8 de agosto de 2017

Costa Vicentina - diário fotográfico

Na semana passada estivemos pela Costa Vicentina, éramos 8 - nós e as primas do minho e foi uma loucura. Ficámos em Monte Clérigo e foi a minha primeira vez nesta zona do país e confesso que tinha mesmo muita curiosidade em conhecer. Passámos os dias de um lado para o outro e sempre que perguntávamos aos miúdos Qual a praia favorita? eles respondiam invariavelmente que tinha sido a que escolhemos naquele dia.
Levei a minha máquina fotográfica principal e embora tivesse fotografado ocasionalmente da parte da manhã, a maioria das fotografias acabaram por ser ao fim do dia, quando já estava mais fresco e com aquela luminosidade especial.

Monte Clérigo
Ficámos alojados em Monte Clérigo, a escassos metros da praia e embora neste sítio o mar fosse mais descontrolado e o vento mais constante, é sem dúvida uma praia muito boa de se estar, basta procurar uma zona mais próxima da falésia (próxima não é de todo "em cima" não se preocupem). Por ter mais ondulação havia bastantes surfistas e escolas, mas isso não era só nesta praia. Os miúdos gostaram imenso, o mar bravo não os intimida, já estão habituados a estas maluquices da praia.



As meninas mais velhas entraram bem no espírito surf.






Arrifana
Para fugirmos ao vento refugiámo-nos na praia de Arrifana e tudo é lindo aqui. O mar é bem mais calmo, mas também há muito surfista. O ambiente é óptimo, muitas famílias super desportivas, muita criança a fazer surf e body board deu gosto ver. Reparei também que embora seja época de restrições de cães na praia lá havia um ou outro com os donos, mas é daquelas coisas que nunca incomodou.


Durante a semana em que lá estivemos a maré baixa era ao fim da tarde e não podíamos ter tido mais sorte. Praias compridas, paisagens muito agressivas e que impressionaram as crianças. Foi sem dúvida aquilo que mais gostei na Costa Vicentina foi sem dúvida o recorte das falésias, as pedras aguçadas, os reflexos, tudo lindo e vale muito a pena a visita.



Os miúdos sentiram-se sempre muito livres e selvagens, tudo era uma aventura, sempre dentro e fora de água.


Odeceixe
No dia dos meus anos pude escolher a praia para passarmos o dia, a eleita foi Odeceixe porque li que era a "mais linda" de toda a costa. Quando chegámos era de facto uma paisagem muito, muito bonita, estava maré cheia (tive pena de não fotografar mas tinha a máquina no fundo da mochila...) mas quando chegámos ao areal o vento era insuportável. Há uma grande praia redonda com o rio Seixe a fazer o recorte junto ao mar, é mesmo fixe. Embora estivesse bastante desagradável isso não foi impedimento para as crianças que adoraram este SPOT. De todas as praias esta foi a preferida porque o rio, na maré baixa, ficou quase vazio e mais quentinho :)





Amoreira
Quando chegámos à Amoreira estava nevoeiro, mas passado um bocado dissipou-se e acabámos por ficar na praia mesmo até ao fim do dia, estava perfeito. Mais uma vez a paisagem era maravilhosa com muitas falésias e pequenas piscinas da maré vaza.







Lagos
Num dos dias fomos mais para sul, bastou uma meia hora de viagem para que a temperatura subisse mais de 10º, julgo que apanhámos um dos dias mais quentes de que nos lembrávamos de alguma vez de ter estado na praia. A areia estava tão quente que ficámos literalmente com os pés queimados, uma coisa impressionante como num país tão pequeno podemos ter estas diferenças tão acentuadas.
Eu nunca tinha estado na praia Dona Ana e mesmo correndo o risco de estar imensa gente lá fomos e passámos um bom dia, mesmo sob sol abrasador. A paisagem é aquele postal típico do Algarve, pedras que surgem do mar, falésias douradas, mar turquesa, o pacote completo. Os miúdos adoraram mais uma vez o passeio, a água estava fresca e difícil foi arrancá-los para vir embora.



Foram sem dúvida umas férias que vão ficar gravadas na memória de todos. Divertimo-nos imenso, vimos coisas lindas, novas e fica aquela sensação de que só podemos estar no melhor país da Europa para viver. Com todos os problemas que temos, é tão fácil ser feliz com tão pouco...

2 comentários:

Kat... disse...

É tão bom ver estas fotos, dá-me umas saudades!!
A praia de Monte Clérigos é a minha praia de infância, passei grandes verões nessa praia, numa casa mesmo na praia. Era acordar de manhã e correr para a praia e ficar até o sol desaparecer!
Mas a minha praia do coração é sem sombra de dúvida a praia da Amoreira, aquele areal imenso e a zona do rio fascinam-me.
Sugiro voltaram e visitar também a zona da Serra de Monchique, é uma zona verde linda, têm de subir até à Foia e dar uma volta pela vila que é super simpática. E podem sempre passar o dia nas piscinas da vila, são optimas.
E agora deram-me saudades dessa zona, e ainda bem que daqui a duas semanas já lá estou de férias! ;)

sof* disse...

Olá Kat obrigada pelo teu comentário! Se regressarmos à Costa Vicentina vamos apostar na visita à Serra de Monchique! :)