4 de setembro de 2010

Sugestão de Leitura TOP!

Há alguns dias conversava com o meu colega do lado sobre a Tracy Hogg e os documentários porreiros que ela fez sobre bebés que controlam a vida dos pais. Histórias de crianças que mamam até aos 3 anos, que dormem na cama dos pais, que só gritam, um rol de dramas.
A Tracy era (entretanto faleceu) enfermeira especialista em crianças com dificuldades de comunicação, e trabalhou muitos anos acompanhando recém-nascidos e recém-pais, ajudando-os a criar rotinas fixas tendo como base que o bebé é um indivíduo único e que deve ser respeitado desde o momento zero.
Deve-se falar com o bebé, trantando-o pelo nome, respeitando o seu espaço, o seu conforto e que os pais devem sempre transmitir-lhe segurança.

Ainda vou no início das 300 páginas e por acaso a edição que tenho está em inglês. RECOMENDO este livro para quem está a iniciar esta mega-aventura, é muito acessível, se dominarem relativamente o inlgês, comprem assim. Ela dirige-se ao leitor num tom familiar, sempre com exemplos pessoais, pedindo/aconselhando para levar a coisa com calma. Se o bebé chora e sente que os seus pais estão nervosos por isso, ele poderá chorar ainda mais na próxima vez, um dos segredos é pensar que daqui a pouco tudo fica bem. Curiosamente foi sempre essa a nossa postura, pensar que há crianças que choram mais e que tínhamos que fazer o esforço para manter a calma e nunca deixar de falar confiantemente com a Leonor.
O livro fala sobre todos os passos desde o parto - o choque de nos depararmos com a paternidade, chegar a casa, lidar com visitas, o estabelecimento de rotinas para ganharmos tempo livre... Para um pai/mãe que ainda não têm o bebé consigo pode parecer ainda abstracto, pois há a idealização do bebé, agora no meu caso que já passou um ano, olho para trás e vejo que tudo o que ela diz aconteceu mesmo :D
Estou a gostar muito, há aqui.

6 comentários:

Unknown disse...

Ui, quero muito!! Já conhecia a Tracy Hogg da TV(não sabia que já morreu, que pena...) e já tinha visto livros dela à venda na Amazon, mas ainda não tinha visto nada em livrarias, por isso nunca comprei... Deve ser mesmo um bom investimento, obrigada pela dica!

Anónimo disse...

Só por curiosidade, alguém me sabe dizer quantos filhos é que a Tracy Hogg teve?
As teorias são todas muito lindas, mas cada bebé é um caso. O meu mais velho tem dois anos e adormecia e dormia muito bem na cama dele, mas agora regrediu e só adormece na minha cama e se acorda de noite volta para lá. A minha mais nova tomara eu ter mama para ela até aos 3 anos! ;) Bjs

**SOFIA** disse...

marina: a Tracy Hogg teve duas filhas e assistiu a centenas de outras crianças. claro que são apenas teorias aos nossos olhos, mas ela fala em casos pelos quais passou durante a sua vida PROFISSIONAL e PESSOAL, problemas que lhe eram postos pelos pais. se para ti era espetacular amamentar até aos 3 anos, porreiro, para a mãe do documentário em questão, era uma porcaria pois ela deixou de ter vida própria. cada caso é um caso e quem sabe se os livros que ela tem com "teorias" sobre crianças mais crescidas não te dariam jeito com o teu mais velho?

Ana disse...

Dar de mamar até aos 3 anos de idade??????????????? Desculpem se choco alguem mas.... NÃO! Sou sincera.... não gostei mto de amamentar. Só o fiz pq sei que era bom para ela.
Se qusierem comprar no site Wook, este mes com o coucher da revista HAppy têm desconto.
Kisses

Anónimo disse...

Obrigada pelo conselho, mas quanto ao Manuel já me aconselhei devidamente com o pediatra dele, que o conhece desde que nasceu. Era um bocado parvo estar a gastar dinheiro nas consultas dele e depois ir seguir os conselhos de um livro. Bjs

cibele barreto disse...

tenho dois livros dela. Na altura em que a Clara não dormia nada, e só chorava, lia tudo e mais um pouco e tentei seguir alguns conselhos dos livros. Há coisas interessantes que eu aproveitava, mas não levo nada à risca. Houve um tempo que eu cheguei a detestar esses livros. No Brasil é a "encantadora de bebés" e aqui só se encontra nesta na versão brasileira (ou então inglês). Este livro aqui achei mais "chatinho" de tantos exemplos de casais, chega a cansar. O outro achei bem mais interessante, que é "A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas", que foca-se no sono, alimentação e comportamento, e vale a consulta ocasional.
Enfim, teorias que às vezes ajudam... beijocas