31 de dezembro de 2010

Fim de ano

Vem aí mais um ano inteirinho cheio de novidades e emoções. Já não me lembrava de ter tido um ano tão movimentado como este que agora acaba, e espero, sinceramente, que 2011 seja igualmente espetacular. Dada a temática do blog, desejo aos rebentos que aí vêm, tudo de bom, que encontrem 2011 de boa saúde e que sejam bonzinhos para os pais de primeira viagem.
A todos os outros que me lêem, desejo em dobro, aquilo que me desejarem.

Venha daí 2011!

27 de dezembro de 2010

Mette

Agora que ela anda, e corre!, já podemos desbundar dos vestidos (saias não me apraz...). Gostei destes modelitos, das fotografias e do corte da menina.... :)
Mette - loja aqui.



26 de dezembro de 2010

Natal 2010 - resumo


O cavalinho de madeira foi um sucesso, sempre a galopar em grande estilo. Anitas, jogos de encaixe, comboio de madeira, legos e roupas fofas fizeram as alegrias da minha menina, e as nossas também!!

23 de dezembro de 2010

Boas Festas!

Deixo-vos a minha música preferida de natal. Até já*

22 de dezembro de 2010

A Tripp-Trapp cá de casa

Já a comprámos há cerca de 6 meses e até agora estamos, realmente muito satisfeitos. Enquadra-se perfeitamente no ambiente, não é um mono e apesar dos vídeos que circulam com imagens de miúdos a virar a cadeira, tal nunca esteve perto de acontecer cá em casa. É efectivemente "A cadeira dela", bonita, divertida, bem construída e moderna há quase 40 anos (1972). O único "problema" é o facto da cadeira não estar pronta a usar por outra criança que venha cá a casa, isto se a criança for mais alta do que a Leonor. Neste caso, para uma criança maior, a cadeira tem de ser desmontada e regulada novamente...
A ideia de fazer este post veio daqui, onde podem ver alguns ambientes muito bem conseguidos.


um dia compro umas cadeirinhas dos Eames para nós****

Podíamos ser nós***

21 de dezembro de 2010

2


E assim de repente e como quem não quer a coisa, o meu blogzinho fez dois anos. Eu sempre pensei que depois de narrar a minha gravidez que o assunto tornar-se-ia monótono, no entanto, e cada vez mais, me dá prazer investigar o que de melhor se faz por aí e divulgar cá no meu canto.
Um pormenor (ou talvez não seja assim tanto um pormenor) é o facto de em dois anos, o meu público que comenta ser constiuído quase exclusivamente por mulheres. Houve casos pontualíssimos em que familiares e dois ou três amigos vieram cá dar palpites, no entanto, este blog é um deserto de opiniões masculinas - mesmo quando eu falei NELA!
Isto não é de todo um problema que me tire o sono, no entanto interrogo-me se este blog é demasiado fofinho, ou se aborda apenas questões que definitivamente não despertam o interesse deles.
Não sei, digam lá vocês!

19 de dezembro de 2010

TV

Ela vê pouquíssima TV, só agora lhe andamos a mostrar alguns desenhos animados e canções na net.
Hoje mostrámos-lhe o Nemo e ela vibrou e disse "pxinhooooo" mas foi coisa para durar 10 minutos, consegui a foto nem sei bem como, depois foi à vidinha dela e dos blocos de madeira.

Natal rima com Julie Andrews

Lembrar os natais da minha infância vêm-me sempre à memória estes dois filmes: Música no Coração e Mary Poppins. Há já alguns anos que não os vejo, mas também não sei bem dizer quantas vezes os vi...
Deixo-vos as minhas músicas preferidas.


Música no Coração - Edelweiss


Mary Poppins - A Spoonful of Sugar

17 de dezembro de 2010

festa!!!!


Hoje, festa de natal da nossa menina, os pais só tínham que aparecer e levar algo para lanchar. Eu, enchi-me de brio e fiz uns muffins de chocolate e amêndoa às tiras. A coisa ía correndo mal, quando a tempo, me apercebi que pus o tabuleiro no forno e que os queques não tínham o decor feito!!!! Toca a fazer marcha atrás, tira o tabuleiro, atira umas amêndoas e volta a pôr no forno, ficaram bons e com bom aspecto :D

Na escolita a coisa correu bem, estava a festa marcada para as 16:30, lá fui eu pontual e entretanto mais alguns pais apareceram. Foi uma experiência para a qual eu não estava minimamente preparada, e posso dizer que custa muito ver aqueles que não têm lá os pais para curtir o momento. Eu tinha a minha filha no colo, e vi-me inibida de lhe dar umas beijocas porque havia meninos que choravam, não foi bonito.
Mas as educadoras são amorosas, controlaram os pequenos e a festa começou e mais alguns pais apareceram e no fim estavam lá todos para comer e rir e ver o Pai Natal a entregar embrulhos aos garotos. À Leonor calhou-lhe uma linda pochette rosa-choque com uns bonequinhos, a qual não foi mais largada e eu só a ouvia dizer: "maia, maia, maia, maia da nonor".

Entretanto ela começou a acusar sinais de cansaço, vesti-a, agasalhei-a e viemos por aí fora todas contentes mesmo estando uns tenebrosos 4º. Foi bonito, resumindo.


muffins, ou queques de chocolate com amêndoa às tiras:
2 ovos, 125g de chocolate em pó, 50g de manteiga, 1 chávena de leite, 1 chávena de açúcar, 2 chávenas de farinha, amêndoa às tiras para incorporar na massa e para decorar.
É juntar tudo numa taça, bater e meter nas formas. Decorar com umas tirinhas e cozer no forno 20min a 180º. Fácil.

15 de dezembro de 2010

16 meses


Parece-me a mim, com olhos de coruja, que a nossa pequena anda a falar muito bem, tão bem que já quer construir pequenas frases, e até do tipo interrogativo! Senão vejamos:

- Anda cá! Já tá?
- O bebé?; A bola?; A batata?

Percebe tudo o que nós dizemos, e já cumpre pequenas ordens, tal como:

ela tem uma fotografia na mão, e nós dizemos:
- vai mostrar à avó, que está na cozinha.
ela vai, toda contente sempre a dizer:
- abó-abó-abó

Para além de falar como um papagaio e andar como um pinguim, também tem memória de elefante e tiques de macaco de imitação.
Nós tínhamos um galo daqueles meteorológicos, mega-pirosão, na estante da sala. Esse galo era algo que ela gostava de apontar e dizer sempre cócóooo. Há dias tirei-o de lá e levei-o para o nosso escritório. Pois todos os dias a rapariga aponta lá para o sítio e diz com ar tristíssimo: "cócó num táaaaa" e nós lá repetimos mais uma vez que "o cócó foi-se embora". Claro está que vou procurar um galo de barcelos ou algo parecido para colmatar tamanha falta, não vá a rapariga ficar com algum trauma. :DD

Ela adora, mas A-DO-RA os nossos amigos, temos 3 que nos visitam com uma certa regularidade e a rapariga fica doida. Não vai para os colos dos rapazes, mas passado um tempo já lhes está a fazer olhinhos e a dizer "olá" e foge. É uma alegria, e até posso afirmar que ela fica mais tola com eles do que só connosco, lá deve pensar que nós, os pais, somos "uns cortes".
Vai-te habituando minha princesa****

13 de dezembro de 2010

enfiar a carapuça

 A minha cria não é propriamente aquela a quem poderíam chamar de "bebé-careca", muito pelo contrário... :D mas o facto dela ter, desde sempre, uma farta cabeleira não me impede de adorar de lhe enfiar o barrete assim que se sintam uns singelos 15º :D Acho os gorros o máximo, e ter uma gaveta cheia não é de todo sinónimo de serem suficientes. Gosto particularmente dos que têm palas para as orelhas e padrões de ski, mas sinceramente, eu não sou esquisita :D
Separei alguns que eu gosto e que certamente lhe ficariam a matar!

Eu cá também não me faria rogada a um modelito da wooler, ai não, não...

foto e modelo daqui.

10 de dezembro de 2010

Sapinhos

imagem daqui

Com o rompimento de 8 dentes em simultâneo, foram frequentes as assaduras, porém, esta última vez, o aspecto da coisa era ligeiramente diferente... Começaram com uns pontos brancos pequeninos, que já tínhamos visto noutra ocasião mas que não passaram disso. Entretanto esses pontos cresceram e transformaram-se nuns discos brancos do tamanho da sêmola de trigo (aprox. 2mm de diâmetro), estranhámos.
Aproveitando a ida à vacina pedi à médica de serviço que observasse a ferida e a resposta foi imediata:
Candidíase (do fungo Candida Albicans), ou sapinhos em linguagem popular. Pelos vistos o surgimento deste fungo é algo muito comum e pode aparecer tanto na zona genital como bucal, e muitas vezes até pode ser transmitido na altura do parto no caso dos recém-nascidos.
Neste caso a transmissão do fungo, ou sua actividade mais forte, pode ter sido causada por um sistema imunitário enfraquecido devido ao rompimento de dentes, mas uma constipação ou doença tratada com antibiótico pode resultar no mesmo drama.
Para combatermos o problema foi-nos pedido para seguirmos os seguintes passos simples:

- eliminarmos toalhitas e tudo o que seja perfumado
- dar o banho com sabão azul e branco! por originar uma camada protectora e anti-fúngica mais power
- dar mais água
- trocar a fralda muito frequentemente
- usar o creme (de adultas!) Gyno-Pevaryl na ferida e depois o creme de fraldas (no primeiro dia tentei usar apenas o creme receitado)

como medida preventiva optámos por retirar o tapete anti-derrapante da banheira e lavar a banheira com sabão azul e branco.

Passados 4 dias a situação está normalizada, felizmente. E sim, a situação foi toda controlada no centro de saúde.

Não fecha a porta!!!!

Por razões que me são alheias a porta do quarto dela fecha sozinha, ou melhor, bate.
Para grandes males, grandes remédios e aqui está uma solução que posso dizer "está bem".
Vi aqui.

8 de dezembro de 2010

Stop Motion Moleskine


MINI PLANNERS from Moleskine ® on Vimeo.

A minha agenda preferida num mini filme feito exclusivamente com fotografias utilizando a técnica de Stop Motion.
Tudo o que eu gosto. Perfeito!

7 de dezembro de 2010

Entretens

 Ao navegar pela net, saltamos de site em site, de blog em blog e descobrem-se coisas muito porreiras. Há dias descobri este blog de actividades para as crianças fazerem, coisas giras, que lhes desenvolvem a criatividade, destreza manual e as mantém longe dos Noddys desta vida.
Ao percorrer as actividades reparo em algo que há já muito tempo não via: os meninos manusearem materiais "perigosos" como tesouras de pontas, agrafadores, martelos, gessos, colas.........
Pelos testemunhos que às vezes oiço de colegas com filhos na escola primária e infantil, consigo perceber que as artes visuais e trabalhos manuais estão muito pouco desenvolvidos, os garotos ficam pelo básico, como colorir contornos e fazer umas colagens. Actividades tão radicais como picotados creio que são pretérito perfeito! Eu sou da opinião que as crianças devem ser disciplinadas e ensinadas a trabalhar e a respeitar o material que lhes dão, seja esse material uma folha A4 de papel cavalinho ou um martelo.
Por acaso tive a sorte de ter uma professora primária que amava as artes visuais e que explorou connosco todas as técnicas existentes, e estou ansiosa para que a nossa menina cresca mais um pouquinho para fazer com ela todas as coisas de que me lembro e que vou recolhendo da internet.
Espreitem o blog, vale a pena, e certamente que irão encontrar actividades porreiras para estes dias que se avizinham.

6 de dezembro de 2010

D'outro Lugar

Quando a Leonor nasceu, uma amiga nossa, de mãos talentosas e cabeça criativa, enviou um presentinho especial - um bicho d'outro lugar. Feito por ela, com tecidos e pormenores exclusivos, fazem agora as delícias da nossa menina. Espreitem o site dos bichitos e a galeria no flickr, vão ver do que falo! São adoráveis e todos têm uma história ou graçola para contar. Fica aqui uma possível sugestão de natal, para quem for ao/do Porto pode encontrá-los na loja Alma Viva!

Obrigada M.

2 de dezembro de 2010

Frio!


Hoje o dia amanheceu gelado, saí e registei.


Depois encontrámos o que queríamos. Sem grandes ornamentos. Sem pinturas. Sem verniz. Sem presunção a ser giro. Simples. Português. Perfeito.