30 de março de 2009

Bebé-livro de instruções

Ora aqui está um presentinho que a tia Inês e o tio Tiago nos ofereceram e que eu própria já ofereci a duas grávidas. Trata-se da verdadeira bíblia de bolso no que se refere ao tratamento diário de um bebé durante o primeiro ano de vida. Do ponto de vista materno/paterno/bebé penso que o livro está muito bem estruturado, dividido em temas pertinentes e com uma abordagem inovadora, fugindo ao tradicional "riquinho" e "coitadinho" e sei lá mais o quê terminado em "...inho". Do ponto de vista do design destaco as ilustrações estilo catálogo de montagem de módulos, os cantos arredondados e a utilização muito sumária da cor.
Aconselho a toda a gente a comprar e a oferecer, já agora aproveito para dizer que existe também o livro de instruções da criança (1 a 3 anos de idade), do cão e do gato.
Muito fixe, muito actual, bom para ter em qualquer mochila de fim-de-semana e deixar com o bebé quando este fica ao cuidado de pessoas com menos experiência!

Obrigadosss*

Título: Bebé - livro de instruções
Autores: Louis Borgenicht e Joe Borgenicht
Editora: Arte Plural

29 de março de 2009

Sim, eu hei-de conseguir!!!


Um dos projectos que tenho para o quarto do babe é um Móbil de Passarinhos Origami. Já tentei fazer um passarinho destes e saí-me francamente mal. Agora encontrei este video e estou mais animada e quando tiver um tempo vou comprar um bloco de papel de lustro e fazer alguns exemplares e pendurá-los no tecto com o auxílio de fio de pesca. O resultado é bonito, harmonioso e praticamente sem custos e impactos ambientais! Também fica muito bem junto à janela.

Para quem gosta destas manualidades orientais ver aqui, aqui e alguns workshops organizados aqui.

28 de março de 2009

Um presente de antigamente


Hoje recebi um presentinho muito tradicional e que tanto eu como os meus irmãos usámos quando fomos recém-nascidos: um cueiro com camisa de cambraia.
Foi a minha avó que o ofereceu e para quem não sabe que coisa é esta, a definição diz-nos que: Cueiro - nome que tradicionalmente designava a faixa de pano, que envolvia os recém-nascidos, da cintura para baixo.
Trata-se de um vestido comprido, que tapa os pés do bebé e que é apertado atrás com fita e botão, a parte traseira é totalmente aberta, assim como a camisa que o compõe, de modo a haver um acesso muito rápido à fralda do pequeno, pode-se complementar o cueiro com uns collants principalmente se for inverno. Pelo que investiguei e me foi dito, as enfermeiras das maternidades gostam muito deste tipo de roupa devido ao facto de serem muito práticas. A ver vamos!
Este cueiro foi comprado na loja Teresa Alecrim nas Amoreiras, é especialista em roupas com um carácter mais tradicional bem como todo o textil-lar. Cá para o norte, e particularmente em Aveiro, não sei onde se pode comprar mas acredito que no comércio tradicional deve haver de certeza.
Fiz uma pequena pesquisa na net sobre este assunto e não encontrei quase nada, reparei é que há alguma confusão sobre o que é afinal o cueiro, pelos vistos há muita gente que pensa que é uma fralda, mas não, é uma túnica para rapazes e raparigas :)
Ficam aqui alguns exemplos de bebés do antigamente para matar a curiosidade.

26 de março de 2009

Redonda ou Quadrada???

Um dos maiores propósitos deste blog foi eu tentar descobrir se sou uma pessoa Redonda (entenda-se aberta ao conhecimento) ou quadrada (croma). Ultimamente tenho reflectido bastante sobre se ando ou não em êxtase pelo facto de estar grávida, a resposta é "Não". Desde pequena sempre tive a certeza de que um dia seria mãe, assim como a minha e as das minhas amigas, porém, apesar de ter essa certeza, esse não era de todo o meu objectivo de vida. Nunca tracei uma meta do género "antes dos 30 tenho que ter feitos isto e aquilo", claro que os constrangimentos biológicos são um detalhe importante, assim como a maturidade psicológica. Quanto mais velhas mais tolerantes/preparadas, quanto mais velhas mais difícil se torna engravidar e fazer a coisa com poucas preocupações. 
Antes de engravidar nunca tinha tentado que isso acontecesse, portanto não sabia se eu era viável ou não, o que eu sabia era que se não fosse viável não ia certamente embarcar na aventura dos tratamentos e tretas do género. Nessas coisas eu sou prática, se eu já não estou apta a engravidar então não vou forçar a barra, há mais com que me entreter. 
Entretanto engravidei e ao contrário do que já tinha lido e ouvido milhares de vezes, não fiquei possuída pelas hormonas e por isso não me sinto um "ser especial" que vai "viver a viagem mais emocionante da sua vida". Não me sinto nem melhor nem pior do que antes, acho que sou a mesma e isso foi surpreendente! Claro que isto não quer dizer que me estou a borrifar, claro que já tive os meus momentos de dúvidas e preocupações. Será que terei um bebé saudável, serei eu uma mãe às direitas, terei força para arcar com a responsabilidade? Isto assola-me todos os dias, principalmente quando corro para apanhar um comboio (momento de irracionalidade vivido ainda hoje!) ou vejo uma criança totalmente sem modos. 
Com o aproximar do último trimestre começo a pensar nas aulinhas pré-parto. Desde o início que "sei" que não quero ir, primeiro porque não me vejo a fazer parto normal, segundo porque acho que ia ficar mais stressada a tentar chegar a horas a uma aula em pleno verão onde mães saturadas de calor expoem os seus problemas existenciais e se calhar deixam as experiências práticas para os últimos 15min da aula. Resumindo, temo que isso seja uma verdadeira perda de tempo e paciência. Mas interrogo-me se será que vale a pena ir? Os livros e conversas com as amigas não serão suficientes? E a cena do instinto, isso existe, certo?! 

Serei eu Redonda ou Quadrada?

25 de março de 2009

19 semanas

Estou quase a chegar aos cinco meses e o pneu nota-se cada vez mais. Hoje o babe mexeu-se todo o dia, parecia que lá dentro havia uma mega festa e que eu não estava convidada, só ouvia a animação do lado de fora.
Ao chegar às 19 semanas aconteceu também o que eu já imaginava a fatídica "noite sem dormir por causa da gravidez" chegou sem grandes contemplações. Mal preguei o olho por dois motivos: 1º - nariz entupido devido ao "aumento da mucosa nasal devido ao aumento da circulação sanguínea"; 2º - dor massacrante da ciática que nao me deixava virar; resultado lá tive que me aguentar de barriga para cima. Fora estes dois pormenores, está tudo a rolar.

22 de março de 2009

O folclore e as mezinhas na gravidez


A partir de um comentário da heidi e um posterior comentário a esse comentário feito pela Administrador, venho então falar de mezinhas e superstições durante a gravidez. É um mundo lindo este, o de meter medo às raparigas e fazê-las ficar presas a ideias folclóricas de gerações passadas. Pessoalmente acho isto tudo muito divertido e claro que ninguém acredita em bruxas mas que elas "andem" aí lá isso é verdade :OOO

Fiz uma pequena pesquisa na net e livros e seleccionei as mais enigmáticas para vosso deleite. Acho as mais curiosas as que debatem o sexo do bebé e as famosas marcas de nascença, mas em termos de importância está tudo ao mesmo nível.

Divirtam-se ;)


*vida prática*

- azia na gravidez é porque o bebé vai nascer cabeludo;
- bananas para as caimbras (porém causam prisão de ventre...);
- não ter camisolas com fios pendurados porque a criança pode ficar c o cordão umbilical à volta do pescoço;
- uma mamã que amamenta não pode deitar ao lixo os ossos e espinhas do que comeu sem passar primeiro por água. Pode uma cadela ou gata com crias comer esses ossos e fica-lhe com o leite (LINDO!!!);
- não passar o bebé por cima de uma mesa (não sei para que serve mas achei pertinente);
- não deixar a roupa do bebé estendida ao luar pois rouba o sorriso da criança;
- calçar sapatinhos vermelhos ao bebé quando nasce para dar muita saúde (coisas das nossas amigas brasileiras);
- as gravidas não devem baptizar o seu afilhado, pois dizem que o bebé pode nascer morto (demasiado dark...);
- a famosa quarentena ou resguardo e a impossíbilidade da mãe tomar banho nesse período (caso verídido testemunhado pela minha mãe há pouquíssimo tempo em pleno séc. XXI) - esta para mim é TOP!


*sexo do bebé*

- muitas borbulhas na cara é menina, rosto com ar saudável é rapaz (no meu caso as borbulhas predominam);
- barrigas redondas e arrebitadas = menina; barrigas bicudas e descaídas = meninos;
- mamoca e olho esquerdo maiores = rapariga; mamoca e olho direito maiores = rapaz;
- soma das idades dos pais na concepção = par = menina (no meu caso dá ímpar);
-comer um doce antes das ecografiass faz c que o babe se mexa mais (neste momento se eu como qualquer coisa ele mexe);
-tabelas chinesas (no meu caso dá menina);
- quando estamos em trabalho de parto, e se for no dia em que a lua muda, esta pode mudar o sexo do bébé (POR FAVOR!);
- se de costas não se notar que estamos grávidas é menino;
- a diminuição de pêlo após a depilação devido ao estrogénio é menina (ok tem uma mínima base científica, no meu caso parece confirmar-se essa diminuição);


*sinais de nascença*

- não se deve ter animais encostados à barriga porque o bebe nasce com um sinal que terá a forma do animal (!!!);
- não cheirar flores porque senão a criança nasce com sinal de flor;
- não se pode beber agua pela garrafa porque a boca do bebé depois ficará com essa forma.... (lindo!);
- nao andar com colares ou botões nas camisas porque o bebé pode nascer com marcas;
- não satisfazer o desejo gastronómico da grávida faz com que a cara do babe se transforme nesse desejo (será que o meu bebé vai nascer com cara de gelado Magnum?!);


Verdadeiras pérolas :o

21 de março de 2009

Uma andorinha não faz a Primavera...


Pois uma andorinha não faz a primavera mas cinco já fazem a minha mais brilhante :)
Comprei estas andorinhas numa loja de artigos regionais junto à Torre dos Clérigos no Porto, resultado, decoração do quarto do babe de traça totalmente tradicional e pelo fantástico preço de 9.50€! Claro que não eram exactamente estas que eu gostaria de comprar, mas sim estas, porém as da Bordalo Pinheiro não consegui encontrar e pelo que pesquisei subiram muito de preço devido às notícas do encerramento da tradicional fábrica das Caldas. O próximo passo será pintar uma parede e depois aplicá-las, acho que vai ficar muito bem e sobretudo é uma abordagem diferente a um produto muito nosso e que normalmente se vê em paredes exteriores de moradias. Prometo novas fotografias quando tudo estiver a postos :)

19 de março de 2009

Um momento de humor :)

Já me fartei de rir hoje, obrigada inês :DDD








ver com som aqui.

:)

18 de março de 2009

18 semanas


Ontem tirei esta fotografia, ontem andei de vestido e andei muito bem! De facto o vestido é a melhor opção quando se anda neste estado e o facto é que ontem a minha barriga estava enoooorme quando cheguei a casa. Ontem também andei cheia de vontade de comer uma Francesinha, partilhei essa minha vontade com os meus colegas os quais viram nisso uma oportunidade de irmos todos jantar amanhã numa cervejaria no Porto, agora nao me lembra o nome mas prometo que depois farei por estas bandas o relato da degustação :)


ps. preciso ir a uma retrosaria com urgência

17 de março de 2009

Berço de Papelão


Encontrei casualmente este projecto aqui. Um dos meus maiores desafios é comprar o mínimo de coisas e que estas ocupem o mínimo espaço durante a sua utilização. Quando moramos numa casa pequena temos que ser práticos e o segredo para isso está em gerar o mínimo desperdício de espaço. Resumidamente, quando eu olho para um objecto, seja qual for a sua natureza, desde electrodoméstico, passando por mais um casaco ou nas futuras coisas do babe, eu penso duas vezes no espaço que essa nova aquisição irá ocupar e o tempo de vida útil que terá. Vendo esta alcofa/berço vejo que alguém veio directamente na minha direcção em termos de filosofia. Uma cama que depois de ser usada durante 3 meses podemos desmontar e por no papelão, guardar numa gaveta ou se estivermos com frio até a enfiamos na lareira. Neste momento já tenho caminha para o babe, mas fiquei de olho nesta.

16 de março de 2009

Kilos para que vos quero!!!


Este fim-de-semana algo extraordinário aconteceu: realizei que aumentei 2kg em duas semanas!!!
Posso dizer que o reflexo dos meus pezinhos foi igual à imagem que encontrei na net e que não tarda nada estou a passar a barreira dos 50kg...

Imagino que esta taxa de 1kg/semana não irá manter-se, senão estamos mal, visto que ainda me faltam cerca de 22 semanas até ao fim não vou/não quero/não posso engordar mais 22kg!!!!!SOCORRO!!!!

Neste momento, como eu costumo dizer, estou na fase golfinho. Passo a explicar, no início eu era como a sardinha, pequenina e jeitosa, agora estou um pouco mais rolica e bem-disposta, ou seja, pareco-me com um golfinho. Agora perguntam vocês qual será a última fase!?, ora pois a última fase é a fase baleia e essa presumo que dispensa qualquer explicação da minha parte não é verdade...

15 de março de 2009

Os presentinhos do babe

Até ao momento as pessoas que nos são mais próximas têm-nos presenteado com coisas lindas. A todas elas o nosso muito obrigado, fica aqui a promessa de depois fotografarmos o babe dentro do contexto ;)



ps. devo apenas referir que o sling foi comprado por mim mas oferecido ao RP :)

ps2. brevemente um post sobre os presentinhos feitos pela avó lena e bivó fernanda :)

11 de março de 2009

17 semanas

Nada de mais relativamente à última barriga :)
Entretanto tenho que registar aqui que ainda não entrei exactamente no esquema de creme pós-banho. Sim eu sei, sou uma bandalha e posso arrepender-me até aos últimos dos meus dias, mas vou ver se ganho juízo, prometo.
Neste momento tenho dois cremes que ocasionalmente vou usando, são eles um óleo de amêndoas doces da AGA (muito básico mas eficiente), e um creme para peles muito secas da Clarins (oferecido pela minha sogra no natal de 2007) até já pode estar fora de prazo mas é bastante bom também. Quando terminar o creme devo passar ao tradicional Creme Gordo Barral, fiel amigo de muita geração de grávidas portuguesas. Depois cá estaremos para contar como o dito se porta...

8 de março de 2009

Roupas de Grávida

Ok podem respirar, não vou copiar o modelito da fofa da Diana, mas atingi este fim-de-semana um ponto de não retorno, ou seja: já não consigo apertar o botão das minhas calças giras da Salsa. Claro que não vou sair a correr e procurar feita louca roupas fofinhas especial para grávidas, o meu guarda-roupa está cheio de opções que eu posso adaptar a esta nova fase, mas realmente as calças são um ponto sensível...
Tenho ouvido falar em soluções sobrepostas às calças, tais como cintas elásticas e extensores de botões, tal como mostra a seguinte imagem.

Está tudo em aberto e para já vou mesmo apostar em continuar de fechinho aberto e camisola por cima :D
Há algum tempo vi na Rainha da Pechincha um artigo deveras pertinente sobre este assunto. Desde essa altura que fixei o exemplo da Gwen Stefani, identifico-me com ela, apesar de não me vestir exactamente do mesmo modo.
Digam lá se este estilo não é fixe e se não posso ficar com um ar tão fashion como ela;)
gira!!

Roupitas assim para o garrido e a preço de crise financeira devo conseguir encontrar no H&M, Stradivarius e Zara do costume. Acho que os vestidos vão fazer a big diferença no meu guarda-roupa, isto porque vou continuar meia gorda depois do parto e depois posso sempre usar quando voltar ao normal. O importante é não comprar NADA que depois fique a mofar dentro do armário, primeiro porque é parvo, segundo porque há tantas outras coisas para comprar!!!!!

5 de março de 2009

16 semanas (4 meses)

Chegámos aos 4 meses e durante esta semana não houve nada de especial a assinalar a não ser a ida à nova média, a dra. Elvira Rito, que a Marta e a Heidi me recomendaram.
Lá fui eu, sem grandes atrasos e mostrei as provas da minha gravidez. Tudo ok, peso 45kg, o coração do babe bate a valer e o RP desta vez também foi e ouviu com os seus próprios ouvidinhos :)
Entretanto já vou começar a tomar umas vitaminas especialmente desenvolvidas para pessoas na minha condição e um magnésio para prevenir as caimbras horríveis que por vezes me assolam a meio da noite :SSS
(PARTE NOVA) Esta foi a primeira vez que fui à Dra. Elvira e posso dizer que fiquei amplamente agradada. É sem dúvida uma médica com muita experiência e que sem rodeios e conversas de circunstância banal me convenceu de que os euros que lá deixei foram bem deixados. Entretanto já me mandou fazer exames que já deviam ter sido feitos e mais uma ecografia que irei fazer lá para o meio de Abril. Gostei sim senhora e recomendo :)
De resto começo a ficar um pouco de ritmo mais lento nas minhas caminhadas Porto-acima; Porto-abaixo, ossos do ofício pois claro.

1 de março de 2009

Os brinquedos do meu tempo...

Já há algum tempo que tenho vindo a pensar na questão dos brinquedos e as crianças de hoje. Muito resumidamente acho que a miudagem de hoje não curte os brinquedos que tem, isto porque desde tenra idade se agarram aos telemóveis, i-pods, magalhães e tangas do género.
No meu tempo é que era! obviamente que estou a ser super atrás ao dizer uma expressão destas, mas o facto é que nos saudosos anos 80 já tínhamos uma grande diversidade de brinquedos disponíveis mas ainda assim saímos para a rua na paz do senhor para brincar até ser noite.
À parte dos briquedos de pilhas que eu e os meus irmão tivemos julgo que posso destacar aqui algus exemplos que certamente irei passar ao meu babe e sobrinhos. São eles os incríveis LEGO e PLAYMOBIL, ainda está lá por casa um saco (já de dimensões reduzidas) com as nossas peças e pequenos bonecos os quais foram usados durante largas horas de brincadeiras a 3. Claro que nós também tinhamos amigos com os quais partilhávamos a nossa pancada pelas montagens.
Juntamente com as casas de LEGO e PLAYMOBIL tínhamos os animais dos bonequinhos, esses animais tanto podíam ser os da quinta como os da selva, o que interessava era que os moradores da cidade tivessem animais. Para complementar a mega cidade LEGO+PLAYMOBIL tínhamos os blocos de madeira coloridos. Fazíamos a "muralha" da cidade bem como um ou outro monumento comemorativo. E assim se passavam tardes que por algum motivo não íamos dar umas voltas de bmx ou saltar ao elástico.
Quando não andávmos de volta das metrópoles jogávamos jogos de tabuleiro entre os quais destaco com grande animação "O Jogo da Glória", este foi totalmente destruído ou dado a alguém com necessidades pela minha avó, recentemente adquiri uma edição igualzinha no Toys R' us e foi lindo :)
Aproveito também para destacar um livrinho singelo e que se se confirmar que terei uma menina irei comprar-lhe alguns, refiro-me aos livros da pequena Anita. Só me lembro de ter tido um, e acho que foi Anita no Zoológico. Este livro já não existe e tenho pena pois tinha uma história curiosa que lhe estava associada. Quando eu e a minha irma eramos pequenas foi-nos oferecido pela Nana (amiga da avó) o dito livro. Eu e a minha irmã gostámos tanto que em 3 tempos já nem capa tinha, pelo que se instalou o pânico quando soubemos que a Nana nos viria visitar numa certa tarde. Vendo o nosso estado a minha mãe, que é uma fofa, comprou-nos um livro igual para sossegar as nossas alminhas perante a vistoria da Nana. E assim foi, a Nana veio e perguntou pelo livro, e lá estava ele impecável e nós safas. Entretanto nós crescemos, a Nana foi para o céu e o livro nunca mais o vimos, é pena.

Ficam agora as imagens daquilo que falo, não são os meus brinquedos, estes são da net, mas quem sabe um dia nao os fotografo e junto a este post :)