26 de maio de 2014

afinal ter uma criança mais crescida é tão fixe!!

(mesas do refeitório do convento/Museu de Aveiro)

Há dias falava com uma amiga minha sobre os nossos filhos. Que crescidos que estão, o dela já fez seis a minha vai a caminho dos 5 e como têm cada vez mais piada e como são complexos e cheios de surpresas.
Confesso que antes achava que a determinada altura as crianças perdiam a piada, ali por volta dos 4, já tinham dado tudo o que haveriam para dar. Como estava enganada. Na verdade, eu sou pro em assumir que estava errada em inúmeras teorias e esta é mais uma :) Apesar de achar que à medida em que ela vai crescendo, essa fase é sempre a mais gira do que a anterior, julgo que agora e comparando com o irmão bebé, prefiro mais a companhia dela precisamente por ser mais crescida! Já saímos juntas, ela já me ajuda, já percebe como deve comportar-se em determinados sítios e raramente me faz arrepender de a trazer comigo. Já o irmão, por ser bebé e por estar a entrar na fase das birras acaba por ser mais imprevisível e menos "portátil" :)

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é planear saídas com ela, gosto imenso da companhia dela e de como está sempre pronta para a aventura. Muitas das vezes esses meus planos não passam dos planos, mas isso são outras histórias, mas a verdade é que eu adoro mostrar-lhe coisas novas e ver as reações dela e sobretudo responder às muitas questões. Pudessemos nós e estaríamos sempre com o pé na estrada a visitar cidades, conhecer museus, provar petiscos novos... Não sendo possível, ficamos pela nossa cidade que apesar de pequena, também tem muito por onde andar e que nunca aborrece a nossa mais velha!

E vocês, o que gostam mais de fazer com as vossas riquezas?




6 comentários:

Catarina disse...

Apesar da minha ser bem mais nova... mais próxima do teu mais novo que da mais velha :)... também adoro fazer programas com ela! Acompanha-nos para todo o lado, tem-se sabido adaptar e comportar nas mais diversas situações, apesar de ultimamente andar um bocadinho mais pro impaciente, mas tem dias (como nós).
sinto que tenho uma companheira como tu :)
P.S. Estas fotos deixaram-me com umas saudades de passear por Aveiro... a última vez já foi há taaanto tempo :(

cibele barreto disse...

Ena, que cara linda o teu blog está! Fixe!!
As fotos estão demais. Beijinhos

Marta disse...

A Leonor é mesmo querida e tem um ar tão sereno, deve ser mesmo uma óptima companhia.
Eu também passeio com as minhas, vamos para todo o lado com elas, mas nem sempre (quase nunca) posso dizer que se sabem comportar e que não me arrependo! São umas pestes, principalmente juntas!

Daniela disse...

a mafi ontem viu um programa sobre medicina com o pai. emergency room qq coisa, imagens que a mim me assustam, mas ela insistiu, mesmo naquelas que o pai nao quis mostrar e depois fartava-se de fazer perguntas e sobre aquilo. ela fala de tudo com naturalidade... demasiada às vezes.
ainda hoje estive a pensar e falar nisso, como eu gosto de ve-la crescida. gosto da cumplicidade e das conversas que temos. fazer coisas, ainda é mais complicado, porque por mais grande que seja, em passeios ainda gosta muito de colo... e eu ja nao consigo levar com ela ao colo mais de 10 passos :) mais coisas e coisas, um dia vou escrever sobre isto.
adorei o teu post.
bjs

lu disse...

eu acho que as meninas também são diferentes dos meninos, temos mais cumplicidade com elas. mas sim, conforme crescem é muito mais divertido e menos estressante passear com eles. só nao ter q levar carrinhos e tralhas atrás é uma grande diferença :)
e eu adoro a curiosidade e interesse das crianças mais velhas, os raciocinos e as perguntas! é maravilhoso e bem diferente das outras fases :)

Jardim de Algodão Doce disse...

Que engraçado, sempre pensei exatamente o contrário. Sempre disse que começa a ter mais piada a partir dos 4 anos. Já não são precisas aquelas tralhas todas, as sestas. É uma liberdade! :)