10 de dezembro de 2009

Um carrinho de bonecas


Ando na lida dos presentes de Natal.
A Leonor tem uma prima de um ano e meio que gosta muito de fazer dormir os bonecos.
Resolvi oferecer-lhe um carrinho que sirva também de cama. Fiz uma pesquisa no Google com "carrinho de boneca" e vejam só a cor de TODOS (menos um) os carrinhos!!!! Fiquei confusa confesso. Estes carrinhos, assim como outros brinquedos, têm como objectivo imitar a vida dos adultos, mas será que alguém já viu na rua milhares de carrinhos de bebés rosa? Aqui na santa terrinha onde vivo, ainda não botei o olho em nenhum. Sinceramente era incapaz de comprar à minha sobrinha fofa um espécime desses, por três motivos:

- não gosto de rosa para estes brinquedos - o rosa é para cenas da barbie e ponto final.
- a minha sobrinha é mais "cores fixes"
- acho que estes carrinhos estão demasiado colados à imagem real de um carrinho de bebé.

Em relação ao último ítem vou dissertar....
Quando andava a estudar A Metamorfose de Kafka, li algures que o autor não queria a imagem do insecto na capa, para o leitor não ficar com o seu imaginário condicionado. As imagens destroem a nossa imaginação e o mesmo se passa com as crianças. Quando a minha sobrinha põe os bonecos a dormir no assento de uma cadeira, ela imagina que aquilo é uma cama e o paninho de renda da mesa é o cobertor. Perfeito. A criança já imagina. Eu podia oferecer-lhe uma caminha de madeira com cobertor e almofada a condizer, mas depois estava a condicionar as suas brincadeiras.
Optei então pelo carrinho. Fiz a pesquisa e fiquei triste, para além de coisas foleiras eram demasiado condicionantes. Entretanto encontrei o carrinho que gostaria de oferecer...

Este enche-me as medidas e vai ao encontro daquilo que eu acho saudável numa brincadeira: um brinquedo simples, de madeira, que faz de cama, de carro e dá para meter lá dentro mais do que um boneco. LINDO!
Qual o problema deste? O preço...

Então encontrei este, as diferenças são óbvias, mas o propósito é o mesmo: faz de carro, de cama e dá para meter mais do que um boneco; o preço mais do que aceitável.

9 comentários:

ines disse...

Mas olha que por melhores que sejam as tuas intenções, acho que ela iria gostar mais de um rosa e parecido com os reais... Sorry!

MarianaS disse...

Tou com a tia...
A Margarida tb tem um que lhe ofereceram, bem piroso, que ela adora, claro.
Bj!

Cuinou disse...

Bem, eu acho que depende muito das crianças! A parte do cor de rosa estou de acordo contigo, mas sinceramente quando eu era pequena eu gostava era de um carrinho que parecesse profissional! Daqueles que eram iguaizinhos aos verdadeiros, com capota e que se dobravam como os "a sério"! De preferência da mesma marca que os verdadeiros... mas cada um é como cada qual

Cuinou disse...

tipo isto :
http://www.growingyourbaby.com/wp-content/uploads/2009/09/DSCF8951-300x288.jpg

**SOFIA** disse...

o rui também é da mesma opinião que voces. estou sozinha nesta luta :D

eu reconheço que os "prós" têm muito mais interesse do ponto de vista da criança e que se calhar projecto na minha sobrinha aquilo que gostaria que acontecesse e não acontecesse à Leonor.

amanhã terei que decidir. vou dar uma oportunidade aos carrinhos e vou vê-los ao vivo e a cores.

Unknown disse...

Que mulher cautelosa e cuidadosa com as escolhas. Também gostava de ser assim.
De facto, o outro carrinho era lindo lindo. Mas este também é giro e dá para muita coisa.

**SOFIA** disse...

comprei o IKEA. vou fazer-lhe um tunning e depois mostro cá o resultado.
ela vai curtir estou certa!
:D

Pinguina disse...

Eu também adoro o carrinho da Haba e estava a pensar comprar um, mas há pouco tempo em casa de uma amiga, que também comprou o carrinho para a filha, contou-me que o dito só frustava a miúda porque é muito difícil de manobrar. Eu experimentei e realmente é complicado. Para além disso se os pais tiverem amor ás paredes, esquecam!! As esquinas ficam todas estragados e nao se pode levar para a rua! Mas que é muito giro, lá isso é!!

gigi disse...

Também sou cá das tuas, as meninas não precisam de TUDO PINK!!!

Adoro meninas de azul, por exemplo!!