27 de março de 2017

Manhã de chuva, pintar porcelanas

Este fim-de-semana fizemos uma atividade gira com os miúdos, fomos à Vista Alegre pintar porcelanas. Por uma questão de sorte vi o anúncio da atividade no facebook, liguei para lá e reservei os nossos lugares, como ía estar de chuva (e esteve mesmo) aqui estava uma oportunidade de fazer algo diferente com os garotos.

Fomos os primeiros a chegar, mas esperámos pouco até chegarem mais crianças e o grupo ficou animado. Em princípio seriam apenas as crianças a pintar as figuras disponíveis, mas depois, os adultos também se sentaram nas bancadas e foi um tal de pintar pássaros, cobras, cães e pratos que eu sinceramente não sei quem é que ficou mais entusiasmado com a tarefa :D
Da minha parte, posso dizer que gostei bastante, nós os quatro fartamo-nos de pintar e produzimos imenso, no total fizemos 3 pássaros, um cão, uma cobra e 3 pratos. Eu ainda pensei que iríamos cozer as peças, mas as tintas eram acrílicas sendo que só secaram para ficar prontas.

Os miúdos souberam de véspera que íamos à fábrica então trouxeram modelos para pintar mas só o Vasco acabou por fazer o retrato do seu boneco.


 Concentradíssimo a pintar uma ave :)

Reparem na qualidade estética da cobra do papá! O melro desta fotografia foi da Leonor, assim como o outro passarinho colorido.

A fase seguinte, depois das peças estarem secas, consistiu em aplicar umas mangas de tecido de modo a criar uns fantoches com as figuras pintadas. Os miúdos escolheram e combinaram os tecidos que quiseram e um dos responsáveis pela oficina fez as aplicações.


No fim, as crianças foram chamadas a improvisar uma pequena peça de teatro com os fantoches. Depois de ultrapassada a vergonha inicial houve não uma, mas várias peças tal foi o entusiasmo e até os adultos deram uma perninha por trás do cenário ;)
Foi muito fixe, os miúdos adoraram e pode ser que em breve haja mais atividades deste género. Por acaso ir à Vista Alegre é algo que fazemos com alguma frequência, gostamos bastante do sítio e agora com a reabilitação de todos os espaços bem como um peso maior da Bordalo Pinheiro está ali reunido um ponto de desgraça da carteira que é um perigo!


3 comentários:

Mafaldix disse...

Como posso saber de mais iniciativas deste género? Fiquei encantada! Obrigada

sof* disse...

Olá Vidas da Nossa Vida, esta atividade em particular, eu vi na página oficial da Vista Alegre aqui https://www.facebook.com/vistaalegreofficial

mas embora eu percebesse que já tinham havido mais iniciativas para crianças (porque havia peças penduradas nas paredes) julgo que esta foi a primeira aberta ao público. :)

Mafaldix disse...

Muito obrigada! Vou ficar atenta ao FB da Vista Alegre! Um beijinho