30 de março de 2010

brigadeiros!


Durante o tempo que durou o meu almoço, a nossa amiga Bimba fez a massa dos brigadeiros, em 12 minutos apenas...
Deixei-os a descansar durante umas duas ou três horitas, fui dar umas voltas e quando cheguei a casa estava cá a tia Inês mais o baby-da-piscina dela, aproveitei e toca ir para a cozinha e dar forma aos brigadeiros. Manteiga nas mãos, um prato com chocolate granulado e ei-los. Ficaram deliciosos, embora eu continue a achar que os da mamãe são superiores!

Isto de de praticar os brigadeiros é de máxima urgência pois em Agosto temos o primeiro aniversário da Leonor e depois em Outubro chegará o petiz da tia Inês e o tio Tiago, e festa de criança que se preze tem que ter muito brigadeiro!!!!
Ai caturreira!!!!!!





29 de março de 2010

O triunfo da troca!

Estou de férias. Hoje corri a cidade em busca de um otorrino para tratar a otite do maridão, não fui muito bem sucedida por causa das férias deles. Amanhã continuo a minha busca.
Nas minhas voltas deparei-me com um MUPI com esta publicidade da Triumph e foi de imediato que visualizei a minha gaveta cheia de velharias e armaduras de amamentar, pensei logo: "Eu que sou rapariga de promoções, foi em mim que pensaram nesta campanha".
Diz assim:

« A Triumph desafia todas as mulheres de Portugal a trocarem o seu soutien antigo por um novo, oferecendo 5€ na compra de um soutien da marca no valor igual ou superior a 22€.

A campanha tem início a 12 de Março e prolonga-se até 18 de Abril.
Ao longo deste mês poderá trocar o seu soutien velho (de qualquer marca) em todos os pontos de venda Triumph aderentes, lojas próprias e multimarca.
Helena Coelho, Flor, Andreia Rodrigues e Marta Cadilha são as eleitas da Triumph para cativar e a incentivar todas as mulheres do país a darem uma lufada de ar fresco no seu guarda-roupa mais íntimo.»


Amanhã vou ver isto in loco!!!

23 de março de 2010

Quinta da Paiva


Há uns tempos vi na televisão uma reportagem sobre este parque, a Quinta da Paiva, na Serra da Lousã.
Ora aqui está um projecto interessante de integração social de quem é desfavorecido e excluído.
Ainda não fomos lá mas a coisa promete!! Quando eu era pequena este era sem dúvida o meu programa preferido, ir a um parque e ver a bicharada solta e interagir com ela. Em Portugal há mais parques deste género tais como o Parque Biológico de Gaia e o Badoca Safari Park, e são excelentes alternativas a ficar em casa ou a pirosada do shopping.
Depois disto não há como não saber que as galinhas do supermercado têm penas e correm de um lado para o outro!

22 de março de 2010

Boletim da Doentinha

Estou em casa, trancafiada desde quarta-feira passada. Foi-se o inverno, veio novamente a primavera, em frente aqui a casa corta-se a relva, monta-se a Feira de Março e é ver flores e folhas novas.
Depois de um fim-de-semana cheia de dores de cabeça horríveis lá me abalei ao hospital saber o que se passava e o veredito foi: sinosite.
Nunca tinha tido Sinusite e garanto-vos que é do pior, não se suporta barulho, nem luzes, destrói-se um pacote de lenços num instantinho. Mas agora espero melhorar rapidamente com o antibiótico que me foi receitado e poder voltar ao trabalho amanhã ou depois.
A senhora dona Leonor anda um pouco chateada por lhe trocar as voltas da amamentação, mas é a vida e ela tem que se habituar que nem sempre as coisas são como nós queremos, até eu tenho que me habituar a toda a hora.
Para a semana férias, é o que se quer.

19 de março de 2010

i-Phone para a pequenada

Diz no i-online:

"A Fisher Price lançou três novas aplicações para o iPhone a pensar nos utilizadores de dois anos. À partida, parece que a clientela será reduzida, mas a marca acredita que pode ter bastantes interessados e quer convencer não só os miúdos como os pais.

Para as crianças entre os dois e os cinco anos, há três aplicações novas. O See’n Say é uma aplicação em que é preciso identificar animais, Little People Farm oferece três mini-jogos e Chatter Telephone é uma versão do telefone de plástico da marca.

Para os pais, a aposta é numa aplicação no Facebook que lhes permite registar os momentos mais especiais dos filhos."

SOCORRO! SOCORRO! Acho isto inaceitável. Para quê motivar uma criança a identificar animais num telemóvel, em dimensões reduzidíssimas se o mesmo efeito com um jogo de cartões, ou livro, ou bonecos teria um carácter muito mais pedagógico?
Eu contra mim falo pois adoro computadores, telemóveis e teconologia, a minha actividade profissional está também ligada a este tipo de produtos, mas caramba, a partir dos 2 anos de idade é um abuso.
Isto está bonito está!

18 de março de 2010

A queda do império - Lena'd Água


Continuo de "molho", toda inchada da constipação. Acordei um esta música na cabeça, mas na versão do Vitorino (linda, linda), fui pesquisar e deparei-me com a Lena d'Água. Ouvi e gostei, estou a partilhar.
A Lena d'Água é uma porreiraça, para mim ela transmite a ideia de quem vive e que se está nas tintas para o que os outros dizem e isso é muito bom. Confesso que não conheço profundamente o seu repertório, mas confesso também que gosto da sua voz, de quem canta sempre para nos embalar.
Aproveitem e tenham um bom dia!

do blog dela.

o original do vitorino.

17 de março de 2010

Madeira


Recentemente comprei um briquedito de madeira para a Leonor e ela simplesmente adora. É de formas simples e cores atractivas, macio e quente ao toque, leve e maleável. Cada vez gosto mais deste tipo de objectos e comparativamente aos briquedos de tecido não ficam tão danificados depois de serem lavados.
Não conheço muitas marcas mas posso indicar a HABA e a GLUCKSKAFER para quem estiver interessado.
Também se pode comprar neste site.

16 de março de 2010

O fim de uma Era...


Pois é, decidi acabar com a doce novela "A Amamentação". Foram sete meses cheios de emoção e proximidade mas sinceramente estou cansada, ela já está grandinha e acho que tem necessidades que eu já não lhe consigo providenciar.
Neste momento estou HIPER-constipada, e por causa da amamentação a pequena Leonor não pode ter a sua mãe a 100% porque ela não pode tomar uma bombástica aspirina que lhe tire a má disposição, a sensibilidade à luz, o nariz inflamado e outras coisas mais. A pequena Leonor precisa da mãe impecável e por isso vamos dar por terminada esta sessão.

Durante estes meses vim reflectindo sobre esta questão e no início eu achava, inocentemente, que os bebés que mamam ao peito ficam protegidos como se tivessem numa bolha. Isso não é de todo verdade. Se houver um descuido eles ficam doentes sim senhor. Eu estou doente porque ela e o pai estavam doentes e isso é um facto e não é a primeira vez que acontece (e a creche não foi a única responsável pois já tivemos outro episódio há muito tempo). A mim também me parece que há uma certa pressão da sociedade  para que as mães amamentem a todo o custo, pregando-lhes o sermão de "que é um seguro de saúde e a proximidade mãe-filho e lá lá lá", não nego, mas isso não é totalmente verdade. Se as crianças têm tendência para serem saudáveis são-no, se têm tendência para terem mau feitio também o terão, não há cá que culpabilizar a mãe pelas suas opções.
Se algum dia voltar a ter um bebé vou fazer tudo igual, vou amamentar, mas sem as pressões que pus em cima de mim até agora. É sobretudo o nosso momento que acaba, é aquilo que nem o pai, nem os avós, nem os amigos podem fazer pela mãe, mas vamos ganhar outras coisas, tenho a certeza.
Nova vida!


imagem do filme The Bubble Boy

15 de março de 2010

7 meses


A pedido da tia Inês ponho aqui uma série de sorrisos da Leonor, eles são muito frequentes mas são muito difíceis de captar visto que ela olha sempre muito fixamente para a máquina.
Hoje ela faz 7 meses, está muito engraçada, para além de se rir muito, faz uma careta muito gira que a minha avó chama de "burrinho velho", esta careta consiste em franzir o nariz e fungar, é muito engraçado.
Adora estar de pé, apanha os bonecos e já fica sentada e acordada durante períodos maiores.
Fomos ao pediatra e os valores medidos não são super excelentes, mas nada com que nos tenhamos de preocupar, eu e o pai somos magros, ela é magra também. Magra mas arrebitada!
A partir de hoje começou a comer duas sopas por dia, uma ao almoço e outra ao jantar; podemos também introduzir o peixe, sendo que a sardinha ocupa o pódio dos melhores peixes desse oceâno fora.
Uma vez que ela está cada vez mais mexida cometemos hoje um erro :D , demos-lhe banho e a seguir o jantar, entenda-se sopa, entenda-se muita rebaldaria e vontade de pegar na colher. Resultado, sopa no cabelo, casaco, e oleado. O que me dizem em relação a isto? O melhor será dar-lhe a sopa e enfiá-la imediatamente no banho ou damos um tempo?
Ela está cada vez melhor, estamos orgulhosos do nosso feito!

números:

pêso: 6.650 kg - percentil 10
estatura: 67,5 cm - entre os percentis 75 e 50

13 de março de 2010

espaço, muito espaço


Espaços amplos, onde encontrá-los? A miudagem não precisa de muito mais, uns volumes coloridos macios, umas pendurezas, muita luz e um vazio para correrias doidas.
Mais aqui...

citando:

"Architectural concept for corporate daycare

The interior architects Julia Schneider und Réka Visnyei realized their third daycare in Munich. They are specialized in developing concepts with companies who want to offer daycare solutions for their employees."

que bom que era :)

12 de março de 2010

Brincar


Outro dia tive a oportunidade de folhear este livro, e mais uma vez interroguei-me se haverá alguma razão sobrenatural para alguém (autores, editores ou marketeers) achar que um adulto no seu perfeito juízo possa achar bonito ou adequado que um livro sobre técnicas de educação tenha uma abordagem tão infantil.
O conteúdo é válido, tem ideias divididas por faixas etárias até aos dois anos e é altamente provável que o venha a adquirir, mas sinceramente até me faz impressão ter um livro destes na estante, à vista de toda a gente! Sim, confesso que sou uma esquisitinha com estas coisas fofas, mas sinceramente, um pai não precisa de ver livros deste género que o tratam como se ele próprio tivesse dois anos.
E isto vale para toda a parafernália que possa estar ligada ao maravilhoso mundo infantil, nomeadamente as malas de tralha (fraldas e acessórios) que muitas vezes têm ursinhos e borboletas, babetes, fraldas, champôs, tudo, tudo, tudo!
Que cena irritante!

entretanto perdi o fio-à-meada, podem consultar mais detalhes do livro aqui.

11 de março de 2010

Eco-brinquedos


Uma das coisas que mais gosto de fazer é de escarafunchar nos cantinhos da internet à procura de inspiração para brincadeiras futuras. Vou começar a partilhar mais as minhas descobertas para que de forma SUPER económica consigamos passar uma tarde divertida e inteligente com a pequenada. Digam lá se este fogão não tem uma grande pintarola! A melhor parte é que quando a criança se farta do fogão é só transformá-lo noutra coisa qualquer ou então levá-lo ao ecoponto mais próximo.
Podem encontrá-lo por aqui juntamente com outras coisas fixes aqui e aqui.

Basicamente isto é de perder a cabeça com tanta coisa bem feita, o plástico já era!!!

9 de março de 2010

É este ano!

Este ano eu vou mudar a minha vida.
Se há pessoas que conseguem, eu também vou conseguir.

6 de março de 2010

Freak Show


Acabei de ver um episódio da série Toddlers & Tiaras e não é nada que eu não conhecesse, mas realmente é daquelas coisas de bradar aos céus e perguntar: MAS PORQUÊ SENHORES!?!?!
Não sei se na Europa isto também se passa, claro que há gente para tudo, mas realmente os americanos são peritos em presentear o mundo com estes espetáculos de pessoínhas estranhas. É ver as mães histéricas, que tentam passar toda a sua frustração para as filhas e as transformarem em mini barbies andantes e falantes.
Esta série acompanha algumas famílias durante as digressões nacionais de concursos e é sempre de pasmar ver até onde vai a criatividade humana.
Como diz uma amiga minha: "Isto é muito SOCORRO!"


mais fotos aqui.
no canal Discovery Travel & Living às 20:00, repete às 15:00 e às 02:00
A propósito deste "estilo de vida" recomendo o filme "Little Miss Sunshine" que é como quem diz em português "Uma família à beira de um ataque de nervos".

4 de março de 2010

!

Que grande lata tinha eu quando, antigamente, dizia que não tinha tempo para nada.
Agora sim, não tenho tempo para nada!!!
Tenho mais ou menos o caos instalado, um fim-de-semana fora é agora sinónimo, não só de convívio, mas também do acumular de tarefas domésticas.
Ao depararmo-nos com esta situação introduzimos duas novas "personagens" na nossa vida:

- a Bimby - criatura muito jeitosa e que já entrou para os nossos coraçõezinhos

- Continente onLine - fazer o supermercado no sofá é lindo; não tão lindo foi ver a fruta VERDÍSSIMA que nos trouxeram e alguns erros que eu própria cometi :)

E assim cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas, já diz o Sérgio Godinho...