29 de março de 2013

Por casa...

Tem estado um tempinho que oh valha-nos deus... Andamos mergulhados em febres, tosses, ranhos, caldos quentes, chás e lenços. Ela falta à escola, eu deixo o trabalho ainda mais de lado, que stress!!!, mas tento entretê-los da melhor maneira possível em simultâneo e apesar da diferença de idades, que requerem atenções diferentes, mas que por vezes é difícil dedicar-me exclusivamente a um deixando o outro "ao abandono". Sendo assim, a mais velha faz construções geométricas e o mais novo assiste; a mais nova vê a sua música e video preferidos no computador e o mais novo vai na mesma onda.


As minhas peças geométricas que eu usava na escola primária no século passado... :)


Tentar metê-las na caixa é por si só, um desafio :D 




Os dois a ouvir, mais uma vez, a música preferida dela...

28 de março de 2013

Táticas de batalha

No biberão A, fiz a fórmula A - rejeitou.
No biberão A, fiz a fórmula B - rejeitou.
No biberão A, pus o meu leite - rejeitou.
Comprei um biberão B e pus a fórmula B (que me disseram que era a mais querida dos bebés) - rejeitou.
Tentei dar-lhe durante o sono - fui bem sucedida, mas foi só uma vez.
Fi-lo passar fome e depois apresentei-lhe o biberão - preferiu ficar com fome.
Dei-lhe o leite à colher - deu por ela!

Demos um tempo e recuei na amamentação...

Vi estes apliques/asas para colocar no biberão B e transformá-lo num "faz de conta que é copo com bico", pus água no biberão B e ele começou a pegar!!

Testei com leite. Rejeitou.

Fofinho que só ele, mas podia era não ser tão chato com as mudanças...

ovos da páscoa



Quando nós eramos pequenos a minha mãe tinha a paciência de cozer ovos, pintá-los e por fim escondê-los para nós os procurarmos pela nossa casa. Era algo que adorávamos e que desde que sou mãe me tenho lembrado todos os anos de fazer. O meu objetivo até seria fazê-lo num parque, combinar com uns amigos e fazer um piquenique pascal, mas infelizmente ainda não será este ano que me mexo...

ai a inércia...

27 de março de 2013

De visita ao MMI

Enquanto o pai e a tia estiveram no Mercadito da Carlota, nós fomos ao Museu Marítimo de Ílhavo, um museu municipal inteiramente dedicado à Faina Maior (pesca do bacalhau no atlântico norte), às embarcações da Ria de Aveiro, uma sala com uma linda coleção de conchas e por fim, o recém-inaugurado aquário de bacalhaus. Há cerca de dez anos que não ía a este museu, e devo dizer que além da aquisição do aquário pouco ou nada mudou. As exposições são organizadas e explicadas ao pormenor, o barco visitável no meio da sala principal é muito bom assim como as "maquetes" em tamanho real dos diferentes compartimentos de um bacalhoeiro - dormitório, cozinha, sala de jantar, escritório, salga. A sala dos moliceiros é muito luminosa, contrastando imenso o ambiente escuro anterior, talvez tenha sido por isso que a Leonor gostou bem mais desta zona do que a primeira, a qual vimos sempre a correr!!!


"Mamã, este barco está partido!!" e "Mamã para que serve esta palha?" duas frases dela ao analisar alguns dos moliceiros.

Quando finalmente ela percebeu que estávamos a chegar à zona de "maior interesse" não se calou mais com os peixinhos que haveríamos de ver. Apesar de eu lhe ter explicado que íamos ver Bacalhaus, na cabeça dela íamos ver milhares de espécies coloridas e vibrantes...


O tanque tem uma arquitetura que me agradou, moderna, com rampas suaves, ângulos inesperados e uma iluminação cuidada. Fiquei surpreendida por o ambiente aquático dos peixes ser igualmente modernista, não havendo réplicas de rochas, nem grutas ou vegetação (terá certamente que ver com o ambiente natural).




O número de peixes não era abundante, porém, uma vez que estes ainda são juvenis e ainda têm muito que crescer, lá deverão precisar de mais espaço. Este pormenor foi o causador de uma desilusão na minha menina, ela só dizia "vamos ver os outros peixinhos!!" e apesar de eu explicar que não havia mais do que aqueles, ela só queria seguir em frente e procurá-los, é o que dá ter muitas expectativas, tadita :DDD



Por fim, acabámos a visita numa porta lateral ou traseira do edifício que me deu a sensação de que estaríamos perdidos, eu estava à espera de regressar ao local de partida, mas neste caso isso não se verifica. Saímos e levámos imediatamente com umas rabanadas de vento próprias desta terra e fomos a correr para o carro quentinho.



Por fim acabámos no sítio do costume, a Vista Alegre :)


Museu Marítimo de Ílhavo - adultos 5 €; crianças até aos 5 anos não pagam
Mais informações aqui.

26 de março de 2013

Mães Reais - Um Capítulo


Podem ver aqui, um bocadinho do resultado do projeto Mães Reais, um bocadinho da minha parte :)

22 de março de 2013

apesar de tudo ela sempre nos surpreende

Apesar da minha filha ser uma chata e de fazer birras e de parecer ter molas no rabo quando está à mesa, de nos fugir e de fazer tudo o que é suposto que uma criança de 3 anos faça, há dias em que ela também nos surpreende pela positiva. Da mesma maneira que eu reclamo da minha mais velha, também me parece mais do que justo fazer-lhe uma festinha quando ela se porta bem, e isso às vezes acontece :D
Deixa-me orgulhosa quando estamos fora de casa, num restaurante com companhia de amigos, quando a nossa filha nos pergunta se pode sair da mesa posso sair da mesa, posso, posso?. Deixa-me orgulhosa quando em casa de amigos nos pergunta se pode ir brincar para o quarto do amiguinho e sair da nossa vista. Deixa-me orgulhosa quando ela me pergunta se em casa de outros, pode tirar os sapatos. Deixa-me orgulhosa quando na rua ela me dá a mão para atravessar a passadeira sem eu ter que lhe pedir. E diz bom dia, boa tarde, obrigada e até logo a estranhos que lhe dirijam a palavra e que eu a autorizo a responder (sim, normalmente ela olha para mim antes de falar com os outros :)) )
É nestas pequeninas coisas que eu vejo que afinal não é em vão que lhe repetimos 364 mil vezes que ela não pode sair da mesa (em casa), que tem que arrumar os brinquedos (em casa), que não pode fugir na garagem (do nosso prédio) e que mesmo ela desobedecendo SEMPRE, a coisa afinal fica gravada naquela cabecita.
Muito bem!

Só por isso, uma música para ela**

19 de março de 2013

os manos - março

Este mês não é uma nem duas fotografias, são logo uma tirada delas. O mais novo já gosta que lhe contem umas histórias. A mais velha já gosta de partilhar a cama...







(do desafio de retratar os manos juntos todos os meses de 2013)

tenho sono...

tenho muito sono. estamos todos muito cansados e "em falta" para com os nossos piquenos.
voltaremos em breve às emissões, quiçá até hoje, quiçá daqui a mais uns dias.

até já!!

15 de março de 2013

conselho do dia

Se tens crianças, nunca marques nada para as 7 da manhã do dia seguinte, não serás bem sucedido...

14 de março de 2013

a alcofa aos 8 meses


Sim, ele ainda dorme ali.
Desconfio que se isto continua, vou transformar o meu filho num bonsai.


13 de março de 2013

momento "eu sou cota"



adoro esta música. gosto tanto deste álbum.
de 1988, ai valha-me deus...

12 de março de 2013

Vendinha das Mães + Mães Reais + Carrossel


Vendinha das Mães - Já tudo foi dito sobre este acontecimento cheio de boa disposição, caras felizes e coisas lindas. Eu tive a oportunidade fantástica de estar na companhia de três queridas no projeto Mães Reais, a Catarina, a Carina e a Sofia. Foi uma manhã e uma tarde muito bem passada onde nos pudemos conhecer melhor pessoalmente, trocar ideias e experiências, falar da vidinha e receber muitas mães do norte que vieram ajudar a compôr mais um painel fotográfico e contribuir para o PAV. Foi fantástico! Obrigada***




Ainda deu para dar uma voltinha pelas bancas das mães e das marcas, só coisas giraaaas!!



E por fim, o meu coração estava também no stand do Carrossel, onde recebemos os elogios de quem nos foi visitar, muitos amigos, muitos anónimos, muitas pessoas que passaram da amizade virtual para a amizade em carne e osso. Pessoas giras, com vontade de saber mais sobre o que andamos a fazer, qual o nosso propósito e que nos deram a maior força para seguirmos com isto para a frente. Fica a conclusão de que não andamos aqui a brincar ;)))

11 de março de 2013

10 on 10 Março - o sofá

Depois do dia de ontem, hoje estive muito preguiçosa, sendo assim, abanquei em frente ao sofá e registei quem por lá passou.










7 de março de 2013

verbos do momento

lixar
pintar
arrumar
agendar
embrulhar
enviar
verificar
telefonar
combinar
fotografar
escrever


não respira, não come, não fala, não nada!!!
esta é para quem percebe ;))

5 de março de 2013

8 meses


Continua muito fofo e muito riquinho embora seja menos fofo e riquinho quando boicota o biberão e à conta disso nos fez desistir da partilha do quarto deles e do fim da amamentação.
Melhores dias virão :D

4 de março de 2013

o início de duas semanas frenéticas :)



Não temos tido parança. Só temos a agradecer aos que nos apoiam em todos os sentidos, desde ficar com as crianças, ajudar na logística, na preparação dos nossos cavalitos, na cedência de espaços, os e-mails fantásticos e tudo e tudo.

Até breve; acho que vou andar muito intermitente estes dias***

2 de março de 2013

haja paciência

Ando há muitas semanas a tentar ir com ela à piscina, só nós as duas, o nosso programa novo; eis que finalmente os astros se alinharam e chegou o dia em que fiz a mochila e a pus à porta de casa.
Infelizmente ela refilou toda a manhã, fez birra ao almoço e para rematar fez uma sesta longuíssima como há muito já não acontecia.
Plano abortado.
Às vezes não há pachorra para ser mãe de uma garota de 3 anos e meio...

Falta uma semana!


É só para lembrar que falta uma semana para a Vendinha das Mães - Porto, e duas semanas para o Mercadito da Carlota (Lisboa), onde vamos estar com o nosso projeto Carrossel. Estamos a trabalhar muito para atender a todas as solicitações que nos têm sido feitas e aguardamos ansiosamente a vossa visita para conversarmos um bocadinho sobre tudo o que andamos a magicar. O nosso projeto está a crescer e só temos a agradecer todo o apoio e a ajuda que nos têm dado em todas as vertentes que envolvem este processo.
Até lá!!

1 de março de 2013

...



é mais fácil enfiar uma luva no focinho de um cão, estás a ver Vasco!