23 de agosto de 2016

Agosto


Este ano durante o mês de agosto não houve escola para ninguém. Ela, por já estar na escola primária já não tinha por defeito, ele por estar no jardim de infância não foi para desfrutar da companhia da irmã 24x24h durante um mês inteirinho. Os nossos manos são muito próximos e embora andem às turras, a verdade é que não vivem um sem o outro e brincam muito a toda a hora em alto e bom som. Para nós foi um desafio, confesso. À conta do comodismo que é ter um jardim de infância que está aberto todo o ano acabamos por nunca ter muitos dias seguidos sem atividades lectivas, mas bom, este ano aproveitámos a oportunidade e desligámos aquele canal.
Perguntou-me há dias uma amiga minha como nos orientávamos com as duas crianças em casa e como geríamos o trabalho. Estando o mês já a chegar ao fim, creio que já posso fazer um pequeno resumo dos nossos dias, basicamente, foram todos passados na rua.

Em agosto, sempre que o tempo ajudou, fui com os miúdos à praia de manhã e à tarde ficámos a orientar atividades ligadas ao lar, tal como supermercado, oficina do mecânico, horto, arrumações, legos, tv... Fui com eles sozinha à praia, mas nestas idades já não é problemático, cada um levava a sua toalha ao pescoço e o saquinho de brinquedos. Eu levava uma mochila e o chapéu de sol, no areal havia sempre mais amigos para brincar e os adultos controlavam o gangue. Ir à praia com as crianças é das coisas que eu mais gosto de fazer, é saudável, barato, pedagógico (estivemos a observar uma alforreca e mais bicharada própria da praia) e gasta muita energia que acumula durante a noite. Chegamos cedo e regressamos cedo. Os almoços na casa dos avós também foram uma opção bem-vinda e as visitas estenderam-se muitas vezes pela tarde. À noite tentámos manter o horário de deitar pelas 21:00 ou se possível mais cedo, eles ficavam muito mais bem dispostos de manhã!
Tivemos também a semana em que eles estiveram na casa dos avós do minho, a qual, por ter um quintal grande, fez com que andassem sempre lá fora num entra e sai que só visto. Depois da semana sozinhos, nós também fomos lá ter e assim se passou mais uma semana sempre na boa vai ela. Ele foi ranchos, cinema, procissões, festa de aniversário e piquenique familiar, tudo sempre muito animado.
Regressados a casa entrámos na recta final do nosso querido mês de agosto, e para não perder o ritmo, o pai foi para o escritório e para nós já houve praia e uma rusga aos ténis novos que isto com tanto andamento as crianças ficaram maiores e o calçado deixou todo de servir!!!
Admito que por vezes me salta a tampa com tanta agitação, que é naturalmente causada por mim, mas embora deseje em voz alta (com os "nérvus"!) que comece a escola, a verdade é que ainda agosto não acabou, e já tenho saudades deste verão maravilhoso.

Sem comentários: