31 de julho de 2009

EUA - no comment



Na Visão:
"A bebé desaparecida foi encontrada com uma mulher de 35 anos, num abrigo na cidade de Plymouth, cujos funcionários terão desconfiado do seu comportamento, alertando a polícia.

Segundo a BCC, a mulher era amiga da grávida encontrada morta na segunda-feira, enrolada em lençóis dentro de um armário do seu apartamento.

A autópsia revelou que ela estava grávida de oito meses e que sofreu ferimentos na cabeça, mas ainda não se sabe a causa exacta da morte."

Com "amigas" assim, quem precisa de inimigas!!!???

Sexta-feira, dia de consulta


Hoje está a ser um dia bom :)

Como o meu aniversário está próximo, recebi hoje o meu primeiro presentinho, o maridão ofereceu-me(/nos) uma máquina pequenita daquelas de bolso muito jeitosinhas da lumix. Desta forma ando por aí sem pesos e sempre pronta a registar o que se passa!! Bem fixe :D

Depois do almoço fui à consulta da dra. El_Vira e já me confirmou que as dores que tenho estilo "andar de bicicleta durante 2 horas" se devem ao facto da nossa pequena Leonor já estar totalmente encaixada e descida. "Só lhe falta começar a dilatar, minha jovem" disse a doutora, eu disse "OK!". Ritmo cardíaco certo, Streptococcus B negativo (fixe, fixe!!), mais um kilo (estou a 3 dos 60...) e de resto mais nada a acrescentar.

Quando saí da consulta ainda tinha mais meia hora de parque pago e dirigi-me à Fundação Eng. António Pascoal para saber as condições da creche. Sendo esta a primeira instiruição que visito pareceu-me lindamente. Estavam lá poucos miúdos, a maioria já está de férias, mas a senhora que me atendeu foi muito atenciosa e mostrou-me tudo e explicou-me como funcionam as instalações. Eles só recebem 33 crianças divididas por 3 salas, a sala que me interessava só aceita 8 pequenitos e pelo que me constou a lista de espera é enoooooooooorme :( Os únicos meninos que lá estavam eram os dos 2 anos, estavam dividos em duas tarefas diferentes, metade estava no relaxe no terraço com uma piscinita insuflável, os outros para lá caminhavam depois de se terem despachado dos potes... Até interagi com um menino, perguntou-me logo o que eu estava ali a fazer e quem eu era (2 anos!) eu disse que era a Sofia e fiz-lhe as mesmas perguntas, ele disse que era o kiko e que estava à espera das amigas que ainda estavam no pote para irem para a piscina. Foi interessante a nossa conversa.
Saí de lá com medo de visitar outras instituições, mas acho que posso descartar esta :(

30 de julho de 2009

My picts


Este blog, é um espaço onde eu divago sobre as questões da minha gravidez e futuro desempenho como mãe_do_séculoXXI, mas hoje decidi colocar algo de mim que nada tem a ver com isso. Como alguns sabem, eu gosto de andar de máquina fotográfica na mão. Tenho 3 máquinas, uma digital - Canon 400D, uma Lomo Colorsplash analógica, e uma Canon FTb que o meu pai comprou em 1976, mas foi originalmente lançada em 1971. Sempre que posso tiro umas quantas, na maioria digitais, mas posso dizê-lo aqui que nada se compara à qualidade do filme tradicional nem à emoção que é ir buscar um rolo revelado.
Na barra lateral coloquei um novo link, para o tão falado flickr, aí podem ver algumas das minhas fotografias favoritas.


-> Fotografia deste post - Canon 400D, lente Sigma 17-70mm; local: Mercado Negro - Aveiro.

29 de julho de 2009

37 semanas - faltam 3...


Hoje acho que atingi mais um ponto de viragem nesta aventura. Apesar de não ter feito nada de relevante senti-me, e sinto-me, extremamente cansada, vesti uma saia e achei que não conseguia alçar as pernas pois dói-me a zona pélvia. A sensação é como se eu tivesse andado umas duas horas de bicicleta e depois ficasse com os meus ossinhos do rabo todos doridos :((((((
Fora isso dei-me conta que desde que estou de baixa (já vou na 3ª semana) já "encaixei" mais 3kg! Se isto continua assim serão mais 3 até ao fim, nem quero imaginar o resultado que pode ter na nossa piquena, mas acredito que seja bom. Acho que já tive também algumas contracções durante o dia, não tenho dores mas a barriga fica endurecida e há um certo desconforto.
Farto-me de comer pares de torradas, ele é de manhã, à tarde e às vezes ao deitar, daí os 3 kg... mas sabe-me tão bem!!! O que eu também como com alguma regularidade pecaminosa é o chocolate, SOCORRO, adoro chocolate mas no verão normalmente dispenso, mas agora marcha tudo, Nestlé, Milka, Iogurtes Stratiatella, Magnum Classic e depois pelo meio maçãs, pêssegos e laranjas; ao jantar massa fantástica depois seguiu-se a foto, notem que estou completamente agarrada a um cubo de nestlé!

Que belo exemplo...

Conta-Poupança-Baby2009


Vi agora no telejornal do almoço a seguinte notícia, a qual passo a citar a partir do jornal "Público":
"O programa eleitorial que hoje o Partido Socialista apresenta propõe a criação de um subsídio de 200 euros para cada criança nascida em Portugal, que seriam depositados numa conta a prazo e que só poderiam ser mexidos quando a criança completasse os 18 anos. (...) O JN adianta ainda que este tipo de iniciativa tem sido adoptada por muitos países europeus para combater a baixa dos índices de natalidade. Mas com valores diferentes. O Governo de Zapatero, em Espanha, também socialista, anunciou em 2007 um subsídio de 2500 euros por cada nascimento.
A Deco analisou esta medida e concluiu, segundo este jornal diário, que daqui a 18 anos, o depósito a prazo de 200 euros renderá o dobro, ou seja, o jovem contará com pouco mais de 500 euros ao chegar aos 18 anos."

Ora Portugal é o eterno país da cauda da Europa, o mano mais pobrezinho que com algum custo lá vai seguindo os exemplos dos manos mais abastados. Uma medida de incentivo à natalidade é sempre bem-vinda, mas creio que 200 euros a prazo durante 18 anos não vão ser decisivos para resolver ter um filho. A quantia que é, em muitos bancos nem atinge o mínimo necessário para abertura de uma conta normal, por outro lado, ter 200 euros a prazo nem é nem deixa de ser uma quantia relevante, peço desculpa pela ingratidão mas acho que toda a gente tem 200 euros... :(
Independetemente de "toda a gente ter 200 euros" acho que esse dinheiro era mais significativo se fosse entregue de imediato na altura do parto ou junto com o abono de família. Claro que isto tudo são ideias de quem tem as eleições à porta e quer atingir mais um potencial grupo de eleitores, mas a ver vamos. Eu cá a pedir, pedia mais tempo de licença de maternidade, flexibilidade em conseguir reduções de horários de trabalho, pediatras e obstetras nos centros de saúde, e creches públicas.
Só recentemente é que eu soube que não havia creches públicas, pois também não me tinha preocupado com tal coisa. A partir do momento em que a minha mãe soube que, como funcionária do Estado, teria que trabalhar mais anos do que o previsto, tive que começar a pensar no assunto. Depois desse pormenor realizei que até aos 3 anos de idade as crianças não são integradas em qualquer instituição 100% do Estado! Olhando as mensalidades (mesmo das cooperativas) e os valores do abono de família não vejo muita igualdade :(
Mas isto são tudo pormenores que até hoje todos os pais conseguiram resolver, mas acho imperativo que o Estado contorne estas situações pois isso sim, são verdadeiros incentivos à natalidade!

28 de julho de 2009

:)

Hoje mais um dia normal, fui ao laboratório fazer o tal do Streptococcus B, depois meti na cabeça que gostava comprar uma lente zoom para a minha máquina, fui a algumas lojas, felizmente não encontrei o modelo que queria senão acho que não me tinha segurado e comprava a dita cuja :D
Como não comprei a lente vim para casa e pus-me a inventar com a máquina e com o facto de estar vestida às riscas, nada melhor para acentuar uma rapariga com curvas generosas do que linhas horizontais ;)
À tarde dormi, arrumei as tralhas e fui para o cursinho aprender como lidar com as questões da amamentação. Depois do que ouvi lá e do que as minhas amigas escrevem aqui começo a ficar com mais receio de amamentar do que parir!!
A Leonor mexe qb, ainda o Rui disse hoje que ela deve ter montes de espaço no T0 e que por isso não deve querer vir cá para fora tão cedo.
De resto, doem-me os pés, as ancas e as costas, nada de horrível claro, apenas aquele desconforto levezinho. Sexta-feira consulta.

27 de julho de 2009

Prevenção de dramas...

Para evitar dramas associados à amamentação, e que me vou escusar de descrever aqui, a doutora El-vira recomendou-me que a partir da 37ª semana começasse a usar um creme deste género. Depois de investigar um pouco e ouvir aqui e ali, optei por este, PureLan 100 da Medela. Pelo que li na bula também serve para a pele irritada do babe, nada como um 2_em_1, certo? certo!!

A maternidade

Naturalmente que ainda não sei o que é "ser mãe", mas interrogo-me se algum dia saberei! Será que alguma mãe o sabe? Acredito que hajam vários factores comuns tal como a alegria, os ensinamentos contantes e um sofrimento que acompanha o resto da vida quer esteja tudo bem ou mal. Desde sempre que me vi à imagem da minha mãe, ou seja, uma dia vou ser mãe também. Agora estou prestes a sê-lo e olho para essa realidade como uma grande incógnita, uma escuridão. Que tipo de pessoa vou eu colocar neste mundo, que tipo de pessoa serei eu quando a conhecer? Tenho a certeza de que me irei preocupar demasiado, é da minha natureza, quem me conhece sabe disso... Faço votos para que a minha orientação seja sempre firme e que haja respeito mútuo. Olho para os miúdos de hoje e vejo coisas preocupantes, olho para a minha barriga e fico preocupada. Deste momento até ao parto certamente que já não faltará muito, 3 semanitas no máximo... Sinto os seus movimentos energicos, vira daqui, chuta dali, olho as roupas, imagino os banhos e rotinas que tal. É como dizem uns e outros "Tenha medo, tenha muito medo", eu tenho pois tenho, nunca me meti num projecto tão grande!!!
Acho que ser mãe depois dos 30 tem a desvantagem de nos por a pensar demasiado nas coisas; se eu tivesse sido mãe aos 24 (dizem que é a melhor idade) certamente que não estaria aqui com dissertações filosóficas e "ai, ai, ai...", era mais do género "olha logo se vê", mas também ser mãe pela primeira vez depois dos 30 já nos permitiu viver e lutar pela nossa vida pessoal sem ter outras preocupações. Olhando à minha volta, e salvo algumas excepções, a tendência é mesmo essa, a maternidade começa a ser severamente adiada para uma faixa etária mais elevada. Estamos mais velhas, mais cuidadosas, já temos mais noção das nossas actividades profissionais e se calhar podemos entender melhor os desafios da nova juventude que aí vem.
Digo eu...


a ilustrar este post está uma montagem das seguintes obras de Gustav Klimt (1862-1918)

- The Kiss
- Hope
- Mother and Child

24 de julho de 2009

Félix



Para sempre o nosso xanito.
09-04-1991 * 24-07-2009

Aula de Parto - V e VI


Esta semana terminei o curso de preparação para o parto. A penúltima aula foi bastante boa pois houve muita interacção entre a enfermeira e as "alunas". Devo aqui dizer que esta aula foi dada por outra enfermeira, também a exercer no hospital de Aveiro, a enfermeira Mila. O estilo da enfermeira Mila é muito diferente do da enfermeira Mena (Filomena), a Mila é muito calma e essa calma proporcionou que as grávidas fizessem algumas perguntas práticas/básicas do género "Ter um bebé pequeno torna-o mais frágil nas fases de descida do parto?" (essa foi minha...e a resposta é "não"); "afinal quando é que assumimos o tipo de respiração X durante a dilatação/expulsão?"; "e o microlax?"; "e quando é que vamos para as urgências?". Todas perguntas básicas mas que de facto foi importante perguntar e conversar sobre isso. O estilo da enfermeira Mena (a promotora do curso) é diferente, nós também interagimos claro, mas o forte dela é falar, gesticular e incutir-nos muita confiança e habituar-nos à linguagem que vamos ouvir. O curso é bastante repetitivo, embora haja uma temática em cada aula, mas essa repetição agora já me faz mais sentido. Foi-me dito que se eu quiser posso frequentar as aulas até ter o meu bebé e isso é porreiro, é um motivo bom para eu sair e me sentir activa. Quando chegar a altura a enf. Mena irá orientar a equipa do hospital para a minha chegada, e irá dizer-me qual a equipa que provavelmente me irá calhar. Creio que este é também um ponto forte do curso, o facto da nossa enfermeira trabalhar no hospital há já largos anos e poder fazer uma excelente ponte entre as suas alunas e a sua equipa de trabalho.
Grávidas de Aveiro não recomendo outro curso senão o da enfermeira Filomena.

Av. Lourenço Peixinho
Ed. Oita - 5º Andar
Enfermeira Filomena
3as e 5as - 19h-20h

23 de julho de 2009

A mala


Ok a lista está pronta, agora é só acabar de colocar as coisas prioritárias em cima e fechar definitivamente.
Uma boa dica, parece-me, é levar as roupas da sala de partos todas desabotoadas. O que a enfermeira nos disse é que tudo deve ser feito com rapidez e eficácia e que muitas vezes as roupas podem estragar-se se tiverem que ser abertas com rapidez para posteriormente serem vestidas para o baby não arrefecer demasiado. Partindo desse princípio e também que eu estarei muito cansada e com dores, é altamente provável que eu não tenha muita vontade de abrir pacotes de fraldas e chupetas e pensos, portanto tudo o que estiver embalado vai previamente aberto, sinceramente aqui vai imperar uma espécie de "lei do menor esforço".

:)

22 de julho de 2009

36 semanas - faltam 4...


Às 36 semanas sinto os meus pés mais do que nunca. Eles não incham, nada disso, o que acontece é de manhã quando acordo, eles quase estalam em mil bocados ao pousá-los no chão. Os meus primeiros passos do dia são um pouco dolorosos, mas felizmente passa ao longo dos minutos seguintes. Fora isso nada de estranho, continuo a comer e agarrada ao meu portátil qual viciada.

Devido ao tempo tempestuoso que fez (e continua a fazer) hoje, autorizei-me a ir ao correio, ENA!!! Vesti a minha gabardina, agarrei no meu chapéu-de-chuva e aí fui eu no meio da tempestade tropical. Foi bem bom!! Depois ainda passei no mercadinho e fiz a figura triste do dia. Vou confessar aqui, ok. O meu plano para o jantar era fazer uma deliciosa salada de bacalhau com grão. Para isso fui comprar o bacalhau e um molho de salsa. Pus as compras no saco e só quando cheguei a casa é que me apercebi que em vez de SALSA trouxe COENTROS!!!! Fogo as folhas são super parecidas e no supermercado não lhe ia enfiar o nariz.... mas mal cheguei a casa "caiu-me a ficha" na hora que tirei as coisas para cima da banca. Resultado final, ficou aprovado pelo maridão, ao menos isso :D

21 de julho de 2009

36 semanas - 3º trimestre


Ao chegar às 36 semanas acho que posso dizer que concluímos o 3º trimestre, estou com 9 meses de gestação e tudo o que vier agora é lucro, pois como nos dizem no cursinho "a barriga da mãe é a melhor incubadora"! Estes três últimos meses foram bons de passar, o calor não apertou demasiado, e isso foi bom, não tive problemas de saúde e a única chatice foi mesmo a "ciática horribilis". O balanço é sobretudo positivo, tirando a preocupação que tomou conta de nós por virmos a ter uma filha em tamanho miniatura. Há correntes que acham até positivo ter uma criança pequena, é melhor para o parto natural, mas claro que depois dessa fase é uma criança que pode ter uma recaída de níveis de açúcares ou outras fraquezas que tal. Não me quero estar a preocupar demasiado com isso, logo se vê pois tudo (ou quase tudo) se resolve.

Vamos então ao balanço:

kilos a mais: 11,5 kg (estou com 55,5kg!!!)
estrias: 0
visitas ao médico: 3
visitas à urgência hospitalar: 0
doenças: ciática horribilis
bolos: alguns
croissants: + de 2 dos horríveis da máquina do escritório
batatas matutano e mac: 0 :)
comboios perdidos: 0
acidentes: 0
noitadas: 3 :)
roupinhas: várias :)
desafio do trimestre: viagens de autocarro

20 de julho de 2009

Nova consulta


Fui hoje à consulta, onde as minhas últimas análises e ecografias revelaram que está tudo dentro do normal para um babé pequenito. Fiquei contente, os batimentos eram bastante audíveis e ritmados, a dra. disse que estava "excelente!" e sentiu a cabecita da Leonor já em posição para nascer; está "alta" mas já em fase de descida... Confirmou-se que as contrações já existem e que devo estar alerta a partir da semana que vem, quando fizer as 37 semanas.
Isto agora vai ser a correr, que emoção!!!

19 de julho de 2009

Nascer e Crescer Ecológico


No seguimento do post anterior, e já que falamos de ecologia, mostro-vos um livro que a Tica e o Tuga nos ofereceram recentemente. "Nascer e Crescer Ecológico", Civilização trata de uma abordagem de vários temas ligados à puericultura sempre com uma forte vertente ecológica. A sinopse não pode ser mais clara e diz assim: "De fraldas reutilizáveis a formas de limpeza ecológicas, roupa, alimentos e brinquedos, este livro apresenta conselhos práticos para cuidar dos bebés e do planeta de forma sustentável." Tal como os outros livros que tenho sobre o tema "bebé", este é mais um que vou consultado com regularidade. Confesso que não sou fundamentalista da ecologia, e que como qualquer pessoa cometo os meus pecados, mas tenho sempre a minha consciência ligada àquilo que deveria ou não ser feito. Posso dizer-vos que toda a mobília e pequenos objectos do quarto da Leonor já são em segunda-mão. Ainda não temos cama de grades e essa será comprada, pois já há milhões de anos que não há bebés na família para reaproveitarmos a dita cuja. O carro foi comprado tendo sempre em mente a sua durabilidade para depois ser passado adiante para os bebés, que certamente, aí virão :) E depois é o prazer de utilizar coisas que já foram minhas e dos meus irmãos e comprovar que os materiais de há 30 anos estão aí para qualquer desafio.
Este livro aborda precisamente estes factores, os da reutilização e reciclagem, mas foca também que é essencial REDUZIRMOS o consumo desnecessário de coisas. Na minha opinião vou tentar reduzir ao máximo o número de brinquedos nesta casa, primeiro porque uma criança pequena não precisa de muita coisa, segundo há sempre alguém que gosta de oferecer, terceiro as coisas banais do dia-a-dia são fantásticas e estimulam significativamente mais a imaginação dos pequenos.

18 de julho de 2009

Alfazemas


Ora que revelamos mais um cantinho do quarto da Leonor. É já um projecto que se arrasta, confesso, mas desengane-se quem achar que ainda há muito mais a mostrar :)
Será aqui neste sítio que a nossa piquena irá comer e dormitar no colo de quem calhar.
Hoje estivemos a plantar umas alfazemas de forma a proteger melhor o mega-vidro do sol de outono que aí vem. O pai do RP fez estas estupendas floreiras, trouxemos terra lá do minho, comprámos outra num horto assim como as alfazemas. De todas as espécies de plantas que poderíamos escolher optámos por alfazemas. Porquê? Foi fácil, queríamos uma planta que resistisse bem ao calor, tivesse forma de arbusto, fosse curriqueira no nosso país e que desse flor. Claro que o perfume e a possibilidade de fazer cheirinhos para as gavetas a custo zero também foi tido em conta. O objectivo é que, quando for possível, seja a Leonor a responsável pelo seu canteiro. É muito importante que as crianças tenham responsabilidades ecológicas, que sintam que um ser vivo dependa do seu cuidado, ainda que seja uma planta. As plantas não se queixam, não podem fugir e procurar um dono mais responsável, por isso há que ter em consciência que o papel do jardineiro é de máxima relevância!

Creio que o efeito ficou óptimo e com o passar do tempo os arbustos vão abrir e desenvolver-se em todo o seu esplendor. Deixo a seguir todo o material e etapas que passámos para ter o resultado final.

17 de julho de 2009

Eminem - Beautiful



Artista polémico, particularmente não sou grande apreciadora de rap mas confesso que gosto do Eminem, pelo menos dos singles que têm sido lançados. A primeira música de que gostei foi o Sing for the Moment e depois Lose Yourself (que venceu um Oscar). Lança agora um novo trabalho que também me agrada, ouvia no comboio e gostava imenso da batida. Fica a sugestão para o fim-de-semana ;)


Chorus
Walk my shoes, just to see
What it's like, to be me
All be you, let's trade shoes
Just to see what I'd be like to
Feel your pain, you feel mine
Go inside each other's mind
Just to see what we find
Looking shit through each other's eyes

But don't let 'em say you ain't beautiful OoOo
They can all get fu-cked. Just stay true to you sOoOoo
Don't let 'em say you ain't beautiful OoOo
They can all get fu-cked. Just stay true to you sOoOoo

16 de julho de 2009

Abre e fecha...


Ontem, tal como disse anteriormente, passei o dia em casa e como tal entrei numa fase de "abre gaveta, fecha gaveta". Não me canso de arrumar aqui, alinhar ali, pensar o que tiro e o que deixo. O facto é que a coisa está muito próxima e surpreendentemente ainda não me deu o mega medo de puxar e sofrer de dores apocalípticas. Estou bastante calma (neste momento :D ) e começo já a imaginar a minha cria dentro das roupinhas que comprei e das que amavelmente nos foram sendo oferecidas. Basicamente o que interessa está pronto, o resto são acessórios que vou acabando à medida que os dias avançam. O quarto continua em ebulição, eu sei, shame on me, mas o prometido é devido e vou colocar fotos assim que eu achar que está apto a ser mostrado ;)

15 de julho de 2009

35 semanas - faltam 5...



Cheguei hoje às 35 semanas e não saí de casa todo o dia, TODO O DIA! Estive a arrumar o caos no qual habitamos e a ajudar o RP num trabalho durante a tarde. Fora isso foi comer e dormir e creminho hidratante, não foi mau ;)
Ainda não fiz a mala, mas assim que terminar o que tenho em mãos trato disso. Para falar a verdade ainda não a fiz porque estou a pensar exactamente naquilo que hei-de levar, tanto para a sala de parto como para os restantes dias. Preciso comprar alguns artigos de higiene tanto para mim como para o babe e acertar mais alguns detalhes. Brevemente também iremos visitar o hospital e conhecer o pessoal e instalações, estou ansiosa :)

14 de julho de 2009

Nova eco

Hoje fui com a tia Inês fazer uma nova ecografia para ver se a piquena já aumentou de peso. Sim de facto aumentou umas singelas 100 gramitas, enquanto eu ganhei 1kg inteiro. Neste momento a estimativa é de 1996g, o que continua a fazer dela um bebé pequeno mas não preocupante. Entretanto também já tirei sangue para análises de rotina e já sei que para a semana terei nova consulta.

Neste momento estou já efectivamente de baixa, ao contrário do que eu tinha pensado, a minha médica não me pediu uma baixa por gravidez de risco, pois eu não estou enquadrada em nenhum caso marado de perda iminente do bebé. Tenho é que ficar sossegada no recesso do lar a ganhar peso e não me ralar com transportes e coisas fatigantes. A diferença entre uma "baixa clássica" e uma por "gravidez de risco" é a questão salarial, sendo de risco o ordenado é pago a 100%, caso contrário são pagos 60%. Claro que receber uma fatia do ordenado é lixado mas factos são factos, eu não estou a perder o bebé, nem perto disso felizmente, e mesmo assim é sempre positivo ver que ainda há pessoas que fazem o seu trabalho bem cingido àquilo que é correcto perante a lei e segurança social.

13 de julho de 2009

O carro... III


Finalmente chegou o carrinho! Após quase um mês de demandas trouxemos a nossa encomenda para casa. Já montámos e desmontámos e assim à primeira vista parece-nos de facto muito bem. Tem optimos pormenores que tornam a sua utilização muito prática e versátil. Os tecidos são bastante frescos, 100% laváveis e não têm tendência a ganhar borboto; é um pouco grande mas muito manobrável e estável, desmontado fica bem reduzido e agora só nos falta treinar a sua rápida colocação no carro para evitar dores de cabeça e cansaço desnecessários.

Fomos buscá-lo na sexta-feira (um dia antes de terminar o prazo do vale de desconto para a coque). Quando o RP lá foi durante a tarde, a rapariga que o atendeu veio novamente com o drama de não saber o código e que nao podia fazer a abertura da encomenda, lá lá lá. Mas depois iluminou-se e achou boa ideia ir ao armazém confirmar com uma colega, quando voltou trazia o carro e a coque. O RP ficou espantado com a capacidade que certas pessoas têm em não saber o que estão a dizer/fazer e o facto é que a nossa encomenda chegou e não houve uma alminha que nos avisasse de que tudo estava resolvido e quão espetaculares eles são, ao contrário, limitaram-se a demonstrar que são um bando de garotas a vender coisas para bebés...

Um conselho que deixo é, se quiserem comprar algo da Britax-Romer na Zippy façam uma meditação e relaxamento prévio. O preço que pagámos vale a pena quando comparado com outras lojas, isto porque também aproveitámos uma optima promoção, mas a questão de não ser um carro que toda a gente compra pode tornar-se "complexo" , é sobretudo uma prova a qualquer paciência e carteira...

11 de julho de 2009

baixa mode


Hoje foi possivelmente o meu último dia de trabalho de 2009, isto se a pequena não quiser nascer ainda em Julho...
Visto que temos tido uns dias muito agitados com muito trabalho decidimos marcar esta data com um programinha com a Inês e o Tiago, jantámos lá em casa dos titios e depois toca a rumar ao cinema mais próximo para vermos o filme mais cromo da temporada: BRUNO.
Deu pra rir um bocado visto que entre nós os 4 não havia muita actividade cerebral que desse para mais do que esta nova saga do Sacha Baron Cohen. O filme tem tido críticas díspares, a nossa opinião é a de que novamente os americanos dão muito pano para mangas no que toca à sátira dos seus "costumes".

Neste dia as emoções foram fortes, despedi-me dos meus colegas e chefes e é sempre bom perceber que somos tão queridos e estimados onde trabalhamos. Anseio voltar a vê-los em breve, é bom ter amigos.

9 de julho de 2009

aula de Parto - IV

A aula passada foi uma seca, a aula de hoje foi a repetição de toda a matéria dada. Num estado mental normal eu teria reclamado, pois não faz muito sentido estarmos sempre a falar do mesmo, mas neste momento o meu único neurónio até agradece que se repitam as instruções do pré-parto.
De resto nada de especial, algumas das grávidas entretanto já terminaram as sessões, outras já tiveram os bebés, e o positivo disto tudo é a incrível confiança que a enfermeira nos passa. Ao ouví-la julgo-me a mulher maravilha, capaz de tirar um prédio do sítio com os meus super-poderes!

Amanhã é o meu último dia e acho que já estou em "modo de férias", estou muito ensonada, não memorizo nada, não quero saber de nada. É bom quando temos as nossa cabeça resolvida, relaxamos a valer e o resultado é a barriga dilatar e ficar mais proeminente. Espero ter bons resultados na ecografia da próxima terça-feira.

8 de julho de 2009

34 semanas - faltam 6...


Hoje a minha barriga cresceu mais um bocado, posso prová-lo quando olho para o meu umbigo, este está mais aberto. Isto é bom, significa que a Leonor está a crescer e a pressionar por falta de espaço :)))
Já está decido que a partir de segunda-feira não vou trabalhar. Já consegui resolver todos os meus problemas de consciência e tenho a certeza de que venho para casa com o apoio incondicional de toda a minha equipa e chefes. Tenho pena de não conseguir cumprir o mês todo, era o meu objectivo pessoal, mas acredito que vai ser positivo. Ainda tenho muitas coisitas pequenas para fazer em casa, tais como terminar o quarto, fazer a mala, exercitar o corpo, comer, dormir, tirar fotos........

Estou toda feliz!


ps. - reparar na parte superior do pneu, não está redondo, está espetado, provavelmente um pé :D

7 de julho de 2009

Aula de Parto - III

Hoje a aula foi uma seca :(
Foi uma seca porque não foi dada pela enf. Filomena mas sim por uma senhora da propaganda médica BebeVida, que fez uma abordagem pelos kits e métodos de preservação das células estaminais. Ainda lhe dei a hipótese dela me convencer a mudar de opinião, mas tal não foi possível, de qualquer forma aprendemos sempre mais qualquer coisa e depois há sempre aquelas pessoas que perguntam 1500 vezes a mesma questão. A coisa é assim, todos nós temos células estaminais durante toda a vida, estas localizam-se na medula. Porquê recolhemos as do cordão? Porque a pesar de serem iguais às de um adulto, são como que virgens em termos de alterações feitas por factores externos, tais como transfusões de sangue e poluição. As celulas do cordão são melhores mas em muito menos quantidade do que as da medula, esta é a melhor vantagem.
Outra coisa que não sabia era que já se faz a multiplicação destas células, algo do género da clonagem, o que potencia mais tratamentos ao longo da vida do bebé ou de quem lhe for próximo.

O que me anima e deve animar toda a gente é a abertura do banco público de células estaminais e que à semelhança do bancos de dadores de órgãos, será obrigatório daqui a uns anos. A ideia que pelos vistos existe é a de que todos nós iremos facultar as celulas dos bebés para um banco público (gratuito e anónimo) ou privado (pago e gerido apenas para quem é titular da conta), isso é bom e à partida todos terão mais oportunidades.

6 de julho de 2009

Consulta...

Hoje tivemos consulta com a Dra. E. Resumidamente a coisa foi assim:

- Não vamos ser masoquistas e tomar 3 ben-U-rons por dia por causa da "ciática horribilis", a coisa vai piorar e se for preciso pode fazer umas sessões de acupunctura.

- Por mim passava-lhe uma baixa a partir de amanhã.

- Pra semana nova eco para vermos o peso do bebé.

- Vamos fazer mais umas análises de rotina e tomar mais ferro e magnésio.

- 53kg, está baixo...

- O coração do bebé está bom.

Saímos da consulta um pouco preocupados e portanto o plano é trabalhar mais esta semana e depois a partir de segunda-feira que vem apresento a baixa médica para ver se eu e a pequena engordordamos mais um bocado. A médica disse que se ela se mantiver pequena poderei entrar em trabalho de parto mais cedo e por isso é importante que a mala fique pronta.

Vai correr bem.

5 de julho de 2009

Células Estaminais - preservar ou não, eis a questão!


Eis que vou abordar esta questão, que no início do séc. XXI tem sido tão falada e que a Tica já me tinha perguntado aqui há atrasado... Devemos ou não guardar as células estaminais que estão presentes no cordão umbilical do recém-nascido?
Eu e o maridão somos gente ligada à estética e ao pragmatismo, mas também somos muito crentes na ciência e tudo o que seja racional e exacto. Tendo este ponto de partida posso dizer que acreditamos piamente que a ciência evolui de tal forma que eventualmente deitará por terra o que hoje temos por certo e garantido. O que hoje em dia custa 1000 euros para 25 anos de preservação, poderá estar obsoleto ou mesmo em mau estado findos os tais 25 anos.
Antes de tomar a nossa decisão, não discutimos este assunto com a nossa médica, não sabemos a sua opinião e mesmo que a soubessemos acredito que me seria irrelevante.
Fiz alguma pesquisa em sites da especialidade e posso citar algumas coisas para ficar registado do que estamos afinal a discutir.

"As células estaminais são células que podem dar origem a diversos tipos celulares, ou seja, são indiferenciadas e têm capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente."

"O objectivo da criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical é permitir que estas estejam disponíveis no futuro, para que possam ser utilizadas quando necessário."
"A criopreservação é a técnica através da qual é possível conservar, a temperaturas muito baixas (-196ºC), as células estaminais existentes no sangue do cordão umbilical. Desta forma, as células podem ficar armazenadas durante muitos anos sem que percam a sua viabilidade."

"Para muitas doenças o transplante é utilizado como tratamento standard, para outras o tratamento com células estaminais foi demonstrado como sendo benéfico mas as condições óptimas estão ainda em investigação. O sucesso terapêutico do transplante com sangue do cordão umbilical depende de diversos factores, tais como a condição física do paciente, tipo de doença, histocompatibilidade (em transplantes alogénicos), entre outros.

Em doenças genéticas e/ou congénitas, a utilização autóloga poderá não ser recomendada devido ao risco das células já estarem afectadas com a patologia. No futuro, a expursão (eliminação) das células doentes que possam estar a contaminar a amostra recolhida de sangue do cordão umbilical poderá alargar a gama de doenças tratadas com sangue do cordão umbilical autólogo, tal como tem ocorrido com a utilização de medula óssea ou sangue periférico autólogo"

"A aplicação prática das células na doença mais "conhecida" e anunciada pelos laboratórios, a Leucemia, não pode ser feita com células do próprio. Mesmo em caso de um irmão, só há 25% de probabilidade de serem compatíveis. Logo, o recurso aos bancos mundiais de medula óssea é o mais indicado. (...) Se todos doássemos as celulas, tinhamos um banco publico com recursos de investigação, que permitiria que os estudos avançassem mais rapidamente. (...) A inscrição no banco de dadores de medula óssea, é rápida e limita-se apenas à recolha de sangue! Não custa nada!"

Razões para a colheita não se efectuar ou ficar inutilizada:
"- Volume de sangue recolhido insuficiente;
- Clampagem do cordão umbilical, quanto mais rápida for, maior será o número de células recolhidas;
- O próprio tamanho do cordão umbilical;"
- Circulares.

O processo de preservação tem duas etapas monetárias, digamos assim, compra-se o kit que custa aproximadamente 30euros e depois paga-se a preservação propriamente dita que ronda os tais 1000euros. Se por algum motivo a preservação não for possível fica apenas a despesa inicial, onde o kit pode ser devolvido ou então oferecido a outra pessoa, por exemplo.
Toda a informação que disponibilizei pode ser refutada e não posso evidentemente por as mãos no fogo por nada do que se diz e escreve por aí, no entanto acho que neste processo de ponderação há sempre muita influência do marketing e de pressão psicológica, pois todos queremos o melhor para os que nos são queridos, sejam eles os nossos filhos, pais ou amigos do peito. Aposto mais nos bancos públicos e na clonagem de células ou outro qualquer processo mais contemporâneo ao surgimento de uma doença.


A informação obtida para fazer este post pode ser consultada na íntegra em Crioestaminal, De mãe para mãe, gforum.tv.

3 de julho de 2009

E assim se vai andando...


Finalmente é sexta-feira juro que se amanhã ainda tivesse que ir trabalhar que não conseguia, estou estafada.
Desde quarta-feira que ando de bus pelo Porto e a coisa melhorou em termos de "ciática horribilis" mas o facto é que a ida de manhã para o trabalho mantém-se tão radical como antes, fazendo o percurso a pé. Tanto hoje, como ontem de manhã, não consegui ir sentada pois era TANTA, TANTA gente no autocarro e eu só tinha que esperar duas paragens até sair, que nem me dei ao trabalho de pedir que me deixassem sentar, claro que cedências nem ouví-las... O resultado é agarrar com firmeza nos varões e esperar que o sr. motorista seja meigo nas travagens e arranques, só é pena que os varões sejam tão nojentos que me vi obrigada a lavar as mãos assim que cheguei ao escritório, lavei DUAS VEZES e depois ainda pus creminho.

A tarde foi looooooonga, o tempo ficou de chuva e o regresso de bus foi, ao contrário de manhã, calmíssimo e arejado. Pensei, vou já enfiar-me no Alfa e chego a casa em três tempos. Tristeza das tristezas foi chegar a campanhã e avisarem que o Alfa estava esgotadíssimo - é a vida meus amigos...

Finalmente cheguei a casa, o maridão foi buscar-me pois os tornozelos estão em batata mode e quando me estiquei no sofá até julguei que era mentira.

2 de julho de 2009

Aula de Parto - II

Hoje foi a minha segunda aula, a primeira do alinhamento do curso (comecei pelo fim...). Falámos sobre o pré-parto e tudo o que a grávida deve e não deve fazer. Foi fixe e já aprendi umas cenas práticas tal como "não depilar a barriga com cera", isto para mim era uma incógnita, mas a lógica é a da pele sensível ,e se for preciso fazer uma cesariana numa pele já irritada a coisa fica ainda mais iRRRRitada, portanto mais vale não arriscar uma depilação demasiado em cima do acontecimento!
O facto é que a enfermeira Filomena é muito à frente, fala muito, fala certeira e alertou-nos para a crueza com que podemos ser tratadas tanto por ela como por outra pessoa da equipa, pois isto de parir não tem nada de poético e fofinho, mas que não há nada mais normal do que esse acontecimento. Temos que confiar, respirar e puxar "como leoas para fazer nascer o vevé" :D

Falei-lhe nas minhas dores da "ciática horribilis" e disse-me que eu tenho que fazer pouco esforço físico pois o colo do útero está a "amadurecer"! De acordo com a aula de hoje, significa que a coisa tá-se a compor e que depois das costas seguir-se-ão outros sinais de parto, tais como pontadas no baixo ventre, corrimentos e contracções :S

Terça-feira há mais.

1 de julho de 2009

33 semanas - faltam 7...


Hoje vesti o meu vestido mais tchanan para passar o dia com cara de sofrimento :((((
Já há algum tempo que não tinha crises ciáticas mas hoje o "bicho pegou feio" e achei que não chegava ao trabalho, mas cheguei dando passos pequeníssimos. Ao almoço já não fui à esplanada com o pessoal e ao fim do dia meti-me num autocarro e cheguei rapidamente ao comboio. O drama é mesmo o percurso de ida para o trabalho, a paragem é mais longe e o caminho do bus também dá mais umas voltas devido aos sentidos únicos da baixa do Porto, amanhã vou testar.

Hoje também pedi uma reunião com os chefes para estudarmos uma possível redução do horário de trabalho visto que moro longe e sinto algum cansaço (fora a ciática horribilis). Ok a redução está totalmente descartada porque ia abrir processos complexos na organização e tudo e tudo, portanto o mais certo é eu vir para casa com uma baixa ridícula de gravidez de risco, SOCORRO!!! Mas tudo bem, nem vou ficar a pensar mais nisto, o que tiver que ser será, paciência.

Com a bebé está tudo na maior, mexe que se farta, vira daqui, vira dali e assim vamos andando a passos largos para a recta final desta aventura. O carrinho ainda não veio e a coque nem falar dela, para quem me conhece pode já começar a imaginar o cenário de impaciência e falta de compreensão da minha parte perante a falta de profissionalismo da Zippy e da distribuidora da Britax-Romer, as confecções Rebelde, posso resumir que já me passei umas poucas vezes e mais não adianto que nesta casa/blgo só deve (devia) haver lugar a descontracção.

Aula de Parto - I

Ontem lá fomos, eu e o maridão...
A aula estava cheia, acho que nunca tinha visto tanta grávida ao mesmo tempo, devíamos ser umas 20 coleguinhas e cada vez chegavam mais!!! Os pais também se fizeram notar e por estarem lá dentro mais cedo fizeram com que o meu gajo ficasse sentado no hall de entrada :( para a próxima não o farei passar por isto, está dito.

A aula foi boa, embora tivesse que me abstrair de estar colada aos paizinhos super atentos que se acotovelavam ao meu lado enquanto eu tentava seguir os exercicios de respiração que se seguiam. De facto esta parte não gostei, preferia que fôssemos só grávidas, sinceramente. Ok lá respirava e assimilava todo o processo hospitalar (público) ao qual é sujeita uma grávida em condições normais de parto. Claro que a enfermeira sempre a alertar que por mais procedimentos normais que hajam, a conclusão pode eventualmente ser a cesariana, sem dramas, sem facilitismos.
Depois, de um modo muito prático, falámos do processo de banho, dormir do bebé, a apneia e socorrismo e da amamentação. Confesso que fiquei com medo do que por aí vem, mas acredito que com o passar do tempo vou habituar-me a tantos conceitos e procedimentos novos.

Amanhã lá voltarei.