8 de novembro de 2017

Leituras de setembro e outubro (e novembro...)



E como andam as minhas leituras? Andam lentas... Em setembro li a sequela do livro Mataram a Cotovia e também gostei bastante. "Vai e Põe uma Sentinela" foi escrito antes de MaC, talvez numa espécie de rascunho ou ensaio para a obra que veio colocar Harper Lee na história da literatura e as personagens nesta obra são mais velhas, mas os problemas da raiz daquela sociedade mantém-se e são agora abordados por uma adulta ao invés de uma criança. Os dois livros vão bem ao encontro daquilo que gosto de ler, são retratos muito bem feitos de uma determinada sociedade e onde as diferenças sociais são marcantes, recomendo!

Depois voltei ao meu Saramago. Recebi o livro Levantado do Chão no natal do ano passado e só agora chegou a sua vez. Tenho lido pouco e ando desde outubro às voltas com este romance, uma história sobre os lavradores do latifúndio alentejano. Um livro bem português, muito rude, muito calor, muita fome, ganância, o povo, a nobreza e o clero, mais a guarda que serve os que mandam e oprime os que trabalham. Aqui nota-se imenso o facto do escritor ser comunista e confesso que em várias passagens dei por mim a ser também mais vermelha do que o costume (mas não ligo nenhuma à política, só o indispensável). Embora esteja a gostar do livro, por vezes dá-me a sensação de ser um pouco repetitivo, mas ainda não cheguei ao fim portanto logo se verá, ainda assim é sem dúvida mais um dos meus favoritos do nosso Nobel, adoro!!

No início do ano assumi o desafio pessoal de ler 12 livros durante este ano, e a esta altura do campeonato estou um pouco atrasada. Com este do saramago vou no oitavo livro o que significa que ainda deveria ler quatro livros até ao fim do ano... está complicado!

Livros que estão em espera:

- Pela Estrada Fora - O Rolo Original -- Jack Kerouac
- A Amiga Genial -- Elena Ferrante (na estante da minha mãe)
- A Noite -- José Saramago (podem oferecer-me pelo natal!!)
- A Gorda -- Isabela Figueiredo (também me podem oferecer no natal!!)

Se calhar agora devia ir ler um bocado :D

Sem comentários: