19 de maio de 2014

à flor da pele...

(eles no chafariz desativado dos cláustros do Museu de Aveiro)

O meu filho é uma flor de estufa, um sensível e tem uma mãe que prima em fazer asneiras, coitadinho. Há uns tempos, a propósito de uma otite fui com ele ao hospital e mostrei as pernas dele à médica que nos atendeu. Ao ver umas manchinhas avermelhadas disse que era provável que ele tivesse pele atópica e que pelo sim pelo não, deveria retirar os collants de inverno e as calças mais quentes assim que possível. As manchas deveriam ser hidratadas com creme gordo, que o Barral servia. Assim, o fiz, comprei o creme, comecei a aplicar e com o tempo a ficar melhor retirei a roupa quente e a coisa passou.

Na semana passada, com a (pequena) vaga de calor que houve, as pernocas dele ficaram outra vez atacadas mas muito pior, o rapaz parecia estar com uma alergia terrível!! Lembrei-me da médica e da possibilidade da pele atópica, e fui ler algumas coisas sobre isso. Nisto dei-me conta que fiz uma série de coisas erradas que contribuíram muito para que a pele dele ficasse com um aspecto tão assanhado. Manchas grandes e muito vermelhas, pele seca e a escamar, assim estavam as pernas por trás dos joelhos e um pouco as dobras dos cotovelos/braços; nos dias que antecederam estes resultados fizemos:

- banho de imersão (ritual de fim-de-semana dos manos)   -  os banhos devem ser diários e curtos
- kiwis, várias refeições seguidas  - evitar frutos ácidos
- água quente no banho  -  deve ser morna
- pouca hidratação - beber muita água e untar as articulações com creme gordo

Passados alguns dias de "tratamento", o aspecto das pernas melhorou imenso, restam apenas algumas zonas mais rosadas e a maior parte da pele já tem a textura normal, lisinha. O gel de banho que já havíamos usado durante os primeiros anos da Leonor, regressou, é o Lutsine E45, o creme da mesma marca é o Xeramance Plus, recomendado pela Miriam. A roupa deve ser 100% algodão e macia, devem evitar-se fibras sintéticas e a lã.

Nestas alturas é que lá vem o famoso remorso, olhamos para os garotos e vemos que não estão bem e que ainda por cima fizemos coisas que ajudaram a piorar uma situação que já não era famosa :((( Felizmente foi possível tratar a pele e recuperá-la depressa sem que lhe notássemos sinais de desconforto normalmente associados a estas coisas irritantes. Não é fácil esta coisa de ter filhos...

http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11657&langid=1

8 comentários:

Raquel disse...

A minha mais venha tem pele atópica, diagnosticada ainda bebé. O leti at4 para a cara foi fantástico...nada caro comparado c a panóplia q experimentou na cara. O corpo e banha era o aderna verde.
Tudo de bom.

www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

Marta disse...

Vivendo e aprendendo. Nada de culpas!
Os produtos desse género são caríssimos :( Também já tive de usar durante as reacções alérgicas que a Beatriz fez ao antibiótico, até o champô teve de ser "especial".
As melhoras do Vasquinho.

Catarina disse...

Por aqui também já passamos por isso... também tivemos que deixar os banhos quentes e mais prolongados, nada de esponjas e ter alguns cuidados extra. A Linha verde da A-Derma por aqui funcionou (Exomega), incluindo o shampo em espuma. Também usamos o creme e o gel da Uriage (linha Xémose). As 2 tiveram bons resultados.
Espero que passe rápido! Bjs

Catarina disse...

Esqueci-me de dizer que o ATL também costuma servir. Tem a vantagem de existir em boiões grandes e pode ser utilizado por toda a família.

anf disse...

A minha filha vai fazer 3 anos e usa sempre esse creme, é o único que depois da repetição de embalagens continua a resultar,
beijinho

sofia costa disse...

Sofia, sem culpas vá!! Tu nao sabias o que poderia piorar a situação... Tanto a Alice como o Vasco têm pele atópica. A Alice só descobri no ano passado quando a levei a um dermatologista porque ela no verão fica com umas manchas esbraquiçadas e secas... O Vasco soubemos logo porque ele tem um eczema num bracinho desde muito bebé. No verão passou totalmente mas este inverno voltou.... engraçado dizeres que se deve evitar a fruta ácida.. ele adora fruta ácida e eu já desconfiava que a fruta ácida piorava o eczema mas olha, não vou deixar de lhe dar porque ele adora.... tem é que ser mais moderada. EU não fui ler nada para a internet para não me assustar ;)
Pega lá outro truque! O creme da uriage, cobre zinco, é o que ponho todos os dias várias vezes ao dia na lesão dele e resulta muito bem!! O gordo uso o xémose da uriage, é muito caro é certo, mas é muito bom! Os banhos de imersão estão proibidos pela pediatra, desde que se soube que tem pele atópica, por isso o banho dele é sempre um choveirinho, todos os dias e antes do banho coloco-lhe vaselina na lesão, ajuda imenso a não secar mais com a água. Faz uma barreira protetora ;)

Anónimo disse...

~e unhas bem cortadinhas para não sobreinfectar ao coçarem!

sof* disse...

queridas leitoras... mais uma vez agradeço-vos muito pelos vossos comentários***

you rule!