30 de novembro de 2010

Dia 1

No primeiro dia safei-me de uma boa tempestade e de muito frio, só isso já foi maravilhoso!
Outros aspectos tão ou ainda mais importantes, foram:

- não usar despertador (estava para as 06:30)
- tomei um pequeno almoço como uma pessoa normal, embora tenha ido a comer o pãozinho pelo caminho
- levei a minha criança para a escolita a pé e demorei menos de 5 minutos
- fui para o trabalho a pé e demorei menos de 5 minutos, outra vez
- estive a organizar o meu canto
- almocei com o meu homem/marido/chefe/colega/amigo e tudo o mais
- fizemos umas comprinhas
- fizemos planos
- fomos buscar a rapariga pelas 17:30
- e estamos no relax a pensar na nossa vidinha desde então

resumindo e concluindo, parece-me que foi um primeiro dia bastante razoável!

29 de novembro de 2010

Tudo novo


No dia em que eu fechei um capítulo muito importante da minha vida, ela iniciou um não menos importante - foi para a sala dos grandes!

28 de novembro de 2010

Soufflé de peixe



Ao fim de alguns meses de comida sólida, podemos afirmar, com alguma convicção que a Sr.ª D.ª L. não é lá muito chegada num peixe assado ou grelhado ou cozido, deve ser por ser mais sêco, a caldeirada ainda vá.
Para combater esta tendência, resolvemos experimentar o soufflé de pescada, em minha casa sempre se comeu, e acompanhado de uma salada verde ou de tomate, não há nada que nos conforte mais num dia frio de inverno. É um prato bastante nutritivo e simples de fazer, leva ovos, farinha, leite, manteiga, peixe e se quiseremos ainda podemos adicionar bróculos, fica muitíssimo bom.
O resultado é fantástico, é vê-la comer colher após colher daquela mistura fofa e de sabor agradável, é algo que aconselho a qualquer um experimentar (a não ser que eu seja a última criatura que ainda não sabia disto...).

Nós fizemos a partir daqui, utilizando a bimby apenas para fazer o béchamel, pois é necessário mexê-lo constantemente, senão, fica cheio de caroços :S. Cozemos o peixe num tacho, e batemos as claras com a batedeira, acho mais prático; depois em vez de juntarmos toda a quantidade de leite, fizemos +-470 ml de leite e +- 30ml de água do peixe. Só temperámos com sal.




nota: fazer soufflé pode causar impacto num jantarzinho familiar ou com amigos queridos*

26 de novembro de 2010

iPad


Diz que este Natal, um em cada três americanozinhos, quer um iPad.

Seis meses após a saída deste novo gadget, e 9 meses após ter reflectido sobre as aplicações do iPhone e iPod, vou tornar a opinar. (Não se esqueçam que estas são apenas divagações e opiniões pessoais...)

Eu continuo a achar que um brinquedo de formato tradicional é SEMPRE preferível a um electrónico, SEMPRE; mas há uns dois meses resolvi fazer um teste com a minha filha, e descarreguei para o meu telemóvel, um jogo de animais. Nem é bem um jogo, mas sim uma aplicação de fotografias de animais que estão acompanhadas pelos seus sons reais, ou seja, é algo parecido com o que faz uma televisão - mostra imagens reais e os seus sons.
A reacção da Leonor, com 12 ou 13 meses, foi surpreendente, pelo menos para mim que sou mto ceptica nestas coisas... Ela foi bastante receptiva e se eu lhe permito, vê as imagens vezes e vezes sem conta, e pede-me para lhe repetir infinitamente os nomes dos animas - ela adora.
Da mesma maneira que ela adora ver os animais, também adora ver as suas fotografias e nossas, tudo dentro do formato digital e em que ela arrasta os ficheiros com o dedito pelo ecrãn. Uma coisa que NUNCA acontece é deixarmos a Leonor fazer este tipo de actividade sozinha, tal como ver tv, sempre que vemos os bonecos é sempre em conjunto.

Isto para dizer que o iPad é bem capaz de ser um formato melhorado para este tipo de brincadeiras; o seu ecrãn é maior, tem mais memória e permite interactividades muito bem feitas e estimulantes para as cabecitas das crianças. Acho que da mesma maneira que o iPad por ser interessante para uma criança pré-escolar, também o pode ser para um idoso, ambos os grupos têm a necessidade de botões grandes e simples, e aplicações que de alguma forma lhes estimulem o raciocínio. Acho mesmo.
Para mim, sinceramente não lhe vejo utilidade, prefiro um portátil tradicional ou então um telemóvel com internet. Se compraria um iPad só para a Leonor, não, mas quem sabe daqui a uns anos...

Entretanto encontrei uma história delirante sobre o Steve Jobs e a irmã Lúcia :DDD
Pelos vistos ele comprou uns óculos dela, altamente graduados, e quando olhou para um iPhone e o viu tão ampliado achou que esse formato poderia ser algo comercial - nascia aí o iPad. LINDO :D

24 de novembro de 2010

ECOBola - a minha experiência

imagem daqui

Bem vamos lá então despachar este assunto doméstico!
Lavei a roupa com a ecobola e tal como imaginava, a roupa, que não estava suja (apenas usada), saiu da máquina com aspecto lavado, embora tivessem sobrevivido algumas nódoas (babetes!) que depois tratei delas à mão.
Olho para a bola e lembro-me da história do Rei Vai Nú, quero mesmo acreditar que aquilo é fantástico, mas o factor psicológico do "cheiro a lavado" é forte e está tão entrenhado como uma nódoa de sopa, que o cepticismo é grande. De um modo geral, a roupa ficou com ar lavado, e isso levanta a seguinte questão:
- numa situação de roupa pouco suja, sendo a bola uma tanga, o que fazem os detergentes? claro que têm agentes desengordurantes que funcionam inquestionavelmente, mas será mesmo necessário usá-los?

Acho que podemos reduzir muitíssimo a quantidade de detergente a usar, ou mesmo usá-lo localmente nas zonas mais encardidas. Outro dia exeprimentei lavar roupa branca com duas colheres de sopa de detergente líquido e o resultado foi altamente satisfatório.

****para utilizadores de bimby****

Durante a minha ponderação sobre este drama doméstico, ocorreu-me a seguinte ideia, que pode parecer muito, muito parva, mas e se eu pulverizasse na bimby uma barra de sabão clarim? ou azul-e-branco? ou rosa? Imagino que estes sabões, altamente eficazes, e de composições mais simples (corrijam-me se estiver enganada) poderiam substiuir os detergentes usuais... estarei a ser muito "fora"?!
Não é uma ideia catita?  :D

****nota para quem não domina a linguagem e tecnologia bimby****

pulverizar é uma das funções mais espetaculares desta máquina, ou seja, imaginem um copo cheio de feijão sêco, é duro não é!, se o pulverizarem, a máquina reduz o feijão ao mais fino pó - é lindo! 

23 de novembro de 2010

A minha agenda

Há alguns anos para cá, troquei as agendas com argolas pelas clássicas Moleskine, gostei e agora não abro mão de comprar sempre uma no mês de Dezembro. Adoro coleccionar as minhas agendas, e por mais telemóveis ultra-tecnológicos, não há nada melhor do que escrever um compromisso pela minha própria mão e tinta. Eu gosto tanto delas que as impinjo ao marido, aos amigos, ele é blocos, caderninhos pequenos, agendas tudo!
Outra coisa em que estas agendas (ou outras quaisquer) são fantásticas, é na quantidade de tralha que podemos coleccionar no meio das folhas, desde recibos a fotografias, a cartões de restaurantes e colegas, vai tudo para o meio da Moleskine, e lá ficam arquivadas durante anos.

Normalmente compro o modelo de página esquerda semanal ladeada com página direita de notas com linhas. Este ano vai ser diferente, vou comprar, uma maiorzinha A5 em que cada página é um dia, tipo diário. Hoje recebi mais um lindo pedido para o ano que vem, e pronto vai ser desta que me vou organizar com os planos que já tenho alinhavados na agenda que agora finda.
o modelo do costume


o novo modelo para este ano

22 de novembro de 2010

Para situações de crise



Quando o caos estiver instalado, nada como um pouco de coolness ;)

19 de novembro de 2010

Ferm Living - coisas lindas

Perco-me a ver sites como o Ferm Living, tem coisas lindas de tão simples, podendo fazer múltiplas combinações com todos os artigos. As coisas dos grandes podem servir aos pequenitos, as coisas dos pequenitos ficam bem no mundo dos grandes. Deixo-vos alguns dos meus favoritos. Dá para comprar directamente de site, e em euritos!!!


18 de novembro de 2010

I didn't know i was pregnant


Que é como quem diz "Eu não sabia que estava grávida" - OH MEU DEUS O QUE É ISTO!?!
Foi outro dia, estávamos em casa com uns amigos a fazer zapping quando nos deparámos com esta pérola do Discovery Travel&Living, o mesmo canal que transmite o Toddlers & Tiaras...
Bem, o episódio que vimos era hilariante, uma rapariguita, adolescente, que namorava um borbulhento e um belo dia teve uma mega-dor-de-barriga, sentou-se na sanita e deitou cá para fora um cachopo de 3kg.
A mãe alega que nunca teve enjoos, não ganhou barriga era magra!, não teve desejos de comidas XPTO, andou sempre feliz e contente, não lhe cresceram as mamas e já não me recordo o que disse sobre o período. Eu estava de boca aberta, confesso que os americanos são espetaculares e que me conseguem surpreender sempre e sempre - adoro-vos!

A sério, se tiverem este canal na vossa grelha não deixem de ver mais esta beleza, ao menos assim já não morremos estúpidos.

Deixo-vos a sinopse do programa:

"How could she not know? A woman goes to the ER with stomach pains only to discover that she is in labor... with TWINS! A 110-pound woman passes out in her driveway - wakes up in the throes of childbirth... I Didn't Know I Was Pregnant is a series that reveals the astonishing stories of women who conceive and carry their babies all the way to labor and delivery with no idea that they were ever pregnant. Do they have their periods? Gain any weight? What about morning sickness? How is it physically possible to be up to 36 weeks pregnant and not know it? The incredible but true stories will be revealed on I Didn't Know I Was Pregnant."

SNS

De um modo geral, sem me prender a pormenores irritantes, acho o nosso Sistema Nacional de Saúde bastante razoável. O nosso centro de saúde e respectiva unidade de saúde familiar funcionam muito bem, mas tenho algo a dizer, algo que me parece uma grande falha e que deveria ser colmatada o mais breve possível: a inexistência de pediatria no Centro de Saúde (CS).
A nossa menina está doente, apanhou uma virosada e andou cheia de febre e toda mole. Telefonei ao nosso pediatra, a meio da noite, que me pediu que só saísse de casa com ela se ela não arrebitasse sob o efeito dos anti-piréticos, eu acatei e estava calma porque para além da febre não havia mais nada de preocupante a registar.
De acordo com a lei do trabalho, para recebermos o nosso ordenado, é obrigatório apresentarmos um atestado que diz que o nosso bebé está doente e que temos que cuidar dele. Ontem faltei, hoje também e lá recebi o telefonema da secretária a avisar-me das consequências de não ter a baixa e lalalalala. E pronto, toca de telefonar ao Centro e marcar uma consulta para hoje, e resolvi sair com ela de casa, contrariando o pedido do pediatra. Como eu previa o CS estava praticamente vazio às 18:00 e ela já estava mais arrebitada depois de ter lanchado uma boa papa. Fomos atendidas por duas médicas muito atenciosas e que me passaram o atestado sem que me justificasse em demasia, elas sabem...
Fico contente quando as coisas funcionam, não paguei um tostão pela consulta e só tenho pena de ter que pagar um pediatra privado (que nós gostamos muito!) porque o Estado não acha necessário ter essa especialidade nos Centros de Saúde. Eu não percebo, se quando é por causa das doenças das crianças que a maioria dos adultos trabalhadores faltam aos empregos.
Mas pronto, certamente que o Ministério da Saúde deve ter uma boa justificação para estas medidas, devem ser as mesmas que acham que uma grávida não precisa de um obstetra para a seguir durante a gravidez.
Ou seja, qualquer pessoa que não esteja doente, ou gravemente doente, vai sendo vigiada por um clínico geral, ou um especialista disfarçado de clínico geral (a nossa médica de família é ginecologista, e leva a filha ao pediatra...), se a pessoa se meter em sarilhos, esse médico escreve uma carta ao colega especialista do hospital e pronto, fica tudo bem!
Espetacular!!

Mesmo assim, fica aqui o meu pedido ao Pai Natal:
"Eu e todas as crianças de Portugal, queremos pediatras nos Centros de Saúde, tá!"

16 de novembro de 2010

toma lá, dá cá

imagem daqui

Uma das coisas boas das amizades é nós podermos ajudar aqueles que nos rodeiam, e consequentemente sermos ajudados pelos nossos amigos. A família também ajuda, claro, mas há pessoas na nossa família que apareceram na nossa vida, primeiro como amigos e depois "juntaram-se" à tribo, logo são amigos-família :D; (isto para dizer que a família boa, ajuda, quer queira, quer não :D)
É tão bom poder ajudar os outros, ver as nossas coisas passarem de mão em mão, serem reinterpretadas noutras crianças, noutras grávidas. Eu tenho o privilégio de me serem emprestadas muitas roupas para a Leonor vestir, e posso também dizer que tenho o privilégio de emprestar coisas da Leonor para quem vem de novo, é bom, dá alegria, dá vontade de abrir gavetas e procurar mais coisas pequeninas, pensar se são adequadas para A. ou B., se a estação do ano é compatível, se os futuros bebés que aí vêm serão meninos ou meninas. É bom ter uma rede de amizades daquelas que funcionam e que eu sei que estará sempre aí junto ao telefone, pronta para ajudar, pronta para pedir ajuda.
Eu estarei sempre aqui com os meus saquinhos e as minhas coisas, tá!

15 de novembro de 2010

15 meses


Hoje fomos visitar o nosso amigo pediatra, e claro que quando estamos com os amigos fartamo-nos de chorar, foi um festival. Mal se sentou na balança, começou a rodar a beiçola e pronto buaaaaaaaaaaaaaa e muitas lágrimas a saltarem dos olhos como se não houvesse amanhã. A choradeira continuou para medir a cabeça, o comprimento, fazer a auscultação, enfim o normal para a idade.
De acordo com o pediatra ela está a ir muito bem, não muito depressa mais bem, está mais alta do que pesada, mas com boa comunicação e sempre atenta a todos os pormenores novos.
Em relação ao dia-a-dia não há novidades, é continuar a comer o que nós comemos e vamos oficializar a tarefa de escovar os dentes (com pasta, quantidade equivalente à unha do mindinho dela). Há um mês que ocasionalmente lhe escovamos os dentes com água, logo a seguir ao jantar ou ao almoço, vamos com ela para o wc e ela vê-nos escovar os dentes, depois sentamo-la no nosso colo e ela/nós escovamos os dentes dela. Ela diverte-se imenso, já devia conhecer o procedimento da creche, o que para nós, confesso, até foi uma surpresa.
A seguir à consulta fomos dar uma voltinha a pé com ela para desanuviar e é vê-la falar com toda a gente, dizer "olá-olá-olá-olá-olá-olá-olá" muitas vezes seguidas, é uma alegria.
Aproveitámos e comprámos um cão.


Vamos a números, só para ficar registado:

- pêso - 9,640 kg - percentil 25
- estatura - 80 cm - percentil 75-90
- p. cefálico - 45,5 cm - percentil - 25-50

Ao meu mais velho



:P

13 de novembro de 2010

sim, vou-me gabar

Quando temos um filho, acho que é bastante normal que queiramos falar a toda a gente o quão brilhante e espetacular ele, ou ela é. Eu não sou diferente, apenas acho que este cantinho tem espaço para muito mais do que falar das façanhas da minha filha. Porém hoje apetece-me enaltecer as suas mui nobres qualidades e vou partilhar algo que me encanta e que tem acontecido há já algumas noites.
De um modo geral ela já tem bem vincadas as suas rotinas diárias, se para alguns a rotina é algo inimaginável, para ela (e se calhar para a maioria das crianças) a rotina é algo que a ajuda a saber o que se seguirá. Após o banho vem o jantar, após o jantar vem a brincadeira, depois vem o arrumar e por fim o deitar. Há uns três ou quarto dias em que ela atinge um ponto de saturação na brincadeira e dirige-se ao quarto dizendo "xau-xau" para quem está na sala, nesse momento eu vou ao seu encontro, ela dá-me a mão e leva-me para o quarto dela para de seguida se sentar na cadeira e eu lhe ler no mínimo 3 livros. Ela vê-os muito rápido :D e depois levanta-se e tira outro, e outro e se eu deixar fica nisto até cair de sono. Acho lindo, acho mesmo giro e não tenho outra coisa a dizer que tenho uma filha que me diverte imenso com estes detalhes. Claro que há milhões de crianças que fazem o mesmo e até coisas mais interessantes, mas desculpem lá qualquer coisinha, mas esta é a minha menina, é perfeita e não queria outra.

12 de novembro de 2010

ECObola

Há uns dias uma amiga falou-me na ECObola, eu já a tinha visto numa bioshop à venda, mas só hoje estive a ler as instruções com mais atenção. Ainda não a testei mas o princípio parece ser fantástico, Diz nas instruções que devemos colocar a ECObola no tambor da máquina e mesmo a temperaturas baixas, 30º, os resultados são óptimos para roupas de sujidade intermédia. Se a roupa estiver mais encardida podemos deixar a bola de molho junto com a roupa, ou fazer uma pré-lavagem mesmo com sabão Clarim ou Azul e Branco; se não quisermos recorrer ao sabão em barra, podemos adicionar uma colher de chá de sal de cozinha ou uma quantidade mínima de detergente para a roupa na gaveta indicada da máquina.
Vamos a contas:
- eu paguei 35 euros pela bola (já as vi mais baratas na net, mas eu confio na pessoa que me vendeu e não vou acreditar que foi "levada" :D)

- lava mais 1000 vezes! (mas requer exposição solar mensal para activar as esferas cerâmicas)

- preço médio de um detergente líquido com mais de 40 lavagens - 8.50€
- preço médio de um amaciador com mais de 40 lavagens - 4.00€

Se fizermos duas lavagens por semana (escura e clara), perfaz 104 lavagens por ano, ou seja, 1/10 da utilização total da bola, logo gastamos apenas 3,50 euros em lavagem de roupa por ano!!!!
Acho que os números falam por si, e se isto der mesmo certo, nós já não vamos querer outra coisa.

Passo a citar a explicação do produto, podem ler mais em www.ecobolas.com.pt:

"É CONSTITUÍDA POR CERÂMICAS NATURAIS.
Os raios infra-vermelhos alteram as combinações moléculares de hidrogénio na água em pequenos conjuntos, dando-lhes maior poder de lavagem e irradiam iões negativos que enfraquecem a aderência da sujidade;
Cerâmicas Alcalinas mantêm o pH próximo de 10 (como os detergentes), ajudando a remover a sujidade;
Cerâmicas Antibacterianas eliminam o bolor e os organismos patogénicos na máquina de lavar e activam a água;
Cerâmicas Anticloro eliminam o cloro presente na água, retirando tensão à água e aumentando o poder de limpeza;
A Bola está concebida para uma duração superior a 3 anos ou mais de 1000 utilizações.
ESTA BOLA FOI CONCEBIDA CIENTIFICAMENTE PARA LAVAR , LIMPAR E DESINFECTAR A ROUPA SEM USO DE QUALQUER DETERGENTE OU AMACIADOR."

Para quem tem problemas de pele, ou tem crianças julgo que esta deve ser uma boa opção. Estou espectante, e assim que fizer um dia de sol e eu conseguir activar a minha bola, eu dou notícias!

11 de novembro de 2010

A problemática da pantufa

o meu irmão visto pelo meu avô, 1983

Com a chegada do frio deparei-me com uma situação inesperada: realizei que a maioria das pantufas para bebés que andam/crianças pequenas, são um verdadeiro desastre. Vamos saltar a parte estética, que essa nem merece comentários, e passemos logo ao que interessa - a forma e o desempenho.
Na sua maioria encontro modelos com pé de tecido totalmente sintético que aquece imenso o pé de uma criança que anda sempre de um lado para o outro. Claro que o objectivo é manter o pé quentinho, mas suado era escusado. Depois temos o drama maior, a zona de contacto entre a sola de borracha e o pé, peguei em diversas botas e são todas demasiado moles, não conferindo um correcto andar à criança. Acabei por comprar um modelito de preço intermédio só para experimentar e confesso que vou usá-lo APENAS quando estivermos em casas com chãos cerâmicos, por serem mais frios. No nosso chão doméstico, que é de madeira (vá, flutuante...) vamos continuar a andar de meias, mas noutros contextos temos que arranjar uma solução.
A solução é fazer aqui um apelo sentido às mãos-de-fada da minha família, que vão remexer aos baús das suas memórias e que façam à Leonor umas pantufitas como nós tínhamos nos idos anos 80. Elas eram iguais às da primeira fotografia, onde o meu irmão dormita no sofá. São carapins de lã mais grossa, para dar resistência de um inverno (ou dois!), depois as solas eram protegidas com discos de camurça cortados à medida e depois cosidos. Esses discos também serviam para se fazerem joelheiras e cotoveleiras, e em tempos de auteridade, como os que se avizinham, parece-me que este estilo vintage poderá ser novamente bem-vindo.

Tudo está ligado

Os Pato Fu, banda brasileira, resolveram fazer covers utilizando apenas instrumentos de brinquedo, o resultado é muito bom!!!!! Escolhi a música Live and Let Die do casal McCartney e já agora o link da versão original para a banda sonora do filme homónimo do James Bond.

A par da minha preferência pelas músicas de Paul (mais ainda quando era um Beatle), aproveito para dizer que eu gosto mesmo muito é da rica filha dele, a Stella. Rapariga talentosa, tudo o que ela desenha é lindo e de bom gosto, se eu pudesse assambarcava tudo, desde a marca com o seu nome até aos artigos fantásticos que ela faz para a Adidas. Entretanto descobri que ela também faz coisas para a pequenada, enfim... está tudo ligado :D Vejam, vejam!!!
Já agora, só mais uma nota, Linda Mccartney, já falecida, foi fotógrafa :) e teve o privilégio de retratar uma fase crucial da música da segunda metade do séc. XX. Vale a pena espreitar o seu site.

8 de novembro de 2010

Cavalinho Pocotó

Ela adora baloiçar-se nas cadeiras, adora brincadeiras no colo, vai daí lembrei-me que se calhar um cavalinho de baloiço era um bom entretem para a época festiva que se aproxima.
Confesso que gosto do modelo tradicional de feira português, infelizmente só consegui encontrar este exemplar (e outros que tais) muito descaracterizados por decors que nada me agradam. Concentrem-se na forma, ficava mesmo perfeito em madeira encerada, envernizada ou pintado de branco, só. Tenho que ir a uma feira em breve...
Entretanto acho que vale a pena partilhar o que há mais por aí, brinquedos bem feitos e que certamente proporcionam bons momentos de divertimento.

 este verde parece-me um pouco alto, mas vale pelas formas arrojadas e inovadoras


design by pininfarina!

gosto muito

4 de novembro de 2010

A explicação da infância, by sic



Acho que posso dizer que apreciei a reportagem, ou melhor, gostei dos miúdos, ou melhor ainda, gostei de 3 deles: a miúda espevitada, a miúda do tanque e o miúdo da dança.
Não gostei nada daquele miúdo que diz com ar de parvinho que quando for grande não quer ter um trabalho, mas que quer ter um emprego como o Cristiano Ronaldo. Os nossos filhos são os nossos retratos, portanto, filho parvinho, igual a pais parvinhos, ou tugas, como lhes queiram chamar...
Keep on the good work jerks!

3 de novembro de 2010

Geometria Básica


Saiu há pouco tempo um novo livro da adorável editora infantil Planeta Tangerina: Trocoscópio de seu nome, é uma história baseada em formas geométricas que se sobrepõem e cujas cores transparentes formam um sem-fim de imagens lindas, que permitem diferentes interpretações de cada criança.
À medida que se avança ou recua no livro, a imagem original vai-se desconstruindo como se de uma brincadeira se tratasse. Muito bom, uma óptima sugestão para este natal ;))

foto daqui




Ai o que eu gostei desta escala para medir os pequenitos. É encostá-los à parede e dizer-lhes: "estás do tamanho de um koala!"
Directamente de Melbourne, a COOP apresenta o Basic Shapes, diversas figuras animais formadas única e exclusivamente por triângulos, quadrados e círculos. As crianças aprendem quais são os animais típicos da Austrália!! e alguma geometria básica. Mais uma aposta pedagógica a ter em atenção.