26 de junho de 2009
Michael Jackson - this is it
Ontem foi-se um dos meus ídolos de criança. Lembro-me perfeitamente do lançamento do álbum Bad e comprei no ano passado a edição especial dos 25 anos de Thriller. Nesta época já não se fazem ícones com este calibre, as nossas crianças não vão saber o que é esta onda de vibração em torno de um artista.
Seleccionei uma das músicas de que mais gosto, Dirty Diana, uma entre tantas claro. Fica a sugestão musical da semana.
25 de junho de 2009
Preparação para o Parto
Hoje fiz a minha primeira investida nas aulas pré-parto. Lá fui eu em busca da enfermeira Filomena, que assiste no hospital de Aveiro e na Cliria. Estive meia hora cá fora à espera que a aula terminasse e já fiquei com uma boa ideia do que me espera. No geral acho que gostei, o seu timbre é forte e alto, as minhas "colegas" estavam caladas a ouvir a torrente de informação sobre o parto normal e o instrumentalizado. Eu cá fora também aproveitei para absorver a info... A sua linguagem é bastante aberta e pouco informal, basicamente fala de partos como quem fala da lida da casa, é lixada mas tem que se fazer. O programa está dividido em 6 tópicos e é continuamente iniciado a cada 6 semanas, ou seja, eu vou começar na aula 6 e na aula seguinte vou ouvir a 1. Não me recordo de todos os temas mas fixei que a aula 5 é do parto e a 6 é dos cuidados neo-natais, tais como o banho e amamentar.
Estavam também os pais, sinceramente tenho algumas reservas quanto à sua presença. Acho que na aula dos cuidados neonatais até faz sentido eles lá estarem, mas quanto a saberem puxar e "soprar velinhas" e colocar cenas na mama para ajudar a amamentação já torço o nariz. Estou céptica e confesso que tenho vergonha/pudor em que homens que eu nao conheço me vejam a treinar algo tão pessoal quanto parir. A essas aulas eu não levo o maridão, depois passo-lhe a informação que eu considero necessária. No geral gostei, senti confiança e acredito que é uma boa ponte entre a minha Dra. E. , que só trabalha no particular e a equipa hospitalar. A enfermeira disse logo que trabalha com a minha médica e isso para mim é ouro.
Terça-feira lá estarei de "fato de desporto" para iniciar os treinos!
24 de junho de 2009
Ecografia 32 semanas
Ok desta vez nem eu percebo nada! O exame correu muito bem, os dados são bons e confirma-se que a Leonor já está na posição correcta para nascer. A parte mais emocionante foi quando a vimos piscar o olho que se vê na imagem :)
Neste momento ela pesa 1.940Kg o que juntamente com outras medidas a coloca no percentil 10-25, ou seja, vamos ter um bebé pequenino, quase um Nenuco. A médica disse que olhando para mim e para o pai, que é perfeitamente normal e que tal índice não é de todo preocupante.
Sendo assim vou passar à fase de investigação das aulas pré-parto. Após algumas deliberações concluí que a maioria das ex-grávidas com que falei recomenda vivamente estas aulas, assim já não vou totalmente às escuras no dia do parto. Só peço que não me falem em diminutivos e que não tenha colegas histéricas com acompanhantes ainda mais histéricos...
32 semanas - faltam 8... - 8 meses
Nem me apercebi que passou uma semana e que não escrevi nada, sou uma bandalha, confesso.
Ontem voltei ao trabalho depois das merecidas férias, correu bem. Fui a pé, soube bem, fui super devagar e aproveitei para me concentrar na minha respiração. Ainda não tratei das aulinhas pré-parto mas amanhã depois de fazer a ecografia vou tratar desse pormenor.
Já soube de uma enfermeira muito prática aqui em Aveiro e espero ficar convencida.
Visto que já faltam apenas 8 semanas para o parto começo a ficar mais ansiosa e com medo, mas sei que isto é normal :)
Amanhã mais novidades...
17 de junho de 2009
31 semanas - faltam 9...
Acho que a pequena já deu a volta. Há já alguns dias que sinto mais pressão "lá em baixo", como se a barriga tivesse descido e o corpo ainda nao estivesse adaptado à nova forma. Há também uma tendência a um maior desconforto quando estou sentada pois os supostos pés devem pressionar as costelas e os pulmões, mas nada de extraordinário.
De acordo com a newsletter que recebo semanalmente, confirma o que tenho sentido, ou seja, a constante movimentação, sobretudo à noite quando me deito. Por vezes passo mais de uma hora com a piquena de um lado para o outro na maior festa! Confesso que nesta altura, e partindo do princípio que ela está virada, me faz impressão pensar como é que o ser humano consegue estar de cabeça para baixo durante 2 meses!!!!
Na imagem que se segue dá para ter uma ideia do que falo...
De acordo com a newsletter que recebo semanalmente, confirma o que tenho sentido, ou seja, a constante movimentação, sobretudo à noite quando me deito. Por vezes passo mais de uma hora com a piquena de um lado para o outro na maior festa! Confesso que nesta altura, e partindo do princípio que ela está virada, me faz impressão pensar como é que o ser humano consegue estar de cabeça para baixo durante 2 meses!!!!
Hoje fomos até à esplanada da praia, estava óptimo, sol quente intercalado com algumas nuvens de nevoeiro, um delicioso magnum e um pires de amendoins :)
Avizinha-se muito calor para os próximos dias, estamos preparados, pois estamos.
Segurança Social - II
Ontem tirei a manhã para as causas burocráticas da vida. Fui às Finanças tentar perceber porque não conseguia fazer a famigerada declaração anual de IVA. Lá me explicaram de forma clara que desde o dia 5 de Junho que os independentes já não precisam de fazer essa declaração pois chegou-se à conclusão que realmente "era um disparate". Depois do drama de Dezembro com a chegada de centenas de multas por causa disto foi bom saber que os colegas independentes sem contabilidade organizada não precisam de dizer duas vezes ao ano o IVA que foram declarando.
Depois dirigi-me à Segurança Social (SS) saber afinal como é a nova Lei da Parentalidade. Ora portanto isto é assim, no nosso caso, em que eu sou trabalhadora dependente e o maridão é super independente as coisas estão melhores do que antes. "Em antes" os independentes não tinham direitos a mais nada a não ser a hipótese de receber uma reforma, tendo pago o mínimo por mês estipulado. Hoje em dia, e creio que devido ao aumento da mensalidade da SS os independentes já podem usufruir da Licença de Maternidade e Paternidade e Parentalidade.
Ou seja, quando a piquena nascer eu fico 150 dias de Licença com 80% do meu vencimento assegurado, até aqui tudo como dantes; a novidade é que o maridão tem direito a 20 dias úteis seguidos ou faseados e pagos pela SS logo a seguir ao nascimento. Isto é bom, até porque o babe nasce no verão e todos sabemos que o ritmo de trabalho dos independentes tende a diminuir nesta altura, logo o ordenado fica assegurado. Se optarmos pela Nova Lei da Parentalidade, o maridão tem mais 1 mês subsidiado pela SS para ficar a tomar conta do bebé, no entanto, a pesar de esta modalidade se chamar "Partilhada", nesta fase os pais não podem estar em conjunto a partilhar, ou seja, eu tenho obrigatoriamente que estar a trabalhar ou então meto férias. Olhando para o calendário, isto calha em Janeiro, ou seja, altura de muito trabalho para o maridão, logo não devemos usufruir desta modalidade.
De qualquer forma julgo que estamos, mais uma vez, a avançar no sentido de uma melhor gestão da vida de quem quer ter filhos. Devo dizer que fiquei contente por saber que o maridão desconta e que hoje em dia já pode ter regalias como qualquer outra pessoa dependente.
Vá Sócrates, não estás perdoado, mas estás a melhorar...
Etiquetas:
cenas da vida diária,
Portugal Social
15 de junho de 2009
A vida no campo
Assim sou eu no estado normal
Este fim-de-semana estivemos no Minho, mais precisamente em Balugães, entre Viana do Castelo, Ponte de Lima e Barcelos. Houve alguns acontecimentos marcantes durante estes dias...Sabendo eu que a partir de Maio começa a loucura do foguetório a anunciar festas populares, lá levámos com mais uma demonstração do orgulho da terra, que às 12:00 lançou uns foguetes de levantar qualquer moribundo da cama. Eu e a minha cria também saltámos, embora estivessemos já na cozinha a comer qualquer coisa antes do almoço. Toda a tarde foi passada no quintal ao som do folclore minhoto vindo directamente do alti/alto-falante da capela mais próxima. Primeiro rancho, depois marchas de lisboa por fim um dueto onde a voz feminina não cantava, mas sim gritava, tal e qual os programas do Herman. Foi lindo! Após 20 minutos retirei-me para dentro de casa pois não aguentei a pressão.
Depois, quando o tempo arrefeceu, fomos dar uma caminhada até ao rio (nas fotos). Antes de lá chegarmos, apanhei o MAIOR susto desta gravidez. Íamos nós descansados quando a cadela pitt bull do vizinho, a Lady (que fofa) se soltou e veio directa à nossa Becky (boxer idosa e queridinha). Achei logo que ia haver porrada e gritos e sangue, fiquei em choque, e o meu primeiro impulso foi correr pra casa, segundo impulso foi subir um muro, terceiro impulso foi lembrar-me que estou grávida e que devia ficar calma.
A Lady caiu em si e foi embora, o meu sogro levou-a a casa e o dono dela ficou incrédulo como a sua menina se tinha portado tão mal.
Caminhámos até ao rio sem sobressaltos, tirámos umas fotos e voltámos para casa, sãos e salvos.
Quando chegámos a casa foi o melhor, vimos um Furão!! Já não era a primeira vez que eu via um amigo destes ali. São tão giros, castanhos e de peito branco, fartou-se de correr no jardim, infelizmente fiquei tão pasmada que me esqueci de ir buscar a máquina :(
Hoje muito sol, muito calor, regressámos. Lá fora ouvem-se foguetes, sorte maldita.
12 de junho de 2009
Revista eco e não só...
Aqui está um bom exemplo de uma revista ecológica (totalmente virtual, sem venda impressa) e que fala de tudo o que é tendências de design, arquitectura, arte, música, cinema e outra coisa qualquer que nos apele aos sentidos.
A Magnética está aqui e este mês tem um artigo sobre os piquenos.
A propósito de coisas que nos apelam aos sentidos deixo aqui a referência à loja Didakto, na Boavista (Porto), tem brinquedos didácticos feitos de madeira, e não só. Um local a visitar, e depois porque não descer um pouco a avenida e tomar um café à esplanada de Serralves e ver uma exposição. Todo o espaço é fantástico, refrescante e óptimo para quem anda com (e sem) crianças.
11 de junho de 2009
O carro... II
Tal como havia dito anteriormente, resolvemos a questão do carrinho. Depois de analisarmos o que havia no mercado e de acordo comentário da MarianaS a este post, acabámos por optar por uma marca que tem muito pouca visibilidade em Portugal, mas que descobrimos ter sempre os testes de segurança nos níveis mais elevados, ou seja, cinco estrelas. O importador ou distribuidor em Portugal não tem atendimento ao público mas de forma simpática indicou-nos que a Zippy é uma representante da marca Britax-Romer. Fomos a algumas lojas Zippy e para nosso espanto nenhuma tinha um único carro ou baby-coque para podermos ver, e mais, houve até uma funcionária que nos disse "que em 3 anos na Zippy nunca tinha aparecido ninguém a perguntar por essa marca". Vimos por acaso um carro e uma cadeirinha auto, no shopping, com os respectivos utilizadores e achámos que de facto o carro é bastante pequeno quando em funcionamento, pormenor que nos agrada. Acabámos por escolher o modelo Vigour 4 plus pois reune, num preço semelhante ao Loola da bebeconfort, um leque de detalhes muito interessante. Um dos pormenores que nos agradou, e que vimos num carro da Chicco, é a possibilidade de virar a cadeira para os pais e depois para o percurso. Existe também a possibilidade de manter a cadeira totalmente na horizontal, não vá a pequena adormecer sentada, os tecidos são escuros e de material fresco, a baby coque é aplicada com um só click e tanto a coque como a cadeira têm cintos de segurança de 5 pontos de encaixe, enquanto a maioria dos carros prende apenas em 3 pontos. Daqui a duas semanas entregam o carrinho e assim fica completa a "lista de obrigatórios" para a nossa cria. Estamos satisfeitos, comprámos um produto que é lider em segurança e que certamente poderá servir para outros bebés que aí venham ;) Já agora até posso dizer que a Zippy está com uma promoção de 20% de desconto em talão numa próxima compra, ou seja, mandámos vir o carrinho e para a semana compramos a baby coque por metade do preço por causa do desconto que conseguimos!!!
Lindo não é!
10 de junho de 2009
30 semanas - faltam 10...
Os números redondos são nossos amigos, meus pelo menos... :D
Fazemos 30 semanas de gestação, mas na verdade o mais assustador é pensar que SÓ faltam 10 semanas para a nossa vidar mudar completamente. QUE MEDO!
Ontem e hoje andámos com a mamãe às compras, ainda não tinha muitas roupitas e agora já estou mais descansada, já tenho um lote mais composto, variado e com algumas preciosidades adquiridas desde a Zippy, passando na Jacadi e finalizando na Knot.
Também comprámos mais uns pormenores para o quarto (gavetas e portas de armário) e aprofundámos a nossa aventura do carro. Muito provavelmente resolvemos esta questão amanhã ou depois e sobre isso irei postar um artigo apropriado à situação ;)
9 de junho de 2009
Os presentinhos do babe - II
Duas das minhas ♥AMIGAS DE SEMPRE♥ ofereceram-nos recentemente uns presentinhos muito originais. Certamente que elas não querem que falte nada à Leonor e então para garantir um ambiente tranquilo e inspirador, a Administrador enviou-nos a colecção de cds Rockabye Baby. Trata-se de uma vasta colectânea das maiores bandas e cantores a solo de sempre, remisturados em formato "canção de embalar". Seleccionei para o efeito a capa do álbum dos Beatles, o qual começa com o eterno Yesterday e percorre grandes êxitos.
O outro presente é um fantástico e genuíno par de sapatinhos vindo directamente da China, oferecidos pela Tonixa.
De acordo com as mezinhas brasileiras (e se não estou a cometer erros), diz-se que, quando um bebé nasce este deve calçar uns sapatos vermelhos de forma a garantir muita saúde e prosperidade. Ok, está então garantido que a Leonor os calçará na maternindade para que tudo de bom lhe possa estar ao alcance.
De acordo com as mezinhas brasileiras (e se não estou a cometer erros), diz-se que, quando um bebé nasce este deve calçar uns sapatos vermelhos de forma a garantir muita saúde e prosperidade. Ok, está então garantido que a Leonor os calçará na maternindade para que tudo de bom lhe possa estar ao alcance.
8 de junho de 2009
Resumo de uma festa
E lá chegou o grande dia, esteve tudo muito animado, inclusive o tempo :D
Fica aqui um pequeníssimo resumo do que foi o 6 de Junho de 2009.
Tudo de bom aos Reis do Pesto!!!
e que bonitos que iam, heim!
Etiquetas:
cenas da vida diária,
fotos,
tou aqui tou ali...
4 de junho de 2009
29 semanas
Isto tem sido a verdadeira loucura. É muito preparativo, é ver a meteorologia toda a hora, é imprimir, cortar e colar, isto tudo para o casamento dos titios.
Fora este corropio, o meu bebé tem-se fartado de mexer, já me custa estar sentada, ou levantada, ou deitada, e o calor...
A partir deste momento ando de cérebro desligado, estou de férias!!!!!!!!
De qualquer forma, as verdadeiras férias só começam domingo, depois da festa. Vou aproveitar para comprar o carrinho, roupas e outras coisas que façam falta; também iremos a Lisboa e muito provavelmente às Penhas Douradas, matar saudades.
Tenho imensos artigos para postar, agradecimentos, fofocas, o quarto...
Me aguardem viu!
ps. entretanto a marta está quase, quase a ter a sua cachopa. cá estaremos para saber de todos os detalhes do acontecimento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)