30 de abril de 2013

os manos - abril


Este mês de abril não tem sido fácil, desde o início que andamos adoentados, gripes, febres, gastros, constipações e agora na reta final, uma varicela (aguardamos a do mais novo e a do pai). Apesar de tantos contra-tempos, também tivemos alguns bónus, tais como a ida do Vasco para a creche e a aceitação do biberão. 
Finalmente começaram a haver noites mais calmas, em que ele dorme várias horas seguidas e não fôssem as horas extra que eu tenho feito à conta de prazos por cumprir, e teria sido uma recuperação fantástica do meu déficit de sono!

Eles continuam a desenvolver a sua relação, cada vez mais queridos um com o outro, porém, ela começa a ver que ele já se mexe de um lado para o outro, o que representa um perigo na sua territorialidade. Ele ainda não gatinha, mas está quase, estica as pernas gordas e arrasta o rabo pesado pela sala, chegando aos brinquedos, gavetas e tudo o que lhe desperte o interesse! Ela olha-o de soslaio... ele permanece passivo quando ela lhe retira as coisas das mãos. Ainda.




um teatrinho. a plateia aplaude!

27 de abril de 2013

como "gota de orvalho em pétala de rosa"

assim vem descrito, de forma quase poética, as erupções da varicela - acho que se confirma neste lar...

in wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Varicela#Sinais_e_sintomas

26 de abril de 2013

Avé Nuk

Esta história do fim da amamentação tem um novo desenvolvimento, finalmente fomos bem sucedidos e ele começou a pegar no biberão. Depois de me terem sugerido a marca Nuk como sendo infalível, acabei por tentar a nossa sorte. Após dias de pausa e uma ou outra investida, noites sem dormir e muito cansaço à mistura, tomámos uma decisão quase radical - ele foi recambiado para a casa da avó passar uma noite longe de mim. Eu já não podia com ele sempre a acordar de noite, muitas vezes de hora em hora, notava-se que tinha o sono leve porque não estava confortável, porque não estava saciado. Mas sempre que lhe apresentávamos um biberão recebíamos uma nega. Então o pai foi comprar um biberão Nuk e apareceu-me em casa com o kit que apresento em cima, tal e qual, da Hello Kitty, super fofo. Deixei-o com a avó e a noite foi dentro do "normal" dele, acordando ocasionalmente, adormecendo com insistência,...... De manhã a minha mãe fez-lhe um biberão Hello Kitty e ele não quis, nervos!!!

Confesso que fiquei desapontada. Quando vi o biberão pela primeira vez achei que tudo fazia sentido, a tetina tinha o mesmo formato de uma chupeta anatómica e já em tempos me tinha passado pela cabeça porque razão não haveria uma tetina assim, afinal havia, era da Nuk.
Na manhã seguinte, já em casa, tentei novamente o biberão Nuk e como por magia ele bebeu o leite todo sem reclamar. Pegou-lhe como se fosse uma chupeta e viu-se perfeitamente que se sentia confortável e a saciar a fome. Quase chorei de emoção :DDDD
Agora dia após dia temos tido sucesso nesta nova rotina, mal vê o biberão abraça-se a ele e toca a beber. A fórmula escolhida foi Aptamil 9 meses e tem sido muito bem aceite. Espero estar mais perto de  voltarmos a ter noites completas após quase um ano de sonos medíocres.
Avé Nuk!

24 de abril de 2013

Para os dias difíceis - Kiehl's!


Temos tido dias muito cansativos. Muito trabalho, muita correria, putos doentes, nós doentes, novas rotinas para a mãe e para o mais novo, parece que um dia não tem horas que cheguem para tamanha azáfama.  O corpo ressente-se, a cara fica amarela, os olhos encovados e o humor (quase) desaparece.
É nestas alturas em que eu jogo a minha cartada principal, o Ás do rosto, oferecido por uma das minhas melhores amigas - Midnight Recovery Concentrate. Outro dia, deitei-me já passavam das duas da manhã, depois de "abandonar" o mais novo na casa da avó (que já não aguentava mais uma noite em claro - que disso falarei depois...), saquei do frasquinho e apliquei o concentrado no meu rosto que mais parecia um pano do chão torcido. Dormi algumas horas e quando acordei, para irmos para o mercadito, a verdade é que eu tinha ganho uma certa luminosidade, um ar mais fresquinho e isso animou-me. Já não tinha cara de osga, nem tudo estava perdido.
Por isso, pessoas que me lêem, se têm uma amiga tão boa como a minha, peçam-lhe um concentrado destes que isto é coisa boa!! Caso não tenham amigas deste calibre é tentar encontrar um sítio onde se venda este material.
É ver o site!

Mais de uma hora a carregar o carro de encomendas!
Uns sapatinhos novos que eu também mereço.
O Mercadito - uma festa!
Uma lembrancinha para a mais velha - foi um sucesso!

19 de abril de 2013

reflexões de fim-de-semana


Infelizmente, nada de novo.

17 de abril de 2013

9 meses na alcofa


Começo a achar que ele vai chegar ao primeiro ano cabendo na alcofa... 
Fui muito inocente ao imaginá-lo por esta altura, com as pernas de fora.
Fica o aviso para quem se aventurar numa teoria destas :D

(ainda assim, ele já não dorme nesta cama)



16 de abril de 2013

e finalmente veio a bonança!!!




Uma hora de pura fotossíntese!!

14 de abril de 2013

ainda vou cair na tentação Matchy-matchy

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: nós a lanchar; nós antes de sair; a nossa mãe com o nosso mano (3º filhoooo, olha a figura!!!); as manas num natal tropical; as manas prontas para a escola.

Quando nós eramos pequenos, a minha mãe vestia-nos de igual (ou muito parecidos) muitas vezes. À conta disso ouvi muitas vezes "Ooohhh são gémeas? Não? Ooohhhh, tão parecidas!!!". Creio que para além de achar piada ao resultado de grupo, a minha mãe usava esta estratégia para nos despachar o mais depressa possível sem ter que perder muito tempo a destinar roupas diferentes e evitar potenciais conflitos do género "eu quero o vestido da mana!!". A partir do momento em que pudemos ter opinião sobre o que vestir, estes episódios cessaram, mas durante toda a infância foi uma constante :D e desde o momento em que meti na minha cabeça que havia de ter filhos, que JUREI nunca os vestir de igual.
Mas... como todos sabemos, quem mais engole sapos na vida é a Mãe, porque JURA e depois vai-se a ver e coiso. Também eu estou a ficar com uma espécie de formigueiro para vestir os cachopos de igual, nem que seja só uma vezita :))))

Nestas andanças de Mercaditos e Vendinhas e RTPs, tenho andado mais atenta a certas e determinadas marcas de roupa e de todas, a que mais me aqueceu o coração neste (eventual) devaneio foi, sem dúvida, a Piupiuchick, que tem roupas super fofas, perfeitas para um aniversário por exemplo.
Ando tentada a vestir as crianças de igual no primeiro aniversário do Vasco, mas ainda ando na dúvidia, confesso. E depois o que faço no aniversário da mais velha (um mês e meio depois?) fico a pensar se este dia não merece igual preceito, mas depois ficam os miúdos iguais nas fotografias... enfim, um dilema do pior, nota-se!

O que acham? Vestem os vossos filhos de igual? Sim, Não, "Jamé"!!
(Até aos dias de hoje, a minha mãe compra-nos, às manas, um par de camisolas idênticas no Natal!)

Entretanto deixo aqui alguns dos modelitos que mais me encantaram.




fotografias retiradas do facebook da Piupiuchick

fofíssimas!

12 de abril de 2013

stokke baby



Não comprámos o kit recém-nascido, mas dá mesmo vontade :))

11 de abril de 2013

10 on 10 Abril - os manos


Ontem tive um dia sempre agarrada ao computador, concentradíssima a recuperar as horas da semana passada em que estivemos doentes. Isto fez com que o projeto 10 on 10 ficasse para último plano. Andei a pensar no que haveria de fotografar e pegando na deixa de que era o dia dos irmãos (mas pelos vistos até nem foi...) esperei que eles viessem da escola para os fotografar. Tirei as fotografias em pouco tempo, quase numa atitude de "vamos la despachar isto", às vezes há dias assim, mas lá consegui reunir 10 imagens.

Chegaram da escola.


Ele a relaxar.


Ela a relaxar.


Depois do banho.


O banho dela.


Sempre a pedir para ficar de pé.


A brincar às escondidas e a fazer fazer cu-cu!!


Um beijinho de boa noite com o foco no sítio errado...

10 de abril de 2013

Dia dos manos!

 Pelos vistos hoje é dia dos irmãos, nós somos três, próximos de idades como podem ver :D

tiram semelhanças?


as "manas Carrossel" a inspecionar um xilofone
(vestidinhos super atuais feitos pela nossa avó - renda e algodão riscado)

hoje



banda sonora para o dia de hoje. 40 anos de puro bom gosto.
hoje é dia de desafio 10 on 10, não sei se vou conseguir, muito trabalho...

hoje ele ficou a choramingar, já lhe caiu a ficha.
eu ainda dou por mim a baixar o som da música para ele não acordar :(

8 de abril de 2013

É já esta Terça-feira!


Vamos com os nossos meninos até à televisão :)
Dia 9 de Abril, algures entre as 10 e as 13 da tarde...

os dois à escolita

6 de abril de 2013

em breve lá vamos nós baralhar e tornar a dar

Numa altura em que não temos quase hipóteses de comprar/arrendar uma casa maior, lá vamos nós armar-nos em designers e transformar novamente o quarto... Temos um ano para pôr isto em prática: transformar uma cama single num beliche e criar um armário-secretária de que ocupe uma parede inteira. Aguardemos...

Source: sofia.pulp.se via Sofia on Pinterest








5 de abril de 2013

9 meses


Tirando o facto de andar adoentado há quase uma semana com um vírus que não o larga com febre, o nosso menino está bem e creio que faz tudo o que um bebé da sua idade já faz.
A última proeza a assinalar é que já bate palmas, ainda um pouco descoordenadas, é certo, mas já identifica a palavra e retribui com o gesto, facto que me deixa muito contente por ver que não é só nas creches que eles aprendem coisas giras :D
Come bem, dorme pouco, continua a gostar muito do social, adora estar à mesa connosco e olha para a irmã como se fosse uma divindade.

Chegámos aos nove meses com ele sempre em casa, ao nosso cuidado, porém, temos que assumir o facto de que chegou a altura em que ele terá mesmo de ir para a creche. Felizmente apareceu a oportunidade de uma vaga, parecia que estava à espera de acontecer. Nós que trabalhamos por conta própria temos que agarrar as oportunidades de trabalho com toda a força e seriedade e para isso é quase impossível fazê-lo tendo uma criança em casa que está em permanente descoberta e que precisa ser estimulada e acarinhada. Não é que falte ao meu filho carinho e atenção, mas é importante separar águas e gerar dinheiro se existe essa hipótese. Sendo assim, lá vai ele recambiado para a escola, falta apenas ficar saudável e vamos iniciar uma nova fase em que eu finalmente vou poder voltar a uma rotina parecida com a que tínhamos antes dele nascer. Já estou em pulgas!! :)

Se me vai custar deixá-lo na creche, claro que vai, mas neste momento não estou nem de perto nem de longe tão angustiada como da primeira vez que deixei a Leonor. É diferente a separação de uma criança com 5 meses e a separação de uma com 9. Creio que com 9 meses o Vasco já vai usufruir de toda a acção e novidade que a escola lhe irá proporcionar e isto leva-me a crer que os 9 meses é/seria uma boa meta para a licença de maternidade, eles já são grandinhos e nós já estamos numa fase em que já temos mais consciência de que os podemos largar, visto que já comem quase tudo, já se sentam, já vibram com determinadas coisas... Aos 4/5 meses eles são de facto demasiado imaturos, tadinhos :(

4 de abril de 2013

pequena constatação

No meio de tanta interrogação vírica, soubemos hoje que ele, aos 9 meses, pesa mais do que a irmã com um ano de idade. É um touro este meu filho!


Se tudo correr como o planeado, na próxima semana entramos numa nova fase. Para já, só quero que lhe passe a febre que o mói.

2 de abril de 2013

balanço da páscoa

Filha com febre, passa à mãe a febre, que passa a febre ao filho, que entretanto lhe rompe finalmente o dente. Pai escapa ainda ao vírus da febre que depois origina tosse e sinais de constipação forte, talvez gripe.
No meio disto tudo ainda arranjamos tempo para pintar e enviar cavalitos e berços, paginar livros, reunir com clientes, fazer almoços e jantares e assistir a birras generalizadas provocadas pela falta de descanso de todos os intervenientes desta casa.

Felizmente hoje não chove...