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Princípios
Para dar impulso a este movimento reformador, foi criada em 1906 a Liga Internacional para a Instrução Racional da Infância, cujos princípios estatutários estabeleciam:
- A educação da infância deve fundamentar-se sobre uma base científica e racional; em consequência, é preciso separar dela toda noção mística ou sobrenatural;
- A instrução é parte desta educação. A instrução deve compreender também, junto à formação da inteligência, o desenvolvimento do caráter, a cultura da vontade, a preparação de um ser moral e físico bem equilibrado, cujas faculdades estejam associadas e elevadas ao seu máximo de potência;
- A educação moral, muito menos teoria do que prática, deve resultar principalmente do exemplo e apoiar-se sobre a grande lei natural da solidariedade;
- É necessário, sobretudo no ensino da primeira infância, que os programas e os métodos estejam adaptados o mais possível à psicologia da criança, o que quase não acontece em parte alguma, nem no ensino público nem no privado.
in wikipedia
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O Movimento Escola Moderna - MEM"O Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma associação de professores e outros profissionais da educação já com algumas décadas de tradição em Portugal. Reconhecido pela Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna em 1966, a Associação formalizou-se em 1976, começando a publicar o seu Boletim Escola Moderna em 1978."
"Algumas das técnicas que mais se destacam na sua pedagogia são: a "aula-passeio", dada fora da sala de aula, como motivação para os alunos e pondo-os em contacto com a realidade; a produção de textos livres, quando e como a criança quer, a partir dos quais se faz a aprendizagem da leitura e da escrita, segundo o método natural; a imprensa escolar, com entrevistas, pesquisas, vivências, relatos de aulas-passeios e textos livres; a correspondência interescolar; o livro da vida, funcionando como um diário da turma; autoavaliação; e plano de trabalho. Atualmente estas técnicas contam com o apoio das novas tecnologias, como, por exemplo, o vídeo, o computador ou a Internet."
"O MEM, na esteira de Freinet, pratica uma pedagogia de cooperação educativa, em que alunos e professores negoceiam atividades e projetos a desenvolver em torno dos conteúdos programáticos, tendo por base os interesses e saberes dos estudantes e o contexto cultural das comunidades. Esta organização cooperativa promove o desenvolvimento moral e cívico, a capacidade de iniciativa, a corresponsabilização dos alunos pela sua aprendizagem e a aprendizagem da democracia."
"Definindo cada aluno um plano de trabalho autónomo, ao professor cabe acompanhar a sua execução e evitar a acumulação de dificuldades."
in Educare
vai começar a minha inquietação...
mantenho-a no jardim, mudo-a para a pré, escolas primárias em obras, professores que deixam a desejar. mudo tudo ou deixo tudo como está?
10 comentários:
Seja qual for o método, temos sempre inquietações. A educadora do meu filho seguia o MEM, não conhecia, mas do que ela me explicou gostei. Resultou muito bem, as crianças gostavam de participar, todos os dias de manhã começavam o dia a definir que áreas íam trabalhar, claro, que com orientação da educadora. Acho que foi muito benéfico para ele. Estava com algum receio que não se adaptasse bem ao primeiro ano, pois é um miúdo muito activo e irrequieto, mas adora, graças à professora que tem, que segue o ensino pela arte, mas acho que também graças ao MEM. Eles surpreendem-nos e são mais capazes do que às vezes nós achamos. Também ajuda falar com as educadoras e professoras, elas sabem se eles tão preparados ou não, se vão dar-se bem com a mudança. É mais uma etapa, eu também estava nervosa, mas sem motivos, correu tudo bem!
Mas a tua filha anda neste momento numa escola que segue o MEM? O grande probl é que para na primária terem este tipo de ensino só optando por uma escola privada.. No publico há alguns professores que seguem mas com o número de alunos das turmas é quase impossível conseguirem fazê-lo! Não é fácil decidir... Boa sorte! :)
Não conhecia o MEM, mas já há uns meses estou a estagiar numa escola que se rege por este modelo. Acho que é um modelo que resulta muito bem com crianças: as crianças participam, efetivamente, e os trabalhos realizados partem dos seus interesses, daquilo que desejam saber. Tornam-se crianças mais curiosas, mais interessadas em saber "o porquê das coisas" com a realização de Trabalhos de Projeto, tendo em conta aquilo que desejam, efetivamente, saber: seja sobre animais, plantas, planetas... Tudo é possível quando parte, efetivamente, das questões colocadas pelas crianças.
Pois, boa pergunta! Isso também é uma coisa que me inquieta e até já pensei em dar aulas em casa (o meu marido, volta e meia trabalha fora do país), apesar de ainda faltarem uns anitos para os meus pequenos.
Beijinhos
neste momento a escola dos meus filhos não segue a vertente MEM, embora eu ache que a educadora da minha filha seja bastante dinâmica nas atividades com os miúdos dando-lhe abertura nas mesmas.
tal como a raquel também já me cruzou o pensamento o home schooling mas depois olho para mim e acho que não tenho nervos de aço para essa empreitada :D
o mais certo é continuarmos a nossa vida tal como está durante o próximo ano e estudar o que nos reservam as possibilidades para o 1º ano da escola primária no ano seguinte.
obrigada pelas vossas opiniões, são sempre muito úteis!
Eu não sei como são as escolas primárias (agora escolas de ensino básico 1.º ciclo) aí da tua zona, mas estou muito satisfeita com a escola da Inês. Não tenho nada a apontar ao professor, não deixa nada a desejar, pelo contrário, é muito empenhado e exigente no bom sentido. A turma da Inês tem óptimos resultados e a escola tem tido excelentes resultados nos exames nacionais (sempre dá alguma referência).
Eu nunca conseguiria ensinar a Inês em casa, nem eu nem ela temos perfil para isso, já os trabalhos de casa às vezes fazem com que nos chateemos...
É realmente um assunto interessante, e de decisão particular de cada pai.
O que noto nas escolas públicas é que é preciso ter sorte... e mesmo tendo um bom professor, com o número de alunos que cada turma tem, caso a criança tenha alguma dificuldade é difícil acompanha-la. Noto com a minha sobrinha, que a maior parte das vezes se tem alguma dificuldade acaba por não a exprimir (por serem muitos e ela ser envergonhada) e temos de estar sempre atentos para ver se não ficam lacunas! O MEM centra-se nas crianças e no desenvolvimento a partir daquilo que mais as motiva, evoluindo à sua velocidade e não há velocidade de toda uma turma. Mas eu pouco percebo disto, ando agora a pesquisar. Pelo que leio, estimula mais o lado criativo e a pro-actividade em detrimento de uma educação puramente receptiva (como todos nós sabemos ser o clássico). Não quer com isto dizer que uma corrente é melhor que outra, mas certamente devem-se adequar mais a umas crianças que outras!
não comeces já a stressar!!!... ainda falta 1 ano. deixa-a onde está. assim sempre fica com o vasco e é menos uma viagem que vocês fazem. facilita, sofia, facilita!
não comeces já a stressar!!!... ainda falta 1 ano. deixa-a onde está. assim sempre fica com o vasco e é menos uma viagem que vocês fazem. facilita, sofia, facilita!
não comeces já a stressar!!!... ainda falta 1 ano. deixa-a onde está. assim sempre fica com o vasco e é menos uma viagem que vocês fazem. facilita, sofia, facilita!
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