6 de setembro de 2010

pé descalço

Uma das coisas que menos gosto de ver é um bebé minúsculo com sapatos, acho que não faz sentido, pronto. A Leonor só teve os seus primeiros sapatos oficiais quase com 5 meses, e foi porque começou a frequentar a creche e podiam achar que ela era filha do vento.
Na verdade foi mesmo por opção. Há uns meses atrás quando ela começou a demonstrar sinais de se querer erguer e gatinhar, começámos a reparar que os ténis ou mesmo as meias anti-derrapantes não eram muito práticas para o objectivo dela - deslocar-se. Aliado a essa questão e à chegada da estação quente, abolimos as meias e assumimos que ela ia andar sempre descalça, quer em casa, quer na creche; na rua ok, lá se calçava qualquer coisa. A verdade é que ela começou a gatinhar muito rápido e conseguíamos ver os movimentos de apoio que os dedos dos pés davam consoante a postura que queria assumir. Tendo o pé fechado em meias e sapatos a sensibilidade era perdida, disso temos a certeza absoluta. Para quem via de fora parecia estranho "coitadinha descalça", "olha que tem frio", "olha os pés encardidos", mas posso assegurar-vos que ela adorava sentir novas texturas, a madeira, o mosaico, a relva, a areia, alcatifa, e adaptava-se a cada terreno. Nós achávamos que ela ía começar a andar até ao fim de Agosto, mas claro que com os putos TODOS os planos saiem furados, já estamos em Setembro e ela nada. "Está quase!" dizemos nós :) e é verdade, ela levanta-se apoiada com muita facilidade e há certos momentos em que se larga e fica erguida sem apoio, mas depois pimba, volta a gatinhar. Nós não temos pressa, nada disso, apenas temos pena de vir aí o tempo frio e de sermos obrigados a calçar-lhe umas meias e uns sapatos mais grossos :(((

4 comentários:

karu disse...

Posso estar a falar completamente ao lado, mas daquilo que li o pé descalço é MESMO a melhor coisa para eles aprenderem a andar e "moldarem" o pé. :)
Por aqui, os suspensórios da miúda tinham umas coberturas para os pés por isso sapatos tb não houve!

Marta disse...

O meu pensamento foi o mesmo que o teu, tanto que só aos 9 meses é que calcei os primeiros sapatos ao Salvador. Isto porque estavamos em Setembro e o rapazinho foi para o colégio.
Sempre preferi ver os bebés de "pés ao léu". Este Verão comentei que para grande tristeza minha o Salvador já não poderia andar tanto descalço, porque como já anda não me parece muito próprio o miúdo andar descalço em plena rua, lol.
Beijocas*
Marta e Salvador

Ana Cristina disse...

Dou te toda a razao! A Constancinha tambem só começou a usar sapatos pelos 7 meses e foi porque estava na creche, como era inverno usava sempre collants e umas meias antiderrapantes.
Acho horrivel aqueles bebés que logo que saem da maternidade já levam sapatos calçados.

Beijinhos

Ana e Constancinha

eu disse...

Olá!
O meu Afonso vai fazer 11 meses e praticamente não sabe o que é usar sapatos :p Apenas para tirar fotografias ( dois baptizados a que fomos e uma casamento), de resto anda com os pezitos livres.
E lembro me de ler numa revista da especialidade, que se deve mesmo deixar os bebés sem meias e afins, exactamente por causa dos movimentos. E reparo que o Afonso se tem alguma coisa nos pés fica muito mais quieto ou inibido, é só tirar lhe as meias e não pára! ;)
Bjs