18 de setembro de 2013

Sobre o desafio Fotografar a Família com Rolo


Lembram-se do desafio fotográfico? Claro que sim :) Estamos em meados de Setembro e parece-me que vai sendo tempo de refletir sobre como foi fotografar os meus/vossos mais-que-tudo com filme convencional.


Por cá a experiência foi óptima, como sempre. Creio que nunca revelo um rolo e fico a pensar que foi um desperdício, é um exercício que me dá prazer e no qual gasto muita energia - avaliar quando vale a pena disparar é por vezes difícil. Na maioria das vezes o rolo parece-me interminável, e na verdade são apenas 36 disparos ou menos, mas estar na praia e ter uma máquina de rolo faz-me pensar que apenas são necessárias duas ou três fotografias para resumirem um momento que se repetirá durante vários dias. Se eu levasse a máquina digital a quantidade de fotografias seria exponencialmente maior, em vez de 3 teria umas 100 da mesma situação. Não há necessidade...


Para o desafio proposto utilizei duas máquinas, uma Lomo Fisheye e uma Canon Ftb, são máquinas diametralmente opostas no resultado. A primeira é um brinquedo, por mais seriedade que eu quisesse transparecer, o resultado é sempre muito deformado provocando muitas piadas. As fotografias da Canon dão mais trabalho a fazer, por vezes ficam fora do foco, mas ainda assim, transparecem enquadramentos e texturas que me agradam muitíssimo. No meio disto tudo, fotografar a minha família foi a parte mais fácil, são os meus modelos habituais, porém, como fomos de férias com mais familiares, a coisa tornou-se mais divertida e sobretudo diversificada.


Agora o que eu gostava de saber era como vos correu o desafio. Posso colocar-vos algumas perguntas? Podem responder ou não, mas se fizeram o desafio, descrevam no vosso blog a vossa participação. Se não tiverem blog, mandem-me um e-mail com uma ou duas fotografias que espelhem o vosso trabalho.
Qual o material utilizado? Quando fotografou com rolo pela última vez? Quanto tempo demorou a terminar o rolo? Quais as maiores dificuldades? O que sentiu quando viu o resultado? Vai repetir a experiência?



mais algumas fotografias deste verão aqui

6 comentários:

  1. também vou me propor este desafio, tenho uma máquina de filme emprestada em casa a minha espera.
    gostei muito do resultado das tuas!

    ResponderEliminar
  2. sim, lu, anda!!! fico à espera do teu trabalho! isto dos desafios é quando se quiser ;)

    fico contente por teres gostado do desafio e do meu resulado**

    ResponderEliminar
  3. Alô Sofia. Eu queria fazer, mas neste momento não tenho máquina analógica. Tenho tirado imensas com a "tua menina". Vou tentar resgatar uma canon simples que a minha mãe me ofereceu em miúda.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. aline, vá já tirar o pó à máquina!!!

    ;)))

    ResponderEliminar
  5. A máquina está em França. dei-a à minha mãe quando começou a loucura do digital. Mas gosto do efeito.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Espetaculares!!!
    Eu tenho 3 rolos para revelar e logo farei um post com o resultado...

    ResponderEliminar

Seja bem-vindo quem vier por bem.
Quem não vier, será apagado para todo o sempre!