18 de março de 2016

não-comemorações do dia do pai

Este ano e pela primeira vez desde que temos crianças na escola, não fomos convocados para nenhuma ação do Dia do Pai. Confesso que fiquei surpreendida e aliviada.
Os dias temáticos são sempre motivo de stress por parte dos pais, os mesmos que são homenageados tão entusiasticamente por educadoras e crianças. Temos que comparecer nas escolas, atrasar compromissos, fazer uma ginástica de horários para assistir a pequenos espetáculos ou participar numa atividade qualquer. Não desfazendo de todo o empenho na organização destas atividades, a verdade é que na maioria das vezes são dispensáveis. Felizmente no nosso caso sempre pudemos comparecer, no entanto, chateia-me saber que há sempre crianças que se sentem marginalizadas, que se sentem diminuídas por não terem lá o pai. Felizmente também a escola onde temos agora o nosso mais novo também está ciente de que há uma realidade que não deve ser ignorada que é a dos pais forçados a estarem ausentes, ou porque estão imigrados, ou porque têm empregos muito frágeis, ou porque têm impedimentos legais que não lhes permitem estar simplesmente com as crianças. Assim sendo, não se comemora nada porque o pai e a mãe são-no todos os dias e não há mais conversa.

Por mim está excelente e na minha opinião, era assim que deveria ser em todo o lado.

7 comentários:

Isa disse...

Mas o que está errado não é as escolas comemorarem os dias, mas sim não haver sensibilidade social e profissional para os pais poderem, uma vez no ano, passar uma manhã com os filhos! Claro que quando uns podem ir e outros não, as crianças é que ficam tristes...

andrea disse...

não comemorar também acho que não, ai de os meus não festejarem o dia da mãe e em minha casa param todos para o meu pai e mãe... mas no meu tempo n havia cá actividades nas escolas, o que se for a norma, ok, mas se o fazem, que o façam de facto a horas possíveis e dias talvez até de fim-de-semana, porque não? os miúdos adoram e este ano decidiram n fazer e os meus perguntaram logo o que se passou... n sei explicar, mas por mim mesmo sabendo que o "nosso" pai é mega todos os dias, quero que haja um dia dele! acho óptimo haver dias destes, n fazem mal nenhum, basta as pessoas deixarem de pensar nos presentes e pensarem nos momentos.

Tica disse...

Concordo contigo, porque a realidade da sociedade em Portugal é uma merda. Então, se fizerem como opinas, também concordo que não se criam danos à toa nas famílias. Mas agora conheço outra realidade, que é assim: Se existe algo que os miúdos estão a preparar para apresentar aos pais, é sempre feito durante a semana às 10:15!!! Como é que os pais assistem? E, assistem quase todos. Assistem, porque aqui ao fim de um ano de contrato, as empresas são obrigadas a flexibilizar o horário de trabalho em prol da família, além de estar legislado, as empresas encaram a situação com normalidade. Tal como é normal, parar 3 ou 4 anos para uma mãe ou pai e acompanhar um bebé. Eu fui à festa do Natal às 10:15 da manhã, um ou outro evento foi depois da escola, às 15h.`Às sextas-feiras é o stay and play, fazem 2 vezes no mês, passamos a manhã com os filhos na escola, no caso de termos bebés e/ou irmãos mais pequenos, vêem também e participam muitos pais que sei que trabalham.

Sílvia Silva disse...

não podia estar mais de acordo!

miriam disse...

a nossa escola é espectacular ;)

Ma Petite Princesse disse...

o que mais impressão me faz neste dia nem é são as festinhas em horários impossíveis mas sim o pura e simplesmente ignorar de que há famílias monoparentais, com pais ausentes ou pais falecidos. no ano passado, em Portugal, foi o meu sogro em substituição do pai. a Constança ainda era pequena e acho que nem percebeu direito. este ano, o pai tb não estava, mas como já estamos na Suíça e o dia do pai não se celebra no mesmo dia, ignorei. fizemos um desenho para o pai porque sim.

**SOFIA** disse...

entretanto para completar o "report" do nosso dia do pai :)
embora as crianças não tivessem qualquer acção a decorrer nas escolas (pré e primária) ambos fizeram uma lembrança para o pai em ambiente de sala de aula. Esmeraram-se e vibraram imenso quando surpreenderam o pai "só no dia!!!" juntamente com um pequeno almoço especial.
foi sem dúvida, o melhor dia do pai que já tivemos, sem pressões e com a atenção totalmente focada pai-filhos.

obrigada pelos vossos comentários!!
bjs