23 de fevereiro de 2016

circo com animais - jamé!

Urso polar no circo Ivanovo - notícia aqui via Ricky Gervais


A maioria das coisas que eu "jurei jamais fazer" aos meus filhos foram redondamente falhadas porque na verdade eu estava muito longe de saber o que realmente significa ter filhos. Na minha ótica, neste momento, ter filhos é ir fazendo cedências dentro daquilo que é razoável e é mesmo isso que tenho feito. No meio de tantas cedências, que na verdade são coisas banais, há recorrentemente o assunto "levar os meninos ao circo". Felizmente na nossa família directa não há amantes de artes circenses, sendo que este até acaba por ser um não-assunto, mas em criança os meus pais levaram-nos ao circo uma ou duas vezes e de uma delas recordo-me de ter sido uma experiência quase dramática. O meu irmão chorou quase todo o tempo e eu não achei o espetáculo nada de especial, não me cativou. Depois dessa experiência nunca mais fomos ao circo.

Periodicamente o circo vem plantar-se aqui na cidade, para mal dos meus pecados até vem para perto de nossa casa e não há como fugir a todo o aparato que aquilo provoca (embora não haja enchentes nas bilheteiras). Felizmente as caravanas com os animais já não podem estar à vista de quem passa, mas há poucos anos não era assim e era ver gente aos magotes a ver os enjaulados ao frio (o circo costuma cá vir no inverno) e sempre com aquele ar de tristeza. Todos os anos penso "é desta que vem um recado para casa para levar os miúdos ao circo com a escola", mas até agora as caravanas chegam e vão embora e nada de avisos - Que bom!!! Levar os meus filhos ao circo é provavelmente uma das coisas que jamais vou querer fazer, refiro-me obviamente ao circo com animais, acho horrível e completamente idiota. Há dias a minha filha viu umas imagens semelhantes às que coloquei neste post e fez várias perguntas Porquê? Mas porquê? Mas como assim? Parecem tão tristes? E eles gostam? E as correntes?
É lamentável ter de explicar a uma criança que há quem ache piada a ver ursos acorrentados a cantar ao microfone, leões a levar chicotadas, cavalos endiabrados e até TUBARÕES senhores!! O circo que veio aqui à terra tinha tubarões, a sério, não me perguntem como porque eu não sei explicar nem consigo perceber esta atitude.

Por outro lado, gostaria imenso de os levar a um espetáculo de circo só com pessoas, o chamado novo circo, um circo em que todos estão em pé de igualdade, todos percebem o que estão a fazer e com que objetivo, um circo mais justo e contemporâneo. Tudo o resto são exibições medievais e devem ser actualizadas o mais depressa possível para a sobrevivência dessas mesmas companhias circenses.

3 comentários:

ines disse...

Sim, circo jamais! Nem pensar... sempre detestei o circo em criança e não vou levar as minhas filhas a asistir a um "espectáculo" desses!Inês

Simplesmente Ana disse...

Corroboro a opinião. É uma ato medieval e degradante. Espanta-me que ainda exista tal coisa. A minha filha foi ao circo pela primeira vez este ano, a convite dos tios, mas só permitimos porque não tinha animais. Não a deixaria ir de outra forma.

FRANCISCA disse...

Nunca gostei de circo e creio que só devo ter ido 1/2 vezes com os meus pais.
Concordo consigo é um espectáculo deplorável. e também vou tentar não levar o meu. espero conseguir.