23 de novembro de 2009

Mais uma vacina

Depois de um fim-de-semana familiar a nossa pequena fica sempre ao rubro, ora come demais, ora dorme de menos, fica um rebuliço que só visto. Ela que agora descobriu um maravilhoso mundo visto na vertical, não quer outra coisa. É no colo levantada para ver tudo, vira a cabeça de um lado para o outro já com muito à vontade, como se estivesse a ver uma partida de Ténis, sei lá.
Quando a pousamos na posição "ora estendida, ora deitada" fica chateada, pois tá claro que fica. Nós às vezes cedemos, mas não lhe podemos dar rédea solta às suas vontades e desejos, caso contrário, acaba-se a paz e o sossego.
Hoje de manhã fui com ela à vacina dos 3 meses, era uma só, desta vez para a famigerada Meningite :S No centro de Saúde de Aveiro, tudo a funcionar às mil maravilhas, tinha a vacina marcada, foi chegar e fazer-me anunciada, que logo de seguida estavamos a ser atendidas numa sala quentinha**** Em menos de 30 minutos saí e voltei para casa!
Ao conversar com a enfermeira ela fez um reparo/comentário à vacina Prevenar, que não faz parte do Plano Nacional de Vacinação. A Leonor já tomou a primeira dose e aos 4 meses irá tomar a segunda. A questão é a seguinte: então porque é que o pediatra não teve em consideração que se calhar era menos doloroso para a criança tomar essa vacina em conjunto com mais uma (aos 3 e 5 meses) do que com mais duas (aos 2 e 4 meses)? A enfermeira não teceu grandes comentários, claro que a decisão do médico é soberana e blá blá blá, mas ela disse-me que a maior parte dos bebés (que por ela passam) leva a Prevenar quando tem menos vacinas para fazer. Para mim, que nunca imaginei que essa vacina pudesse ser tomada de outra forma foi algo revelador, claro que eu preferia que a Leonor fosse espetada menos vezes coitadita. Daqui até à próxima consulta ainda falta um bocado, mas certamente será um assunto a abordar...

ps. ela só chorou uns segundos, BRAVO!!!

ADENDA: entretanto, fonte segura :) explicou-me que uma vez que as vacinas dos mêses pares têm alguma tendência para fazer febre torna-se uma boa oportunidade de aplicar a Prevenar nessa altura. A Prevenar também tem tendência para fazer febre, então mais vale a criança ter febre nos meses pares do que ter febre todos os meses quando vai à vacina. Esta é uma teoria/explicação, pode e não será certamente a razão de todos os médicos, mas a mim convence-me.

3 comentários:

sofia disse...

Há pediatras que realmente recomendam para os 3 e 5 meses, mas o mais frequente é assim mesmo - para os meses par, como eu dizia.
A I. também foi assim
Eles lá sabem
A conquista da capacidade de segurar a cabeça é a 1ª grande passagem
Foi quando a I deixou de aceitar ficar na alcofinha e mesmo na espreguiçadeira... mas a miuda sempre teve personalidade forte (demais) ;)

miriam disse...

hummm... o jaime não tomou essa! :|
só tomou a rotorix e synflorix...

**SOFIA** disse...

essas vacinas não estou familiarizada com os nomes, no entanto a rotorix, que deve ser a do rotavirus a leonor vai tomar quando for para a creche, por causa das gastroentrites tadita :D