21 de abril de 2016

A mãe foi à escola


Há algum tempo a professora da nossa mais velha sugeriu que fôssemos uma tarde destas dar uma "aula" aos miúdos. Prontamente aceitei o desafio e fui pensar no que lhes dizer e fazer durante duas horas após o almoço. Finalmente arranjei disponibilidade para falar com as crianças sobre História da Arte e no fim fazer um pequeno ensaio com uma Natureza Morta.

Após a surpresa inicial perguntei-lhes o que era Arte para eles e isso despertou-lhes logo o interesse. Falámos desde a arte rupestre até ao abstraccionismo, falámos em escultura, fotografia, cinema, dança e passei-lhes a ideia de que a Arte é o resultado daquilo que os afecta e como expressam esse sentimento. Ficaram entusiasmados.

Entretanto mostrei-lhes o quadro Guernica e perguntei-lhes o que viam, do que se tratava. Sendo crianças de 6/7 anos estava à espera de interrogações, mas eles foram certeiros na interpretação, viram guerra, viram atropelos, viram gritos, viram o sofrimento em pessoas e animais, discutiram o facto do quadro estar "sem cor", foi muito entusiasmante porque tanto quanto me apercebi, nenhum deles conhecia o quadro ou alguma vez teria conversado sobre ele. Por momentos pensei que poderia ter exagerado na minha escolha, mas eles foram muito receptivos e tiveram um comportamento muito maduro, actualizado e ciente de que a guerra é algo que existe desde sempre e que (infelizmente) perdura até hoje...



Passado este momento mostrei-lhes três naturezas mortas de épocas completamente distintas para lhes fazer ver que sobre o mesmo assunto/tema eles eram livres de se expressar como quisessem e assim estavam a libertar o seu "espírito criativo", eram artistas! :)
Montei então um pequeno cenário com coisas que trouxe de casa e outras da sala de aula, a professora arranjou folhas A3 para todos e começaram a desenhar. Pedi-lhes apenas que usassem a folha TODA mas muitos tiveram dificuldade nesse aspecto, até nós, quanto mais eles, esta parte foi muito divertida :D
Depois começaram a dizer que não conseguiam desenhar isto e aquilo e que não estava bem entre outras coisas, mas consegui dar-lhes a volta e no fim todos estavam extasiados com as suas naturezas mortas, todas com interpretações diferentes, tal como eles achavam que deviam ser. Assinaram os desenhos com imenso prazer, sentiram-se artistas, pintaram com as cores reais, outras inventadas, desenharam molduras e até personagens que eles acharam que fazia sentido acrescentar.

Já há muito tempo que não tinha tanto prazer em fazer algo novo, sem dúvida que trabalhar com crianças é uma experiência ímpar e que nos enriquece todos os dias.


1 comentário:

mysupersweettwenty disse...

Acho esse tipo de iniciativas óptimas! Ainda bem que despendeu algum tempo isto, acredito que são estas 'pequenas' coisas que motivam os alunos :))