26 de maio de 2014

afinal ter uma criança mais crescida é tão fixe!!

(mesas do refeitório do convento/Museu de Aveiro)

Há dias falava com uma amiga minha sobre os nossos filhos. Que crescidos que estão, o dela já fez seis a minha vai a caminho dos 5 e como têm cada vez mais piada e como são complexos e cheios de surpresas.
Confesso que antes achava que a determinada altura as crianças perdiam a piada, ali por volta dos 4, já tinham dado tudo o que haveriam para dar. Como estava enganada. Na verdade, eu sou pro em assumir que estava errada em inúmeras teorias e esta é mais uma :) Apesar de achar que à medida em que ela vai crescendo, essa fase é sempre a mais gira do que a anterior, julgo que agora e comparando com o irmão bebé, prefiro mais a companhia dela precisamente por ser mais crescida! Já saímos juntas, ela já me ajuda, já percebe como deve comportar-se em determinados sítios e raramente me faz arrepender de a trazer comigo. Já o irmão, por ser bebé e por estar a entrar na fase das birras acaba por ser mais imprevisível e menos "portátil" :)

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é planear saídas com ela, gosto imenso da companhia dela e de como está sempre pronta para a aventura. Muitas das vezes esses meus planos não passam dos planos, mas isso são outras histórias, mas a verdade é que eu adoro mostrar-lhe coisas novas e ver as reações dela e sobretudo responder às muitas questões. Pudessemos nós e estaríamos sempre com o pé na estrada a visitar cidades, conhecer museus, provar petiscos novos... Não sendo possível, ficamos pela nossa cidade que apesar de pequena, também tem muito por onde andar e que nunca aborrece a nossa mais velha!

E vocês, o que gostam mais de fazer com as vossas riquezas?




25 de maio de 2014

21/52 de 2014





Ela: um invulgar aconchego de fim de dia.
Ele: tem cada vez mais consciência de que é um palhaço.
Eles: os momentos que antecederam ao corte do bolo que "fizemos" juntos.

Bolo: pão de ló com mirtilos inteiros, recheado e coberto com marscapone e limão.
(250gr de marscapone, 100g de açúcar dissolvido no sumo de limão - bater até ficar lisinho, espalhar com uma colher de sopa)

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

19 de maio de 2014

à flor da pele...

(eles no chafariz desativado dos cláustros do Museu de Aveiro)

O meu filho é uma flor de estufa, um sensível e tem uma mãe que prima em fazer asneiras, coitadinho. Há uns tempos, a propósito de uma otite fui com ele ao hospital e mostrei as pernas dele à médica que nos atendeu. Ao ver umas manchinhas avermelhadas disse que era provável que ele tivesse pele atópica e que pelo sim pelo não, deveria retirar os collants de inverno e as calças mais quentes assim que possível. As manchas deveriam ser hidratadas com creme gordo, que o Barral servia. Assim, o fiz, comprei o creme, comecei a aplicar e com o tempo a ficar melhor retirei a roupa quente e a coisa passou.

Na semana passada, com a (pequena) vaga de calor que houve, as pernocas dele ficaram outra vez atacadas mas muito pior, o rapaz parecia estar com uma alergia terrível!! Lembrei-me da médica e da possibilidade da pele atópica, e fui ler algumas coisas sobre isso. Nisto dei-me conta que fiz uma série de coisas erradas que contribuíram muito para que a pele dele ficasse com um aspecto tão assanhado. Manchas grandes e muito vermelhas, pele seca e a escamar, assim estavam as pernas por trás dos joelhos e um pouco as dobras dos cotovelos/braços; nos dias que antecederam estes resultados fizemos:

- banho de imersão (ritual de fim-de-semana dos manos)   -  os banhos devem ser diários e curtos
- kiwis, várias refeições seguidas  - evitar frutos ácidos
- água quente no banho  -  deve ser morna
- pouca hidratação - beber muita água e untar as articulações com creme gordo

Passados alguns dias de "tratamento", o aspecto das pernas melhorou imenso, restam apenas algumas zonas mais rosadas e a maior parte da pele já tem a textura normal, lisinha. O gel de banho que já havíamos usado durante os primeiros anos da Leonor, regressou, é o Lutsine E45, o creme da mesma marca é o Xeramance Plus, recomendado pela Miriam. A roupa deve ser 100% algodão e macia, devem evitar-se fibras sintéticas e a lã.

Nestas alturas é que lá vem o famoso remorso, olhamos para os garotos e vemos que não estão bem e que ainda por cima fizemos coisas que ajudaram a piorar uma situação que já não era famosa :((( Felizmente foi possível tratar a pele e recuperá-la depressa sem que lhe notássemos sinais de desconforto normalmente associados a estas coisas irritantes. Não é fácil esta coisa de ter filhos...

http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11657&langid=1

18 de maio de 2014

20/52 de 2014

Ela: se pudesse vivia descalça. 


Ele: já ganhou confiança para atravessar a ponte movediça de pé, está a ficar tão crescido.

Eles: ele queria descer sozinho, ela veio intrometer-se na "cena" dele.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

13 de maio de 2014

música para hoje

quando se desacelera apetece-me sempre ouvir esta música. adoro-a.

12 de maio de 2014

19/52 de 2014


Ele: apresentamos-lhe a Harmónica/Realejo/Gaita de Beiços e nunca mais quis outra coisa.


Ela: jogo da cadeira, esse grande clássico das festas infantis. Nunca falha!

Eles: se a semana passada tinha sido a correr, então esta foi caótica. Ainda assim, adoro espiá-los quando chegam a casa e aguardam as rotinas no sofá. Aqui, estavam ambos a roer cenouras, coisa que adoram.

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

3 de maio de 2014

18/52 de 2014


Esta semana correu de uma forma um pouco atribulada e de tal forma rápida que nem tive tempo/paciência para pegar na máquina. Ficaram apenas registos feitos com o telemóvel, que nem por isso me agradam menos.

Ela: o momento em que pusemos a nossa vaca voadora a sobrevoar a sala. É surpreendente o talento que os nossos amigos sem filhos têm para dar presentes curiosos aos nossos filhos :D

Ele: um passeio pela praia com os pés descalços fizeram muita confusão ao nosso mais novo. Sinais de um inverno demasiado prolongado...

Eles: num momento de descontração depois da escola. Quando venho sozinha com eles e começo a orientar o jantar é a altura em que eles aproveitam para ver alguns desenhos animados. Gozam da companhia um do outro e carregam baterias para as brincadeiras antes de deitar ;)

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

Escola Moderna

"Escola Moderna foi um movimento pedagógico progressivo de inspiração anarquista, que deu origem à pedagogia libertária que existiu no início do século XX, surgido inicialmente na Catalunha, inspirado pela filosofia de ensino do pedagogo catalão Francesc Ferrer i Guàrdia."

"
Princípios
Para dar impulso a este movimento reformador, foi criada em 1906 a Liga Internacional para a Instrução Racional da Infância, cujos princípios estatutários estabeleciam:
  1. A educação da infância deve fundamentar-se sobre uma base científica e racional; em consequência, é preciso separar dela toda noção mística ou sobrenatural;
  2. A instrução é parte desta educação. A instrução deve compreender também, junto à formação da inteligência, o desenvolvimento do caráter, a cultura da vontade, a preparação de um ser moral e físico bem equilibrado, cujas faculdades estejam associadas e elevadas ao seu máximo de potência;
  3. A educação moral, muito menos teoria do que prática, deve resultar principalmente do exemplo e apoiar-se sobre a grande lei natural da solidariedade;
  4. É necessário, sobretudo no ensino da primeira infância, que os programas e os métodos estejam adaptados o mais possível à psicologia da criança, o que quase não acontece em parte alguma, nem no ensino público nem no privado.
As Escolas Modernas comumente compreendiam também cursos noturnos para a educação de adultos. Por ser anticlerical e fomentar a solidariedade e a educação livre de autoridade coerciva, os anarquistas foram grandes adeptos deste movimento. Os sindicatos e associações operárias nos quais tinham influência contribuíram ativamente para a fundação de várias Escolas Modernas e cursos para adultos baseados em sua filosofia pedagógica."

in wikipedia

+++
O Movimento Escola Moderna - MEM
"O Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma associação de professores e outros profissionais da educação já com algumas décadas de tradição em Portugal. Reconhecido pela Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna em 1966, a Associação formalizou-se em 1976, começando a publicar o seu Boletim Escola Moderna em 1978."

"Algumas das técnicas que mais se destacam na sua pedagogia são: a "aula-passeio", dada fora da sala de aula, como motivação para os alunos e pondo-os em contacto com a realidade; a produção de textos livres, quando e como a criança quer, a partir dos quais se faz a aprendizagem da leitura e da escrita, segundo o método natural; a imprensa escolar, com entrevistas, pesquisas, vivências, relatos de aulas-passeios e textos livres; a correspondência interescolar; o livro da vida, funcionando como um diário da turma; autoavaliação; e plano de trabalho. Atualmente estas técnicas contam com o apoio das novas tecnologias, como, por exemplo, o vídeo, o computador ou a Internet."

"O MEM, na esteira de Freinet, pratica uma pedagogia de cooperação educativa, em que alunos e professores negoceiam atividades e projetos a desenvolver em torno dos conteúdos programáticos, tendo por base os interesses e saberes dos estudantes e o contexto cultural das comunidades. Esta organização cooperativa promove o desenvolvimento moral e cívico, a capacidade de iniciativa, a corresponsabilização dos alunos pela sua aprendizagem e a aprendizagem da democracia."

"Definindo cada aluno um plano de trabalho autónomo, ao professor cabe acompanhar a sua execução e evitar a acumulação de dificuldades."
in Educare


vai começar a minha inquietação...

mantenho-a no jardim, mudo-a para a pré, escolas primárias em obras, professores que deixam a desejar. mudo tudo ou deixo tudo como está?

2 de maio de 2014

Sugestão de programa infantil





Vi estas fotografias na página do facebook do Porto Lazer e achei que as minhas crianças iriam apreciar MUITO. Eu gosto de street art desde que realmente o seja, não gosto daquelas riscalhadas e tags só porque sim, gosto de uma coisa bem feita, um mural que cause impacto que nos diga alguma coisa, que nos faça parar. Cá em Portugal começam a aparecer, ou a reaparecer, bons exemplos de pintura/graffiti, gosto bastante dos trabalhos dos Gémeos e do Vhils por ser uma vertente com uma linguagem paralela e que Aveiro tem um mural que eu providencialmente já fotografei.
Por isso, peguem nas vossas crianças e sigam até ao Porto para dar uma vista de olhos na Street Art AXA Porto, está muito bem localizada nos Aliados, chega-se ali bem, tanto de metro, como de comboio ou autocarro. Ainda não sei quando iremos, mas vamos fazer por isso :)

Até 1 de Junho - grátis ;)



coisa mais fofaaaa



Eu juro-vos, sou uma pessoa de gatos, mas não resisto a esta fofice *****
daqui

(maria joão - be aware of the lobster!)