2 de agosto de 2017

E de repente 40!


Recordo-me de quando fiz 35 que estive que tempos para escrever um texto sobre esse dia. O dia em que eu deixei de ter 30 e poucos e passei a ter 30 e muitos. O tal post nunca chegou a sair porque não tive grande coisa a dizer sobre isso, mas hoje, que faço 40 parece-me que chegou o momento de tecer alguns comentários.
A verdade é que me custa imenso acreditar como é que foi possível ter chegado tão depressa aos 40.
Também me custa compreender como é que os últimos 20 anos passaram num virote e isto deve-se sobretudo ao facto de terem sido 20 anos muito agitados!
E o que é que eu consegui alcançar nestes 40 anos? Olhando friamente não consegui alcança nada que qualquer outro adulto não tivesse alcançado de acordo com aquilo que foi se propondo fazer. Quis casar, casei. Quis ter filhos, tive. Quis comprar uma casa para morar, comprei. Arranjei um emprego e despedi-me. Consolidei as minhas melhores amizades. Tudo normal.

A única coisa que não me agrada nada nisto tudo é o facto de ter vindo da chamada "geração rasca", quem é da minha idade sabe exatamente do que estou a falar, e não conseguir sair da atual "geração à rasca" e isso consome-me os nervos. Comparando com a geração dos meus pais, que certamente tiveram desafios complexos pois viveram em ditadura, a nossa geração também não tem tido um caminho fácil. Vivemos uma época de concorrência super feroz, 7 cães a um osso de oportunidade, gente muito fraca de princípios e é muito complicado lidar com tudo isto e sair bem sucedido no fim. Por aqui o desafio de andar à tona da água é diário e chegar aos 40 e constatar isso não é algo que eu possa dizer que estivesse nos meus planos, mas as coisas são assim mesmo e não podemos deixar de dar o corpo ao manifesto se é esta a nossa realidade.

Fisicamente chegar ao 40 é algo com o qual já lido melhor, olhando para mim, não me revejo em nada daquilo que eu imaginava ser "ter 40 anos". Acho que estou mais naquela de "ok, assim é como se está com 30". Agora vejo com mais dificuldade curar uma constipação, ultrapassar uma noite mal dormida, mas tirando um ou outro pormenor (cabelos brancos a aparecer) sinto-me ainda super enérgica, com a força e mobilidade que sempre tive o que me parece francamente espetacular! Pior será lidar com o facto de a velhice estar mesmo ao virar da esquina e isso sim é um escândalo!
Para já é aproveitar enquanto não fico com os ossos fanados mas é!

4 comentários:

Susana Neves disse...

Bem vinda aos quarenta, em minha opinião um marco espectacular ainda que seja estranho isto se olhar para o espelho e achar mentira 😊 muitas felicidades, cantorias e planos realizados. Beijinhos

Raquel disse...

Muitos parabéns!!! :-) Eu ainda não tenho 40 mas também sinto como meu o comentário que fizeste, de geração à rasca. É como se andasse há anos a remar contra a maré, cansa! Mas pelo menos ainda com forças para remar, não é? ;-) beijinhos e vivam os 40

Anónimo disse...

Vou tentar mais uma vez enviar um comentário

**SOFIA** disse...

obrigada a todas, beijinhos!!!**