10 de março de 2018

Leitura de fevereiro - Viver com os Outros


Durante o mês de fevereiro tive a oportunidade de voltar a uma rotina que pratiquei durante muito tempo: ler no comboio. Ainda que o comboio circule ainda mais cheio do que antes, a verdade é que esta continua a ser uma boa ocasião para ler sem grandes perturbações.
A propósito deste artigo e depois este, achei que tinha de ler o livro "Viver com os Outros" de Isabel da Nóbrega. Gosto sempre de uma boa intriga e envolvendo figuras literárias a coisa melhora substancialmente quando falamos de José Saramago e a sua vida polémica. Se há quem teorize sobre a carga de influência que Isabel da Nóbrega teve na evolução de José Saramago enquanto escritor, há também que defenda que essa influência não passou de uma coincidência.

Quis então ler este livro para conhecer o estilo de Isabel da Nóbrega e não posso dizer que me desiludiu mas também não posso afirmar que me arrebatou.
A história passa-se numa única noite, um serão de verão no apartamento de Ana, onde um grupo de amigos vão conversando sobre a vida. Os temas vão passando das banalidades do dia-a-dia até atingirem maior profundidade pessoal e filosófica. Como vivemos com os outros, qual o nosso lugar no mundo, a burguesia, a liberdade da mulher portuguesa e os limites que o casamento impunha, ter ou não ter uma profissão e a independência que advinha de tal poder.
O livro é de 1964 (foi prémio Camilo Castelo Branco) e julgo que à época terá sido uma lufada de ar fresco porque todo o ambiente é descrito de forma descomplexada e sem rodeios, é efetivamente um conjunto de diálogos entre amigos uns concordantes outros discordantes mas em ambiente sereno e  educado; se fosse escrito hoje talvez disséssemos que não passa de um conjunto de lugares-comuns do quotidiano.

Ainda voltando a José Saramago, julgo que os livros que escreveu durante o relacionamento com Isabel da Nóbrega foram efetivamente os que mais gostei até até agora, nomeadamente O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Memorial do Convento ou mesmo Levantado do Chão, mas daí a dizer que a sua escrita, tal como a conhecemos, é o resultado da influência de Isabel da Nóbrega tenho as minhas reservas pois (neste único livro que li, é certo) não consegui encontrar pontos comuns que me remetessem a Saramago... Não obstante, Viver com os Outros é um livro que recomendaria a leitura caso o encontrassem, pois o mesmo está esgotado no editor - o meu veio do OLX, confesso :)

Sem comentários: