27 de fevereiro de 2010

1951 - 2010

Lembram-se deste post?
Sinto-me uma verdadeira privilegiada ao poder fazer este exercício de "passagem do tempo". São quase 60 anos que separam estas duas fotografias, a minha avó ganhou rugas e cabelos brancos, o vestido amareleceu e entretanto surgiram e desapareceram muitas pessoas durante todas estas décadas.
O vestido nunca mais foi usado, porém, depois da Leonor nascer foi retirado da arca de sempre e lavado cuidadosamente; o amarelo do tempo não saiu completamente mas quanto a mim, até prefiro assim, não fica tão descaracterizado.
Na fotografia de baixo o 1º dono do vestido :)

24 de fevereiro de 2010

Sai um pedido para esta mesa!

Oh se faz favor era um Dia com mais de 24 horas, sim!


avizinham-se tempos de correrias, medo!

22 de fevereiro de 2010

Madeira


E também por cá se fazem notar as fúrias metereológicas.
Foram muitos litros de água que aquele solo não conseguiu reter e veio tudo por aí abaixo levando a cidade  à ruína. Estamos atentos, estamos solidários.

Foto daqui.

21 de fevereiro de 2010

CATRAPUM!!

Hoje aconteceu aquilo que já era previsível há algum tempo: ela caiu.
Estavam as duas a brincar, eu ausentei-me da sua frente por uns momentos e quando dei conta ela estava na beirinha do cadeirão a tentar apanhar o boneco. Corri para a amparar e antes que chegasse já tinha aterrado de cabeça no chão.
Foram uns 30 ou 40cm de altura e foi como se eu tivesse deixado de ouvir, os relógios tivessem parado, o meu sangue deixou de circular e eu só conseguia ver a sua boca aberta aos gritos mais de susto do que de dor.
Eu tentei tranquilizá-la da mellhor maneira possível e passados uns minutos ela já se ria com o tal boneco.
Eu tremi durante uma hora.

16 de fevereiro de 2010

Ai o meu cabelo


O meu cabelo continua a cair como se não houvesse amanhã.
Outro dia fui cortá-lo e a minha cabeleireira ficou pasmada com a quantidade de fios que se soltaram, e recomendou-me estes produtos da Redken. Já conhecia a marca, há uns anos comprei um amaciador óptimo, mas confesso que me rendo às porcarias que se vendem no supermercado por serem infinitamente mais baratas. :(((
Agora decidi que devia prestar um pouco mais de atenção e fortalecer os muitos cabelinhos que estão a nascer. Cortei o cabelo, não muito, continua comprido, mas agora uso este champô (frasco maior) e depois do banho, com o cabelo enxugado passo a loção na raíz do (frasco menor). As âmpolas não as trouxe, porém, são elas que fazem com que o cabelo páre de caír, infelizmente uma caixa de 42 unidades custava 150euros, então achei que talvez o meu cabelo deixasse de cair com uma dieta que incluísse gelatina e mais fruta.

15 de fevereiro de 2010

6 meses


Há seis meses estava assim.
Há um ano estava assim.
Hoje ela está aqui cheia de genica a fazer toda a gente rir com as suas piadolas.
Fomos hoje ao pediatra e continua tudo nos conformes, porém.......fiz asneira.
Há um mês atrás, quando ela iniciou a sopa fiquei convencida de que só adicionava a carne durante a cozedura, depois retirava. Pois que este procedimento era só para ser seguido na primeira semana, depois era para integrar. Resultado, a rapariga andou vegetariana durante quase um mês, não acumulou proteínas suficientes e só cresceu 1cm :(((
Baixou do percentil 75, mas não alcançou a linha do 50, sou seja, está com um deficit (palavra da moda) mas que iremos tratar de recuperar. As minhas asneiras não terminaram aqui, não são graves, o dr. apenas advertiu-me que ananás só depois do primeiro aniversário! E ela que gostou tanto. Pelos vistos o ananás é de difícil digestão e por isso pode provocar paragens digestivas e perda de apetite. OK aprendi!
Este mês vamos introduzir a uva, manga e papaia, para falar a verdade já lhe damos papaia desde o mês passado, mas ficámos com essa "falha" para nós.
Seremos maus pais? Acho que somos só "criativos".

números:

- estatura: 66cm - entre os percentis 75 e 50
- pêso: 6510g - percentil 25

13 de fevereiro de 2010

vitela


Ontem foi a festa na creche, pensei... está muito frio ela vai levar o fato mega-quentinho que os tios Helga e TZ ofereceram directamente vindo do oriente :)
Foi de "vitela".
Aproveitei o facto dela ter ido só da parte da tarde à creche para ir lá ter depois do trabalho. Quando cheguei era a algazarra total, muita música, correrias e os pais todos malucos com os garotos - eu pensei que a Leonor era a última lá à espera às 18:30... Felizmente enganei-me e ainda conheci os pais dos outros colegas da baby. Não tirei fotos a esse momento, distraí-me e o tempo passou...
A minha surpresa foi que ela não estava vestida de vitela, mas sim de lagartinha :DDDD
As educadoras tinham pedido aos pais que trouxessem os pequenitos com roupas coloridas e alguma coisa deve ter escapado ao RP pois eu cá, não soube de nada. Portanto, a Leonor estava com o babygrow de reserva, que por acaso é rosa choque!, tinha umas antenas na cabeça e umas placas coloridas de esponja nas costas :DD Havia lá uma mãe providente que tirou fotos a toda a gente, eventualmente ainda porei aqui fotografias desse momento.
De qualquer forma, o RP também não tinha tirado fotos à Leonor em casa, portanto hoje, que está um frio do caneco, aproveitei e vesti-lhe novamente o fato quentinho. Farto-me de rir da figura dela, tadita :DDD

9 de fevereiro de 2010

O Medo

Desde que começa a aventura de ser pai, começa o medo miudinho de que algo possa fugir ao nosso controlo. Que a nossa criança adoeça, que sinta a nossa falta, que se rodeie de pessoas más, eu sei lá mais o quê. O pouco dinheiro que hoje se ganha faz com que tenhamos que trabalhar mais horas, mais longe e muitas vezes em piores condições, felizmente não é o nosso caso, porém sofremos do problema do dia não ter mais do que 24 horas. O pouco tempo disponível é, quanto a mim, um dos principais causadores de estragos familiares e sociais dos nossos dias. Torna-nos irritadiços, stressados por não conseguirmos fazer tudo o que há para fazer em casa, não temos pachorra para putos birrentos e isso leva a que muitas vezes se diga "sim" quando o mais correcto seria dizer "não". Vejo muitos casos, leio outros, de putos que já ultrapassaram a barreira de falar torto aos pais e adultos em geral, para passarem às agressões físicas e até psicológicas. Sim, muitos de nós só têm dinheiro para ter um filho, temos que os estimar, fazer de tudo para os proteger, mas os cachopos não são de vidro e não vão ficar a amargurar se lhes chegarmos a roupa ao pêlo ou lhes dissermos "não" com firmeza. Já diz um queriducho que nos é próximo que "uma criança sem limites é uma criança infeliz". A Tica mandou-me uma crónica da Visão parecida com esta e por esses e outros casos semelhantes eu aconselho novamente este livro para que em momentos de decisões difíceis termos algum "suporte".

Noto também que ficamos cada vez mais alarmados por as nossas crianças ficarem doentes com coisas básicas como dores de garganta ou narizes gotejantes. Os medicamentos estão aí, são de fácil acesso e é tão simples calar uma criança que chora só porque tem dores de barriga. Pessoalmente não me posso queixar, a Leonor poucas cólicas sofreu e as que teve nunca foram medicadas; neste momento está constipada (pela 2ª vez desde que nasceu) e hesito muito em dar-lhe qualquer coisa. Confio no seu sistema imunitário assim como confio no meu, tento não entrar em pânico e lembro-me sempre que uma urgência hospitalar é sempre pior do que estar aqui em casa... Li recentemente esta notícia do Público e não podia estar mais de acordo.

Somos uns ansiosos, eu sou pelo menos... Mas garanto-vos que estou a trabalhar no sentido de ser mais relaxada porém nunca perdendo o Norte da educação e bons princípios.

7 de fevereiro de 2010

Protecções de Tomadas e afins


Confesso que tenho um problema em perceber porquê que certos artigos ligados às crianças, mas que não são necessariamente para elas brincarem, têm decorações ou são (supostamente) "giros". Já aqui falei nos babetes decorados e nas fraldas e porque raio são tão fofinhos se isso só atrapalha. Ontem folheava eu uma revista de puericultura quando me deparei com estas protecções de gavetas, portas e tomadas eléctricas, e  deixo o meu pedido: "Oh senhores deixem lá de ser criativos e pintem as coisas de branco ou cinza claro!"
Enquanto designer sei que o cliente é que faz este tipo de pedidos marados, mas é este tipo de destaque que arruína qualquer bom produto. Então será que não parece lógico que se uma criança vir uma bola vermelha numa tomada branca queira logo averiguar o que se passa ali? a mim parece-me que sim.

5 de fevereiro de 2010

Nigella Bites


Recentemente descobrimos a Nigella. Ela vem de terras de Sua Magestade, Isabel II, lá onde cozem tudo até que os sabores se tenham evaporado para todo o sempre. A cozinha da Nigella é diferente, é barulhenta, descontraída, gordurosa, açucarada e com a mistura da sua vida pessoal pelo meio. Descobrimo-la na Sic Mulher, todos os dias às 20:00 e garanto-vos que é bem mais agradável do que ver as desgraças e confusões políticas dos telejornais. Hoje vi um episódio dedicado aos ingredientes de "plástico" e deixo-vos a fotografia do cheese cake de lima, cuja base era feita com bolachinhas de chocolate Maryland. Delicioso de certeza!!!!!

4 de fevereiro de 2010

de molho...

Hoje estive em casa, a rapariga está com tosse cavernosa. Tem estado um frio do caraças e sabendo nós que ela anda sempre de boca aberta pasmada a olhar para tudo quando regressa a casa, tal já seria de esperar...
Choveu todo o santo dia, fui à farmácia, e passei o resto do dia a tratar da minha cria. Comeu bem, melhor do que ontem, e para nossa felicidade aceitou o chá de ervas da Milupa que o pediatra sugeriu (isto porque a senhora dona Leo faz-se de esquisita com a água!).
Amanhã ainda fica por casa mas eu retomo o trabalho, que bom seria se pudessemos todos fazer um parêntesis na nossa semana laboral e ficar sempre um dia por casa...

3 de fevereiro de 2010

LUCKYBOYSUNDAY


O facebook tem coisas maravilhosas, uma delas é sabermos destas novidades giras e que infelizmente não estão disponíveis aqui na terrinha.
Adorei os modelitos, super descontraídos e nada convencionais.
Obrigada Catarina por teres divulgado à malta ;)

2 de fevereiro de 2010

top 20


Adoro música, qualquer espécie ou feitio, o contexto é importante e nesse aspecto também marcham as pimbalhadas do meu querido mês de Agosto.

Nas minhas intermináveis viagens de comboio veio salvar-me da loucura o meu leitor mp3.

Que grande invençã0!!

Nos últimos dias tenho-me entretido em seleccionar as minhas "favoritas" e deixo-vos o meu TOP20.

E vocês do que gostam? Temos gostos em comum? Heim!


1 - '39 - Queen -- nem parece Queen


2 - Miles Away - Madonna


3 - All along the Watchtower - Jimi Hendrix -- instrumentais magníficos


4 - Black - Pearl Jam -- super emocionante


5 - Breake the Chain - Gene loves Jezebel -- adolescência


6 - Brathe Me - Sia -- super emocionante


7 - Cada Lugar Teu - Mafalda Veiga


8 - Choose Love - Rita Redshoes


9 - Feeling Good - Nina Simone -- que voz!


10 - Gelado de Verão - Humanos -- tão fofa


11 - Jump - Madonna -- para andar rápido


12 - Just Breathe - Pearl Jam -- linda


13 - New York - Cat Power -- surpreendente cover


14 - Our Mutual Friend - The Divine Comedy -- super emocionante


15 - The Beginning Song - Rita Redshoes


16 - The Power of Goodbye - Madonna


17 - The Sun always shine on TV - A-ha --pré-adolescência :)


18 - This River is Wild - The Killers -- para andar rápido


19 - Tom Waits - Antonio Pinho Vargas -- lindíssima


20 - United States of Eurasia - Muse -- tem um instrumental magnífico



Adoro os anos 80 pelo POP fantástico, anos 70 pelos instrumentais, anos 90 a minha adolescência e depois as outras, gosto delas por causa das sensações de alegria e bem-estar que me propocionam, mas principalmente das memórias que me trazem.


nota: estas músicas não estão por nenhuma ordem minha, o leitor ordenou-as por ordem alfabética.


nota 2: vejam a nr.6



1 de fevereiro de 2010

tesourada


Qualquer semelhança entre esta criança e a nossa não será pura coincidência...
Aos olhos dos outros pode parecer radical, aos nossos olhos ela está uma fofa :D

Agora já não há rastas nem cabelo preso nos babetes. Obra do papá.
Uma dica, não cortem o cabelo enquanto está molhado... :D