15 de outubro de 2015

e os TPCs?

Desde que começaram as aulas só tivemos dois fins-de-semana com Trabalhos Para Casa (TPCs), uma vez ou outra ela lá traz uma folhinha com uma atividade que ficou incompleta na aula e que termina em casa. Já "sabemos" as palavras "menina(o)" e "uva". Não é que ela saiba a 100% o que está a escrever, está mais a memorizar, a reconhecer palavras inteiras e as sílabas que as compõem e já começa a reagrupá-las formando palavras como "nome", "meu", "nova" entre outras. Parece-me que muitas vezes ela não está a perceber patavina do que faz, tal é o grau de distração ou de falta de concentração. Ao fim-de-semana vejo o que há para fazer e dividimos a tarefa em dois, uma parte para sábado e a outra para domingo. A mãe e o pai vão-se revezando e ela também passa alguns bocados sozinha na mesa porque a (minha) paciência não é de ferro. Eu não me passo com o facto dela não saber ainda as voltas correctas que faz o "a" ou o "v", não me passo com o facto dela ainda não escrever o "1" de cima para baixo e não o contrário, tudo isso será ultrapassado com a prática. O que me tira do sério e me esgota é a facilidade com que ela se perde. Qualquer coisa a distrai, o cabelo, a borracha, a afia, o caderno suplente que em vez de ter palavras escritas tem princesas desenhadas... inspiraaaaaaar... Um TPC que ela podia resolver em menos de uma hora na totalidade rende no mínimo o dobro e só faz metade!! Enfim, claro que eu tenho a noção de que isto só agora está a aquecer e que tudo leva o seu tempo. Felizmente isto não é rotina diária, ao contrário do que já ouvi dizer em muitos lados, que há professores que mandam muitos trabalhos e com muita frequência etc etc. Aqui, durante a semana, o fim das aulas alterna entre as 16:00 e as 17:30 e quando vimos para casa (eu e os miúdos) é tempo de brincar, de tratar das plantas, ver desenhos e brincar com legos. Se está bom tempo vamos até ao parque correr e trepar que também é preciso, sobretudo nos dias em que não há desporto na escola ou ballet na academia.

O irmão, vai por arrasto, que é já tradicional de quem é mais novo. Diz que já faz trabalhos de casa, que quer escrever o nome, que quer saber o que diz cada palavra nas histórias entre outras coisas mais. Soma e segue, portanto.

3 comentários:

Simplesmente Ana disse...

Que alívio ler este relato. A minha também se distrai com um grão de pó! Bem lhe tento explicar que se pode despachar em 15 minutos em vez de hora e meia, mas não adianta. Geralmente mando-a ir tomar banho e depois lá regressa mais fresca.

A diferença é que por aqui há TPC quase todos os dias!

**SOFIA** disse...

É sempre bom sabermos que não estamos sós :)
Força aí!!

:)

Li disse...

Ufa...pensei que a minha Raquel era a "única" hehehe...olha e quando está a escrever parece-me que muito concentrada e de repente levanta a cabeça e começa a falar sei lá do quê...lol...opá...fico pra morrer.
Isto vai passar...espero eu ;)
Beijinhos!