20 de setembro de 2010

Começo a ficar seriamente preocupada...

Há já um tempo que tenho ouvido relatos de infantários (só do Estado?) que subtraem a hora da sesta após o almoço das crianças. Dizem eles, e a lei pelos vistos, que os meninos têm que se fazer à vida e que na escola primária não há destes facilitismos (há outros, como passar de ano sem saber ler...). Portanto, a partir dos 3!!! anos é começar a habituar os cachopos a não dormir. OH POR FAVOR mas tá tudo estúpido ou quê? São crianças, e as crianças só têm a obrigação de comer, dormir e brincar, as crianças não devem crescer à força, não devem ser privadas de algo que lhes é fundamental - o descanso. Quem me dera a mim, e a tantos que eu conheço, que pudessemos nós também fechar a pestana antes de nos colarmos a uma secretária.
Eu bem vejo cá por casa quando a Leonor descansa melhor ou pior na creche, no nosso caso, sabemos que os meninos dormem sempre após o almoço, mas como em todo o lado, há crianças que dormem melhor e outras pior. As que dormem pior dão cabo do descanso dos outros pelo espaço físico ser diminuto. É a vida, ok, mas mais vale descansar pouco do que nada. O que resulta, muitas vezes de um deficiente descanso semanal é um fim-de-semana repleto de sestas matinais e vespertinas que às vezes duram mais de duas horas!
Leiam este artigo do Público Online, senhores, e vejam lá se isto não é de bradar aos céus. Ganhasse eu o Euromilhões e fazia uma escola como deve ser.
Bolas!

6 comentários:

Heidi disse...

“Um bom jardim-de-infância tem a obrigação de ter duas salas: uma para as crianças de qualquer idade que precisem de dormir a sesta e outra onde ficarão a brincar as restantes”

-> parece-me ser esta uma excelente solução

sofia disse...

Eu até fiquei de boca aberta!!!
Eles agora cortam nas sestas dos miúdos?!...
E queria o pediatra que ela fosse já este ano para a creche... tá mas é maluco
Eu bem vejo que quando não dorme a sesta fica impossível...
Eu lembro-me de dormir no infantário e eu só entrei aos 4 anos. Aos 5 ainda fazíamos sesta! agora querem tira-las aos 3?!...

Tica disse...

Vocês não leram a noticia que pus no FB até ao fim... A sta.casa da misericordia comçou a fazer a experiencia, mas ja a abandonou pq deram razao aos pais, agora publicos ou privadas, as creches têm de se adaptar às necessidades das crianças. Julgo que essa medida não é assim imposta, julgo eu... mas deve haver locais que o façam, publicos e privados. Ate à primaria sao 2 anos, ainda podem fazer muitas sestas... têm o resto da vida td para não fazer sestas, com mt pena minha....

MarianaS disse...

De facto, pelo menos aqui em Lx, a regra é a de que, no máximo até aos 4 anos, deixa de estar previsto o horário da sesta - mesmo se alguma ainda precise, temos pena. De todos os infantários que visitei e daqueles onde estão filhos de amigos meus, apenas aquele em que a M. está prestes a entrar pratica um horário de sesta em todas as idades, ou seja, até aos 6 anos. Nas palavras da directora, mesmo que não queiram dormir,sabem que é um período de acalmia, de leitura, por exemplo e também uma oportunidade de as educadoras e auxiliares fazerem uma pausa na azáfama do dia.
Enfim, é aquela tendência que por cá temos de formatar, de nivelar, quantas vezes por baixo...
Bj!

Carla R. disse...

So para teres um comentario "internacional" : A minha filha (3 anos, alias, 4 em Outubro) esta na pré em França e depois do almoço são as crianças que escolhem se querem ou não dormir. As que ficam acordadas ficam a fazer ateliers calmos. E parece que vai ser assim até à primaria.

Tica disse...

é impressionante como uma coisa aparentemente simples é deveras importante, já entendi que têm de ser os pais destes país a mostrar e exigir que portugal deve nivelar-se por cima e não por baixo... parece as novas oportunidades