30 de abril de 2012

Dia 1 de Maio - dia da criança warmup

Deve valer a pena!
via 

o Dente de Leão


Apanhámo-lo outro dia e estava aberto e viçoso. Fechou-se ao anoitecer para "dormir".
No dia seguinte estava novamente aberto e ao fim da tarde, como seria de esperar, fechou-se.
Novamente manhã e o Dente de Leão estava fechado e assim ficou, adormeceu para sempre...

"E não vai acordar mais?"
"Não..."

29 de abril de 2012

The Tutu Project



Um bonito trabalho de Bob Carey, que ao saber que a sua mulher Linda, havia sido diagnosticada com câncro de mama, resolveu desta forma angariar fundos para organizações de tratamento e apoio de doentes e seus familiares.
Via Expresso. Mais informações sobre este lindo projeto neste link http://thetutuproject.com/.

28 de abril de 2012

27 de abril de 2012

30 semanas


Estamos oficialmente na recta final, até às 35-36 semanas muito juízo! Vou tentar relembrar-me disto non-stop.
Ontem enquanto conversávamos sobre banalidades e diz-me ele assim sem pré-aviso:
"Já estás com a cara redonda."

Fofo*

Os Maias


Ontem cheguei a casa e deparei-me com Os Maias em cima da mesa. Um cliente nosso, teve a amabilidade de o oferecer e eu, que não tinha uma cópia só minha, adorei a surpresa. Li Os Maias na escola, numa edição dos meus pais já bem antiga, em dois volumes! e se na altura me pareceu uma grande empreitada, acabou depois por se revelar num vício terminá-lo e discutí-lo em aula.
Lembro-me até hoje da pergunta do teste de avaliação: "Identifique a personagem Reverendo Bonifácio."
Vou relê-lo, sem dúvida, agora com o dobro da idade que tinha na altura, vou olhar para esta novela com outros olhos. Certo, certo é o facto dos nossos rebentos já terem o livro para um dia interpretarem os "Episódios da vida romântica" e constatarem que em tantos aspetos Portugal continua tão igual àquilo que era no século XIX...

Quem era Reverendo Bonifácio?
:)

26 de abril de 2012

Pedido especial


Caras leitoras e caros leitores, estão a ver a fotografia acima? sim! pronto, eu vou dar o tudo por tudo e pedir que votem, se possível com 5 estrelas :), na minha candidatura para arrematar do iPad de Abril dado pela Stokke. O iPad não será para mim, será para oferecer a alguém que vai gostar muito mas que ainda não sabe o que eu ando a tramar...

Se puderem, sigam este link http://tripptrapp40.com/entry/4581, desde já vos agradeço a paciência. De acordo com o regulamento do concurso, os resultados saber-se-ão no final da primeira semana de Maio.
Obrigada*

ps. - aproveito para agradecer mais uma vez, a quem já votou na fotografia antes da publicação deste post

25 de abril de 2012

1933 - 2012

"O trabalho da mulher fora do lar desagrega este, separa os membros da família, torna-os um pouco estranhos uns aos outros. Desaparece a vida em comum, sofre a obra educativa das crianças, diminui o número destas; e com o mau ou impossível funcionamento da economia doméstica, no arranjo da casa, no preparo da alimentação e do vestuário, verifica-se uma perda importante, raro materialmente compensada pelo salário percebido.
[...] defendemos que o trabalho da mulher casada e geralmente até o da mulher solteira, integrada na família e sem a responsabilidade da mesma, não deve ser fomentado; nunca houve nenhuma boa dona de casa que não tivesse imenso que fazer." - Salazar, 1933

Quando eu andava na minha outra vida, aquela em que tinha de sair às 7:00 da manhã e regressar às 20:00, eu andava angustiada por diversos motivos. Eram eles o salário insatisfatório, a ausência, o cansaço físico, a carreira inexistente e a pouca participação nas DIVISÕES domésticas.

Quando no tempo da carochinha a palavra divisão só era conhecida entre as paredes grossas da igreja, e olhe lá!, hoje em dia já consigo estar rodeada de vários exemplos familiares em que a gestão do lar é totalmente partilhada, promovendo assim uma felicidade mais real.

Eu tenho muito que fazer em casa, tal como o meu homem, mas nunca havemos de abdicar daquilo que nos verdadeiramente realiza, e não estou propriamente a falar de panelas de sopa...

25 de Abril, sempre!


Source: weheartit.com via Lena on Pinterest


Tripp Trapp - 40 anos




Está a decorrer um passatempo promovido pela Stokke a propósito dos 40 anos da cadeira Tripp Trapp. Deve-se fotografar a cadeira em utilização durante os meses de abril a dezembro de 2012, serão escolhidas "a foto do mês" (voto do público) e a "melhor foto do ano" (voto do júri), os prémios são um iPad por mês e no final um iMac.
A não perder!

Para saber mais é ver aqui.

24 de abril de 2012

Ai a brincadeira...


E a minha vida é isto. 
Não tentem isto em casa.




23 de abril de 2012

o quarto deles


Assim ficou o quarto single, que agora é duplo. Duas zonas de dormir, uma zona de lazer, várias zonas de arrumação (embora pequenas). De um modo geral estamos satisfeitos, no entanto será sempre um desafio manter a ordem no caos iminente, visto que não foi possível acomodar todos os (poucos) brinquedos existentes. É bastante provável que ainda surjam uma ou outra prateleira ou mesmo mais um módulo aéreo, mas para já vamos ver como é o desenrolar dos acontecimentos. Passo então a dar uma breve explicação do que se passa :)

o lado dela, a minha cama de solteira, Olaio,  com dois gavetões que ocupam todo o comprimento e largura da cama. guardam colchas, edredons, roupas que ainda não servem às crianças. colcha feita pela minha avó para a cama de solteiro do meu pai durante a década de 1960. cómoda feita à medida de encomenda à largura da cama serve de mesa de cabeceira.

o lado dele, a única coisa nova são os módulos Expedit 2x4 sobre o qual acabámos por colocar um 2x2 com mais objetos que lhes devem ser inacessíveis (produtos de higiéne, termómetros, tesouras, soro,...) a parte destinada às crianças guarda livros e brinquedos, deixámos uma porta à altura deles porque achamos importante que as crianças possam "esconder" coisas. a cómoda e o berço já foram usados pela Leonor e em breve haverá um troca-fraldas sobre a cómoda.





E é isto :)

22 de abril de 2012

e quem é que tem uma amiga estupenda, quem é?



isto é mesmo girooo :D

20 de abril de 2012

29 semanas


Começo a ficar com uma barriga que salta realmente à vista, há dias achei-a já um pouco descida, mas certamente é só impressão minha.
A mais velha caiu/atirou-se da cama nova e da mesma maneira que se mandou, também regressou ao colchão em modo sono. Eu ainda fui ajudá-la e tudo isto resultou numa noite cheia de insónia, com passeios à cozinha e ao wc e muita agitação do mais novo.

e isto porque o Minho não é só foguetório maluco às sete da manhã.

++++++

adenda ao post

Trailer "Alto do Minho" from MIGUELFILGUEIRAS on Vimeo.

obrigada à Rosa Pomar pela dica ;)

19 de abril de 2012

Testar telemóvel 123

Alô!

as mais tristes do meu coração

Sou uma nostálgica. Gosto muito das baladas dos Beatles e de todo o repertório final da banda, cheio de experiências sonoras. Mas estas duas músicas deixam-me simplesmente de lagrimita no canto do olho. Isto não se faz a uma grávida que se mentaliza para o grande momento. :)



18 de abril de 2012

dois conselhos jeitosos

Durante esta aventura que é a maternidade dão-nos muitos conselhos, no entanto há sempre um ou outro que por algum motivo não nos sai da cabeça. Se a mim, estas dicas me facilitam/ram a vida, quem sou eu para não os partilhar, verdade!

- "Quando mudares a fralda põe SEMPRE os folhos dos elásticos para fora, caso contrário terás fugas nesse sítio." - Paula, amiga, mãe e professora.

- "Ao acordar, NUNCA deixe a criança começar a brincar antes de se vestir e tomar o pequeno-almoço." - Tracy Hogg, escritora, mãe e enfermeira.

Obrigada!

muito bonito

17 de abril de 2012

a minha filha e a boa vida


Com a páscoa as semanas ficaram mais curtas, sendo assim, andámos um pouco ao sabor do vento, ora estamos no ponto X, ora já vamos para o ponto Y. Ele é fins-de-semana no alto minho, ele é fins-de-semana mais cá ao pé, todos preenchidos com muita família, comezaina, brincadeira pegada, passeatas, um não mais acabar de novidades. Com tanta agitação aconteceu algo inesperado: choradeira para ficar na creche... OMG, diz que não quer ir, que quer ficar em casa, que quer ir à casa dos tios, que quer empacotar coisas, que quer atirar pedras ao ri. Tudo é mais emocionante do que ficar na creche, e nós explicamos, que também não ficamos em casa, que temos de ir para o escritório e que é assim a vida. Ela conforma-se, mas diz sempre mais uma vez "eu quero ficar em casa, posso!"

Claro que a nós nos custa deixá-la a choramingar, mas por outro lado é com alegria que assistimos à sua tomada de consciência daquilo que é o prazer e o dever. Ela está a crescer tão depressa, tão esperta, tão inteligente, tão activa e alegre, estes momentos de tristeza só se traduzem no prazer que ela tem em estar connosco e nas pequenas alegrias que nós lhe proporcionamos. Cenas da vida diária, nada mais.

16 de abril de 2012

:))


14 de abril de 2012

em mudanças


Finalmente começo a ver a luz ao fundo do túnel no que diz respeito à conversão do quarto single em duplo, neste momento faltam apenas alguns detalhes para ficar tudo a postos de receber o infante.
A par da minha satisfação em ver as coisas concluídas, vejo também a euforia dela de volta destas agitações do lar-doce-lar. No meu lado familiar já perdi a conta das vezes que empacotei e desempacotei as tralhas, e neste momento a par desta nossa mini-mudança (que se resume a um quarto) temos em agenda a participação em duas grandes mudanças de casa, é a loucura e já antevejo na minha rapariga o bichinho da fita-cola-castanha :DD

13 de abril de 2012

28 semanas


28 semanas, ou como quem diz, 7 meses de gestação. Em modo bricolage total.

Apesar dos achaques que me dão nos ossos, coxas celulíticas, sono, fome entre outros sintomas próprios da minha condição, vejo-me cada vez mais nostálgica perante o facto consumado desta ser a minha última gravidez. Não fosse a crise e o facto de já ir a meio caminho dos 40 (MEDO!!!), se calhar ainda me metia nisto outra vez, mas o facto é que a disposição física, sobretudo quando se tem 30 e muitos não será certamente a mesma que se tem com 20 e muitos anos. Ele ainda não nasceu e eu já me arrasto, baixar-me para apanhar qualquer coisa é uma operação muito pensada, dar banho à mais velha já evito, calçá-la, calçar-me! Não quero sequer imaginar as noites em claro em que ela chora porque ele chora, ai, ai...

Por outro lado, sinto o bebé mexer e presto-lhe muita atenção, porque é menos uma vez que vivo essa sensação cá dentro, para sempre. Tal não me havia acontecido na outra gravidez, muito por saber que ainda gostaria de ter outro filho... É quanto a mim espectável que se deseje tanto ser mãe como o contrário, mas neste momento parece-me que ter uma pessoa dentro de mim é algo realmente espantoso e que de facto é um uma espécie de bónus que somente é vivido pela mulher (que queira e possa) e que os homens, por melhores simuladores que haja, nunca terão esta sensação tão curiosa - a de sentir mexer uma pessoa cá dentro.

quando o Estado é paternalista, parte II

Continuando mais ou menos o assunto anterior, lembrei-me da minha questão existencialista sobre os bébes em Portugal terem obrigatoriamente número de contribuinte (NIF - número de identificação fiscal). No ano passado eu não alcancei o cerne da questão, este ano já lá cheguei.
De acordo com a seguinte notícia, cerca de 110mil dependentes desapareceram misteriosamente das declarações fiscais portuguesas!! Acho realmente extraordinária a capacidade que o português comum tem de se reinventar (para não dizer que mente à boca cheia). Depois admiro-me com o paternalismo do Estado...

"Desapareceram 111.400 dependentes das declarações de IRS desde que, há um ano, passou a ser obrigatório que as crianças tenham número de contribuinte para serem consideradas nas declarações fiscais dos pais. São números do Ministério das Finanças, avançados hoje pelo “Jornal de Negócios”. 

O “desaparecimento” ocorreu de 2009 para 2010 e parece indicar que havia famílias que declaravam filhos inexistentes, algo que não surpreende o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, José Manuel Anjos. "

12 de abril de 2012

Quando o Estado é paternalista

" O ministro da Saúde anunciou esta quarta-feira que o Governo vai avançar com a “restrição de fumar em ambientes fechados de modo mais abrangente, incluindo a proibição de fumar em veículos de transporte fechados quando transportem crianças”."
aqui.

(Imagino que se refiram também aos automóveis pessoais/familiares...)

Sinceramente... acho isto impraticável, os senhores fiscais vão andar de esquina em esquina a policiar os paizinhos infratores, é isso? Eu se fosse viciadinha não sujeitaria os meus filhos aos meus caprichos de fumadora, mas há muita gente que pelos vistos ignora tal facto e por isso o Estado veste a figura de Pai-Responsável-de-Todos e vem mandar nos nossos domínios, mais um bocadinho. Que nem o Big Brother!

Pesadelo


Source: coolvibe.com via Tino on Pinterest

E tivemos o primeiro pesadelo oficial: uma abelha maluca que estava no pescoço dela às duas da madrugada. Choradeira com fartura. Medo de regressar à cama.
O mano não gostou da brincadeira e fartou-se de mexer na hora seguinte.
Socorro!

11 de abril de 2012

autch!



Estão a ver as dores que aparecem quando andamos muito tempo de bicicleta? Pois é, sinto o corpo a abrir, logo logo ficarei com o meu melhor ar de parideira. Já falta tão pouco... :))

10 de abril de 2012

o nascimento do mais novo

quando o nosso irmão nasceu, fomos visitá-lo   :)

Ultimamente levantou-se-me a questão: levar ou não levar a nossa mais velha ao hospital para me visitar e ao irmão.

Numa primeira análise não me agrada que a minha filha vá ao hospital, são só duas noites e é possível que ela não compreenda porque eu não regresso com ela. Depois há a questão prática de que um hospital é mesmo isso, um sítio cheio de pessoas doentes (apesar da maternidade ser uma ala "à parte"), e eu sou esquisitinha o suficiente para evitar que a minha criança adorada lá vá sem ser em modo-urgência (bater na madeira!).

Claro que depois há o reverso da moeda, e sim, eu também sei ser uma pessoa normal da vida, e penso nas vantagens de receber a visita da minha filha quando o mano nascer. Deve ser uma emoção ver o nosso bebé-grande entrar, dar-nos um abracinho, nós mostrarmos o mano-pequeno e tudo mais, sim mas era bem mais lindo se eu não dividisse o quarto (pequeno) com outras duas puérperas mais os seus ricos meninos e ricas famílias. Been there, done that! É tudo muito apertado, muita informação, roupas, fraldas, recém-nascidos a chorar, mamas de fora, rostos de noites mal dormidas, pffffff..... não sei, não sei.... tenho muitas reservas.

No meu caso, sendo a mais velha de 3 irmãos passei pelas visitas aos manos mais novos, não fiquei com sequelas traumáticas, não estranhei os manos, não chorei tempos infinitos por não perceber porque a minha mãe ficou "lá" com aquele bebé desconhecido. Estarei certamente a fazer cenários de filmes épicos na minha cabeça, mas enfim, se puderem digam-me assim mais ou menos como foram as vossas experiências.

9 de abril de 2012

Paz e sossego


Apesar do fogo cruzado inter-freguesias que se viveu, ainda conseguimos uns minutos de paz e sossego.


8 de abril de 2012

Sephora & Pantone



E esta heim! As coisas que eu descubro no FB... :)

7 de abril de 2012

ainda o aquacoiso


Não resisti ir aos arquivos procurar a única fotografia em que EU estou com o tal brinquedo na mãos!

6 de abril de 2012

27 semanas


Ainda ando mais ou menos com agilidade, porém começa a ser mais difícil levantar-me sem esforço. Faço umas manobras um pouco torcidas (o sofá é o meu pior inimigo), sinto dores ciáticas, pressão no fundo da barriga, o meu andar não engana ninguém e até as senhoras do mini-mercado já se metem com a minha figura de conguito.

Entretanto comecei a dormir mal, é muita teoria nesta cabeça, muito plano, muito rebuscar de experiências passadas para fazer listas futuras. Há certas coisas que vou fazer igual à outra gravidez, tal como o cursinho de grávidas por exemplo, mas por outro lado, em vez de o iniciar às 32 semanas!, vou deixar mais lá para o fim - por algum motivo da outra vez estava convencida que não chegaria às 37 semanas...

Ainda não lavei uma única peça de roupa para esta criança, ainda não mudámos um único móvel de sítio, não há chupetas mini, nada está no lugar que vai ocupar, ponho creme com muita irregularidade. Por outro lado contento-me ao verificar que o meu cabelo está magnífico, a pele mais macia e não preciso ir à esteticista tão breve como poderia imaginar.

5 de abril de 2012

Para mim a Páscoa é...


... uma mãe com um filho morto.
(Pietà, Michelangelo sec. XV)

a minha hipotética horta


Estava eu a fazer bolonhesa quando dei por mim a catar as sementes de alguns dos ingredientes do dito petisco. Há muito que se fala numa espécie de horta na varanda cá de casa e não tem havido iniciativa, somos muito pelas ideias e normalmente ficamo-nos por elas. Mas agora sinto que isto vai para a frente!! Ando motivada pelos sucessos de amigas agricultoras de varandas, elas são tomates, alfaces, ervas aromáticas e eu fico-me pelos planos - não pode ser! Inspirada por elas, este post e este grupo, separei estas sementes e vamos lá ver no que é que isto vai dar. Em criança eu já fui altamente bem sucedida com o feijão no algodão molhado, caramba, agora também hei-de ser!

4 de abril de 2012

ainda na onda "brinquedos vintage"

Eu e os meus irmãos nunca tivemos um brinquedo igual a este, mas tínhamos amigos que nos emprestavam e era a guerra! Se por acaso houver por aí alguém que tenha um jogo destes e não o queira ou saiba onde eu possa arranjar é favor entrar em contacto com a gerência, sim!

e quase 30 anos depois!!

Docinho de Morango dos anos 80 e actual

E não é que passados 30 anos esta personagem volta a entrar na minha vida! Quando eu achava que o passado era algo remoto, cada vez mais longínquo, eis que a minha mãe presenteia a neta com um livro destas personagens e é a loucura que a rapariga não larga o livro nem no wc!!
Eu no meu tempo (que situação altamente cota!) também gostava disto, eu e a minha irmã até tivemos as bonecas e tudo, a minha era a Uvinha, a da mana a Moranguinho, cheiravam maravilhosamente, dava para pentear o cabelo, vestir e despir, cabiam muito bem em qualquer "casa" e no fim perderam-se que nunca mais lhes soubemos o rasto.

Eram assim, tal e qual, as nossas. Quem diria!
imagens recolhidas na pesquisa google

3 de abril de 2012

o melro

ele: olha aqui o melro, tem o bico laranja.
ela: é amareeelo, pai!
ele: !!

precisão cromática acima de tudo...

Ballet in super slow motion



1000 frames por segundo ao som de Radiohead. Perfeito.

2 de abril de 2012

Toca Boca - estou rendida



Já temos Toca House e Toca Doctor Lite, é LINDO! estou realmente rendida a estas aplicações infantis, adoro as cores, a banda sonora, as interações claro. Esta quinta-feira, dia 5 de Abril, é disponibilizada uma a app do vido acima. É de aproveitar!

http://tocaboca.com/

2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil


Para enfatizar esta data nada melhor do que um novo exemplar para a prateleira dela/deles.
Cartaz daqui, claro :)


1 de abril de 2012

A mentira entre os 2 e 3 anos de idade




"Nesta fase da vida, a linha que divide fantasia de realidade é bem pouco definida, daí a tendência de algumas crianças a mentir. A intenção não é enganar e sim de dizer algo que vá fazer você feliz -- mesmo que não seja verdade. 

O importante agora é que seu filho não tenha medo de contar a verdade e se sinta compelido a inventar histórias. Por exemplo, se ele negar que pintou a parede, tente limpar a área com calma e explicar que tinta é para ser usada no papel ou livrinhos de pintar. Outra possibilidade é usar o bom humor, embarcar na história e deixar que seu filho perceba sozinho o absurdo da situação. 

As mentiras são fruto também da imaginação cada vez mais ativa. Muitas vezes as crianças acreditam que certas coisas que pensaram realmente aconteceram -- talvez tenha sido a bruxa que se escondia atrás da porta que espalhou todos os brinquedos pelo chão... "  in Babycenter Brasil