7 de agosto de 2013

Desafio fotográfico à blogosfera - a pedido de Mum's the Boss

Há dias a Mum's the Boss, dedicou-me um post, fiquei tão surpreendida como maravilhada com cada frase. No fim, a Magda desafia-me a desafiar-vos com um pequeno projeto fotográfico familiar. O que é uma família? Para além do conceito mais imediato, "família" são todos aqueles que nos rodeiam num determinado local e período de tempo, e com isto incluo também o cão, o gato e o canário; duas pessoas, vinte, digam-me!

Desafio-vos a retratar a vossa família, seja ela qual fôr e de que ângulo (mais exposto ou menos exposto). Até aqui tudo bem... Agora o desafio será a tecnologia que vos proponho: fotografia de rolo.
Há tempos contei-vos que comprei uns rolos para fotografar o meu verão, as nossas férias, e isso está a acontecer neste momento. Tenho as minhas máquinas carregadas e já andei a disparar!

se quiserem espreitar algumas fotografias minhas analógicas, sigam este link e este.

Desafio-vos a tirar o pó às vossas máquinas, ou dos vossos pais. Se não tiverem uma máquina comprem uma descartável, existem nas lojas de fotografia, bombas de gasolina, hipermercados.

Se quiserem reanimar máquinas em estado vegetativo sugiro que as mandem reparar a esta loja no Porto - https://www.facebook.com/camarasecompanhia?fref=ts. Aqui também podem comprar rolos a preços mais simpáticos que já estão fora de prazo e que se comportam muito bem ou por vezes nos surpreendem com cores e efeitos maravilhosos.

Se quiserem comprar rolos e não sabem qual escolher, posso sugerir 400 ASA cor, é o que eu costumo usar por ser mais versátil e resistir bem à falta de luz, normalmente é revelado em uma hora.

Se quiserem comprar uma máquina divertida e fazer os verdadeiros "instagrams" comprem uma LOMO, é só escolher o modelo que mais vos agradar aqui - http://www.lomografiaportugal.com/html/loja_starnew.html

Posto isto, quem quiser alinhar neste mini desafio (e estiver ciente que vai ter de gastar uns euros em rolos e revelações) é favor acusar-se e dizer onde é que vai publicar as fotografias. Não é preciso publicar tudo, mas uma ou outra só para termos do que falar :D
Fotografem os vossos mais-que-tudo, sejam descontraídos mas pensem que não podem disparar infinitamente, podem até fazer uma única fotografia por dia, podem fazer as fotos todas num dia ou numa semana, ou numa viagem, num encontro familiar, no casamento da prima ou da melhor amiga. Façam como quiserem, mas façam-no e depois digam-me como se sentiram durante o passar do rolo e o que sentiram quando foram levantar o envelope. Esta partilha de ponderação e reflexão sobre quando disparar é o objetivo máximo deste desafio. A temática já sabem, é a vossa família.
Garanto-vos que será muito bom!

Quem me acompanha?

Divulgação dos desafios algures em Setembro, ok!

Uma boa dose de inspiração aqui.

11 comentários:

sofia costa disse...

I'm in!!!!! Claro!!!!!!!!!!!
Adorei!
Tenho que ir comprar mais rolos...
Já estou em pulgas! :)
Vou publicar as fotos no meu blog.

Sónia disse...

Eu até acompanhava mas os meus pais estão longe e logo a máquina de rolo também, mas pode ser que consiga lá ir até setembro :)

Catarina disse...

Hummm, estou meeeesmo tentada :)! Gosto muito da ideia e do tema. Tenho a minha velhinha em Viana, mas vou lá de férias por isso tenho tudo lá a minha espera...a máquina e a família! A ver se sai alguma coisa de jeito...

Marta disse...

Parece-me que também vou alinhar!
:D

Mum's the boss disse...

Vou alinhar, off course!
Enqto não encontro a máquina antiga, lembrei-me também de outra ideia... polaroids! Tenho aqui uma máquina antiga mas já nao vendem as cassetes :)

Anónimo disse...

Olá!
Estou tão tentada a alinhar! O meu único se não é a revelação (do preço). Mas acho que vou mesmo alinhar! Já andava com saudades dos rolos.
Uma boa desculpa para tirar o pó às minhas velhinhas. :)
Beijinho *

rosinha_dos_limoes disse...

Gostei do desafio :) Tenho uma Diana F oferecida pelo meu irmão que ainda não estreei e a máquina do meu sogro ... e setembro é o mês de aniversários da família :) (6!!!)

sof* disse...

vai ser uma festa!!!
obrigada por aderirem e gostarem do desafio!

:DDD

Ana disse...

Eu adorava mesmo participar, não podia ser mais interessante.
Sei que já comentei aqui a saudades que tenho da fotografia analógica.

A minha camera analógica tem humidade, não ia ficar com a qualidade desejada.
Já a coloquei ao sol embrulhada em papel de jornal para absorver a humidade, resta aguardar para ver se resultou.

Mas o principal problema não é esse, é o facto de estar desempregada (há quase um ano sem receber)e não poder investir no rolo, revelação e pilhas. Só as pilhas da minha Nikon F65, custavam na altura, entre 9-11€.
Além disso ainda tenho as fotos da comunhão do meu filho por revelar...

Também usava kodak 400 asa, para mim eram os melhores. Pouco antes de comprar a digital, há cerca de seis anos, quase não os encontrava.
Tinha aqui em casa um Ilford a preto e branco, mas passou de validade há dois anos.

Quanto ao instagram, está fora de questão, detesto, não consigo achar ponta de piada.

Pode ser que algo corra bem até lá e eu possa participar.
Seria uma honra participar num desafio feito por ti.
Beijinho

Ana disse...

Quanto à tua dica, obrigada!
Não conheço a casa, mas se é de confiança, assim que puder levo-a lá.
Obrigada :)

sof* disse...

ana, um dia, quando puderes, fotografas com esse rolo a preto e branco, vais ver que vais ser agradavelmente surpreendida. desde que um rolo não apanhe muito calor, está apto a ser usado.

melhores dias virão! não desanimes ;)