▼
13 de março de 2016
O ponto alto do nosso fim-de-semana
Esta é uma daquelas imagens que vale mil palavras, ainda assim, o acontecimento merece uma nota de esclarecimento para memória futura :)
Aos 3 anos e 8 meses a nossa riqueza mais nova começou a andar de bicicleta como os meninos crescidos, como ele diz. Após quase dois anos a andar na bicicleta de equilíbrio, achámos que seria tempo de passar ao nível seguinte. Fomos buscar a bicicleta antiga da mana, ajustámos o selim e o guiador, retirámos as rodinhas e após umas poucas voltinhas eis que o rapaz conseguiu pedalar sozinho para trás e para a frente perante os nossos olhares incrédulos. Durante a semana que passou, em casa, ele subiu para a bicicleta; nesta altura ainda não tinha os pedais nem as rodinhas de apoio, os quais tirámos para ele não se desabituar do equilíbrio. Nesses dois ou três dias ele foi medindo a força e as distâncias para a "nova" bicicleta e quando chegou a hora da verdade, foi mesmo instantâneo e a adaptação foi impressionante.
Isto vem reforçar a ideia de que vale a pena retirar os pedais e rodinhas das bicicletas convencionais antes de ensinar seja o que for a uma criança. Ao contrário do irmão, a L já tem mais dificuldades em se adaptar à bicicleta sem apoios. Embora ela tivesse dado ao pedal sem apoio sem ter dado conta, a verdade é que se sente ainda muito insegura, mas está a um passo de conseguir equilibrar-se bem.
A bicicleta dela é em segunda-mão, comprámo-la online e foi a melhor coisa que podíamos ter feito!
(para ela - roda 20'')
(para ele - roda 14'')
Boa Vasco! És o maior! Tão fixe ver os primeiros metros do vídeo!
ResponderEliminarBoa Vasco! És o maior! Tão fixe ver os primeiros metros do vídeo!
ResponderEliminarfoi o máximo :DDD
ResponderEliminarQue fixe!!! a Laura com este tempo não tem andado nada de bicicleta (de equilíbrio) e está ansiosa que venha o bom tempo para ir andar, mas a chuva não nos tem largado...
ResponderEliminarFiquei entusiasmada por ver que as de equilíbrio ajudam mesmo a avançar para as normais mais cedo, boa Vasco :)!!!
na Suíça já não existem bicicletas com rodinhas... vão apoiando os pés no chão e passam logo para a fase seguinte :)
ResponderEliminar