bebé.
De qualquer forma o RP, sendo um pai moderno, não irá usufruir desses privilégios, isto porque é trabalhador independente e o seu regime de S.S. não prevê situações de doença ou paternidade, temos pena, mas também não iremos dramatizar pois nesta casa não há lugar para ressabiamentos, mas sim muito trabalho e boa disposição.
Podemos ver mais sobre este assunto aqui

Brevemente irei tratar do nosso abono pré-natal o qual vai permitir comprar algum equipamento para o babe sem fazer grandes estragos no nosso orçamento. Confesso que sobre esse abono sei ainda pouca informação mas quando tiver um tempinho farei a devida referência por aqui...

ADENDA: já cá está o link para os formulários da segurança social, foi um pouco difícil encontrá-los no site, mas felizmente temos o google :DD
obrigada Marta pela dica ;)

ps. fotografia utilizada é da pequena Margarida quando tinha apenas uns 5 diazitos...

11 de fevereiro de 2009

Compras...

Hoje fiz a minha primeira compra (acho eu) a pensar exclusivamente no meu bem-estar quando chegar o verão e eu me transformar em algo que ainda não consigo visualizar no meu imaginário.
Tenho recebido as newsletters da La Redoute e hoje reparei que havia descontos (promoção de código 8050) que abrangiam o que eu queria já há tanto tempo!
Comprei uns chinelos Birkenstock castanhos tal como mostra a imagem, nunca experimentei nenhuns mas vários testemunhos me garantem que não há coisinha melhor para um verão que se avizinha de pé inchado.

Eis a ficha do produto.


Claro que depois de ter visto os meus chinelinhos vi também para o RP, mas não encomendei pois não sei se ele de facto quer fazer, ou não, pandan comigo. Os chinelos também são muito fixes e são os da imagem seguinte.

Aqui está a ficha do produto.
Agora fico a aguardar a sua chegada e ver se encomendei o número correcto...

10 de fevereiro de 2009

13 semanas

Isto somos nós hoje, passadas 13 semanas depois de tudo ter começado.

Hoje foi um dia importante! Começou ontem...
O RP foi finalmente jogar futebol, porque o desporto é algo saudável e que promove a sociabilidade. Bonito foi vê-lo chegar a casa coxo e com o tornozelo a parecer um tubérculo horrível. Ok, gelinho, benurom, almofada e 7 horas bem dormidas depois foi o DRAMA. O RP não se mexia normalmente e tinha dores "horríveis". Em vez de irmos para o comboio fomos à urgência. Eu fiquei na sala dos acompanhantes e esperei em vão com mais 3 sem-abrigos por notícias do RP, por fim fui de carro (e sem documentos...) para a estação e cheguei uma hora depois ao trabalho, mas sem problemas, foi na boa :)
Passadas umas horas já ele estava em casa dizendo que foi só uma entorse e que para a semana está tudo bom.

À tarde fui ver o babe na ecografia. Foi demais!!!
Eu cheguei a pensar que nem grávida andava pois nao sinto nada para além de fome, mas afinal o babe estava bem activo cheio de saltos e pontapés. A médica disse que o babe é um fofo e que ele se mexia tanto que foi difícil tirar-lhe as medidas para a translucência nucal e os ossinhos do nariz. Ora virávamos a cara, ora punhamos a mão à frente e não deixávamos a doutora fazer o seu trabalho, ai ai ai!

No fim fiquei a saber que provavelmente me calhou uma menina, o pé estava na frente daquilo que mais interessa mas houve uns tracitos que até a mim me convenceram que pareciam mais comigo do que com o paizinho, se é que me faço entender...

Fiquei contente claro, estava tudo bem, o bebé parece bastante saudável e o facto de ser menina é secundário mas giro, pois digam o que disserem, mas as roupinhas são mais riquinhas.

Para a semana ponho as fotos da eco e a ver se consigo descarregar partes do filme que eu pedi para gravar em dvd, modernices :D


Marta: como é?

8 de fevereiro de 2009

A vida é bela

Ontem, dia 7 de Fevereiro de 2009, fomos ao casamento dos nossos amigos Tug@ e Tica. Foi fixe, divertimo-nos imenso com os nossos amigos de sempre e para alegrar ainda mais o nosso dia o Sol brilhou como já há muito tempo não brilhava. Foi uma boa festa e eu e o RP só temos a desejar o melhor a estes nossos amigos. Pelas nossas caras dá para ver bem o ritmo da coisa.

Para iluminar ainda mais o meu dia, comecei a reparar que FINALMENTE a minha pele (da cara) está a melhorar. Após um longo período de acne juvenil tardio as malditas borbulhas estão a dar uma trégua e eu começo a ficar com um arzinho menos verde. Estou mesmo contente e só por isso acho que já vale a pena os litros de água que tenho tentado beber diariamente :)

cabelo e maquilhagem ao cargo de Rainha da Pechincha
fotografia administrador

5 de fevereiro de 2009

O Oráculo Chinês!

A internet tem coisas maravilhosas. Aqui há uns tempos ouvi falar numa certa e determinada tabela chinesa que predizia o sexo do bebé que vai nascer. Então lá fui eu procurar a tal tabela e encontrei de facto a dita cuja. Reza a lenda que isto surgiu para predizer o sexo de um futuro imperador chines, a cena da masculinidade creio eu...
O certo é que eu fiz o teste e então o resultado é: menina.
Passo a explicar:

a minha idade lunar (idade da data de início de gravidez+1) = 32
mês da concepção: novembro

cruzando os dados dá uma quadrícula rosa, logo menina.

será isto verdade, não faço ideia, para a semana logo saberei (talvez).
Agora pergunto eu: se alguém que está a ler este artigo já teve crianças, confirma a teoria?

ver mais em babiesboom

4 de fevereiro de 2009

12 semanas

Hoje já estou mais satisfeita com a barriga, já está mais saliente do que na semana passada :)
Não me tenho pesado, da última vez marcava 44,5kg a minha médica não achou graça nenhuma...eu também não, mas desde que eu não enjooe tá-se bem!

2 de fevereiro de 2009

11 semanas - balanço final


Ora portanto estamos a chegar ao fim das 11 semanas e vamos entrar num novo trimestre, estamos a um terço do processo e penso que o balanço é bastante positivo! Eu vinha preparada para o pior, ou seja, passar longas temporadas de cabeça para baixo e perna para cima a recuperar de tensões baixas e enjoos e coisas afins, o facto é que tudo veio a revelar-se bastante suavezinho, pelo menos até agora...

ora vamos a um balanço com ar estatístico:

visitas ao wc (sem entrar em grandes pormenores): menos de 10
visitas ao médico: 2
visitas à urgência hospitalar: 1
doenças: 1 (infecção urinária)
bolos: demasiados
croissants: demasiados
batatas matutano e mac: +- 5   :|||
comboios perdidos: 1
acidentes: 1 (comboio)
noitadas: 1 :)
roupinhas: 2
fraldas: 1

parece-me bem.
vamos a ver o que nos reservam os próximos 3 meses.

amanhã fotografia do pneu.