31 de dezembro de 2011

2011



Que 2012 seja ainda mais espetacular!

30 de dezembro de 2011

13 semanas


Já temos tudo pronto para a passagem do revelhão com a malta! Da outra vez que estive grávida fomos a Barcelona, essa bela localidade, este ano ficamos mais cá por perto, ainda assim, passaremos o ano em grande estilo. Até já!

29 de dezembro de 2011

A minha agenda


Um dos meus rituais preferidos de fim de ano: escrever os aniversários dos amiguinhos do peito na minha Moleskine nova. Este ano estou convicta de que tenho finalmente o modelo ideal para mim: formato A5, página semanal - página pautada, perfeita para não me perder nos agendamentos semanais, perfeita para detalhar esses agendamentos, perfeita para os meus desenhos e esquemas e listinhas infinitas. E 2012 já tem tantos afazeres planeados...


Entre o Natal e o Ano Novo

Se há altura em que os pecados estão ao rubro, então estamos na época alta! Ele é chocolatinhos, queijos, fritos, bolos variados, perú, bacalhau, cabritos, molhos, batatas, tostas e doces que nunca mais acabam...
Tanta prevaricação já fez efeito - tenho o meu rostinho minado de castigos - para combater este drama vou tentar beber mais água, visto que com dificuldade conseguirei abdicar da tentação enquanto ela andar solta por aí.

A par dos devaneios da boca, esta época serve também para matar saudades daquelas certas pessoas que residem a milhares de kms e que combinam sempre programinhas recheados de boa conversa e mais comes e bebes à mistura. Prometo regressar à castidade após a passagem de ano...

26 de dezembro de 2011

Sorteio de Ano Novo

Gostam desta fotografia? Acham que ficava bem na vossa casa, escritório, consultório,.....?
Pois bem, blogzinho que se preze tem que ter um passatempo, certo? Certo!
Para se habilitarem a ficar com esta fotografia no tamanho 20x15cm basta comentarem ESTE POST e depois faço um sorteio, ok! Nada de frases que mais parecem poemas, nada de cenas nas redes sociais, nada de graxa, nada de milhões de amigos a votar numa macacada qualquer, tá! é só dizer qualquer coisinha e já vale! Aberto a comentários de Portugal e zonas ultramarinas adjacentes! :))

O sorteio será para o ano! (logo na primeira semana...)

(fotografia de rolo convencional 400ASA)


+ + + + Comentários aceites até às 23:59 de 05 de Janeiro, o sorteio realiza-se algures no dia 06 de Janeiro + + + +

Tá a acordar!!!!!



Aqui a trintona está a precisar sair do coma natalício e ligar o turbo!
:||

24 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Feliz Natal e todas aquelas coisas mais!

23 de dezembro de 2011

12 semanas


Primeira ecografia feita, tudo no sítio, 55mm de pura agitação, abre e fecha a mão, coça a cabeça, esfrega os olhos, estica as pernitas, é um bebé muito fofinho sem dúvida. Do meu lado também anda tudo na maior, consegui chegar ao final do 1º trimestre sem ter nenhum encontro imediato com a sanita, o que é sem dúvida maravilhoso; durante esta semana tive uma crise ciática, mas entretanto já parece estar a acalmar, cá espero as próximas dores :((

22 de dezembro de 2011

Shake it out



Já disse que adoro esta música?

21 de dezembro de 2011

um bem-haja a todas

3 anos de dissertações, banalidades, teorias, figuras ridículas, música, fotografia, tanta coisa, tanta gente.
Grávida novamente, sempre contente, vivendo e aprendendo.
Gostaria apenas de agradecer por mais um ano de escrita, de leitoras (já desisti dos rapazes), sobretudo aquelas leitoras que volta e meia cá passam, deixam comentários simpáticos e que eu raramente contribuo com uma visitinha escrita - mas eu sei onde andam, visito-vos mas em silêncio. Sou uma vergonha no meio deste caos blogosférico e peço desculpa a essas leitoras que certamente saberão quem são. Tentarei tornar-me uma blogger melhor :))

Este blog continuará a seguir a sua máxima de sempre, será para a família e amigos. E o amigo é sempre aquele que vier por bem, já dizia o trovador.

Mais um ano? Siga!!!

Dúvida?!

O que fazer a uma grávida (já com experiência passada) que vai toda contente fazer uma ecografia, que afinal era ontem e que daqui a bocado tem uma consulta que achava que era amanhã e nem as análises foi buscar?

depois de ir bater com a cabeça na parede vou já riscar o queijo da minha dieta...

20 de dezembro de 2011

Ser mãe é...


... tentar não cuspir muitas vezes para o ar.

Sapatos de Carneira

Já há tempos andava à procura da designação deste tipo de sapato e finalmente encontrei! Vou tentar comprar um modelito para a minha filha, à semelhança de uns que eu tive quando era criança :) Na altura desta fotografia recordo-me de os achar duros (eu tinha 6 anos) pois não tinham o rebordo fofinho dos que mostro em cima, no entanto, hoje, agradam-me imenso a simplicidade da sua forma e despojamento decorativo. Dá com tudo!


Pode-se encontrar aqui e aqui, por exemplo.

18 de dezembro de 2011

os enfeites


Tal como havia pensado, lá fiz os enfeites para a árvore de natal deste ano. Confesso que desde 2008 que não a montávamos, e dado a grande "pressão" resolvemos ceder e decorar um bocadinho o nosso lar. A minha ideia inicial era fazer enfeites suficientes para a árvore toda, mas uma vez que já não a montava há tanto tempo, já nao me lembrava o quão grande é... sendo assim, tivemos que usar os outros que já dispunhamos. Ainda assim, peguei na receita da massa de sal descrita aqui, e pus-me a fazer discos e bonecos, aquela quantidade deu para 24 formas (achava eu que era suficiente...) Entretanto o meu plano seria pintar as figuras de branco e depois dar-lhes umas pinceladas com tintas Ecolines, pois sim, já não estive para isso. Foi cozer as figurinhas, desistir do papel de alumínio que aquilo nunca mais enrijecia e claro que ficaram com um ar mais bronzeado do que seria suposto, mas tudo bem, um dia quando não tiver mais o que fazer pinto-as de branco :)))
Depois foi decorar o pinheirito e foi o delírio total, nunca eu imaginei. Ela ficou louca, quis pendurar tudo o que havia no saco, deu imensas voltas à árvore e ficou pasmada a olhar quando a pusemos no sítio mais espetacular da sala - a banqueta das tralhas!





17 de dezembro de 2011

irmandade


Ser filha única foi coisa que eu nunca soube o que era, sempre me lembro de dividir o quarto, as tralhas, a mesa dos deveres, chocolates......
Olho para a "minha mais velha" e vejo claramente que lhe faz falta alguém para dividir as asneiras e as atenções, de um modo geral. Qual será a diferença de idades ideal? Eu e o meu irmão (o mais pequenito) temos 3 anos e 4 meses de diferença, e pelo meio ainda anda a minha irmã que só difere 18 precisos meses de mim. Se tudo correr conforme o previsto, a Leonor ainda não terá os 3 anos feitos quando nascer o bebé, creio que é um bom compromisso, a ver vamos.
Tenho lido algumas teorias sobre o assunto, e encontrei as seguintes diferenças de idade catalogadas :)

versão adaptada do livro da Tracy Hogg - Secrets of the Baby Wisperer for Toddlers


11-18 meses  "Irish Twins" (gémeos irlandeses), nascidos com cerca de um ano de diferença. Na maioria dos casos as duas crianças ainda usam fraldas e o equipamento em uso é muitas vezes o dobro. Disciplinar duas crianças tão jovens pode parecer uma tarefa muito difícil, no entanto esta parte mais "difícil" é ultrapassada bastante cedo.


18-30 meses  Nasce a segunda criança quando a mais velha está numa fase em que requer muita atenção e disciplina da parte dos pais - a fase da negação. É uma boa estratégia reservar tempos individuais para cada criança, fazendo atividades e evitando que a criança mais velha se sinta posta de parte. Dependendo do temperamento da criança mais velha poderão haver muitas brigas, mas também um elo de amizade muito forte.


2 anos e meio - 4 anos  É menos provável que a criança mais velha sinta ciúmes da mais nova, visto ser já muito independente, ter amigos e uma rotina escolar já bem vincada. Devido à maior diferença de idades, estas crianças terão um pouco mais de dificuldade em ser companheiras de brincadeira podendo crescer com menos proximidade, no entanto o seu relacionamento irá estreitar-se no futuro.


mais de 4 anos Quando nascer o bebé, a criança mais velha poderá ficar desapontada pois idealizou um irmão à sua imagem, que já viesse pronto para brincar e na verdade, o bebé só come, dorme e chora... A criança mais velha, pode no entanto ser uma boa ajuda na partilha de tarefas relacionadas com o bebé, não se devendo cair no erro de a responsabilizar em demasia sobre os seus actos. Há menos rivalidade e frequentemente menos interacção.

16 de dezembro de 2011

11 semanas


Às onze semanas, ando oficialmente com o botão das calças desapertado. Ando também de humores desarranjados, só para o caso de acharem algo esquisito...

Ainda sobre a escola


Vale a pena ver todos os minutos deste filme. Obrigadinha a quem o roubei ;)))

15 de dezembro de 2011

Castigos...

Outro dia apanhei uma notícia qualquer a meio e vejo um pai, que era talhante já na segunda geração, a dizer que se o filho tivesse boas notas na escola podia ir jogar à bola, que naquele caso, era ser atleta de um clube qualquer com alguma importância. Se tivesse más notas ía direitinho para o talho encher chouriços.

Eu cá pus-me a pensar, então se o talho é um negócio de família com pelo menos 25 anos há que ter cabecita para o gerir, logo devemos ser pelo menos medianos na escola (há que saber fazer trocos!). Ora se o rapaz fosse bom aluno, estudasse e pusesse a cabecita a funcionar era bem capaz de elevar o talho do pai para um nível que a aldeia dele jamais pudesse imaginar, digo isto em termos de higiene, apresentação e sabor das chouriças, oferta de produtos diversificada e por aí fora.

Mas não, se o rapaz fosse bom na escola, ía mas é jogar à bola! Portugal no seu melhor!

+++

Victor Churchil - talhante - Austrália - ver mais em The Cool Hunter

A uma semana e pouco do Natal...

... ainda não comprei/fiz um único presente.
... ainda não há sinais claros (nem pouco claros) que estamos na epoca natalícia em nossa casa.
... tenho que tratar de um presente unissexo de 1-3 anos para a festa da creche.
... terei que fazer um bolo qualquer para a tal festa.
... a rapariga terá que vestir-se de vermelho e usar uma saia (ela nao tem saias!) "obrigatoriamente".
... gostava de fazer um passatempo alusivo ao Natal/ao facto de estar gravida/e o blog fazer 3 anos.

mas quê... falta-me iniciativa :S

14 de dezembro de 2011

Pista de carros em fita-cola


Muito fixeeee! Até chateia de tão simples que é :))
daqui, but of course...

13 de dezembro de 2011

novos capítulos

novos capítulos, lá, no sítio que já conhecem ;)

12 de dezembro de 2011

chega-te a mim, bebé



Para o próximo bebé vou usar novamente a cesta/moisés/alcofa que usei da primeira vez, no entanto não deixo de apreciar e reflectir sobre os modelitos que circulam por aí. A ideia é jeitosa, mas não é para mim.

The Beatles



"Como ela somos livres, somos livres de voar..."

11 de dezembro de 2011

Uki


Apesar da adoração ao Pocoyo, assim que começa a dar o Uki na tv, o mundo dela pára! Os episódios têm uma duração curta, cerca de 5 minutos, mas é o suficiente para ela ficar siderada naqueles bonequitos fofos e quase mudos. O design é bem conseguido, muito apelativo, com cores bem escolhidas e volumes bem feitos. Uma criança de dois anos consegue compreender perfeitamente o enredo, como não tem diálogos, a atenção é totalmente focada na animação, pequenos puzzles, introdução, resumo e desfecho. Na internet há um site com algum conteúdo informativo e existe também uma app para iphone, tudo a combinar com os desenhos animados. Creio que se trata de um produto bem feito, educativo e bem direcionado ao público-alvo ao qual se destina. Por aqui, está aprovado!





10 de dezembro de 2011

a bica


Se há coisa em que eu acredito, é na potência de uma boa bica. Grávidas de mi corazón, ouvi-me!

9 de dezembro de 2011

10 semanas


Vamos lá a isto novamente... :)

Comparando com a outra vez, sinto muito mais fome, quase não tenho enjoos, embora à noite se apodere de mim um mal-estar que me dificula por vezes adormecer, uma chatice. Aguardo a dor ciática e ocasionalmente sinto que ela anda próxima, esperemos que não me ataque tanto como há 3 anos! Tirando estes pormenores dava-me imenso jeito que o Pai Natal me trouxesse um ventre de aço, só.

8 de dezembro de 2011

Citações - II

Seguindo a ideia do post anterior, vou partilhar algo que me faz sempre rir às gargalhadas. Desde que vi estes recortes no Alfarrabista, que as minhas visitas minhotas passaram a fazer muito mais sentido :DDD






:DDDDD

7 de dezembro de 2011

Citações

"Os recém-nascidos são a luz da nossa vida, porque à noite não dá para mantê-la desligada por muito tempo."

maravilhoso, daqui.

Noussnouss

 Já sigo o blog Noussnouss há bastante tempo e cada vez gosto mais dos artigos da loja, uns feitos pela própria Alice, outros feitos por artesãos portugueses. Muito bem documentado, uma seleção forte e uma qualidade que se nota, pudesse eu e comprava uma coisinha de cada para mim. Muito bom!
fotografias noussnouss

6 de dezembro de 2011

Desafio para 2012


Transformar um pequeno quarto single, num micro quarto duplo!
:)

diz que teremos novidades para julho...

5 de dezembro de 2011

Ter dois anos de idade

Outro dia fui buscá-la à creche e disseram-me logo que "ela hoje não dormiu tudo..."
Na verdade se não o tivessem dito eu teria adivinhado, isto porque a criatura veio todo o caminho, a pé, aos prantos, e ajoelhava-se, e corria, e parava, e chorava novamente como se não houvesse amanhã. Foi uma verdadeira via sacra chegar a casa, mas chegámos!
Ter dois anos de idade deve ser espetacular!

Acho que qualquer adulto adoraria, ocasionalmente, ter um ataquinho destes no meio da rua e pensar "QUERO LÁ SABER!"

4 de dezembro de 2011

Em processo de encaixe


A partir de Setembro do ano que vem vamos ter algumas alterações no nosso esquema diário. Ando a convencê-lo de que isto pode ser o ideal para as novas rotinas (pelo menos nos dias sem chuva). Vou investigar esta situação!

1 de dezembro de 2011

Enfim...

Source: lilsugar.com via Nina on Pinterest


Pelo andar desta carruagem, as portuguesas terão duas escolhas, ou continuam a dar um saltinho a Espanha, ou então fazem como as bisavós, agarram-se à cabeceira da cama do seu próprio quarto e puxam. Há-de haver quem agradeça, certamente... socorro!