1 de junho de 2011

A Roda


"Levae-a muito escondida
e trazede-m'a paridaa 

criancinha engeitá-la 
onde seja recolhida" […]

Gil Vicente, Comédia de Rubena


Sempre ouvi referirem-se a ela como A Roda dos Enjeitados, no entanto A Roda dos Expostos é também um nome conhecido para este "artefacto" medieval. Vimos esta roda em Almeida, e curiosamente não fazia parte da visita guiada que participámos, no entanto, sabendo eu do que se trata não resisti parar por momentos diante dela e reflectir sobre o que por ali se passou.

Reza a minha lenda familiar, que em tempos, no meu ramo paterno, houve a adopção de uma criança deixada numa roda, algures por terras minhotas. Uma criança bastarda, envolta em linhos bordados, que por embaraçar certa família, foi posta anonimamente, durante a noite numa roda como esta, recolhida por bondosas freiras e depois encaminhada para uma família de acolhimento. Isto foi verdade, e aconteceu na minha família.

Durante a idade média, e até ao séc. XIX (ou se calhar até mais tarde) este procedimento era usual, e reduziu muito o infanticídio em Portugal. O procedimento era simples, abria-se a porta que dava para a rua, no interior havia um cilindro com fundo onde era posta a criança, posteriormente o cilindro era rodado de forma a que a criança ficasse visível no interior da casa, fechava-se a porta exterior e depois a criança era recolhida pelas freiras. Muitas mães deixavam pequenas lembranças que lhes permitia identificar os filhos mais tarde, quando tivessem possibilidade de os criar, no entanto havia outras que a resolução era mesmo definitiva.
Mais um pouco da nossa história. Mais um pouco sobre como viviam as crianças de outras épocas.
imagem recolhida na internet

Feliz dia da Criança.

2 comentários:

Marta disse...

Conheço a história e sempre me impressionou.
Parece-me que, em muitos aspectos, era capaz de ser mais eficiente que as actuais adopções.
Às vezes esquecemos que a maior parte das crianças não vive como as nossas.
Feliz dia da Criança!

lena disse...

Feliz dia das crianças e um beijo especial para a Leonor.E sim, essa historia é veridica.