28 de março de 2017

Comidinhas da mamãe IV - peixe da praça

Há vários rituais comensais que os meus filhos adoram, um deles é o "comprar peixe na praça". Normalmente vamos até à Costa Nova, levamos as bicicletas e trotinetes e andamos por ali de um lado para o outro a passear e a fazer um bocadinho de fotossíntese. Estrategicamente deixamos logo o carro junto ao mercado e depois vamos caminhar, mas quando regressamos vamos até à praça comprar peixe, legumes e raivas!! Embora os miúdos vivam para brincar é também verdade que adoram ir ao mercado, ver as bancas todas, perguntar pelo nome dos peixes mais estranhos, observam os dentes aguçados e os olhos esbugalhados de alguns. Tudo faz parte de um ritual que eles gostam mesmo muito.
Da última vez que lá fomos trouxemos então um belo robalo de mar (deu para nós os quatro), grande e brilhante, legumes variados e no fim dou sempre uma moeda aos miúdos para irem à banca do pão comprar um saco de raivas que eles AMAM!

Pois que chegámos a casa e foi só pôr o peixe na chapa, pedi que o escalassem e assim grelhava mais depressa e mais uniformemente. Só o temperámos com sal, das nossas marinhas aveirenses e alecrim da varanda, acompanhámos com batatas cozidas e cenouras escaldadas, azeite com alho picado e estava feita a festa. À semelhança da pescada cozida ao vapor, este peixe grelhado é um petisco super básico e que os miúdos simplesmente adoram. Neste dia também trouxemos uns camarões para abrir o apetite, já cozidos no mercado foi só servir. As crianças já dominam bem a arte de desmanchar os bichos e o limão é coisa que não pode faltar ;)
No fim, fruta, cafezinho para os pais e raivas para todos!

1 comentário:

mysupersweettwenty disse...

Até eu adoro ir comprar peixe à Costa Nova :D