31 de agosto de 2014

35/52 de 2014

Ela: Mamã, tira-nos uma fotografia antes de começarmos a fazer a sobremesa. (esta semana só deu atenção às manas frozen) (depois fizemos um tiramisu)

Ele: é motas, ele é carros, ele é barcos. aqui dizia ele com super entusiasmo "pecá, pecá" ou seja "mota, motaaaa"

Eles: mesmo tendo outros meninos para brincar, acaba por haver uma fração de segundos em que eles preferem apenas a companhia um do outro.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

28 de agosto de 2014

estes dias...

Estes dias têm sido um bocadinho, só um bocadinho, neuróticos. Com a escola fechada e o pai a trabalhar, temos ficado cá por casa, saído um pouco, almoçado com a avó e aproveitado para destralhar gavetas e projetar a nova organização do quarto deles.

Pessoalmente detesto ficar em casa, mas só de pensar que outro dia fui por breves instantes ao correio e levei os dois e que era cada um a fugir para um lado enquanto eu tentava levantar dinheiro, e o mais novo a chorar, a atirar-se para o chão ou a fazer-se difícil pedindo colo, tira-me logo qualquer vontade de arranjar as trouxas e sair novamente. Agora é que estou a ver bem o que são afinal os tais "terrible two"! A mais velha, no tempo dela, era só correr, mas era domável; este mais novo parece que tem o diabo no corpo, é pesadíssimo, faz birras daquelas horríveis em plena rua, loja ou em casa e transforma qualquer saída numa descida ao inferno :(

Fazer a sesta está cada vez mais complicado, sobretudo desde que lhe tirámos a grade do berço. Passo mais de uma hora a convencê-lo a dormir. Ele deita-se e passados breves momentos aparece na sala, ri-se, provoca-me de tão fofo que é e depois quando vou atras dele ri-se, o demónio! Acabo por me sentar ao pé dele até ele sucumbir ao cansaço e é uma seca. Depois silêncio sepulcral... e eu escrevo.

*

Para a semana recomeça a escola. Ando um pouco triste por saber que há alguns colegas da mais velha que vão mudar de escola, que o grupo vai ficar mais pequeno mesmo na reta final antes de ingressarem na escola primária, mas todos os pais têm as suas razões e eu também teria as minhas se a mudasse. Vamos tentar chegar sempre cedo, que é como quem diz, antes das 9:30, porque os miúdos vão começar a habituar-se a uma rotina mais escolar. Quanto a mim, tenho uma posição um pouco "bipolar" relativamente ao ensino pré-escolar, se por um lado acho que é bom terem mais rotinas estruturadas e trabalhos sentados, por outro também gostaria que pudessem brincar a 100% até aos 6 anos. Uma brincadeira com nexo, nada desfuncional e arbitrário, brincadeiras em que fizessem escolhas e lidassem com consequências dos arrufos.
O mais novo, durante estes dias, evoluiu bastante na fala, já diz frases e tudo! Já diz "carro" direitinho quando antes era "pipi", falamos muito com eles, falamos em português e não noutra coisa qualquer cheia de diminutivos. Faço votos que também falem mais com ele e que não fiquem só a tomar conta ou a fazer atividades que não acrescentam nada ou quase nada...


E agora vou ali e já venho que o mais novo já se faz ouvir.

27 de agosto de 2014

momentos do Minho

Estivemos uns dias no Minho, com os avós, demos umas voltas, tínhamos alguns planos mas um ou outro ficaram adiados para outras férias. Por estarmos muito próximos de Viana do Castelo, fomos até lá algumas vezes, mas também fomos a Braga, cidade que eu ainda não conhecia à excepção do Bom Jesus.

Mesmo não sendo frequentadores de missas e afins, ocasionalmente visitamos igrejas para as mostrar às crianças, elas fazem perguntas, acham determinados pormenores curiosos e gostam sempre de percorrer os espaços com algum alarido à mistura.

Ela ficou intrigada com as velas elétricas...

O santuário de Santa Luzia conquistou pelas luzes coloridas dos vitrais. 

A cidade de Viana é muito gira, em cada ruela vemos pormenores que nos fazem parar um bocadinho, nem que seja para ver a diferença entre os canários.

Para fugir à rotina do dia-a-dia, gostamos muito de sair à noite com as crianças. Apesar destas saídas terem muitas vezes consequências dramáticas (muuuuitas birras a todas as horas) a alegria de os ver desfrutar da cidade iluminada vale bem a pena.



E fomos até Braga, primeiro ao cimo do Bom Jesus, depois até à cidade cá em baixo. Eu gostei bastante, o centro pareceu-me bem arranjado, tinha edifícios bonitos, alguns abandonados claro, mas também bastantes recuperados, o que é sempre bom; vimos muitas esplanadas e ruas cheias de gente, praças e parques infantis concorridos, tudo coisas que assim à primeira tornam a cidade muito apelativa para viver!



Aproveitámos o balanço e até andámos no comboio turístico, onde ela meteu conversa com uma rapariga que andou um bocadinho connosco à guna ;)

E voltámos a Viana e tudo foi à volta da romaria. Ele eram os trajes...

... a música 

... o cortejo... 

... a multidão. 

Muita excitação. 

A marcação à senhora das pipocas e do algodão doce. Sem sucesso às 22:30. 

Elas muito atentas a ver o espetáculo de rancho. 



No dia seguinte regressámos à cidade apenas os 3, aproveitámos a sesta dele e fomos calmamente lanchar a um café novinho em folha, cheio de coisas boas mas boas. Ela adorou e nós também! Para mais informações vejam em Casinha Boutique Café.




Algumas ruas mais adiante, parámos na Objectos Misturados para trazer algo especial connosco. A loja é uma perdição, cheia de livros, brinquedos, acessórios e peças de autor, enfim... fomos lá duas vezes e não conseguimos sair de mãos vazias!

Os bichos da Marlene junto daquele prato que eu cobiço quase todos os dias...

***

E assim foram as férias, curtas mas cheias de coisas boas, como sempre. Os miúdos divertiram-se imenso, viram coisas novas, andaram entre o super excitado e o super irritante, mas também isso faz parte.

24 de agosto de 2014

34/52 de 2014

Esta semana que passou estivemos pelo Minho, na casa dos avós, aproveitámos para dar uns passeios, brincar muito no jardim, ouvir muita música popular e ver coisas novas.

Ela: fomos ao Bom Jesus de Braga e acabámos por dar um passeio de barco no lago romântico, ela sentiu-se uma pirata e disse-o várias vezes. Nos seus olhos as histórias já corriam soltas...

Ele: Numa das vezes que estivemos em Viana do Castelo, passámos ela feira de artesanato e ele apaixonou-se pelo bombo, foi com pena que não o trouxemos, mas fica para uma próxima vez!

Eles: Sem dúvida que os segundos filhos levam uma rodagem de eventos muito maior do que os primeiros. Se alguma vez eu pensei levar a minha filha de 2 anos para um desfile à noite de bombos, cabeçudos, rancho e bandas de música, só poderia estar a delirar. O facto é que o nosso mais novo, com 2 anos já foi a este desfile, à maior romaria de Portugal e estiveram os dois muito atentos e muito participativos (cada um à sua maneira), adorando cada momento. Foi uma noite de arromba e as férias são para isso mesmo!

17 de agosto de 2014

33/52 de 2014




Ela: estar com a prima é tudo o que ela quer, passou o dia em que quase não falámos, andou solta e sem regras... é do verão.

Ele: depois de dormir foi correr e gritar para o campo e futebol.

Eles: fomos aos carrosséis e aos balões, só isso já seria motivo de excitação, termos ido à noite tornou a coisa para lá de espetacular.

15 de agosto de 2014

5 anos!

E o 15 de agosto nunca mais foi o mesmo.


Este ano, celebrámos os 5 anos da riqueza mais velha, nos avós do Minho e foi um dia super animado, uma excitação que começou de madrugada e foi quase até à hora de jantar. Muitos foguetes, muita gritaria, muita choradeira, muita maluquice, muito riso, uma festa a valer!!!
Pela primeira vez fiz uma festa temática, claro que só podia ser o Frozen, que é conversa cá em casa todos os dias desde Dezembro. Comprei uma saia cheia de gelados da Cherry Papaya e mandei estampar uma t-shirt para cada um dos miúdos e foi logo a loucura número 1, tivemos que tirar uns retratos em vários sítios, inclusive na procissão cá da terra porque em dia feriado tem que haver procissão!
Depois fiz um magnífico bolo de chocolate (onde usei um Lindt 70%), fiz uma cobertura imaculadamente branca com marscaponne e polvilhei com côco ralado para dar um ar de serra nevada. Para rematar, recortei as manas Anna e Elsa e espetei-as - SUCESSO!
Para animar ainda mais o panorama, uma amiga nossa da Happy - Brindes & Festas, ofereceu pompons e uma pinhata em forma de prisma tudo nas tonalidades geladas. Tudo feito em segredo das miúdas mais velhas, porque as crianças mais pequenas não sabem bem explicar o que estão a ver, portanto, tudo certo! Quando elas apareceram foi uma confusão, nem sabíamos se cantávamos os parabéns ou se íamos tratar da pinhata :D

















Por fim, resumindo e concluindo, a festa foi um sucesso, as crianças chegaram ao fim do dia completamente sideradas, fritaram-nos a paciência com muitas birras, mas o que realmente interessa é lembrar as caras de espanto que foram fazendo ao longo do dia.
Vale mesmo a pena!!!!



A todos que se lembraram de nós, o nosso muito obrigado***

À menina que nasceu no mesmo dia e no mesmo ano da Leonor, os nossos parabéns :) (a mamã é nossa leitora)