31 de janeiro de 2009

As ecografias

Não há dúvidas de que as ecografias vieram para ficar e estão cada vez melhores tanto ao nível que mais interessa (o clínico) como ao nível do comum mortal, que pode ter uma ideia já mais perceptível do que está a ver.
Uma coisa que recentemente me fez despertar a mente foi o poder que a ecografia tem junto ao marketing!!!
Passo a explicar a teoria...

Hoje fui fazer a minha primeira incursão no mundo das roupinhas para a minha cria, dizia-se que havia saldos na Pré-natal e lá fui eu comprar roupas interiores e frescas para o babe.
O drama o horror foi que SÓ há roupinhas giras rosa ou azul. As que havia com motivos verdes e amarelos eram de longe mais pindéricas, cheias de bonecadas foleiras. Eu só querias umas coisinhas lisas, básicas, branquinhas com riscas, mas não, ele é só flores e carros. Tudo isto é culpa de quê? da ecografia que nos diz logo aos berros se temos dentro de nós uma rapariga ou um rapaz. Fiquei indignada. Claro que estamos no séc. XXI e todos temos muita curiosidade em saber tudo e mais alguma coisa (lembrar o drama Big Brother) mas ainda há futuras mães que gostariam de ter uma surpresinha no dia do parto :)

Dentro de duas semanas farei nova ecografia, acho que não tenho grande remédio em não saber se já for possível, qual foi a rifa que me calhou, caso contrário lá terei eu uma dor de cabeça para comprar o enxoval básico do meu rebento.

resultado: não comprei nada na pré-natal, entrei na lojinha de bairro mais velhota que havia e comprei um novelo de lã multicolor para a vó Lena treinar :)

28 de janeiro de 2009

11 semanas


curiosamente esta barriga está mais pequena do que a da semana passada!!
tenho bebido quatidades copiosas de água, será por isso? o resultado disto é estar permanentemente a ir ao wc...daí uma "elegância" maior?
não sei, nao sei de nada mesmo, só sei que já nao se pode com tanta chuva e que ja me ando a passar da cabeça à conta desta brincadeira.

24 de janeiro de 2009

Pokoyo

Palavras para quê, são os tipos do momento. Adoro-os.

É daquelas coisas...

Para quem me conhece sabe que eu ADORO OS KILLERS, é a música que oiço quando conduzo, quando tenho que trabalhar com mais urgência ou quando me apetece simplesmente ouvir algo bombástico e positivo.
Há muito tempo que anseio pela sua vinda a Portugal, não era preciso ser um mega festival, eu já ficava contente com o quartel de bombeiros da freguesia mais próxima, só queria vê-los e dar dois pezinhos de dança :)
Eles agora lá se decidiram a vir à terrinha, vão ao SRSB um festival mítico da minha adolescência e ao qual nunca fui e que este ano vai ser recheado de boas músicas.
Há é aqui um pequeno detalhe que me entristece, os Killers tocam no dia 18 de julho, é um sábado (FIXE, FIXE!!!) mas é precisamente 1 mês antes do babe nascer e por isso estou inclinada a não poder ir.
Uma pessoa sensata desataria a rir precisamente agora, mas a verdade é essa, eu ainda tenho uma restiazinha de esperança de que talvez ainda não esteja a cair para a frente com o peso da barriga e por isso possa ir ao concerto. 
Claro que tenho a consciência de que isto é remoto mas sem ilusão, é muito triste viver :)

ver mais info aqui

21 de janeiro de 2009

48 horas de pura adrenalina!!!

Pois que lá porque se anda de esperanças não quer dizer que morremos para a aventura, ai não, não!

Tudo começou na madrugada do dia 20 de Janeiro.
3 da manhã, estava eu a sonhar com um mundo lindo, quando acordo com uma vontade enoooorme de fazer xixi. ok lá fui eu resolver o problema, deitei-me e passados uns minutos tive vontade novamente... resultado, levantei-me fiz novamente a cena e fui direita ao duche.
Deitei-me e tudo na mesma. WC novamente e depois lá estava ela, uma infecção declaradamente vermelha, da cor da urgência.
Lá teve o RP que ser moderno e levantar-se e passar uma hora e pouco na urgência e farmácia e tudo. Correu bem assim que emborquei 1 litro de água. O vermelho descoloriu e a vontade doida de ir ao wc foi-se desfazendo. Fui trabalhar. Entre Aveiro e Porto não aguentei a pressão e optei por sair numa estação moderna com wcs limpinhos e novos e para meu espanto SEM PAPEL (shame on you Espinho!!!). Ok prova superada, trabalhei o dia todo, mais uns antibioticos e estou quase nova. A melhor parte desta aventura foi ter ouvido CLARAMENTE e bem alto o som do coração do babe lá na urgência do hospital, lá andava ele todo contente na piscina :)

A segunda aventura foi hoje de manhã....
Ia eu no comboio, dorimitando ao som da Antena 3 quando acordo pensando que estava perante um apocalipse bíblico. Eu estava resguardada junto à janela mas no corredor TODA a gente corria para o fundo do comboio a fugir sei la eu de quê. No início pensei: um psicopata assaltou esta cena e vamos todos pelos ares, depois reflecti melhor e realizei que estavamos praticamente na aldeia e portanto descartei logo essa hipótese.
Depois achei que devia ser um maluquinho qualquer que teria desatado à porrada a alguém mas como estava tudo a tentar partir os vidros a coisa parecia ser mesmo a valer.
Passado um bocadinho desbloquearam as portas e os meus companheiros de viagem pudemos sair finalmente. Eu saí também ainda meia atarantada com tudo aquilo. Cheguei à rua e depois de acalmar uma senhora encontrei o meu amigo charlie e fomos ver o que afinal se passou.
Portanto foi um camião de terra avariado em plena passagem de nível que foi abalroado por um comboio de carga. A parte do atrelado foi atirada linha fora e partiu 3 carros estacionados no passeio. O drama foi que nós chegámos praí 2 minutos depois daquilo ter acontecido e que em vez do comboio de carga ter batido no camião poderiamos ter sido nós a causar a colisão.
Foi a minha primeira situação de pânico generalizado, eu até estava calma mas a emoção foi tanta que passei o dia cheia de dores de barriga as quais só consegui aliviar no recesso do meu lar...

10 semanas

Este é o nosso aspecto às 10 semanas. Ainda não sinto as calças apertadas, mas isso porque têm a cintura bastante descida. Para quem olha assim de repente, até pode dizer "oh esta tá doida não tem barriga...", mas acreditem que eu era mesmo a verdadeira tábua rasa, lisinha, lisinha; às vezes até parecia que tinha a barriga meia para dentro. Este aspecto para mim é 100% novo, sim tenho um pneu :D

17 de janeiro de 2009

O pai moderno


Uma das coisas de que tenho a certeza é a de que o RP vai ser um pai moderno. Ele irá tomar o controle total da situação quando o meu neurónio esgotar a sua já pouca carga de concentração em assuntos básicos e quando eu retomar o meu trabalho. Após a licença, o RP ficará incumbido da extraordinária tarefa de evitar que mandemos o pequeno para uma creche. Isto só poderá acontecer porque o RP é moderno e trabalha por sua conta e risco, mas também porque os seus clientes são modernos e sabem que existirá um bebé e que certamente o acolherão calorosamente nas reuniões (rápidas) de trabalho.

Estou confiante!!!

Claro que a nossa equipa RP+**S**, é constituída por mais elementos de extraordinária importância, que se designam por Bases Especiais de Rápido Alcance (BERA): são eles a tia inês e o tio tiago (a 5 minutos de qualquer crise), a mamãe (e eventualmente o papai se não estiver de viagem) que vai reformar-se em 2010 e vem viver aqui bem perto de nós.
Estou segura de que tudo vai correr lindamente.

Se o RP não fosse um pai moderno e trabalhasse por conta de outrém também havia novidades, pois agora também há licença à parentalidade!!!

Diz assim no JN - "Em Portugal, há cada vez mais homens a substituir as mulheres no período pós-parto. A mãe cumpre as seis semanas de licença obrigatórias por lei, mas depois passa a estafeta ao pai. Não é desapego; é a vida profissional que não lhe facilita outra fórmula para a maternidade. E é a marca de uma sociedade que já não se compadece com a distribuição de tarefas por identidade de género."  "O número de pais que gozam a licença em vez da mãe está a aumentar, mas ainda é um número magro. Nos últimos quatro anos, foram concedidas licenças a mais de 300 mil mulheres e menos de dois mil a homens. Mas a tendência será para aumentar, nota Paquete de Oliveira. "Não tem só a ver com a evolução cultural que deriva da formação académica, mas também com o desemprego, a precariedade laboral. A natalidade ainda é um obstáculo no acesso das mulheres ao mercado"." ler o resto...

A ver se isto se concretiza...

15 de janeiro de 2009

9 semanas e meia


:)))
Aqui está o nosso babe, ou pelo menos era assim há 4 dias.
Nessa altura tinha 1.94 cm e estava cheio de genica dentro da piscina a 36,5º; hoje já deve estar crescidíssssssimo.

Naturalmente que é preciso fazer algum exercício de abtracção pois ninguém aqui é perito nestas coisas, mas acho que é quase perceptível que o babe está de lado e a cabeça está para baixo à esquerda. Notam-se também o braço e a pernita levantadas. Não é uma jóia esta criança?

Era também para incluir uma fotografia da minha barriga vista de fora, mas tive um pequeno impedimento técnico e por isso fica para amanhã ou depois.
Desta vez a ecografia aconteceu sem incidentes mas tive pena de achar que aquilo ia demorar uns 45 minutos e quando eu pensei que podia começar a fazer perguntas já estava de saída :(
Penso ter ouvido o coração a bater, mas o som da máquina estava baixinho então até hoje não sei se ouvi o babe ou um martelo pneumático da obra mais próxima...
Para a próxima serei mais expedita, prometo.
De resto nada de especial, poucos enjoos, muito frio e uma certa tendência para me esquecer constantemente das justificações de falta. Que tóina...

11 de janeiro de 2009

A Ervilha Cor de Rosa by Rosa Pomar


Recentemente descobri este maravilhoso cantinho de ideias fervilhantes e muita criatividade.
Rosa Pomar vive num mundo que eu também gostaria de viver, cheio de padrões, aventuras feitas com tecidos multicoloridos e fantásticas personagens para miúdos e graúdos.
Retirei algumas das suas fotografias para espalhar a boa-nova. Gosto de tudo, principalmente a liberdade e desprendimento em relação àquilo é que mais comercial e batido da nossa sociedade. Saliento também a ligação à nossa cultura, nomeadamente com as referências aos tecidos e técnicas tradicionais, brinquedos e comércio de rua (aquele que lentamente se empurra para a extinção...). 
Não vejo a hora de comprar um sling para o meu babe e um boneco para mim :)

A visitar sem demora!


10 de janeiro de 2009

Baby Politico

Vi e delirei! Porque não?
Ver mais roupixtas activistas aqui.

A minha primeira Não-Ecografia

Ontem fui toda contente, apesar da chuva e frio e ameaça de neve, fazer a minha primeira ecografia!!!
Saí duas horas mais cedo do trabalho e quando cheguei finalmente ao consultório disponibilizei-me para fazer a tal Ecografia Endovaginal.
Nessa altura disse algo mágico como: "Estou de quase nove semanas, será que o maridão pode assistir?"; então tudo mudou e a ecografia foi adiada para segunda feira que vem.
Nunca ninguém me avisou que as grávidas fazem essas ecografias com um médico obstetra, eu não sabia, pensei que, ya, uma ecografia é uma ecografia, resultado la terei que ir novamente noutro dia saber das novidades do meu babe...

Portanto se estiver grávida é favor não esquecer de gritar bem alto para que todo o mundo oiça, ok!

7 de janeiro de 2009

8 semanas

Ok hoje senti que afinal não tenho isto controlado...

saí da cama às 7 da manhã para me meter no comboio às 7:17.
resultado vomitei todo o meu piqueno almoço e ainda fui a correr apanhar o comboio, e apanhei!!!

mas passei o dia todo choca :(

amanhã prometo que me levanto mais cedo e me porto como deve ser...

4 de janeiro de 2009

Como se tem passado por aqui...

Pois que fomos e viemos de Barcelona e foi muito bom, pois foi.
Fartámo-nos de passear, e sempre hiper bem-dispostos e quase sempre sem cansaço.

Os amigos mais chegados já sabem quase todos e está tudo muito contente com a novidade.

Enjoos quase nada, só me apetece é andar de um lado para o outro e nunca parar, pois se isso acontece fico logo com a tensão mto baixa e fico enjoada :(

Hoje fiz um almoço delicioso, o qual já me apetecia desde ontem:

- salsichas de perú alemãs bem temperadas, salada de batata com pepino cru e sumo de laranja fresco. MARAVILHOSO!!!

depois limpei a casa toda contente, como se não houvesse amanhã :D

amanhã vou trabalhar, estou curiosa para ver como o meu corpo se comporta.