30 de novembro de 2012

e para variar...!




Há uns tempos fui desafiada pela Divine Shape para responder a umas perguntinhas sobre o meu guarda-roupa - pânico! - mas estilo? qual estilo? eu? Passada a surpresa enviei as respostas e hoje foi publicado o resultado. Ide ver! Há sempre uma primeira vez para tudo :)

aqui

no ano passado foi assim...

Xmass from sofia simoes on Vimeo.

vamos ver o que acontece amanhã :)

29 de novembro de 2012

mais uma...


Mais uma loja fora do comércio. Mais uma empresa que engrossa as estatísticas de insolvências nacionais. Era uma vez a Petit Patapom, a marca que fez as poucas roupas que serviram na perfeição os meus minúsculos filhos recém-nascidos.

28 de novembro de 2012

o maior presépio do mundo!!


No domingo passado desafiaram-nos para vermos o maior presépio do mundo(!). Apesar de não ser o meu tema preferido, antes ver um presépio do que ficar em casa num domingo chuvoso. O dito presépio fica algures na zona industrial de S. Paio de Oleiros (A29 saída Esmoriz/P. Brandão) e está em contínua evolução na fábrica Cavalinho. Pelo que percebi o dono da fábrica tem gosto nesta obra e todos os anos lá acrescenta mais uns pormenores, devo dizer que pela primeira vez na minha vida pude apreciar um presépio com um gorila gigante e uma nave espacial, tudo a mexer e a piscar com direito a efeitos de nevoeiro! As partes que eu pude identificar como sendo de um presépio convencional estavam do meu agrado, gosto imenso de linhas de comboio, das figurinhas de artesãos, dos carneirinhos, cursos de água natural, casas e montanhas, tudo giro. A par destes pormenores coerentes e do gorila e da nave espacial, existiam uns quadros mais religiosos, que também não tinham qualquer relação com a natividade, eram eles "o milagre de fátima", a irmã Lúcia conversa com João Paulo II, o Fado de Amália, os antigos presidentes da república a jogar às cartas num tasco - tudo isto em tamanho natural que era para impressionar! Eu fiquei realmente impressionada, mas não propriamente pela positiva...

Relativamente ao passeio posso referir que é de evitar aparecer depois das 15:30 de domingo, porque se juntam ali uns autocarros de excursão, mais as barraquinhas das farturas e peúgas e aquilo transforma-se num verdadeiro desafio à tranquilidade. Se forem cedo (ou noutro dia qualquer), conseguem estacionar no parque asfaltado, ver todo o presépio (parte ao ar livre e coberta) sem gente a acotovelar-se e dá para explicar bem às crianças o que se passa. Os WCs estão instalados em contentores e estavam bastante limpos para a quantidade de gente que lá andava! Muito bem!

Com este passeio pudemos, mais uma vez, comprovar que a nossa mais velha não é de multidões em festa, tal como aqui, aqui e aqui, começou logo a dizer "o que é isto?!?!" e "quero ir para casa!" tudo com choro à mistura, não fosse a prima mais velha a animá-la a coisa tinha corrido mal...

nota: a visita não é paga mas são aceites donativos para manutenção e expansão da mesma

hoje foi dia de premieres

premiere #1 - a mais velha foi ao teatro com a malta dela
premiere #2 - o mais novo tomou o gosto à maçã reineta

:)

27 de novembro de 2012

inspira....

Pior do que ter uma criança que chora, é tê-la a chorar por causa de um berbequim.
Nervos....

26 de novembro de 2012

2012 - o ano dos filhos da crise

Porque estas poderiam ter sido as nossas reflexões, deixo aqui este bocadinho:

"Prometem substituir a Playstation por brincadeiras em poças de água. Seguram-se na importante almofada que é a retaguarda familiar — muitas vezes chamada avós. Fazem contas à vida e reclamam da falta de apoio do Estado às famílias. Alguns ponderam emigrar. Muitos estão desempregados. Todos se sentem inseguros mas quase todos se dizem optimistas. Os pais de 2012 tiveram filhos que são também filhos da crise.
Ter um filho em 2012 é um acto de coragem, irresponsabilidade ou um sinal de optimismo?"

Para nós, termos tido o Vasco em 2012 foi um voto de confiança no futuro, a nossa missão como pais é preparar duas crianças para serem bons cidadãos, produtivos e que desde a infância saibam o que é a partilha e a realidade de se viver com menos, mas muito melhor.

(ainda posso acrescentar que no nosso círculo de amigos e familiares próximos nasceram em 2012, 11 bebés, o que a mim me parece lindamente. em 2013 já aguardamos mais uns rebentos anunciados!! Oba!!)

ler a reportagem do público aqui.

um (novo) capítulo


que bom que foi :)

25 de novembro de 2012

dancing in the dark



Sabe sempre bem ouvir esta música............... adoro!

24 de novembro de 2012

Panna Cotta - brilharete garantido

Se eu vos disser que tive no meu frigorífico dois pacotes de natas e não sabia o que havia de lhes fazer, acreditam? Pois é verdade, mas finalmente já despachei um deles, fiz Panna Cotta!!!
A Panna Cotta é um pudim de natas de origem italiana e super fácil de fazer, ora atentem:

200ml de natas (um pacote pequeno)
100ml de leite
75gr de açúcar em pó (eu usei refinado normal...)
um pouco de essência de baunilha (eu não tinha vagem)
3 folhas de gelatina incolor e insípida

#1 - amolecer a gelatina em água fria durante 5 minutos
#2 - num tacho juntar as natas, o leite, o açúcar e a baunilha. levantar fervura e verificar que o açúcar fica dissolvido. quando ferver tirar do calor e adicionar a gelatina, certificar que fica totalmente dissolvida. usar umas varetas é bom. coar para forminhas, ou taças e levar ao frio pelo menos 3 horas.


para decorar comprei uma manga muito madura (investi numa manga de avião, vale sempre a pena), desfiz cerca de metade (era uma manga grandinha) com a varinha mágica e dividi pelas taças. juntei uma metade de morango e amêndoa laminada. É muito bom!!!! Faz um vistão!!! E é facílimo de fazer.
Para a próxima ganho coragem e tento desenformar!

podem também fazer um coulis de frutos silvestres, morango, usar compotas, desde que tenha uma consistência líquida fica muito bonito.

23 de novembro de 2012

A Eurodeputada e a sua riqueza


Lembram-se deste post? Ah pois é, passados dois anos a bebé Vittória continua a acompanhar a sua mamã ao escritório, que não é nada mais, nada menos do que o Parlamento Europeu. Eu cá apoio esta prática a 100%, não quer dizer que não haja infantários, não quer dizer que não haja dinheiro para os matricular, quer apenas dizer que os filhos são parte integrante dos pais trabalhadores. Nós por cá também já levámos os nossos filhos bebés a reuniões de trabalho, oh yeah e nem por isso somos menos profissionais. Muito bem!!!





ser mãe é...

achares que vais saír daqui a breves instantes e quando dás por ela já passou mais uma hora e meia...

HELP!

21 de novembro de 2012

e chegou a cadeira do mais novo - a saga


Lembram-se quando fiz este apelo? Pois é, já passaram dois meses desde então e entretanto lá conseguimos encontrar a nossa cadeirinha. Uma das minhas melhores amigas, que neste momento mora na terra da Frau Merkel prontificou-se a comprar uma tripp trapp no eBay alemão. Desde esse dia até este, estivemos a estudar as movimentações dos leilões, ver que cadeiras apareciam, quais as cores mais frequentes, os valores que alcançavam, se tinham ou não acessórios e se as entregas eram fáceis. Escolhemos uma cadeira linda, tinha tudo para ser "A" cadeira, era turquesa e os donos eram da cidade da minha amiga - perfeito. Começou o último dia de leilão, as últimas horas, minutos e a nossa conversa via chat foi muito frenética, mas acabámos por desistir porque o valor que atingiu deixou de interessar. Ainda tentámos arrebatar mais algumas coloridas mas os valores de venda acabavam sempre por disparar e era frustrante :)
Entretanto lá apareceu um senhor que estava a vender uma meia dúzia! de cadeiras, todas em madeira natural, umas mais estimadas, outras menos e nós acabámos por escolher uma de valor intermédio. Negócio Fechado!!! A nossa amiga comprou e recebeu a encomenda na casa dela e depois enviou para Portugal num Sábado e nós começámos a segui-la dia após dia, até que a progressão bloqueou quando foi expedida para cá. Mau! Passaram vários dias, entretanto a Europa entrou em greve geral e a cadeira nem vê-la. Acabei por telefonar para a DHL e lá explicaram-me que o serviço foi em parceria com os CTT. Liguei para os CTT e não me souberam explicar mais nada para além daquilo que eu própria via na net - bizarrooooo! - achei eu que o cliente tinha sempre menos informação do que o prestador do serviço, mas estava enganada :D
Veio mais um fim-de-semana e nada!
Segunda-feira e finalmente começaram a haver novidades no percurso online - estava finalmente em Portugal e pelo que nos apercebemos veio de comboio! Na terça-feira estava aqui na nossa cidade, então outra vez mais uma informação extraordinária - às 10:00 da manhã dizia que a cadeira não tinha sido entregue às 16:00 desse mesmo dia!!! Oi?!?! Liguei e disseram-me que "as horas não interessavam para nada..." Ok, adiante... aguardei a passagem do carteiro. Nisto, chega o maridão ao meio-dia para almoçar e traz o caixote debaixo do braço. Pasme-se e o senhor das entregas foi ao escritório deixar a encomenda porque a nossa carteira do costume (ganda maluca da scooter!) lhe disse que "lá estava sempre gente!!!" Bem eu só me ri :DDD
Enfim, o que interessa é que a cadeira chegou e veio muito bem embaladinha, obrigada fofa***.
Depois montámo-la e tirando um ou outro pormenor técnico que tivémos que resolver (as costas plásticas de bebé não encaixaram nas traves) a cadeira está pronta a ser usada e ficou estupenda na nossa zona de jantar.
É caso para dizer - Missão Cumprida!






o kit de bebé já foi usado pela Leonor na cadeira vermelha 


Ficou o má-xi-mo!
Em breve uma fotografia em plena acção :)

mutual friend...........



Ando tão atarefada!!! Daqui a duas semanas o pequeno começa a comer sopa e fruta, finalmente começo a espaçar a amamentação que já começo a ficar cansada...
Está muito jeitoso, tem quase quase 7kg, está enorme com 66cm! Riqueza da mãe, mas ainda não dorme a noite toda, isso é que era!
Chegou a nossa cadeirinha, em breve a aventura!
Entretanto vou tratar das minhas cenas e já venho! Até já e fiquem com esta maravilhosa música**

19 de novembro de 2012

traje do dia - pijama

Não sei de quem foi a ideia peregrina, mas sei de alguém que se vai divertir imenso com esta coisa de ir de pijama para a escola... uma iniciativa que podem saber mais aqui.

Adenda do dia:
Correu muito bem, diz que foi épico e quando cheguei para a ir buscar ainda tive que ir lá dentro arrancá-la que não se queria vir embora...
De seguida fomos ao supermercado (comprar couves e leite!) e ainda vimos mais dois garotos que claramente estavam de pijama :DDD

16 de novembro de 2012

o cúmulo da generosidade



é nós termos a felicidade de ter um casal amigo que adoptou um casal de gémeos.
Muita força, tudo de bom para vocês!

É ou não é para lá de espetacular?

15 de novembro de 2012

oiiii....


Eu em casa, bebé para aqui, um almoço para ali, trabalho aquolá e de repente bate aquela saudade e pumba, lá estamos nós a melgar o pai.

14 de novembro de 2012

Já viram os docs Momentos de Mudança?




Vimos o episódio de estreia, na festa dos 20 anos da Sic e depois perdemos dois episódios seguintes, entretanto lembrámo-nos que os podíamos gravar (crooooomos!) e agora vemos sempre e andamos maravilhados com os documentários. A maior parte dos episódios têm sido muito duros, porém, a edição e produção são de uma sensibilidade e qualidade que não deixam ninguém indiferente - adoramos!! Para quem tem andado distraído e não sabe do que eu estou a falar deixo aqui o primeiro episódio -  que é o que tem mais ligação com a temática deste blog - mas não deixem de ver os outros documentários em http://sicnoticias.sapo.pt/programas/momentos-mudanca/

uma série que vai colecionar prémios, parabéns!

13 de novembro de 2012

IKEA - quando tudo fica mais divertido

IKEA - Playin' With My Friends from Blink on Vimeo.

até dá gosto :D

12 de novembro de 2012

as malas perfeitas



Há dias descobri esta marca, Portuguesa!!, a IDEAL&Co, mais precisamente, descobri-a aqui, no NoussNouss, um blog que já sigo há uns anos e que é pautado pela divulgação de produtos de carácter tradicional nacional e da autoria da própria Alice Bernardo. Mas bem, tudo isto para dizer que me apaixonei por estes produtos, estas malas, das quais não sei o preço, mas acredito que seja "elevado". Mas porque coloquei eu elevado entre aspas?! Porque, como todos sabemos, o preço de um artigo é algo super relativo. Hoje em dia é tudo tabelado pelo mais barato, "preciso disto, mas tem que ser o mais barato!" e depois o que nos sobra? O que é feito do valor da qualidade? Da durabilidade? Do empenho em fazer bem e com inovação? E o valor da tradição;das artes tradicionais?
Eu não sou de comprar muitas coisas, compro roupa para substituir outras gastas, tenho apenas um par de ténis, um par de botas e dois ou três sapatos para melhor, sou muito franciscana... se calhar. Mas a verdade é que quando compro algo, prefiro que seja com uma qualidade que valha a pena, de preferência apanhando uma promoção ou até quem sabe comprando em segunda mão. Se é para comprar, ao menos que me sirva por muito tempo (naturalmente que também já fui vítima de grandes barretes, mas isso faz parte...).
Olho para estas malas e só me apetece ir lá buscar uma delas, parecem perfeitas, que resistem para lá de 30 anos tal como esta, que se calhar quando foi comprada também não custou uma bagatela. Apetece-me mas não é urgente, nem necessário, no entanto, fica aqui a dica para quem precisar ou quiser um artigo que certamente é de primeira qualidade. Gostei!

o catálogo aqui.

9 de novembro de 2012

ainda na alcofa



já me estou a rir :)))

8 de novembro de 2012

conta-me histórias

Ocasionalmente, no meu trabalho, deparo-me com conteúdos deveras oportunos. Neste blog conto as minhas histórias, nada de estórias ficcionadas, isso fica para quem tem o dom da palavra e o dom da imaginação. Não vamos continuar a confundir, please...

"Estória
Pretendendo marcar o caráter de ficcionalidade de uma narrativa, alguns escritores utilizam este neologismo, em oposição à história, que teria maior comprometimento com a realidade. Grosso modo, estória corresponderia ao inglês story, que se opõe a History, a historiografia, e costuma apresentar também o aspeto da brevidade (short story).
No entanto, há que considerar ainda três outros traços que marcam este conceito: o cariz popular, a oralidade e uma certa aura de maravilhoso. Foi assim que o termo apareceu pela primeira vez, em 1962, aquando do lançamento do livro de contos de Guimarães Rosa – Primeiras Estórias. Nestes ressalta o esforço do escritor em valorizar a palavra, em criar uma linguagem adequada à representação do mundo mítico do sertão, para o que utiliza arcaísmos e termos de sabor popular, como estória. 
Biblos – Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, vol. I"

A propósito... linda!

7 de novembro de 2012

Obamamania


Quem dera a Portugal ter um governante com metade deste carisma...

... já nem falo em competência, que isso se calhar, já é um caso perdido.

o pai invisível

efeitos da guerra... sem dúvida que antigamente as pessoas tinham hábitos muito "fora".


6 de novembro de 2012

ai valha-me deus que nem estou em mim



"A BLITZ pode avançar, em primeira mão, que este regresso acontecerá com a formação original do projeto, entre a qual se encontravam Pedro Ayres Magalhães (Madredeus, Heróis do Mar), Tim (Xutos & Pontapés), Miguel Ângelo e Fernando Cunha (Delfins) e Olavo Bilac (Santos & Pecadores). 

O projeto vai também manter e reforçar, de acordo com a situação atual, a componente política que caracterizou a sua primeira vida, durante o período de maior contestação ao então Primeiro-Ministro, hoje Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva."


Ler mais: http://blitz.sapo.pt/resistencia-estao-de-volta-concerto-em-lisboa-em-dezembro=f83309#ixzz2BR5VVo00




ai vai ser ÉPICO!!!!!
já cá cantam!!! É desta!!

vai ser tão bom termos novamente 15 anos :)

No Sealife


Aproveitámos que o dia estava chuvoso e rumámos ao Porto para ir ao Sealife (junto à rotunda do Castelo do Queijo), combinámos com as primas e foi uma tarde memorável em que as duas "mergulharam" naquela escuridão e se encantaram com os peixes - "olha a raia!", "olha o tubarão!", "uma tartaruga, yeeee!". É o máximo, mesmo que a exposição fique aquém da do Oceanário, para as crianças isso não interessa nada, elas querem é ver a bicharada e se possível interagir com ela.
O sítio é pequeno, vimos tudo em cerca de uma hora e andámos sempre mais ou menos ligeiros visto que as miúdas só corriam; o túnel de vidro curvo é cativante e há muita informação escrita que explica um pouco sobre as espécies e educação ambiental. Se o dia estivesse soalheiro a esplanada junto ao bar teria sido ideal para o lanche da criançada, nós optámos por ficar cá dentro. É sem dúvida um sítio porreiro para passar uma tarde com os meninos, no entanto é difícil fazer fotografias em condições por ser tremendamente escuro e elas estarem sempre a correr.

Para rematar o programinha da tarde ainda fomos todos ao IKEA para que elas continuassem possuídas por mais umas horas :D











O nosso mais novo também gostou muito!!

5 de novembro de 2012

enfim...

Outro dia jantámos no IKEA (sim, também sabemos ser pirosões) e qual não foi o meu espanto quando vislumbrei rabanadas e bolo rei para servir à sobremesa. Fiquei chocada, confesso, e não consegui esconder a minha admiração e até comentei com os senhores que me davam um pratinho de almôndegas.
E pronto é isto, no dia 1 de Novembro temos Todos os Santos, no dia 2 de Novembro temos os Finados, no dia 3 de Novembro pelos vistos começa o Advento.
Oh por favor!!!!

4 meses


Chegou aos 4 meses e acho que estamos a entrar numa rotina mais ou menos consolidada, ah pois é! Não é nada muito rígido, claro que não pode ser, mas a verdade é que todos os dias faço um esforço no sentido de fazer determinadas coisas sempre à mesma hora e pela mesma ordem. Já com a Leonor também foi assim, creio que o facto de ambos serem bebés calmos ajuda para que consigamos fazer estas rotinas, as quais consistem em mais ou menos isto:

(por volta das)
9:00 - mama e dorme
10:30 - toma banho, faz massagem e restante higiene, veste, conversa, mama, dorme
13:00 - mama, brinca na espreguiçadeira cerca de 45min, dorme na alcofa
16:00 - repete
19:00 - mama, vai para a coque e "jantamos" todos (muitas vezes faz um sono curto)
21:00 - mama, vai para a alcofa sem conversas :)

durante a madrugada - mama quando acorda, deita-se (tudo em silêncio) - cerca de 2/3 vezes

e pronto é isto, nada de extraordinário, no entanto acho que é crucial não lhe dar qualquer confiança quando o deito, não canto, não falo, não embalo, nada, só o deito e volto lá as vezes que forem necessárias até ele adormecer. A maior parte das vezes é porque lhe cai a chupeta e ele combate o sono, mas no fim quem ganha sou sempre eu! Continua a ser uma criança que chora pouco, ou apenas o necessário, quando tem dores e são poucas as vezes, ou quando está no quarto e eu na sala e não me apercebo que ele acorda, passado um bom bocado ele lá faz um choradinho para o ir buscar, fofo fofo!

Vai continuar a mamar exclusivamente até aos 5 meses, já teve aftas, já foi à praia, já passeou por vários locais, já foi a uma romaria, já passa breves instantes sentado, ri-se muito quando o provocamos, já pega em objectos pequenos, gosta de ver tv, de ver a irmã, vibra imenso com o pai, assusta-se quando falam alto, faz brrrrrrrr, já lhe vesti roupas para 6-9meses, fica muito bem de cor-de-rosa, adora ver-se ao espelho quando toma banho, torce a cara quando vê a colher para lhe dar as vitaminas pela manhã!, e acho que é tudo. Anda muito feliz, o rapaz.

lugares comuns


Podia ser a minha sala, pois podia.
Também podiam ser meus, aqueles sapatinhos, pois podiam, mas não são.
:)

visto aqui

2 de novembro de 2012

o report das aftas


Há vários meses atrás, quando anunciaram os concertos dos Ornatos Violeta eu fiquei logo efusiva, emocionada, em êxtase vá, para comprar um par de bilhetes, um para mim outro para o meu homem. Porém, nessa altura, creio que ainda estava grávida, fiz contas de cabeça e pensei, hummm o rapaz ainda mama e tal e é outono e não sabemos se ele está saudável e tal e coiso. Não comprámos os bilhetes. Estes últimos dias tenho acompanhado o desenrolar das novidades relativas aos concertos e fico sempre cheia de pena de não termos ido, porém, a verdade e a realidade é que o rapaz ficou mesmo adoentado esta semana!! (só não me calha o euromilhões)

Tudo começou no preciso dia em que o pai foi trabalhar para fora e eu fiquei sozinha em casa, pela primeira vez com os dois uma noite inteira, pontaria é algo que nos assiste, e desde essa manhã que ele acordou choroso e chatinho. À tarde fomos buscar a mana à escola e nada fazia prever que após o jantar o pequeno já não se calasse, chorou, chorou, dava às pernas, seriam cólicas, claro! Nos dias anteriores eu havia comido uma torta de chocolate bombástica, não fiz cerimónias e o resultado estava à vista, o miúdo todo fanado, todo torcido e eu muito firme e muito recta, sem qualquer remédiozinho para as ditas cólicas. Tivemos uma noite animadíssima, a primeira vez que fiz (quase) uma direta por causa de um bebé, chorou seguido entre as 4 e as 6, coitadinho tantas cólicas.... nem a chupeta ele quer... coitadinho....
Ao mesmo tempo que chorava, rejeitava a mama, socorro, ainda tive que me levantar e dar à bomba em plena madrugada e felizmente ele lá bebeu um bocadinho de leite.
O dia seguinte, eu zombie, ele irado, correu como o anterior, tal como a noite, mas já foi mais suave, ele já não chorou tão intensamente e depois o pai já se revesou comigo durante a madrugada.
Ontem à tarde, depois de algumas tentativas de dar o biberão e de ele chorar à força toda reparei em duas bolinhas por baixo da língua - sacanas, eram aftas!!! Ficámos de olhos esbugalhados e tudo fez sentido - o choro de dores intensas, o rejeitar da mama, o rejeitar da chupeta, o rejeitar do biberão, a fome, o sono, e mais choro - ollhámos melhor e ainda descobrimos uma terceira afta na gengiva inferior. Pobre filhotinho tão pequeno, tão rijo, cheio de bicharada na boca :((
Há algumas teorias de como ele pode ter apanhado tal vírus, o primo teve e embora o contacto entre eles fosse mais do que mínimo, o vírus pode ter vindo pela Leonor, que apesar de não ter ficado doente, pode ter servido de hospedeiro ou transmissor (não sei esses detalhes técnicos), pode ter vindo da escola, eu própria há mais de uma semana tive uma afta na boca, não sei :(
Neste momento ele já está melhor, obrigada***, já não me rejeita embora às vezes ainda chore, mas estamos certos de que o pico da doença já foi ultrapassado. Agora já sei, se o meu rico menino, tão calmo, lhe der os nervos, a primeira coisa que lhe faço é olhar para a boca!!

É caso para dizer, são coisas...

1 de novembro de 2012

humpf...

E eis que passadas 48 horas de muito choro, muito mesmo!, resistência a mamar, duas noites mal dormidas e outras chatices associadas, descobrimos 3 aftas gigantes e brancas e horrorosas na boca do pequeno infante.

Felizmente já posso descartar a minha suposta culpa por ter comido um bolo com mega-cobertura e recheio de chocolate... as cólicas são sempre as culpadas até prova em contrário!

de vez em quando...



... lá vou mantendo a chama acesa :)