10 de março de 2016

SPOILER ALERT - Ikea Braga

Este é um post escrito em parceria com a Ikea Braga.


Pela primeira vez fui convidada para uma ação de Marketing, há uma primeira vez para tudo e se quando recebi o convite nem liguei muito porque não tinha disponibilidade, a verdade é que passados uns dias a coisa até se orientou e acabei por ir :D
O objetivo foi dar a conhecer à imprensa e bloggers (onde eu me incluí!!) a nova loja da cadeia IKEA que vai abrir em Braga no próximo dia 17 de março. Curiosamente quando vamos ao Minho já havíamos falado nesta inauguração, mas longe de eu imaginar que ia andar pelos corredores a ver tudo em primeira mão.


A chegada a Braga foi um pouquinho atribulada, fartou-se de chover, houve algum atraso mas no fim tudo correu bem. Tivemos direito a uma apresentação com os responsáveis pela loja de Braga onde nos deram a conhecer factos curiosos sobre a presença da marca em Portugal e fiquei a saber que a
nossa indústria já é fornecedora da IKEA desde a década de 70!
Depois da apresentação fizemos um tour pela loja, que tal como as outras é super bem organizada e sinalizada, é muito gira e cheia de tentações por todo lado. Gostei particularmente de ver tantos objetos feitos com apontamentos de cortiça, super minimalistas, que ficam bem em qualquer casa e que tanto estão relacionados com a nossa cultura! Confesso que fiquei impressionada com uma mesa de jantar comprida com o tampo integralmente feito em cortiça!!


(utensílios de cozinha, a minha perdição)

Enquanto consumidora tento resistir à tentação de comprar coisas na IKEA, mas a maioria das vezes falho completamente :D Enquanto mãe admito que gosto mesmo muito da oferta que estas lojas têm para as crianças, nota-se que há uma preocupação em oferecer brinquedos e objetos que entretenham e em simultâneo passem uma mensagem pedagógica e que promovem tanto a brincadeira no singular como em grupo. Da parte que toca a minha veia profissional não posso deixar de reconhecer que esta é das poucas lojas que democratiza o design (a nível mundial!), onde qualquer pessoa, com mais ou menos posses, tem a hipótese de comprar um objeto funcional, apelativo e barato. De uma forma muito simplista, acho que podemos todos concordar que, tirando o inconveniente das distâncias, ninguém tem desculpas para não ter um mínimo de conforto na sua casa, porque é também para isso que o design serve, para nos dar alegria, conforto e tantas outras coisas boas numa vasta gama de orçamentos. E é com base nesta opinião que me pareceu fazer sentido ir a esta acção de marketing.



A loja ainda não está aberta e na verdade ainda faltam alguns dias para ficar pronta para abrir portas, por esse motivo andavam atarefados os trabalhadores, que levavam ferramentas, móveis e tantas outras coisas de um lado para o outro. Deixo-vos mais algumas fotografias que tirei no encontro!


Os sinais da presença de crianças está por todo o lado!!!




A secção infantil... fofice máxima!


Para saberem um pouquinho mais sobre a loja deixo-vos o press release, agora só falta mesmo que chegue o dia 17 ;)

"A IKEA Portugal vai chegar, já a partir de dia 17 de março, a mais casas portuguesas com soluções de mobiliário e decoração que privilegiam forma, função, qualidade e sustentabilidade a um preço acessível. Uma revolução que conta com mais de 8 mil artigos de design disponíveis na nova loja IKEA Braga, numa área de 22.000m², com 47 ambientes de inspiração sueca.

A nova loja IKEA Braga integra a área comercial do centro comercial Nova Arcada e tem 6 entradas de loja diretas para o shopping, inovando na disposição de produtos com as áreas de showroom e de complementos para casa, pela primeira vez no país, no mesmo piso. A área de restauração IKEA FOOD dispõe de 450 lugares num espaço em que o restaurante, o bistro e a loja alimentar sueca surgem, pela primeira vez, numa área comum. Os visitantes têm ainda à sua disposição 2.700 lugares de estacionamento.

A quarta loja da cadeia sueca no país e a segunda na região norte, inserida no âmbito do plano de expansão do Grupo IKEA, que prevê ter 10 lojas em Portugal até 2025, foi desenvolvida ao longo de seis meses, representando um investimento de 25 milhões de Euros e a criação de 250 novos postos de trabalho diretos na região.

Koray Saner, diretor da loja IKEA Braga explica que “o tamanho das casas no norte é por norma maior e a disposição interior é diferente em relação ao centro e sul do país, sendo muito mais comum, por exemplo, uma área dedicada a lavandaria.” Acrescenta ainda que “sendo Braga a cidade mais jovem do país, os ambientes desta loja centram-se na apresentação de soluções funcionais, que respondam às necessidades deste tipo de clientes”.

Segundo o estudo Usages & Attitudes, da IKEA, na região norte 35% da população vive em apartamentos de 2/3 pessoas. Uma casa típica do norte tem entre 86 a 105 m². Uma das principais diferenças entre a Grande Lisboa e o Grande Porto é o facto das casas nortenhas terem áreas de lavandaria e lareira na sala de estar – algo visível nos ambientes de inspiração da loja IKEA Braga."

Sem comentários: