31 de agosto de 2010

nova estação

Com a chegada da nova estação, muito vento, muita chuva, frio qb, há que estar atento ao que há de novo por aí. Não sou daquelas que tira um dia para comprar tudo, vou comprando, e o mais certo é perder a cabeça ocasionalmente com algumas peças. Este inverno gostaria de investir nos vestidos, partindo do princípio que ela começará a andar em breve (já estamos à espera desse breve desde junho... é como o "tá quase!" :D ), acho que vai ficar muito bem e prática com roupas de uma peça, mesmo para a creche!


Para o dia-a-dia, acho que a zara baby/kids quase imbatível no que toca ao preço/qualidade, tem padrões que particularmente me agradam muito, riscas e florzinhas miúdas, cinzentos e castanhos. Gosto de ver as crianças com cores escuras, por exemplo um vestido de fazenda cinza escuro e depois a camisa e meias cru, para se destacarem. Creio que hoje em dia é muito fácil vestir bem uma criança, e o segredo também passa por comprar roupas que possam ser lavadas com frequência sem virarem panos do chão após 3 levagens. As cores escuras podem sofrer desse problema, às vezem ficam meias russas, mas creio que para além da temperatura da água a 30º não há muito mais a fazer...


Ocasionalmente, e refiro-me quase sempre aos saldos, perco a cabeça na Jacadi e na Knot. Estão no topo da minha preferência, por terem roupas lindas, bem cortadas, tecidos macios e resistentes. A Knot tem a particularidade de ser uma marca nacional, e como diz o anúncio "O que é nacional é bom" e aqui posso confirmar! Os preços salgadíssimos, mas os saldos....... aproveito SEMPRE para comprar vestidos e já anseio por estrear uns que tenho ali no armário dela ;)

Claro que também recorro a marcas como a zippy, bw, verbaudet, h&m e essas são as que eu chamo de Todo-o-terreno; lavam, secam, passam, veste, suja, toca a fazer tudo de novo, essas são as roupas que estão sempre por cima nas gavetas, misturam-se riscas ao baixo com riscas ao alto, riscas com bolas, verde com rosa, roxo com amarelo :D é sempre a abrir!

Para além da roupa todo-o-terreno, temos também uma gabardine, uma canadiana e um kispo e alguns gorros!

Acima de tudo interssa que a criança tenha muita liberdade de movimentos, que os tecidos em contacto directo com a pele sejam macios e sem costuras grossas. No início (primeiros meses) ainda me dei ao trabalho de cortar as etiquetas, mas depois achei que não valia a pena o esforço, pois tinha sempre a sensação que ela ficava arranhada com as sobras, hoje-em-dia é assunto que não me importa.

30 de agosto de 2010

A praia - pequenas considerações

Ao chegarmos ao fim das nossas férias oficiais, terminam também as idas à praia. Foram poucas, mas as vezes que conseguimos ir deram para ter uma boa ideia de como funciona a mecânica da coisa. Farei então um pequeno resumo daquilo que mais me chamou à atenção:

- fato de banho inteiro - acho que não dá jeito por causa das mudanças de fralda, vale mais a parte de baixo do bikini
- fralda de praia/piscina - visto que esta só "trava" os cocós, só a podemos colocar na praia, se a criança já fez dos intestinos não vale a pena pôr, mas é porreira por não absorver água! NUNCA viajar com esta fralda posta!!! felizmente nunca nos aconteceu nada de trágico...
- muita água
- chapéu de abas largas e t-shirt larga
- sapatos é para esquecer
- tenda - muito jeitosa por ser leve e impedir que a criança desapareça em menos de 1 minuto
- toalha escura para ver se ela dorme (missão quase impossível)
- balde para lavar 1500 vezes os pés e as mãos (não cheguei a comprar o balde, mas tinha dado jeito!)
- recipientes de vidro com tampa para almoço/fruta

entretanto vou ver se me lembro de mais coisas, se quiserem já sabem que estão à vontade para mandar bitaites.

28 de agosto de 2010

Ajudar os outros

Olhem só que coisa mais linda: um conjunto de porco e porquinho mealheiro para crianças.
O maior é da criança, para o dinheiro dela, entenda-se; o mais pequenino é para a criança juntar uns dinheiros para uma instituição do seu agrado! Pode não dar para juntar grande fortuna monetária, mas ajuda certamente a educar para um comportamento mais solidário e atento aos mais necessitados.
Vi aqui, e é um projecto daqui.
Gostei!
A propósito de ser solidário, lembrei-me de um episódio com o nosso D. Duarte.
Há uns anos falava ele e a D. Isabel, sobre a educação dos filhos, meninos que nasceram em berço d'oiro e que têm acesso a uma série de coisas porreiras. Ora dizia o nosso D. que nos natais lá em casa, os meninos deviam escolher um presente recebido e posteriormente entregá-lo a uma criança desfavorecida. Verdade ou não, acho que posso levar o D. Duarte a sério pelo menos nisto, acho que é uma iniciativa bastante positiva. Já tenho ouvido relatos incríveis de dezendas de presentes/brinquedos recebidos nos natais e aniversários, por apenas uma criança. Para quê??? se eles gostam sempre daquilo que é básico. Re-Oferecendo um ou mais presentes certamente que se sentem mais crescidos e responsáveis. Vou pensar nisso.

26 de agosto de 2010

Fazer praia? Como assim?

Estar de férias, no verão, em Portugal, é sinónimo para a maioria das pessoas de "fazer praia". Ele é ficar nas filas, estacionar ao sol, bola de berlim com e sem creme, jogar raquetes e fritar o corpinho ao Sol. A maioria das pessoas faz isso, nós também, até ao 15 de Agosto do ano passado. Agora "fazer praia" para nós, tem um significado totalmente diferente, agora é mais "ir à praia", senão vejamos:

- comprámos uma tenda! aberta à frente, ok, mas é uma tenda
- eu ou ele não podemos sair lá de dentro com ela senão ela transforma-se num croquete
- após ela se transformar num croquete, toca ir ao mar, ela adora :D
- o creminho dela
- troca fralda, tira fato-de-banho, esquece lá o creminho, esquece lá o fato de banho, volta ao mar
- meia hora para tentar fechar a meia-tenda
- pedir aos azeitolas que desapareçam da minha frente com as bolas
- ir embora passado 1 hora

é totalmente impossível ganhar uma corzinha, por isso vou regressar ao trabalho com a mesma cara de osga verde :S

25 de agosto de 2010

Lego

Os Legos. Toooooda a gente conhece, aposto que não há ninguém que nunca tenha brincado com Legos. Quanto a mim, é de longe um dos melhores brinquedos de sempre, e agora, a nossa rapariga poderá também desfrutar de grandes momentos de brincadeira saudável. Em casa dos meus pais ainda sobrevivem as nossas (algumas) peças duplo e normal dos anos '70 e '80, e por lá ficarão para os mais recentes membros da família continuarem a brincar.

Os Legos, ou primeiros brinquedos de madeira, surgiram em 1932, pela mão de um carpinteiro dinamarquês. O nome Lego surge das palavras LEg GOodt, que em dinamarquês quer dizer "brincar bem", mais tarde veio a descobrir-se que em latim as palavras siginificam "une-as". Nada mal, estava lançada a base para um sucesso mundial, com a venda generalizada do famoso tijolo padronizado Lego. Nas fotografias, a Leonor brinca com a versão Duplo, peças maiores, desenhadas para mãos pequeninas que ainda não adquiriram a destreza total de movimentos certeiros. A sua textura é muito suave, pelo menos parece-me, comparando com os velhinhos lá de casa, as cores são simples e vivas. Vê-la brincar com as peças é bonito, sim senhor, mas mais lindo é vê-la tirar tudo e tornar a guardar, para isso já vêm com uma linda caixa verde, que ainda está preparada para receber mais peças num futuro certamente próximo!
Muito fixe!!! Obrigada*

24 de agosto de 2010

dias do minho

Estivemos uns dias no Minho, muito foguete, muito rancho, muita tradição, muita diversão.

22 de agosto de 2010

Leitinho novo

De acordo com os conselhos do pedi introduzimos um novo leite na dieta da Leonor. Entre o leite da Mimosa e o leite da Nestlé, optámos pelo da imagem por se tratar de uma marca especializada em leite. Se é o melhor do mercado não faço ideia, mas o que sabemos é que ela aceitou esta transição sem ter qualquer rejeição, achamos até que ela nem deu pela diferença, toca a beber!
Para ser sincera acho estes leites uma grande tanga, eu no meu tempo bebia leite gordo normal da vida, sem extras de crescimento e vitaminas lá-lá-lá, para mim o leite gordo servia perfeitamente, mas ok, vamos lá fazer a vontade ao dr. e daqui a um tempo logo se vê...

18 de agosto de 2010

À prova de escorpiões!!!


Ao deambular pela net à procura de coisas aleatórias, deparei-me com este cenário. Uma protecção altamente espetacular para evitar a entrada de escorpiões nas nossas caminhas. Até me arrepio toda só de imaginar a criatura, quanto mais vê-la ou senti-la no vale dos lençóis. Estes americanos é com cada coisa, só eles para terem destes dramas e patentearem uma tigela de vidro liso, às tantas um copinho básico da água era capaz de dar conta do recado!
Em Portugal também há dessa bichesa, e sendo assim, fica o aviso...

Se quiserem saber mais sobre este drama vejam aqui.

17 de agosto de 2010

Novos projectos de corta e cose

Há umas semanas soube de uns saldos maravilhosos no blog noussnouss, estive a ver, escolher, trocar ideias e mandei  vir uns metrinhos para fazer umas cenas. Adoraria fazer uma blusa ou vestido simples para a Leonor, ou então uma bata para a creche, vamos ver.
Aproveitem que ainda há metros de boas pechinchas!!!

16 de agosto de 2010

12 meses - a consulta


Hoje lá fomos os três todos contentes para a consulta dos 12 meses, nós e a nossa criança de 1 ano!!!
Com ela tudo certo, tudo no sítio e a funcionar correctamente. Os percentis continuam díspares mas não há nada de anormal nisso (estatura 75, pêso 25), ela corresponde a todos os parâmetros normais para a idade, tem muita agilidade e começa cada vez mais a imitar aquilo que dizemos. Tem 3 dentes bem visíveis e o 4º está para muito breve, ainda hoje demos um salto à praia a ver se a coisa se desenvolve sem grandes dramas de assaduras e mal-estares. O menu foi também alargado, já temos autorização para lhe oferecer tudo o que comemos, à excepção dos frutos sêcos, alguns peixes como o espada e bacalhau sêco, miudezas, sumos de pacote e gelatinas. Felizmente que nada do que está banido também não nos causa nenhum trauma, não é do nosso hábito o consumo de gelatinas, pudins, sumos tipo néctares e tutti-frutis...

Depois levei mais uma vez na cabeça: MAGRA, MAGRA, MAGRA, MAGRA, MAGRA, MAGRA.

É assim, eu sei que estou magra, mas sempre fui magra, claro que agora mete mais aflição porque sou mãe e esta tarefa exige muito esforço físico e por esse motivo, fico mais mal-encarada, mais irritada, mais choca, mais cansada, mais tudo o que é foleiro e desagradável de ver. Mas sim, vou voltar ao esquema das torradas nocturas, vou ao endocrinologista e vou ver se durmo melhor.

Palavra de Escuteira (nunca fui escuteira, mas dou a minha palavra na mesma.)

Estatística:
pêso - 8,7kg - percentil 25
estatura - 75,5 cm - percentil 75


nota novamente às grávidas das minhas redondezas: é que nem se preocupem com a cena de não emagrecerem ok, a trabalheira é tanta e o levantamento de pêsos é tal, que não vão precisar de um ano para estarem como d'antes!!!

15 de agosto de 2010

12 meses - 1 ano


Este foi sem dúvida o ano mais curto da minha vida. Parece incrível a quantidade de coisas que já aconteceram desde que ela nasceu. De há um ano para cá deixámos de ter controlo sobre as nossas vidas, acabaram-se as saídas expontâneas, combinadas em cima da hora. Acabou-se a descontracção natural de não termos alguém sob a nossa responsabilidade, acabaram-se algumas coisas, mas começaram outras tantas bem mais interessantes e entusiasmantes.
O primeiro mês dela/nosso, foi o mais complicado, ninguém se conhece, qualquer barulho assustava-nos, muitas dores, muitas dúvidas, muito medo sobre como seria o mês seguinte. Os meses seguintes revelaram-se agradavelmente fáceis, tivemos e temos muita sorte com o bebé que nos calhou. Tem sido uma experiência quase impossível de adjectivar, e só tenho a dizer, às futuras primeiras mães que me rodeiam, que não tenham medo que tudo se resolve e que os bons momentos são tão fantásticos que fazem valer a pena qualquer sacrifício, seja ele de que espécie fôr.

Desde que ela nasceu que passei a adoptar as seguintes máximas:

- Não deixes para amanhã aquilo que podes fazer hoje.
- Tudo se resolve.

Parabéns filha pequenina*

******************************************

entretanto a festinha...

com o urso que foi meu e da minha irmã (pure vintage!)

muito mimo do titio

a prima grande!

13 de agosto de 2010

o último dia


Hoje foi o último dia da minha licença de amamentação. Até completar um ano de idade, as crianças têm o direito a ter a sua mãe em casa mais duas horas do que o habitual, e posso dizer que a minha criança aproveitou todas as horas! Não houve um dia que tivesse abdicado desse nosso direito por saber que ele seria por tão pouco tempo. Confesso que tenho andado muito pensativa e melancólica pois sei que essas duas horas de horário reduzido irão fazer muita, muita falta. Entretanto vou estar de férias até Setembro, mas nessa altura, quando regressar ao trabalho, vou ter mais uma fase difícil pela frente: uma imensidão de horas fora, comboio acima, comboio abaixo, e não há tecnologia que me alivie esta carga.
Mas está para breve uma mudança, radical!, só tenho que ser um pouco mais paciente.

9 de agosto de 2010

muito calor

Foi de baixo de um calor tórrido que fomos até Monsaraz. Já é a terceira vez que lá vamos e certamente não será a última. É uma zona lindíssima, com infinitas possibilidades de actividades, qualquer tasco serve verdadeiros manjares e a palavra de ordem é "andar devagar"!
Desta vez ficámos no Vila Planície, muito jeitoso :) visitámos alguns restaurantes que passo a recomendar:
Sem Fim, Sabores de Monsaraz e Casa do Forno. Cada um singular no aspecto, cada um fantástico no servir simples e bem confeccionado, todos com bom ambiente. Deixo-vos algumas fotografias do fim-de-semana.


avó anda!

galeria do restaurante Sem Fim

a primeira exposição de arte moderna



o nosso submarino

restaurante Sabores de Monsaraz

Monsaraz

Vila Planície - depois do jantar com Monsaraz ao fundo

restaurante Casa do Forno - Zzzzzz...

5 de agosto de 2010

De fugida


Vamos abalar novamente numa escapada alentejana, qualquer pretexto serve para irmos até lá, desta vez estaremos em família, todos, 9 :D

Até já!

4 de agosto de 2010

Mrs. Potato e ela



Conforme havia dito, chegou a Mrs. Potato Head, eu até achei que vinha o esposo, mas a versão feminina serve perfeitamente. Desembrulhámos e demos-lhe para observação. O Resultado foi o máximo, passados uns segundos já estávam as orelhas da batata na boca dela, os pés retirados e era só testar a dureza do plástico no soalho. Felizmente o chão é rijo!
Que brinquedo tão porreiro, sim é em plástico..., mas é bastante divertido permitindo múltiplas combinações das peças disponíveis. Algo que neste momento ela mais gosta é de pegar nas partes e guardá-las no interior da batata/corpo. Na parte traseira tem uma tampa e como o interior é oco, serve de depósito das peças não utilizadas.
Muito fixe!

2 de agosto de 2010

As minhas ricas prendas


Hoje foi um dia bom****


adorei este filme!
saber mais aqui.