16 de julho de 2015

cenas da horta


Todos os dias (ou quase) vimos almoçar a casa e é nesse bocadinho que me dedico às minhas plantas. Neste momento ainda só metade da nossa varanda está organizada e nesta primeira metade, a que vemos da sala, temos 3 floreiras de madeira, feitas pelo meu sogro e que finalmente estão cheias de plantas. Optámos por algumas ervas aromáticas e flores, mas também temos vasos redondos com árvores, mini-árvores claro. Olhar lá para fora e ver tudo a crescer, dar flor, dar frutos é algo realmente extraordinário, sobretudo quando eu nunca tive grande sucesso nesta área. Sem dúvida que a dedicação que pomos nas coisas mais simples, faz toda a diferença.


Comprámos dois tipos de hortelã, a comum (fotografia de baixo) e a chocolate (fotografia de cima); a primeira para a canja e sopa de cozido à portuguesa, a segunda mais a pensar nos doces e gelados; ambras para chás quentes e frios. Têm um cheiro óptimo, crescem muito rápido e diz que descontroladamente! Por acaso pu-las uma ao lado da outra, mas há quem desaconselhe visto que têm tendência para se misturar perdendo a assim a sua "autenticidade", agora já era...



Duas mudas de basílico transformaram-se em poucos dias num pequeno arbusto, com muita água isto desenvolveu-se imenso e já serviu para aromatizar uma fantástica pizza esta semana.



A sálvia comprei-a por causa da sua textura fantástica, super rugosa, é uma planta lindíssima e tem um aroma extraordinário. Presta-se muito bem a dar gosto ao azeite quando vamos fritar um bifinho ou então no chá. Ainda não a testei a fundo porque não estou familiarizada com esta planta.


O alecrim dispensa apresentações. O nosso é ainda pequenito e por isso ainda não lhe dei nenhuma tesourada, mas fica muito bem na carne assada e massa para pão. Quase todos os dias passo-lhe as mãos para ficar com este cheirinho fantástico de monte.


Nos vasos temos então o nosso aloe vera, que já tem quase 10 anos e recentemente foi podado. No nosso caso e por o sol dar com alguma força na parta da manhã, as suas folhas ressentem-se e ficam um pouco chamuscadas, mas nada grave. Como todos sabemos usa-se aloe vera em tudo e mais alguma coisa, eu nunca usei nem comi nem nada, mas se um dia alguém se queimar cá em casa vou ali cortar uma folha e aplico logo um pouco daquela gosma, diz que é tiro e queda!
Temos também uma oliveira, que já a comprámos há um ano e já cresceu imenso. Na primavera lançou imensas flores mas depois veio o vento e restaram pouquíssimas, ainda assim, já temos meia dúzia de azeitonas verdes!!


Há cerca de dois/três meses pus na terra algumas sementes de girassol, daquelas que se compram no supermercado para colocar na sopa ou saladas. Quis ver se realmente eram de girassol e o facto é que passados dois ou três dias as sementes começaram a germinar e cresceram com uma velocidade impressionante! Como germinaram todas, tive que sacrificar algumas porque não tinha espaço suficiente, guardei 4 plantinhas e neste momento apenas uma ainda não deu flor, curiosamente a mais forte!


Também temos um pequeno pinheiro manso. Um dia ía na rua e numa acção de promoção da portucel (acho eu) estavam a oferecer várias espécies mais comuns das florestas portuguesas, eu escolhi o pinheiro manso porque me faz recordar o Alentejo e porque acho a árvore muito linda e os pinhões deliciosos. Já cresceu um bocadinho jeitoso mas no início achei que não se ía aguentar. A verdade é que as plantas ressentem-se imenso quando chegam a um sítio novo mas com um pouco de paciência tenho tido sucesso com todas elas.


Uma das nossas azeitonas :)


Também temos uma roseira anã. Comprei-a para oferecer à nossa bailarina no fim do espetáculo e era cor-de-rosa, no entanto, o botão que abriu agora é mais vermelho... já não se pode confiar na natureza. Entretanto hoje comprei também um vaso com Hortênsias, não lhe resisti e espero que se dêem bem porque acho que vão ser ideais para dar sombra nos nossos mega-vidros. Espero em breve tirar-lhes uma fotografia com as cores fortes que costumam ter e com a folhagem grandalhona.

As crianças no meio desta vegetação toda adoram regar, mondar e plantar. Aos fins-de-semana é a nossa tarefa preferida e há sempre disputas terríveis para ver quem fica com o regador :)

****

À leitora Sofia, que pediu uma panorâmica da varanda :)
A nossa varanda é bastante comprida, talvez 8m e tem quase 2m de largura; temos 5 floreiras de madeira sendo que as 3 floreiras da primeira metade da varanda já estão "a funcionar"; a segunda metade da varanda ainda falta terminar e ficará para um próximo post porque vou experimentar uma maneira diferente de envasar as plantas.


Estas 3 floreiras de madeira têm no interior floreiras plásticas daquelas normais e feiosas, mas foram as que couberam e estão apoiadas em garrafões de 5l de água para ficarem à altura da borda das floreiras de madeira. A primeira floreira tem a roseira anã e a hortênsia, mas em breve a hortênsia será transferida para as floreiras do outro lado da varanda e aqui ficam apenas as aromáticas. Tanto o deck como as floreiras já estão a precisar de uma camada de tinta protectora...

7 comentários:

Catarina disse...

Gosto muito do vosso pequeno grande jardim :). A nós faltamos uma varanda...sentimos muita falta desse espaço.

Eu não tenho jeito nenhum com plantas. Não sei o que faço, mas até as mais resistentes acabam por morrer nas minhas mãos :(, por isso acho que tens feito um excelente trabalho :)!
Bjs

joana é o meu nome disse...

Olá,
Que varanda maravilhosa!
As ervas aromáticas são de supermercado ou de horto?

Obrigada,
Joana

sof* disse...

fico contente que gostem!! à medida que for tendo bons resultados, partilho ;)

quanto às compras. todas as aromáticas foram compradas num horto, apenas as hortênsias comprei num supermercado :)

carla disse...

tens um belo jardim ;-) está fixe! também tenho que começar um por aqui, mas é melhor deixar o tempo aquecer um nadinha :D
e salsa não tens? a minha mãe sempre disse, salsa faz sempre falta numa cozinha e cresce em aluguer vaso ;-)

Sofia disse...

Bom dia Sofia! Adorei este post; pode por favor por mais imagens da totalidade do jardim? ando a ganhar coragem para me dedicar mais ao meu "pátio". obrigada!

**SOFIA** disse...

Olá Sofia, hoje não consegui, mas vou tentar fotografar a varanda amanhã!
obrigada!!

joana é o meu nome disse...

Olá, obrigada pela indicação do horto :)
Vendo agora a varanda com todo o comprimento ainda é mais espetacular :)

Joana