24 de agosto de 2015

Monstera Deliciosa

a nossa Monstera, vaso de zinco, provisório (prato VA)

Há algum tempo passei a reparar que uma e outra vez estas folhas recortadas apareciam em fotografias de interiores). Fiquei curiosa sobre que planta era e após uma breve pesquisa fiquei a saber que tem o nome científico de Monstera Deliciosa, em parte devido ao fruto (semelhante ao do antúrio) e que após alguma preparação culinária se diz ser "delicioso". Fiquei também a saber que são tropicais e que por serem trepadeiras podem atingir uns poucos metros de altura, basta dar-lhes apoios para que subam. Reza a lenda que até o pintor Matisse teve uma enoooorme(fotografia a preto e branco, em baixo).

Há pouco tempo, numa visita a um cliente vi uma destas magnífica, grande, brilhante com folhas larguíssimas e pensei que tinha mesmo de apostar nisto. Sondei os meus amigos e muitos deles se ofereceram para me dar um ramo, mas o meu maior espanto foi constatar que a minha própria mãe tinha uma destas em casa. Recordo-me de facto da planta lá estar, num vaso nas escadas do nosso prédio à porta de casa, foi dada à minha mãe por uma colega de trabalho e mesmo tendo já definhado e ressuscitado já conta com pelo menos 20 anos seguros. "Negociei" com a minha mãe e trouxe para casa, metade da planta que neste momento recupera de mais uma mudança de casa dos meus pais e que mostra sinais de ainda dar luta durante mais uns anos.
Uma amiga minha disse-me que a mãe dela tinha uma Monstera em casa que foi acompanhando o crescimento dela e da irmã chegando ao 1.80m de altura ao longo de vários anos, achei uma história bonita e que tinha de tentar o mesmo.

A minha Monstera está ainda em estágio, num balde metálico de zinco, a recuperar do corte que lhe dei, mas tem imensa raiz e as folhas não parecem ter esmorecido. Vou agora procurar um vaso grande e que lhe sirva de sustento para os próximos anos. Estamos confiantes que ela se vai sair bem, crescer, trepar e ficar com folhas largas e brilhantes.



(montagem feita com fotografias retiradas do Pinterest com a pesquisa Monstera Deliciosa)

4 comentários:

Catarina disse...

Em casa dos meus pais também havia uma :). Lembro-me dela desde sempre... a certa altura deixou de caber na nossa sala e foi para o hall de entrada do prédio.
São umas resistentes :)!

**SOFIA** disse...

tens de arranjar uma tua, Catarina ;)

bjs**

M' disse...

Por algum motivo o seu fruto é conhecido por fruto delicioso - é excelente! - mas não precisa de preparação culinária, é só abrir e comer!
Prova, é excelente :)

**SOFIA** disse...

ai é!
vou ficar a aguardar!! :D