6 de novembro de 2012

No Sealife


Aproveitámos que o dia estava chuvoso e rumámos ao Porto para ir ao Sealife (junto à rotunda do Castelo do Queijo), combinámos com as primas e foi uma tarde memorável em que as duas "mergulharam" naquela escuridão e se encantaram com os peixes - "olha a raia!", "olha o tubarão!", "uma tartaruga, yeeee!". É o máximo, mesmo que a exposição fique aquém da do Oceanário, para as crianças isso não interessa nada, elas querem é ver a bicharada e se possível interagir com ela.
O sítio é pequeno, vimos tudo em cerca de uma hora e andámos sempre mais ou menos ligeiros visto que as miúdas só corriam; o túnel de vidro curvo é cativante e há muita informação escrita que explica um pouco sobre as espécies e educação ambiental. Se o dia estivesse soalheiro a esplanada junto ao bar teria sido ideal para o lanche da criançada, nós optámos por ficar cá dentro. É sem dúvida um sítio porreiro para passar uma tarde com os meninos, no entanto é difícil fazer fotografias em condições por ser tremendamente escuro e elas estarem sempre a correr.

Para rematar o programinha da tarde ainda fomos todos ao IKEA para que elas continuassem possuídas por mais umas horas :D











O nosso mais novo também gostou muito!!

5 de novembro de 2012

enfim...

Outro dia jantámos no IKEA (sim, também sabemos ser pirosões) e qual não foi o meu espanto quando vislumbrei rabanadas e bolo rei para servir à sobremesa. Fiquei chocada, confesso, e não consegui esconder a minha admiração e até comentei com os senhores que me davam um pratinho de almôndegas.
E pronto é isto, no dia 1 de Novembro temos Todos os Santos, no dia 2 de Novembro temos os Finados, no dia 3 de Novembro pelos vistos começa o Advento.
Oh por favor!!!!

4 meses


Chegou aos 4 meses e acho que estamos a entrar numa rotina mais ou menos consolidada, ah pois é! Não é nada muito rígido, claro que não pode ser, mas a verdade é que todos os dias faço um esforço no sentido de fazer determinadas coisas sempre à mesma hora e pela mesma ordem. Já com a Leonor também foi assim, creio que o facto de ambos serem bebés calmos ajuda para que consigamos fazer estas rotinas, as quais consistem em mais ou menos isto:

(por volta das)
9:00 - mama e dorme
10:30 - toma banho, faz massagem e restante higiene, veste, conversa, mama, dorme
13:00 - mama, brinca na espreguiçadeira cerca de 45min, dorme na alcofa
16:00 - repete
19:00 - mama, vai para a coque e "jantamos" todos (muitas vezes faz um sono curto)
21:00 - mama, vai para a alcofa sem conversas :)

durante a madrugada - mama quando acorda, deita-se (tudo em silêncio) - cerca de 2/3 vezes

e pronto é isto, nada de extraordinário, no entanto acho que é crucial não lhe dar qualquer confiança quando o deito, não canto, não falo, não embalo, nada, só o deito e volto lá as vezes que forem necessárias até ele adormecer. A maior parte das vezes é porque lhe cai a chupeta e ele combate o sono, mas no fim quem ganha sou sempre eu! Continua a ser uma criança que chora pouco, ou apenas o necessário, quando tem dores e são poucas as vezes, ou quando está no quarto e eu na sala e não me apercebo que ele acorda, passado um bom bocado ele lá faz um choradinho para o ir buscar, fofo fofo!

Vai continuar a mamar exclusivamente até aos 5 meses, já teve aftas, já foi à praia, já passeou por vários locais, já foi a uma romaria, já passa breves instantes sentado, ri-se muito quando o provocamos, já pega em objectos pequenos, gosta de ver tv, de ver a irmã, vibra imenso com o pai, assusta-se quando falam alto, faz brrrrrrrr, já lhe vesti roupas para 6-9meses, fica muito bem de cor-de-rosa, adora ver-se ao espelho quando toma banho, torce a cara quando vê a colher para lhe dar as vitaminas pela manhã!, e acho que é tudo. Anda muito feliz, o rapaz.

lugares comuns


Podia ser a minha sala, pois podia.
Também podiam ser meus, aqueles sapatinhos, pois podiam, mas não são.
:)

visto aqui

2 de novembro de 2012

o report das aftas


Há vários meses atrás, quando anunciaram os concertos dos Ornatos Violeta eu fiquei logo efusiva, emocionada, em êxtase vá, para comprar um par de bilhetes, um para mim outro para o meu homem. Porém, nessa altura, creio que ainda estava grávida, fiz contas de cabeça e pensei, hummm o rapaz ainda mama e tal e é outono e não sabemos se ele está saudável e tal e coiso. Não comprámos os bilhetes. Estes últimos dias tenho acompanhado o desenrolar das novidades relativas aos concertos e fico sempre cheia de pena de não termos ido, porém, a verdade e a realidade é que o rapaz ficou mesmo adoentado esta semana!! (só não me calha o euromilhões)

Tudo começou no preciso dia em que o pai foi trabalhar para fora e eu fiquei sozinha em casa, pela primeira vez com os dois uma noite inteira, pontaria é algo que nos assiste, e desde essa manhã que ele acordou choroso e chatinho. À tarde fomos buscar a mana à escola e nada fazia prever que após o jantar o pequeno já não se calasse, chorou, chorou, dava às pernas, seriam cólicas, claro! Nos dias anteriores eu havia comido uma torta de chocolate bombástica, não fiz cerimónias e o resultado estava à vista, o miúdo todo fanado, todo torcido e eu muito firme e muito recta, sem qualquer remédiozinho para as ditas cólicas. Tivemos uma noite animadíssima, a primeira vez que fiz (quase) uma direta por causa de um bebé, chorou seguido entre as 4 e as 6, coitadinho tantas cólicas.... nem a chupeta ele quer... coitadinho....
Ao mesmo tempo que chorava, rejeitava a mama, socorro, ainda tive que me levantar e dar à bomba em plena madrugada e felizmente ele lá bebeu um bocadinho de leite.
O dia seguinte, eu zombie, ele irado, correu como o anterior, tal como a noite, mas já foi mais suave, ele já não chorou tão intensamente e depois o pai já se revesou comigo durante a madrugada.
Ontem à tarde, depois de algumas tentativas de dar o biberão e de ele chorar à força toda reparei em duas bolinhas por baixo da língua - sacanas, eram aftas!!! Ficámos de olhos esbugalhados e tudo fez sentido - o choro de dores intensas, o rejeitar da mama, o rejeitar da chupeta, o rejeitar do biberão, a fome, o sono, e mais choro - ollhámos melhor e ainda descobrimos uma terceira afta na gengiva inferior. Pobre filhotinho tão pequeno, tão rijo, cheio de bicharada na boca :((
Há algumas teorias de como ele pode ter apanhado tal vírus, o primo teve e embora o contacto entre eles fosse mais do que mínimo, o vírus pode ter vindo pela Leonor, que apesar de não ter ficado doente, pode ter servido de hospedeiro ou transmissor (não sei esses detalhes técnicos), pode ter vindo da escola, eu própria há mais de uma semana tive uma afta na boca, não sei :(
Neste momento ele já está melhor, obrigada***, já não me rejeita embora às vezes ainda chore, mas estamos certos de que o pico da doença já foi ultrapassado. Agora já sei, se o meu rico menino, tão calmo, lhe der os nervos, a primeira coisa que lhe faço é olhar para a boca!!

É caso para dizer, são coisas...

1 de novembro de 2012

humpf...

E eis que passadas 48 horas de muito choro, muito mesmo!, resistência a mamar, duas noites mal dormidas e outras chatices associadas, descobrimos 3 aftas gigantes e brancas e horrorosas na boca do pequeno infante.

Felizmente já posso descartar a minha suposta culpa por ter comido um bolo com mega-cobertura e recheio de chocolate... as cólicas são sempre as culpadas até prova em contrário!

de vez em quando...



... lá vou mantendo a chama acesa :)

28 de outubro de 2012

o cheiro da memória


Há dias a nossa mais velha esteve constipada, de um momento para o outro pegou-se-lhe uma tosse, um ranho, uma ligeira febre e eu caí-lhe em cima com o meu tratamento de choque herdado da mamãe e avó. Para que lhe passasse a maleita dei-lhe muita água a beber, andou de copo para todo o lado, sempre a encher, sempre a esvaziar. Depois uma rica canja, gordurosa, apetitosa, cheia de alho e febras e ovos por botar, deliciosa, todos comemos e repetimos. Ao fim do dia foi a vez de uma espécie de banho turco caseiro, fechei-me com ela na casa-de-banho, enfiei-a na banheira com gel de espuma e brinquedos e abri a torneira com água fumegante - ficámos ali no nevoeiro uma boa meia-hora e os efeitos foram imediatos - muito catarro cof cof cof!!
A melhor parte deste tratamento deixei para o fim da noite, altura em que abri o boião de Vicks, ahhhhhhh, e fui directamente para a infância, quando vivemos um ano na casa dos meus avós e quando nos constipávamos lá vinha o meu avô esfregar-nos as costas e o peito com álcool e depois levávamos com uma boa besuntadela de vicks e lá ficávamos a cozer debaixo dos cobertores naquele cheiro de eucalipto gosmento. Eu sei que hoje em dia o vicks não está muito recomendado, sobretudo a crianças pequenas, no entanto, em doses pequeninas e sem exageros garanto que faz milagres. Apliquei-lhe o unto e a rapariga dormiu tão bem na sua almofada de adulto, não tossiu nem  fungou até de manhã. Ela dormiu, nós fomos dormindo, já se sabe que na doença, os pais não pregam bem o olho, no entanto, entrar no seu quarto e sentir o cheiro do eucalipto trouxe-me tanta tranquilidade como imensas saudades daquele passado, até das mãos pesadas do nosso avô! Pode ser que um dia, quando ela tiver a minha idade e abrir um frasco de vicks se lembre dos banhos, da canja e das massagens nas costas que eu adoro fazer-lhe.

ai ai...

a preguiça continua........

25 de outubro de 2012

Ele há coisas muito jeitosas




Foste a maior!!! O-BRI-GA-DA****

23 de outubro de 2012

vou ali e já venho



prometo não demorar...

20 de outubro de 2012

o boneco dele


Quando eu estava grávida da minha mais velha achei que lhe devia comprar um boneco de pano exclusivo, que mais ninguém tivesse um igual, na altura, escolhi um boneco da Rosa Pomar. Para celebrar a chegada do Vasco, também quis fazer o mesmo, então durante alguns meses procurei, revirei e no fim caí de amores pelo trabalho da Cor de Mar, escolhi este cão, e acho que não poderia ter feito melhor. O trabalho da Marisa transborda carinho, imaginação e perfeição, eu adoro este Cão Guru, faz sucesso entre os meus rebentos, cada um com o seu estilo claro :)
Para saberem mais sobre as estórias Cor de Mar vejam o site e sigam-nas no Facebook, vão adorar!!