5 de novembro de 2012

4 meses


Chegou aos 4 meses e acho que estamos a entrar numa rotina mais ou menos consolidada, ah pois é! Não é nada muito rígido, claro que não pode ser, mas a verdade é que todos os dias faço um esforço no sentido de fazer determinadas coisas sempre à mesma hora e pela mesma ordem. Já com a Leonor também foi assim, creio que o facto de ambos serem bebés calmos ajuda para que consigamos fazer estas rotinas, as quais consistem em mais ou menos isto:

(por volta das)
9:00 - mama e dorme
10:30 - toma banho, faz massagem e restante higiene, veste, conversa, mama, dorme
13:00 - mama, brinca na espreguiçadeira cerca de 45min, dorme na alcofa
16:00 - repete
19:00 - mama, vai para a coque e "jantamos" todos (muitas vezes faz um sono curto)
21:00 - mama, vai para a alcofa sem conversas :)

durante a madrugada - mama quando acorda, deita-se (tudo em silêncio) - cerca de 2/3 vezes

e pronto é isto, nada de extraordinário, no entanto acho que é crucial não lhe dar qualquer confiança quando o deito, não canto, não falo, não embalo, nada, só o deito e volto lá as vezes que forem necessárias até ele adormecer. A maior parte das vezes é porque lhe cai a chupeta e ele combate o sono, mas no fim quem ganha sou sempre eu! Continua a ser uma criança que chora pouco, ou apenas o necessário, quando tem dores e são poucas as vezes, ou quando está no quarto e eu na sala e não me apercebo que ele acorda, passado um bom bocado ele lá faz um choradinho para o ir buscar, fofo fofo!

Vai continuar a mamar exclusivamente até aos 5 meses, já teve aftas, já foi à praia, já passeou por vários locais, já foi a uma romaria, já passa breves instantes sentado, ri-se muito quando o provocamos, já pega em objectos pequenos, gosta de ver tv, de ver a irmã, vibra imenso com o pai, assusta-se quando falam alto, faz brrrrrrrr, já lhe vesti roupas para 6-9meses, fica muito bem de cor-de-rosa, adora ver-se ao espelho quando toma banho, torce a cara quando vê a colher para lhe dar as vitaminas pela manhã!, e acho que é tudo. Anda muito feliz, o rapaz.

7 comentários:

Marta disse...

Parabéns Vasco!
Está tudo óptimo como é suposto, muito bom!
E é tão bom ter um bebé não chorão!

Catarina disse...

É muito bom ter rotinas e quando eles são bebes calminhos e colaboram é tudo muito mais fácil e ficamos todos felizes. Por aqui tambem tem sido assim com ligeiras diferenças nas rotinas e tenho-me sentido uma sortuda! Ate tenho medo de ficar mal habituada e quando vier o segundo desesperar...
Beijinho para vocês e parabéns ao Vasco!

Anónimo disse...

Tao mas tao queridinho, lindo bebe
Beijinhos
lena

MarianaS disse...

Boa rotina!
também andamos por cá a construir a nossa, mas só vamos no princípio!
Que intervalos é q ele já faz à noite para comer?

**SOFIA** disse...

os intervalos "vareiam", tanto lhe dá para mamar às 21 e depois às 2 e depois às 5; também já mamou pela 0:00 - 2:00 -4:00 - 6:00 e isto é um pesadelo!

tem dias...

Catarina disse...

Eu tenho sido realmente uma sortuda...aos 4 meses a Laura já só mamava uma vez a meio da noite. E porque eu pegava nela para lhe dar de mamar... O pediatra disse-me que nao a devia acordar mais, porque ela estava bem e depois ia-se habituar e nunca mais conseguia retirar-lhe esse habito e então deixei de lhe dar de mamar a meio da noite entre os 4 e os 5 meses (não me lembro ao certo a data) e ela alinhou logo. Desde aí mama quando me deito, por volta da meia noite e depois de manhã quando acorda, que varia entre as 8h e as 9h. É um anjo esta rica filha, eu sei :)...

MarianaS disse...

Pois, o rapaz nao vai em cantigas e ainda mama muitas vezes à noite! É de sustento, mas muito cansativo...