Hoje estávamos a terminar o jantar, aliás até estávamos a comer castanhas assadas, quando de repente me levantei, fui buscar o caderno de rascunho dela e escrevi a seguinte frase:
"A Leonor é uma pateta."
Dei-lhe para ler e disse que era uma frase mistério. Ela pegou no caderno intrigada e começou a ler uma palavra depois da outra sem ajudas, quando chegou à última não achou que estava a ler bem e quando confirmou connosco fartou-se de rir e foi a primeira vez que ela achou que ler era mesmo uma coisa espetacular. Depois dessa frase seguiram-se várias outras "frases mistério" todas dentro desse género sobretudo ligadas a nós e ao que costumamos fazer, ela adorou e até escreveu umas coisas da sua autoria. Foi um momento muito giro em que a vimos tão empolgada na leitura e na escrita que nos deixou um pouco mais tranquilos.
Isto de ter filhos na escola e tudo o que o processo envolve não é nada fácil. Acho que por ser o primeiro filho a passar por isso ainda torna a coisa mais intensa, queremos fazer muito por eles, interceder, saber tudo ao pormenor e quando vemos que as coisas não correm como o (nosso) esperado a frustração pode ser grande e nisto falo por mim que já estava descrente em todo o processo. Ainda que os resultados das avaliações possam vir fracos, a verdade é que na prática a coisa está a compor-se, felizmente!!
(e como é por aí?)
5 comentários:
A Leonor cá de casa começou muito bem. Aprendeu os ditongos facilmente e começou a achar-se a maior. Entretanto, vieram os ditados e a coisa complicou. Tivemos uns dias algo conturbados, com a cachopa a dizer que era por nossa culpa que errava, que não a ajudava-mos .... entretanto, parece que está a acalmar novamente.
O que noto é que há diferenças enormes de uma semana para outra, ao nível de comportamento, evolução... É, de facto, um desafio dos grandes para os pais.
Com isto tudo, a pequena decidiu aprender a ler e passo os dias a soletrar as palavras que escolhe para escrever os seus gatafunhos.
Boa sorte aí para casa
Um filme :)
Vai correr tudo bem! Verdade!!!! Fiquem tranquilos****
Por cá somam-se altos e baixos. Acho que nunca ralhei tanto com a minha filha com neste primeiro período, porque o TPC ao serão exasperam-me. Porque vejo que pode despachar-se em quinze minutos que se transformam-se em hora e meia. Depois vem a culpa... Mas o esforço tem compensado e as notas comprovam-nos. Mas isso não é tudo. Mais brincadeira precisa-se.
obrigada pelos vossos comentários, são umas queridas ;))
Gostei dessa estratégia para estimular :)! Temos que dar sempre a volta á questão... Aprender a brincar sabe sempre muito melhor ;)!
Essa fase mete respeito... E nós ás vezes também somos um bocadinho impacientes :). Quando chegar a minha vez vou ter que respirar fundo e contar até 10 muitas vezes... Mas tenho que me lembrar que eu também era uma cabeça no ar, sempre a dispersar à primeira oportunidade :)
Ainda só passou um período, é tudo novo para ela, dá-lhe tempo. Mas sempre de olho, claro ;)!
Bjs
Enviar um comentário