30 de abril de 2009

Os bebés e a química

Hoje fiz a minha primeira abordagem ao mundo da higiene do bebé, há muitas marcas, os preços dos kits "tudo em 1 mais mala fofinha" rondam os 50 euros; primeiro dispenso a mala fofinha, segundo e mais importante, eu não sei ao certo o que comprar. Naturalmente que a questão das ofertas é vacilante, principalmente para quem me conhece... no entanto, a questão da química é algo que me perturba. Existem por aí produtos à venda, destinados aos bebés e que têm nas suas fórmulas, químicos altamente cancerígenos e outras coisas horríveis que eu nem quero aprofundar para não ter que usar só água e sal marinho.
Daquilo que tenho conhecimento os ingredientes mais nocivos são: Formaldeído (ou formol) e Dioxana (da família dos éteres); nesta tabela podem consultar alguns produtos onde foram detectados níveis de toxicidade. Confesso que fiquei surpreendida por o champô Johnson's Baby estar entre os presentes dessa lista. É uma marca que certamente lidera o mercado há muitos anos, todos nós a usámos/usamos e não se faz nada?! Eu certamente não usarei...
Pelas conversas que tenho tido, noto uma predilecção das marcas Avene e Uriage, claro que a mim também me agradam e provavelmente serão as eleitas. Recentemente descobri a Mitosyl, uma senhora de propaganda médica quase me sequestrou numa farmácia e la me deu uma água de rabinho que também faz milagres às borbulhas do acne juvenil tardio (o meu triste caso). O facto é que essa água da Mitosyl tem surtido efeito e o que a senhora disse é que os enfermeiros do S. João usam essa linha de produtos e que à conta disso muitos bebés nem chegam a ganhar a crosta láctea. É certamente uma opção em aberto.

Agora pergunto-vos, quais as vossas experiências e resultados? Quero saber tudo, não escondam nada.



ps. na incursão de hoje acabei por comprar um protector solar Uriage para a cara de modo evitar o tal do Pano uma vez que dizem que finalmente vem aí calor!!

29 de abril de 2009

24 semanas - 6 meses


Todos os dias oiço "estás com cara de grávida, já nao enganas ninguém", sinto-me de facto grávida, esta criança não pára e é já com alguma frequencia que me desequilibro quando me baixo, tem uma certa graça...
Algo que eu gosto é de ver a cara de alegria das outras pessoas quando sentem o bebé mexer. Ainda hoje vinha no comboio com uma colega recente e ela pediu-me para sentir o babe, bem quando o bebé se mexeu ela ficou deveras emocionada e achou tudo o máximo. Eu também achei :)

28 de abril de 2009

24 semanas - 2º trimestre



Cheguei ao final do 2º trimestre sem grande esforço, ou mesmo, esforço nenhum! Isto de estar grávida tem superado as minhas espectativas e até ao momento é algo que posso recomendar a quem tenha dúvidas. Continuo a não me sentir um "ser maravilhoso e superior" como vem em alguns livros e sites mas sinto-me bastante confortável. Ultimamente tem-me vindo mais ao pensamento a questão do parto, ou melhor, as questões... são elas parto normal vs cesariana, doer ou não doer, sequelas ou não sequelas, enfim uma panóplia de itens que já me fizeram perder uma noite ou duas de sono. Uma coisa é certa, a anestesia foi inventada para alguma coisa e sou rapariga para fazer uso dela em que circunstância for.

À semelhança do post do 1º trimestre brindo-vos com as estatísticas dos últimos 3 meses.

kilos a mais: 5 (YEAHHHH - já cheguei aos 50kg)
estrias: 0
visitas ao wc (sem entrar em grandes pormenores): 2
visitas ao médico: 2
visitas à urgência hospitalar: 0
doenças: 0)
bolos: alguns
croissants: 2 pecaminosos da criossanteria do Gémini (oliv. azemeis)
batatas matutano e mac: -2   :|||
comboios perdidos: 0
acidentes: 0
noitadas: 3 :)
roupinhas: várias :)

25 de abril de 2009

Um mar de rosas


Na semana em que a pequena Leonor recebeu a sua primeira encomenda postal, recebeu também uma segunda que continha uma peça de roupa rosa. Desde o início desta aventura que o bebé (antes de sabermos se era rapaz ou rapariga) recebeu peças de vestuário cor-de-rosa, ao confirmar-se agora o sexo, acredito que a coisa irá aumentar de proporção. O rosa é uma cor que eu gosto, quanto mais garrido melhor, diga-se, rosa-choque mesmo :D

Deixo-vos aqui os exemplares que tão amavelmente nos têm oferecido e que à sua conta me deixam com, cada vez mais, curiosidade de ver este bebé vestido.








24 de abril de 2009

Uma sugestão musical - II


Em jeito de comemoração da data mais emocionante da história recente de Portugal, deixo esta semana uma música que certamente farei ouvir à Leonor. A Formiga no Carreiro do aveirense Zeca Afonso é linda e acredito que qualquer criança lhe pode perceber o significado lúdico e divertido, aquele que, a bem dizer, era feito para a mal-afamada censura, os segundos e terceiros sentidos ficavam para as gentes que esperavam o dia 25 de Abril e o fim da guerra colonial.
Hoje temos liberdade, temos blogs, escolhas, internet, a pílula, o divórcio, as viagens, temos TUDO. Gosto muito do 25 de Abril e acho que ainda assim em Portugal devíamos comemorar mais o acontecimento. Posso assegurar-vos que não passo este feriado sem ouvir o meu cd Filhos da Madrugada que comprei aquando dos 20 anos de comemoração, mais precisamente em 1994. O youtube está recheado de faixas desse album, é muito bom e recomendo.

Bom feriado a todos. 

23 de abril de 2009

O que é isto?

Lembrando Magritte e o seu cachimbo, digo-vos que "estas não são batatas, são os meus tornozelos", e mais não digo.

22 de abril de 2009

23 semanas

Desde que regressei ao trabalho que me sinto um pouco mais cansada do que antes, é normal, eu sei :)
Normal também é eu começar a sangrar do nariz e das gengivas por causa do tamanho, cada vez maior do bebé, aconteceu hoje, mas nada de especial.
Devo aqui registar que o meu regresso ao escritório foi muito elogiado... "ai que estás com uma cara óptima", "estás mesmo gira", "essa roupa já não engana ninguém" e por aí fora, foi fixe confesso, porém, passados 3 dias de trabalho já me sinto novamente uma lástima e já quase venho para casa a passo de caracol. Neste momento tenho um desejo: que o fim-de-semana venha RÁPIDO :D


dica: comprei um chá de hortelã pimenta numa ervanária que é do melhor para evitar a sensação de estarmos quase a rebentar como um balão. Posso dizer-vos que o que se vende nos supermercados que dizem Menta são quase iguais mas o de ontem soube espetacularmente bem principalmente porque foi acompanhado de biscoitos de limão, também da ervanária ;)

21 de abril de 2009

Stromboli

Outro dia tirámos a barriga de misérias e fomos com o pessoal devorar um Stromboli. Já há muitio tempo que me apetecia e finalmente pude saborear um belo exemplar de vegetais. A jantarada foi animada e espero que em breve seja para repetir.
Para quem não está a par, o Stromboli é uma espécie de pão recheado de uma mistura de vegetais (brocoles, tomate, queijo e cogumelos acho eu), vitela e misto, recentemente deparámo-nos com o drama da Principiza ter fechado portas, mas qual não é o nosso espanto quando vemos o restaurante abrir com novo nome Domenico Pizzeria e novo decor! A comida estava boa, foi-nos oferecido o pão de alho e o cafezinho e o pessoal também é simpático.

Fica o ar de satisfação do pessoal e o aspecto da comida ;) (fotos do al)




A não perder!

16 de abril de 2009

A verdade das mezinhas!


Ora venho por este meio fazer uma lista das mezinhas/folclore/factos científicos que vieram comprovar que efectivamente irei ter uma menina. Naturalmente que TODOS sabemos que isto foi pura coincidência mas convém sempre termos presente a velha máxima de que "ninguém acredita em bruxas, mas que elas andem aí..." :)

O primeiro, e mais forte indicativo de que ia ter uma menina é o tão requisitado Oráculo Chinês. Posso dizer-vos que TODOS os visitantes deste blog que vêm do Brasil têm como pesquisa no google estes termos "sexo do bebê, oráculo chinês ou tabela chinesa". Este post é de longe o mais visitado no blog por pessoas que me são desconhecidas :D

Depois temos a lista do post das Mezinhas :)
Vou citar apenas as que confirmam a gravidez de menina:

- muitas borbulhas na cara é menina;
- mamoca e olho esquerdo maiores é rapariga;
- a diminuição de pêlo após a depilação devido ao estrogénio é menina;

imagem daqui.

15 de abril de 2009

22 semanas


Olhando para a fotografia desta semana reconheço que estou a ficar "grande". Hoje fui à consulta e correu tudo bem, já tenho que aviar uma receita de uma cinta, mais vitaminas e análises aos açúcares. Amanhã trato disso tudo, mais da SS (seg. social) e outras coisitas mais. O tempo continua medíocre o que nos impede de pintar o quarto da cachopa, de qualquer forma, hoje fizemos grandes progressos na decoração da nossa casa. Comprámos, FINALMENTE, a estante dos livros para a sala, o RP coitado, carregou com os caixotes e montou tudo sozinho, eu pouco o consegui ajudar e algumas vezes até o empatei, mas grávida ou não-grávida o resultado seria sempre parecido com este :(
A estante está montada, amanhã vou começar a trazer os livros da outra casa e finalmente começamos a ver uma luz ao fundo do túnel no que diz respeito às eternas coisas espalhadas por sítios diversos.
Concluímos o dia com dores nas costas e um magnífico robalo grelhado.

14 de abril de 2009

@--]-- ♥♥♥


Eis que vos apresentamos a pequena Leonor.
Já se previa que era uma menina e pelos vistos a médica hoje confirmou. O relatório da eco é em tudo normal, porém há uma pequena nota sobre uma Ectasia Piélica Bilateral nos bacinetes. Como ainda não falei com a minha dra, não tenho bem a noção do que seja, mas pelo que já ouvi, creio que não é coisa rara e não levanta grandes preocupações.

A ecografia ocorreu sem sobressaltos, a médica era muito séria e pouco comunicativa, fez o que tinha a fazer e só no fim nos deu as explicações que queriamos ouvir. Tivemos a oportunidade de ver o babe a mexer a boca, devia estar a engolir líquido e a mexer as mãozitas e pernas. A qualidade das imagens é pior do que as anteriores ecos que fiz e portanto desta vez peço-vos que ponham a imaginação a trabalhar!

nesta imagem a Leonor está virada para o lado direito, nota-se uma sombra na cabeça que salienta o olho e a orelha. outra sombra marca a silhueta do pescoço.


aqui já está virada para o lado esquerdo e tem os dedos esticados, dá para ver as falanges.


vista de cima, tem a mão esquerda encostada à cabeça, notam-se os quatro dedos juntos e a ponta do polegar ligeiramente afastada; a testa está virada para a direita.



13 de abril de 2009

A Páscoa


Eu não sou nada dada a comemorações religiosas e afins, no entanto há sempre dividendos maravilhosos a contabilizar nestas alturas. O convívio, a comidinha tradicional e os doces são do melhor que pode haver nesta (e noutras) altura festiva. Em jeito de balanço posso salientar estes presentinhos muito especiais, são eles as minhas deliciosas Rainhas Cláudias (amêndoas de chocolate mmmmmm), o Ovo da Páscoa da tradicional Avianense e uns lençóis lindos com 30 e poucos anos que foram desencantados de uma gaveta há muito esquecida. Estes lençóis e colcha serviram para mim e os meus irmãos e agora vão servir a este pequeno lutador de box que aí vem :)
Outro resultado destas minhas férias pascais é (para já) o ganho de mais 1,5kg YUPIIIII que já vou nos 48,5kg :DD
Claro que ainda tenho mais uma semana de sopas e descanso mas ainda tenho uma enoooooorme lista de coisas para fazer, contudo, pode ser que chegue aos 50kg!

10 de abril de 2009

21 semanas


Ui Ui que esta semana estou de férias e nem por isso tive muito tempo para colocar aqui o novo pneu a tempo e horas. Vem com dois dias (quase 3) de atraso mas como podem ver não há assim grandes desenvolvimentos... Sim a t-shirt fica do mais pindérica mas é 1:00 da manhã e não estive com grandes coisas, sorry :)
Para a semana vou fazer a eco das 22 semanas, estou a ficar ansiosa da curiosidade para saber se o babe tem o pêso razoável, pois eu cá estou ligeiramente abaixo do gráfico das grávidas bem-comportadas...

Agora preparamo-nos para um fim-de-semana de rave pascal e só cá devo vir ao blog na segunda-feira para iniciar a pintura do quarto do babe!!

7 de abril de 2009

O dia do amigo

Ele há dias de tudo, mas ocorre-me pensar se haverá o dia do amigo.
Acho que não, no entanto, e a propósito de uma feliz recordação gostaria de partilhar umas fotografias muito especiais de pessoas muito especiais. Claro que faltam cá umas carinhas larocas mas ainda nao foram registadas nas máquinas LOMO que costumam andar nestes momentos surreais.

Nem todas as fotografias que se seguem são minhas, mas sim da administrador e foram tiradas quase todas nas nossas mini-férias nas Islas Cies, ao largo de Vigo, em Agosto de 2008. Este ano certamente que eu e o RP não vamos poder embarcar em aventuras doudas como as do ano passado mas fica aqui a lembrança de que é meeeeesmo bom ter amigos, daqueles que nos chamam sempre à atenção quando é preciso, claro está!









5 de abril de 2009

OBAMA


Barack Obama entre as pessoas faz lembrar a chegada do Messias.
Em dias de crise económica e sobretudo, social, eis que surge Barack Obama para trazer alegria e muita esperança a milhões de pessoas. Acho que os americanos gostam dele, mas sinceramente, os europeus andam malucos com esta figura alta e carismática (que quase parece um príncipe dinamarquês). Eu sou europeia e estou maluca :)
Ainda hoje vi-o a discursar e referiu em jeito de desculpas o quão displicente a administração americana tem sido face a problemas tão graves como Guantánamo e as guerras inúteis que lavram por esse mundo. Claro que um discurso não passa disso mesmo, mas toda a gente viu e ouviu suas palavras e todos queremos acreditar que agora isto vai melhorar. Eu acredito, e é nessa réstia de esperança que vejo o mundo que o meu babe vai crescer.

imagem in Público

3 de abril de 2009

Uma sugestão musical


Adoro esta música, adoro. Reconheço que esta não é a melhor versão do Jimi mas dá para sentir a emoção das guitarradas fantásticas deste extraordinário músico.
Vim hoje no comboio, sol a dar na cara a música alguns decibeis acima do aceitável e tudo era perfeito.
Acho que vou continuar a sugerir outros clássicos que me enchem as medidas, fica agora a sugestão de um bom fim-de-semana para todos.

2 de abril de 2009

Livros e livros

Ao longo destes meses vários têm sido os livros que nos têm oferecido, achei que já era tempo de os fotografar e falar um pouco deles.
Começando de baixo para cima:

- Concepção, gravidez e parto; dra miriam stoppard
de todos os livros este foi o único que eu comprei, curiosamente em junho do ano passado, quando eu achava que tinha tudo sob controle e que fiz logo planos para engravidar em agosto e ter a criança em maio deste ano, entretanto adiei a coisa... O livro é porreiro, tem fotografias bastante claras e bem tiradas, foge da tendência do bebé loiro tipo cerelac e apresenta casos de estudo de uma forma explícita e sem lamechices. bastante completo, costumo consultá-lo na sala e na wc.

- Agenda da Gravidez; nolden
agenda oferecida logo no início da aventura pelos tios chico e joana. apresenta um discurso por tópicos semanais onde compara as mudanças/evoluções do estado do feto e da mãe. está sempre na minha cabeceira e tem algumas dicas bastante úteis no que diz respeito ao repouso e alimentação, peca pela linguagem que às vezes é um pouco "fofinha" e "riquinha" mas a informação dada compensa esses deslizes.

- Pai em Construção; Francisco Abelha
este livro foi oferecido ao RP pela mamãe e está na cabeceira do RP. Abordagem quase radical daquilo que é um pai moderno, gosto imenso e o RP também, estilo cómico mas que nos faz sempre remeter para casos altamente prováveis de se repetirem connosco ou qualquer casal com filhos.

- O livro do Pai; Ian Bruce
oferecido também ao Rui pelos tios Pedro e Cris, faz uma abordagem num estilo mais sério (comparado com o livro anterior) daquilo que é hoje em dia entendido pela educação de um filho. é curioso que este livro dá dicas em formato de tópico ATÉ AOS 50 ANOS da criança, ou seja, até o pai ser avô!!! está também na cabeceira do RP.

- Bebé - livro de instruções; Louis e Joe Borgenicht
a mais recente aquisição dado pelos tios Inês e Tiago. já o conhecia e já falei aqui nele. Aplica-se quando o babe estiver aqui connosco e faz a abordagem ao tema da puericultura de forma inovadora e descomplexada.

Estes livros nunca param na estante, estão em todo o lado, quarto, cw, lavatório, banca da cozinha, varanda, chão. A única vez que estiveram organizados foi no momento em que tirei a foto :D, mas é assim que nós vivemos, em constante mudança e turbilhão, basicamente, estamos a aquecer para o que aí vem!!

ps. - patinho comprado na Loja do Gato Preto 2.90euros, grande clássico do Sistema Operativo Windows XP.

1 de abril de 2009

20 semanas - 5 meses

5 meses! Barriga quase nem vê-la. 
Ainda hoje uma colega no trabalho ficou em estado de choque quando eu lhe fiz ver a luz. Ela simplesmente nao acreditava e eu lá juntei a camisola ao pneu e a coisa ficou um pouco mais visível. Acho que as fotografias que aqui ponho favorecem mais a minha condição, não só por aparecer sempre em t-shirt (que é o caso) ou alcinhas, mas também por ser já fim de dia e nessa altura a barriga está já mais distendida.
Aos 5 meses senti-me hoje terrivelmente cansada, tive um dia esgotante com milhões de pessoas a fazerem-me perguntas e às quais passado um tempo, já não tinha andamento para responder. Mal me sentei no comboio fechei os olhos e vim a dormitar e a ouvir a banda sonora da série Dexter, voltei a mim quando cheguei a Aveiro e uma colega me deu uma boleia até casa. Neste momento ainda estou bastante cansada mas já jantei e por isso arrebitei 30%, julgo que terei que me habituar a que isto aconteça mais vezes :SSS
Algo curioso é o babe a mexer, isto agora é todo o dia sempre aos tombos mas à noite confesso que as vezes até me faz impressão. Quando me deito na cama, viro o pneu pra cima e espero... espero que recomece a rave e então em vez de pequenos toques sinto volumes e deslizamentos, é que parece um alien!! Nesta altura o meu relfexo é tirar a mão, é muito estranho mas parece que me dá medo, não sei explicar bem. Não fiquem a achar que não gosto da sensação, eu gosto, mas ainda me estou a habituar a ter cá dentro uma pessoínha :)