31 de agosto de 2012

adoro um programa alternativo

Estávamos os três em casa, eu e as crianças. Ela não havia maneira de fazer a sesta (eu ainda não me rendi!), ele com a algazarra dela não conseguia fazer a sua sesta; vai daí, passei-me e peguei nas crianças e rumei à Loja do Cidadão mais próxima para fazer o Cartão do Cidadão dela.
Chegámos à loja e estava cheeeeeeeia de gente na nossa secção, tirei uma senha normal e reparei que estavam 9 pessoas à frente, não ía definitivamente esperar pela nossa vez e perguntei à senhora como era das prioridades. Não houve qualquer problema, fui atendida de seguida.
Até sermos atendidos tive tempo de explicar à Leonor o que fomos lá fazer. Mostrei-lhe o meu cartão e indiquei-lhe a máquina fotográfica, "olha ali aquela tem o Pocoyo!" calhou bem e ficámos mesmo nessa :D
Atendeu-nos um senhor, sentei a Leonor no meu colo, cheguei o carrinho para ao pé de nós e ía empurrando à medida que ele acordava do sono leve. Entretanto começou o verdadeiro desafio...

- Encosta aqui juntinho à régua amarela, filhinha!
- Não!! (Foge)
- Anda cá que isto é giro e não dói!!!
- Muito bem, 98cm!

- Olha agora vamos tirar a fotografia, está bem!
o senhor vai buscar uma cadeira; o Vasco começa a chorar; chora cada vez mais alto; fica vermelho e ela não quer subir para o raio da cadeira. Vasco no meu colo, Leonor a querer saltar da cadeira.
Passo o Vasco para o colo do senhor; senhor em pânico porque nunca havia pegado num bebé, mas depois confidenciou-me que ía ser pai de uma menina - OH que lindo, tá a ver, já vai treinando, está a ir muito bem!
Leonor começa a ganhar confiança com a máquina e já se ri, tanto se ri que tivemos que tirar 3 fotos!!

- Ok, está pronto, por favor confirme aqui os dados.
- Ok, tudo certo, mas Ressurreição escreve-se com RR ;)

típico... :D

Cubiciti - constrói a tua cidade


Muito porreiro! Há imenso tempo que já não publicava nada sobre cubos, gosto imenso.


Vendido em kit, assume várias combinações possíveis, foi pensado para o filho do criador, no entanto acho que as meninas também se podem divertir à grande com estes módulos urbanos coloridos. Pode-se comprar na loja do site ou então, para quem quiser, também pode descarregar os planos para imprimir e montar.





30 de agosto de 2012

o fim da semana



ai, ai...

aguardamos novidades esta sexta-feira, vamos lá fazer figas para resolver este assunto.
entretanto avariou-se o microondas, era só o que nos faltava. Lá terei eu que comprar um fervedor...

silêncio


Apesar da sua vivacidade e momentos de verdadeira loucura que por vezes revela nas brincadeiras com os primos, a minha filha gosta do seu espaço. Liga-se a televisão ou folheia-se um livro e ali está ela, sozinha, recatada em silêncio e imperturbável. Assim é ela, menina de espaços familiares, avessa a grandes confusões populares, gosta do conforto da casa e do calor do jardim. Não gosta de abraços amassados, mas gosta de colinho e um beijo aqui e acolá, é assim a minha mais velha.

29 de agosto de 2012

do verbo rir


Eu rio
Tu ris
Ele ri

Nós rimos
Vós rides
Eles riem

28 de agosto de 2012

Em modo Grrrrr!

O primeiro que me disser que as mães em licença estão de "férias" leva com um paralelo na cabeça.

mobile_blog


Os nossos dias têm girado a alta velocidade, sempre de volta das crianças e das suas rotinas, e por esses e outros motivos, pouco tempo me sobra para me sentar ao computador e deambular pela net como antes fazia. Felizmente o pequeno Vasco começa a dar sinais de entrar numa rotina e já há umas duas semanas que dorme tranquilamente desde as 22:30-23 até às 03:00, sendo assim, se não estou muito cansada, sento-me um pouco ao computador e escrevo alguns posts aqui para o blog, leio artigos nos meus sites preferidos e trato das minhas fotografias. Apesar da minha ausência frente ao computador, ainda consigo estar mais ou menos atenta à dinâmica do blog e dos meus amigos do facebook, tendo sempre o meu telemóvel comigo lá vou espreitando o mail, vendo fotografias do pessoal e sobretudo lendo os meus blogs favoritos. Felizmente o blogger e outras plataformas de blogs, como o wordpress, já são mobile friendly e a sua leitura é muito prática. O meu blog também está apto a ser lido nos telemóveis, o design é muito simples sendo visível uma fotografia e as primeiras linhas dos posts, se interessar basta clicar e lê-se o artigo todo, não é preciso andar a fazer zooms e a arrastar o écran correndo o risco de clicar em hiperlinks indesejados. Ainda assim, se se quiser visualizar o blog na versão web, é só ativar o botão disponibilizado para o efeito, muito prático!

27 de agosto de 2012

da nostalgia


o primeiro banho em casa

no Minho, sê Minhota


Chega a altura da romaria das romarias e vamos para Viana do Castelo, ter um marido minhoto dá nisto! Vai-se à festa, dá-se uma volta, rimo-nos um bocado com os Zé Pereiras e vibramos com a música corrida. Depois por casa relaxamos, convivemos, vamos a festas familiares e é um fartote de programas e passeios. Um verão do mais cá dentro, e também é bom, sim senhor!





26 de agosto de 2012

8




Se tens crianças e uma casa com um relvado grande, desenha-lhes um 8 em cimento. Top!

a primeira ida ao cinema


O fiasco total. Contaram-me, que eu não vi nada...

Ela e o pai sentam-se todos divertidos "uau, que grande televisão!". Apagam-se as luzes e começa a música alta - MEDO.
Aguentaram 25 minutos de Madagáscar III, ao fim de muitos "quero ir pra casa", foram-se embora.

Enfim, tudo o que seja evento que envolva grande agitação musical e gente à molhada não é com a minha filha; bichita do mato!

25 de agosto de 2012

online shopping


Há dias fiz uma tentativa frustrada de ir às compras, precisava comprar umas blusas para mim, bem como outras peças de roupa básicas para a próxima estação, e tão rápido me pus no shopping como me vim embora. A propósito desse episódio, segui as sugestões de algumas leitoras e fui às lojas online da Lanidor/Quebramar e Mango. Confesso que demorei bastante tempo a fazer as compras, entrava na loja, saía, ía para outra, um fartote de passear virtual! No fim encomendei várias peças em saldo e passados uns dias veio tudo ter cá a casa - uma limpeza!
Naturalmente que não é a primeira vez que compro roupas sem as experimentar ou ver, a La Redoute era a minha única referência, mas a partir de agora fiquei fan! E mais, uma parte da minha encomenda veio pela transportadora Seur, calhou eu não estar em casa durante uns dias e eles amavelmente entregaram as coisas numa morada alternativa arranjada assim à pressão, muito simpáticos!!
Abrir as caixas com as encomendas foi também bastante satisfatório, a roupa tinha as características que aparentava ter no site, tudo me serviu e a qualidade dos tecidos é a das lojas físicas, não houve surpresas desagradáveis. A única coisa que me aborrece, é comprar com VISA, no entanto, há excepções, tal como na loja online da Lanidor, onde o pagamento foi feito com transferência bancária!!
A-mei!

24 de agosto de 2012

as vantagens de um recém-nascido

- é infinitamente mais fácil pôr-lhe soro no nariz
- não fico a transpirar para lhe cortar as unhas, nem tenho de o chantagear com o youtube
- ele não foge para trocar a fralda
- não é esquisito com a comida
- consegue dormir profundamente com o som do berbequim da obra do lado
- é muito leve
- adora tomar banho


tirando o facto dele só rir para o pai e não para mim, é uma criança muito prática e adorável.

no coments



Há lá coisa melhor?

...

Não quero fazer desta história da creche uma novela, mas isto está a ser mais complexo de gerir do que eu poderia imaginar.
Hoje eu e a Leonor fomos lá buscar as coisas dela, foi muito difícil.
ai, ai....


Anseio a chegada de Setembro para poder telefonar para as escolas que neste momento estão encerradas para férias. Precisamos de um rumo novo com urgência :(

quando a maior vantagem se torna o maior problema

Há 3 anos, quando me pus à procura de uma creche para a Leonor, encontrei esta que agora encerra. Na altura não me pareceu que tivesse as melhores instalações, no entanto, tinha a vantagem de reunir poucas crianças, o que permitia que tivessem muita atenção e carinho por parte das educadoras. A creche que agora encerra não era perfeita, mas as educadoras fizeram o seu melhor, muitas vezes de forma algo "amadora", fizeram o seu trabalho como sabiam e cada vez que entrava uma nova criança mais alento havia em continuar o projeto delas. Consciente ou inconscientemente todos os pais deviam imaginar que isto um dia podia acontecer, todos sabemos fazer contas e se nós ficávamos admirados "como elas conseguiam sobreviver?",  certamente que os outros pais também ficávam. Creio que foi por isso que 10 casais mantiveram pacientemente os seus filhos na creche que agora encerra, porque nós víamos que elas davam o que podíam e tentavam corrigir aquilo que nós apontávamos como errado. Por várias vezes ponderei retirar a Leonor da creche, umas vezes por me passar com esse certo amadorismo, outras por achar que se calhar fazia bem à nossa filha conviver com mais crianças, no entanto, com a chegada do irmão optámos por deixá-la naquele espaço até ela fazer 4 anos - infeliz ou felizmente isso não irá acontecer.
Estávamos, estamos de férias e fomos apanhados desprevenidos, temos agora que desencantar um infantário que tenha vagas, que fique perto de casa, que preencha de alguma forma a alegria que ela tinha na creche de sempre.
Ai que caneco, que gastura... espero em breve conseguir resolver este assunto :(

23 de agosto de 2012

tal e qual a banha da cobra


Foi preciso a nossa mais velha chegar aos 3 anos para ser bombardeada por picadas de melga, parece mentira, mas é verdade. Visto que nunca a tivemos este problema fiz uma mini-pesquisa facebookeana para saber que creme usar, o meu palpite foi para o Fenistil e algumas opiniões foram nesse sentido, sendo assim, o maridão foi à farmácia comprar o dito cujo. Quando chegou a casa trouxe-me o creme da fotografia, Pruriced Creme, da Uriage. Disse ele que a farmacêutica disse que "era muito melhor, e muito versátil, e espetacular" e tal e coiso... fiquei irada!!! Detesto que me impinjam coisas, sobretudo se forem 3 vezes mais caras do que o previsto, a minha reação foi voltar à farmácia e devolver, mas como a minha filha estava muito picada, resolvi aplicar o creme de imediato. Passadas umas horas as babas reduziram muito de tamanho e ela já não se coçava com a mesma intensidade. De acordo com a bula, este creme é bom para todo o tipo de irritações da pele, pode ser aplicado em crianças e adultos em todas as partes do corpo, sendo também muito eficaz nas assaduras da fralda e até borbulhas de varicela!!
Com tantas qualidades aproveitei para aplicar o creme no pescoço do Vasco, que é muito sensível aos restos de leite que eu não vejo que escorrem, coitadinho :(( tinha a linha do pescoço vermelha e quase em ferida, apliquei o creme e xanam ficou logo bom passadas 24 horas.
E pronto, estou convencida e agora acho que vou ter sempre este creme por perto!

A par da utilização do creme, acabámos também por comprar um difusor de ultrassons da Chicco que afugenta a bichesa noturna. Coincidência ou não, nessa noite ela não acordou com o barulho e picadas das melgas. Já ganhou!

fartinha de crise

e pronto. saiu mais um menino da creche da nossa filha e acabou-se a creche.
vai fechar.
estamos a menos de duas semanas do início do ano lectivo e agora?!?!?!?

21 de agosto de 2012

12 horas do meu dia

No dia 19 de Agosto, tal como disse anteriormente, assinalou-se o Dia Mundial da Fotografia, assim sendo, alinhei novamente com a Marta para fazermos o registo do nosso dia com uma fotografia por hora. Estas são as fotografias do meu domingo, um dia que girou entre uma manhã em Viana do Castelo a aproveitar as Festas da Agonia e uma tarde na casa dos avós com muita animação.














20 de agosto de 2012

eles e eu


Com a chegada do bebé no nosso esquema familiar dei por mim muito mal habituada, já tinha a vida facilitada em muitos aspectos e lentamente vou-me apercebendo naquilo em que nos metemos novamente :D
Ter uma criança de 3 anos é muito prático, ela fala, explica onde tem dores, não chora para dar puns, não chora porque quer beber leite, anda pelo seu próprio pé, ajuda a vestir-se entre tantas outras coisas jeitosas. Andar com um bebé exige força física, é necessário levar o carrinho para diversos locais, abri-lo e fechá-lo uma série de vezes. É preciso andar com mudas de roupa e um kit muda-fraldas que inclui diversos artigos. Tenho que andar sempre a pedir "com licença" para conseguir entrar em lojas pouco adaptadas a gente trambolha. Pior do que tudo isto, são mesmo as noitadas! Eu até nem me posso queixar, até ao momento apenas tenho o meu sono interrompido por períodos de 30-45min em intervalos de 3 ou 4 horas. Ele até nem chora de noite, já não é mau!!! mas quando chora, ai meus amigos, eu já não estava dentro deste esquema, mas garanto-vos que lentamente os meus ouvidos já estão a entrar em modo "piloto automático" e daqui a nada já nem me stressa :D o facto é que eu sou daquelas que não distingue o choro do bebé e vou tirando o sentido por exclusão de partes.
Sou mãe de dois há pouquíssimo tempo, ainda nem pousei e já ando com balanços, mas a verdade é que isto é apenas um pequeno resumo daquilo que já vivemos. Estamos a ajustar-nos, a conhecer-nos, a sentir os nossos limites e a criar novas regras. Com tudo isto há novos comportamentos que vêm ao cimo, nomeadamente na nossa mais velha, ela oscila entre o muito fofa e o muito peste, deixou de dormir a sesta, acabou-se com a chupeta, viu-se obrigada a partilhar o quarto com um fedelho estranho, há que dar o devido desconto, mas é difícil, confesso.
Ainda assim, com tantas novidades e acertos, é sem dúvida uma experiência que tem valido muito a pena e que temos a certeza de que é uma aposta ganha!

19 de agosto de 2012

Leonor fotógrafa


Hoje assinala-se o dia mundial da fotografia. Já todos sabem que eu ando sempre com a minha máquina a tira-colo, agora ficam também a saber que a minha mais velha também lhe anda a ganhar o gosto!
Se há coisa que ela adora é surripiar-me o telemóvel e desatar a tirar fotografias a tudo o que calha. Chego a ter 20 fotografias todas iguais no cartão de memória e ela não se cansa, quer sempre mais! Desta vez calhou eu ter a minha máquina fotográfica por perto e estivemos todos na brincadeira das fotografias; não a posso censurar... :D




17 de agosto de 2012

Leonor ciclista


Eu sou perita em subestimar as capacidades da minha filha, é a mais pura das verdades. Ao fazer 3 anos achei eu que o mais apropriado seria comprar-lhe um triciclo. Vi imensos modelos, tentei comprar diversos antigos, fartei-me de falar mal dos modelos "modernos" e quando chegou a hora da verdade, aconteceu que ela estava era apta a ser presenteada com uma bicicleta. Fomos a uma loja, fizemos o teste e ela saiu-se bem! Ela quis uma verde, e assim foi, comprámos-lhe uma verde, e pusemo-nos logo à estrada. Ao início ela não estava a conseguir olhar em frente e pedalar ao mesmo tempo, mas com mais duas saídas de campo ela ficou perita e agora até já trava! O pai, que adora andar de bicicleta já está a fazer planos de passeios a dois, ele e ela, mas só depois de comprar o capacete!




16 de agosto de 2012

parabéns!


Eu queria M&M's, só encontrámos Pintarolas.
Na minha cabeça, os bolos de aniversário são feitos em formas sem buraco. Só me apercebi do erro já o bolo estava no forno.
Eu tinha idealizado uma decoração geométrica, mas no fim não resisti a colocar as pintarolas com ela.
A verdade é que não vale a pena fazer planos, mais vale ir com a corrente porque no fim a alegria é sempre a dobrar. Ela amou o bolo, amou tê-lo batido e decorado e sobretudo ter comido uma dose generosa.


o bolo é o do ano passado, desta vez decorei-o com uma ganache de chocolate 70% cacau e pintarolas.

vestido Lanidor Kids, primavera verão 2012, não resisti :P

15 de agosto de 2012

3 anos


Há 3 anos que entrou na nossa vida um furacão chamado Leonor. Nasceu tão pequenina e mirrada, mas isso não a impediu de ganhar corpo e força e de se transformar naquilo que ela é hoje: uma criança enérgica, criativa, muito saudável e mimalha qb. Há poucas coisas que ela não gosta de fazer, uma delas é lavar o cabelo, chora que se farta. Também não é amiga de batatas cozidas sobretudo se estas acompanharem peixe, no entanto adora tudo o que seja petisco de comer com as mãos, tal como pizza, melão, amêijoas, bolachas, tostas, chocolatinho, uvas, entre outras coisas similares.
É uma criança muito física, correr é com ela, é capaz de andar uma distância longa de bicicleta e não reclama de cansaço, adora praia, provoca os primos e incita-os a fazer asneiras, grita, manda brinquedos pelo ar, faz torres de legos com o pai, de preferência maiores do que ela, continua apaixonada pelos livros e recentemente não vive sem os puzzles.
Desde que o irmão nasceu, que lhe reconhecemos características muito maternais, quer sempre ajudar a dar banho, trocar fraldas, enche-lhe a cama e a alcofa de brinquedos logo pela manhã, dá-lhe imensos beijos e abraços, tem imensa vaidade quando o mano a vai buscar à creche e não perde uma oportunidade para mostrar o livro que o mano lhe deu quando nasceu!!!
Naturalmente que ela tem também um Lado B, é tão enérgica que nos mói a paciência, faz fitas para comer, demora eternidades para se deitar, fica exageradamente tímida quando estamos com pessoas que não lhe são familiares, mas não lhe vejo nada que outra criança da idade dela não fizesse tal e qual. É uma criança como tantas outras, cheia de qualidades e "defeitos", cabe-nos a nós ir limando as arestas do seu comportamento e ir aproveitando ao máximo as alegrias que ela nos proporciona.
É uma boa filha, estamos orgulhosos!
Parabéns tóni*

aos dois meses de punhos cerrados

14 de agosto de 2012

Adivinhem quem começou a chorar?

Pois é, ando com os minutos contados...
Ele há coisas que dificilmente nos habituamos :S

Tentaremos ser breves.
A gerência.

12 de agosto de 2012

ensinar


Por mais anos que passem, há coisas que nunca mudam.
:)

10 de agosto de 2012

Adeus sesta...



Eu não estava preparada e admito que ainda me estou a mentalizar, mas a verdade é que a sesta dela tem os dias contados. Ela põe os bonecos a dormir mas ela, que é bom, nada! Fica na cama a fazer palhaçadas, a falar e cantar e as horas passam e nada de pregar o olho.
Que chatice, que tanto jeito me dava o sossego.

9 de agosto de 2012

uma quinta-feira boa


Telefonámos para a creche a avisar "ahh, ela hoje e amanhã não vai...", vestimos os trajes de praia e rumámos à Costa. Chegámos e confirmámos a impossíbilidade de ir para a esplanada devido ao nevoeiro cerrado, sendo assim fomos caminhar. Entretanto no caminho conversámos sobre os muitos ciclistas que andavam por ali, tal como nós e ela disse que gostava de ter uma bicicleta verde! O que nos fez mudar de ideias relativamente ao triciclo inicialmente planeado.
À tarde fomos a uma loja onde se praticam milhares de modalidades desportivas, e estivemos a ver as bicicletas para o tamanho dela, e não é que havia uma verde! Verificámos que ela tinha força para dar ao pedal e fazer a rotação completa e pronto, estava o presente de aniversário comprado. Mal chegámos a casa, foi tempo de montar a bike e testá-la no bairro. O teste correu bastante bem para uma primeira vez, agora só falta ela ganhar mais prática de modo a poder pedalar à vontade e olhar para a frente e virar o guiador tudo ao mesmo tempo :D
Rematámos o dia com uma travessa de amêijoas à bulhão pato que eu própria fiz e que ela delirou comer!
Temos atleta e petisqueira!

adeus chupeta


Há já imenso tempo que andamos a ver se a convencemos a deixar a chupeta, é certo que é uma ajuda enorme quando ela está muito cansada, mas a verdade é que estamos convencidos de que a chupeta lhe está a prejudicar os dentes superiores - parecem arquear.
Assim sendo, uma bela tarde, vínhamos nós os três - eu, ela e o vasco - de casa da avó Lena e eu guardei a chupeta dela no meio da manta do carrinho de bebé. Quando chegámos a casa ela perguntou pela chupeta e eu, num rasgo de imaginação disse prontamente "oh esqueci-me dela na casa da avó Lena!!!". Ela ficou tristíssima mas nem questionou sobre a possibilidade de lá irmos buscá-la, ainda é muito novinha :))) À noite, ao deitar, a coisa já foi mais complicada, ela fartou-se de chorar e após muito consolo e a minha quase desistência, ela lá adormeceu, tadinha.
A noite seguinte já foi melhor, ela perguntou novamente pela chupeta e nós sempre a manter a história e a reforçar com a ideia de que as chupetas são para os bebés e que ela já vai fazer três anos e tal e tal. À terceira noite já não pediu a chupeta, boa!!! No entanto, durante o dia lá vai falando nisso ocasionalmente, como se me testasse, mas eu fico na minha.
E pronto, é mais uma etapa ultrapassada, agora só falta o desfralde noturno a 100%, mas isso deixaremos para Setembro...

8 de agosto de 2012

uma alternativa

Para quem, como eu, não aprecia dar de mamar no meio da multidão, deixo aqui uma sugestão que a minha amiga Sofia C. me enviou. A coisa tem potencial, mas eu cá, para já, vou-me ficando pelas fraldas e quiçá um alfinete de ama!



Para quem ficar interessado deixo aqui mais uns links e até um tutorial para quem se entender com a costura ;)

7 de agosto de 2012

Missão para hoje - o fiasco!

Mas porque é que eu insisto em achar que ir ao shopping com um bebé pode ser uma boa ideia?!?!
Saí de casa o mais depressa possível após dar de mamar, carrega carrinho, carrega bebé, carrega bolsa, uma estafa total. Cheguei ao shopping mais perto da minha casa e cometi logo o primeiro erro - estacionei super longe do elevador :SSS
Entrei na primeira loja, abri os meus olhos de falcão em busca daquilo que queria, de acordo com as previsões que me deram, estava obviamente tudo escolhido. Tudo era feio, tudo era gigante, tudo estava super compactado nos cabides para dar espaço às novas coleções. Para tornar o cenário mais espetacular, o rapaz começa a choramingar, acelero o passo numa nova tentativa de encontrar aquilo que pretendia. Saio da loja #1 e dirijo-me ao elevador para ir embora. O rapaz cala-se! Faço uma nova tentativa na loja #2, olhos de falcão, tudo horrível, ele chora, eu saio. Ao chegar ao elevador, ele cala-se novamente. Num acto de masoquismo faço uma terceira tentativa mas rapidamente me rendo às evidências de que é desde o berço que os rapazes são avessos a umas comprinhas, só ficam felizes junto do elevador quando pressentem que a tortura consumista está a terminar.
Vim para casa em menos de 45minutos, sem roupa, cansadíssima e com o objectivo de me dedicar ao comércio electrónico das lojas online.

Missão para hoje


Vou tentar ir aos saldos. Que a força esteja comigo!