31 de janeiro de 2012

Gosto disto!



Bom dia!

30 de janeiro de 2012

Cultura Portuga

imagem recolhida via Facebook

Estou neste preciso momento a fazer umas horitas extra, que isto de ser chefa tem destas coisas, e em simultâneo vou pescando umas e outras patetices da rede social mais badalada do momento. Calha de até estar a pensar em coisas pedagógicas e tal quando me deparo com esta preciosidade.

A ser isto verdade, só me resta dizer: Cambada de brutos.

"A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no outono de 1875, era conhecida na vizinhança da rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela casa do Ramalhete ou simplesmente o Ramalhete."
Eça de Queiroz em Os Maias

29 de janeiro de 2012

Energia ao rubro!!!

Estão a ver aquela comparação do elefante numa loja de porcelanas? Pois bem, ontem vivemos essa situação na primeira pessoa, quando tivemos que correr atrás na rapariga num depósito de loiças, que para além da infinidade de mercadoria frágil também estava cheio de gente e nós com tantas dificuldades em conseguí-la parar.
Não sei o que lhe deu, mas o certo é que não ganhámos para o susto ao imaginar aquela prataria toda no chão, mais os cristais, terrinas, panelas e artigos afins...
Safou-nos o jardim exterior para continuar a dar largas à expansão energética do elemento mais pequeno que nos acompanhava!

27 de janeiro de 2012

17 semanas


Estar grávida pela segunda vez é muito diferente de quando se vive tudo pela primeira vez. A minha vida neste momento é também muito diferente, mais relaxada em termos de rotina diária profissional, mas por outro lado existe a tarefa quase contínua de olhar e cuidar de uma criança de dois anos e meio. Esqueço-me muitas vezes que estou grávida, ainda não realizei muito bem que em julho próximo, a nossa vida vai levar outra grande volta, enervo-me com pequenos dramas, relaxo nas consultas, não me ocorrem perguntas, nada a assinalar.
Mas sim, estou grávida, a aproximar-me do meio tempo e sinto que esta nova criança passa os dias aos trambolhões cá dentro. Deve ser bom sinal :)

Apesar do relaxe, continuo a receber a newsletter do BabyCenter, desde a primeira gravidez até agora, onde já acrescentei este novo bebé recebendo semanalmente os detalhes técnicos sobre o seu desenvolvimento.

+++++

A mais velha esteve com tosse, já recuperou, e fê-lo em grande estilo! entalou quatro dedos na porta deslizante do elevador e quase de seguida caiu da cadeira alta entre o arroz de peixe e a pêra. Estamos lindamente, portanto.

A todas as pessoas simpáticas

imagem Design Seeds

Esta foi uma semana cheia de palavras simpáticas, pessoas que se dirigiram a mim e que me disseram coisas que eu não estava à espera, e soube muito bem. Eu leio tudo o que me escrevem e aprecio as vossas palavras com a maior sinceridade e apesar das esquisitices que às vezes vemos por aí, a verdade é que a maioria das pessoas com que me cruzo na vida são realmente especiais. Portanto nada mais me resta do que agradecer o feedback fantástico que me vão dando seja via telefone, seja via blog, seja via e-mail ou mesmo facebook. 

Obrigada!

Desejo-vos um fim-de-semana cheio de calor, luminosidade e alegria.
Desta grávida que vos escreve ;)

26 de janeiro de 2012

A minha realidade anda próxima disto



O meu futuro andará algures próximo disto
:)

imagens de blogs por aí...

Norma Jean







Eu não diria melhor.
adoro a Norma Jean por tudo o que nos deixou.
imagens via Pinterest

25 de janeiro de 2012

Marcadas (pela vida)



Muito bonito.

Dormir, ou nem por isso...

imagem roubada à descarada do facebook ;)

Cá por casa ela nunca foi de dormir connosco, simplesmente não adormece, o que na maioria das vezes é óptimo, mas em situações em que se encontra doente daria imenso jeito. Apesar de não partilhar a nossa cama, tem-nos aparecido ocasionalmente na cama pela manhã, mas ela não vem sozinha!! traz o bebé, o pocoyo, o uki, o cão e o lençol! E assim ficamos todos no nosso 1.60m de largura de cama. Já vislumbro o cenário quando vier o próximo rebento com os seus respetivos pertences...

Into the Fire


o que eu gosto desta música... :)

24 de janeiro de 2012

O desenho infantil


Ando orgulhosa dos desenhos da minha mais velha, é sem dúvida a atividade que mais lhe agrada e durante as pinturices ela alterna entre contar histórias e a concentração total. Confesso-me atacada pela corujice, ai oh pá!
baleia

papagaio (ver figura de contorno azul superior. tem dois riscos - asas -, bico e olho)
a figura azul inferior é um pássaro (um outro qualquer...!)

uma pessoa? tem cabelo e olhos, mas tem muitas "patas"? não captámos a explicação deste.

Muito provavelmente isto que eu mostro nem é nada de especial para os dias de hoje, mas eu estava completamente a leste daquilo que as crianças são capazes de fazer com dois anos e meio.

****

Deixo aqui umas imagens de quem estuda estas coisas da evolução gráfica infantil, bem como um link em questão e mais outro.



 De acordo com o estudioso Viktor Lowenfeld “O entusiasmo de alguns professores, pela a maneira intuitiva como as crianças pintam, leva-os a impôr-lhes seus próprios esquemas de cores, de proporções e da maneira de pintar. Desta discrepância entre o gosto adulto e o modo como a criança se expressa surge a maioria das dificuldades que impedem as crianças de usar a arte como verdadeiro meio de auto expressão. O importante é o processo da criança – o seu pensamento, os seus sentimentos, as suas percepções, em suma, as suas reacções ao seu ambiente. O professor tem o papel de criar situações estimulantes para um desenvolvimento criativo, tendo em conta que “Cada criança revela seus interesses, sua capacidade, seus recursos e seu envolvimento na arte, embora isso, em alguns casos, tenha poucas relações com a “beleza”."


Aqui está um tema que me fascina cada vez mais. Vou tentar adquirir o livro!
É deixá-los ir portanto. Se eles (crianças) acham que os elefantes são cor-de-rosa, quem somos nós (adultos) para os contrariar!

Ver info aqui e aqui.

Roller-buggy



Se moras numa cidade sem buracos e sem acidentes geográficos, esta pode ser uma opção para ti!
Design de Valentin Vodev, saber mais aqui.

23 de janeiro de 2012

Quando tudo vos parecer irremediavelmente perdido

Vivienne Westwood dá uma mãozinha, sem anestesia ;)

Grávida Fashion

Gosto destes modelitos!!! Tanto se podem vestir em normal, como em grávida, e é isso que nos interessa neste momento de contenção absoluta - ver o lado prático de tudo o que compramos. A marca é americana e não pesquisei o suficiente para perceber se fazem vendas para a Europa, com PT inculído... no entanto o site é perfeito para tirar uns apontamentos e nos certificarmos que a Zara mais próxima tem algo que se assemelhe com o que vemos na Hatch. A fixar ;)





imagens site HATCH

Porque andar por aí de fato de treino não é uma opção! 

22 de janeiro de 2012

Citações - V


Segundo o Jornal Público, e passo a citar, disse Cavaco:
“Neste momento já sei quanto é que irei receber da Caixa Geral de Aposentações. Descontei quase 40 anos uma parte do meu salários para a CGA como professor universitário e também descontei durante alguns 30 anos como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e devo receber 1300 por mês, não sei se ouviu bem 1300 euros por mês”, disse Cavaco, olhando o jornalista. “Tudo somado, o que irei receber do Fundo de Pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas porque como sabe eu também não recebo vencimento como Presidente da República”, disse Cavaco."

Parece-me que o Cavaco andou a meter-se em demasiados empréstimos, logo, não irá cumprir os seus compromissos à banca. Sugiro-lhe, com estima e consideração, que se dirija a um balcão da DECO para que o ajudem a renegociar as suas dívidas antes que a sua vida se torne um inferno, assim como a de muitos portugueses que tiveram dificuldade em gerir os seus vencimentos e agora vêem-se com muito menos dinheiro de reforma ou outro subsídio...

Oh homem, mais valia que tivesses a boca cheia de bolo rei.

Para quem quiser ler o artigo todo, pronto....

21 de janeiro de 2012

Canja


Num ambiente envirosado, que é a minha casa, e já sem muitas alternativas à tosse noturna e descontrolada que ela tinha, tomei duas iniciativas: ligar ao pediatra para que me sugerisse um xarope alternativo à Oxolamina e fazer uma boa canja retemperadora.

A alternativa que o pediatra nos deu foi CATABINA, um xarope ideal para tosses pouco produtivas e com tendência à compulsividade. Coincidência ou não, a rapariga dormiu muito bem e nós, consecutivamente, também. Já ganhou!

A canja, fi-la com o objetivo de hidratação/nutrição bomba extra. Meia galinha com miúdos e ovos, uma cebola grande, alho, louro, sal e água a cobrir tudo. Em uma hora de panela de pressão aquela carne transformou-se num caldo rico, gorduroso e com muito paladar. Juntei massa de letras, umas folhas de hortelã frescas e foi esse o nosso jantar em conjunto com umas fatias de pão serrano. À mesa era tudo a bufar junto à sopa fervente, ela adorou, fartou-se de comer, queria mais e foi uma satisfação. Nada mais simples, nada mais eficaz. Respeito à galinha que nos proporcionou um grande momento familiar e que aliviou as enfermidades reinantes.

20 de janeiro de 2012

16 semanas


Tenho para mim que já sinto qualquer coisa cá dentro...
Está a ficar mais real.


"Sweet like candy to my soul 
Sweet you rock 
And sweet you roll 
Lost for you I'm so lost for you"  Crash into me, Dave Mathews Band 


:)

Preciso disto


Tipo já!

Filha constipada e com a neura porque não dorme. Pais constipados e com a neura porque não dormem por causa dela. Reuniões. Trabalho a acumular. Não esquecer de ir ao supermercado (e perder mais tempo). A casa largada às traças. É o caos.

19 de janeiro de 2012

o meu armário do wc

imagem ikea

Numa tentativa de reorganizar o meu espaço de habitação, achei por bem começar por atacar o wc, ou melhor, o armário do lavatório onde guardo 354.678 amostras de cremes, shampôos, maquilhagens e perfumes. Certo fim-de-semana deu-me a paradinha e sentei-me em frente ao dito. Milhares de bolsinhas de companhias aéreas, marcas cosméticas e até ofertas da propaganda médica, todas essas bolsas estavam artilhadas de tralha não usada, algumas já com anos!! Disse para mim, que isto assim não podia ser, e foi o FIM daquilo tudo, ou quase.

Muni-me de um sacalhão de lixo, abri as bolsinhas e foi ver o que se poderia aproveitar e o que estava irremediavelmente fora de prazo. A verdade é que enchi o saco de lixo e resumi os produtos usáveis numa necessaire de tecido, a qual ficou cheia de cosméticos, amostras de perfumes, amostras de gel de banho e shampôo. O meu compromisso será usar TUDO até Junho deste ano e deixar de ser poupadinha e pensar que vou usar as amostas na próxima viagem. A realidade é esta: não há próxima viagem!

Na parte de cima do armário, a banca como lhe chamo, também fiz um saneamento jeitoso. Reuni duas caixas plásticas minimamente apresentáveis e iguaizinhas, uma para mim, outra para ele. Em cada uma dessas caixas pus 1 artigo de cada essencial à nossa higiene diária, por exemplo, em vez de termos dois ou três perfumes cada um, passamos a ter só um. Quando esse frasco se gastar, vai-se buscar o outro, e não há cá cenas, caso contrário chegamos a Junho e as coisas estão por acabar. E quem diz perfumes, diz creme das mãos (tenho 4 abertos!!!), pasta de dentes e por aí fora. Inaceitável!

De um modo geral estou muito satisfeita com estas minhas medidas troikianas para o wc, já comecei a despachar alguns artigos e melhorei ligeiramente o meu aspeto usando realmente os cremes de que disponho. Recomendo este exercício a toda a gente, sobretudo a quem tem mini-casas; efetivamente conseguimos ser muito felizes e ter bom ar, recorrendo a um mínimo de coisas.

18 de janeiro de 2012

citações - IV

Após comer a maçã proibida, Deus disse à mulher:

"Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”
Génesis, 3:16

Safa! Comigo não, violão!

A propósito, ou talvez não, sugiro este texto da Lia.

17 de janeiro de 2012

Coisas que me apetece comer a toda a hora


Quem de direito pode tirar ideias para me oferecer almoços, lanches e jantares:
- torradas com manteiga e fiambre
- pasteis de bacalhau, rissóis, pasteis de massa tenra e toda esta panóplia de miniaturas associadas
- jaquinzinhos com arroz de tomate
- costelinhas de borrego
- arroz com feijão preto
- massa, massa, massa
- pizza com fiambre, muita mozarella e cogumelos frescos
- tostas com queijo da serra
- sopa de cozido à portuguesa da mamã (com hortelã!)
- bacalhau grelhado regado com muito azeite e alho
- castanhas assadas com manteiga
- guacamole
- cenas feitas com camarão de preferência assim para o bem temperado
- azeitonas galegas
- chocolate amargo/brownies/crepes e coisas afins
- e uma boa manga de avião, madura e doce

é só

Anne e Margot Frank

Anne and Margot Frank, 1933, Aachen, Alemanha.

Já há muito que conheço esta fotografia, e agora mais do que nunca, adoro os seus cortes de cabelo assim como o despojamento do vestuário.
Tal como muitas pré-adolescentes, também eu li o Diário de Anne Frank e foi sem dúvida um livro que marcou uma época do meu crescimento. Repousa ali na estante à espera que a Leonor lhe pegue um dia.

15 de janeiro de 2012

Fada do Lar


Eu tenho uma!

13 de janeiro de 2012

15 semanas


Muito sono. Comecei a ter hemorragias nasais, no panic! é normal, deve-se ao aumento da pressão sanguínea, culpa da criaturinha que cresce em mim. Após uma combinação explosiva de brincar com o telemóvel no carro enquanto descia vários níveis de garagem e num desses níveis o chão foi lavado com lixívia QUASE virei o meu barco, mas resisti! eheh!

Acho que a minha barriga está a encolher...

Fora isto a vida corre a uma velocidade incrível, muita coisa a fazer, o tempo não pára! E a propósito disto uma música que é uma boa recordação e um alerta. Bom fim-de-semana!



"Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro"

Comics


:))) love you garfield
daqui.




Nao resisti a acrescer mais este momento aos comics do dia :))

12 de janeiro de 2012

Tellus Nursery School


 e não há maneira de me sair o euromilhões...








Em Estocolmo, para saber mais consultar o site http://www.tvark.se/tellus/