15 de fevereiro de 2010

6 meses


Há seis meses estava assim.
Há um ano estava assim.
Hoje ela está aqui cheia de genica a fazer toda a gente rir com as suas piadolas.
Fomos hoje ao pediatra e continua tudo nos conformes, porém.......fiz asneira.
Há um mês atrás, quando ela iniciou a sopa fiquei convencida de que só adicionava a carne durante a cozedura, depois retirava. Pois que este procedimento era só para ser seguido na primeira semana, depois era para integrar. Resultado, a rapariga andou vegetariana durante quase um mês, não acumulou proteínas suficientes e só cresceu 1cm :(((
Baixou do percentil 75, mas não alcançou a linha do 50, sou seja, está com um deficit (palavra da moda) mas que iremos tratar de recuperar. As minhas asneiras não terminaram aqui, não são graves, o dr. apenas advertiu-me que ananás só depois do primeiro aniversário! E ela que gostou tanto. Pelos vistos o ananás é de difícil digestão e por isso pode provocar paragens digestivas e perda de apetite. OK aprendi!
Este mês vamos introduzir a uva, manga e papaia, para falar a verdade já lhe damos papaia desde o mês passado, mas ficámos com essa "falha" para nós.
Seremos maus pais? Acho que somos só "criativos".

números:

- estatura: 66cm - entre os percentis 75 e 50
- pêso: 6510g - percentil 25

7 comentários:

Marta Mourão disse...

São criativos :)
Também vim hoje do pediatra, embora com números diferentes :))

Unknown disse...

Não te preocupes porque eles recuperam depressa. Para além disso, e quando falas da papaia ou da manga, a pediatra do Martim disse que era fruta autorizada desde que ele iniciou a fruta. Os pediatras divergem muito. Tenho falado com várias mães e há divergências entre uns e outros. E não quer dizer que uns sejam mais saudáveis do que outros.

Susana disse...

Linda calma a minha tb teve "defic" durante algum tempo e agora tá uma matulona aqui para as curvas:)
Beijinhos e parabéns pelos seis mesinhos e vais ver que logo logo ela recupera

Nave disse...

Eheh , isso deve aconecer com todos. Ainda ontem falava com a minha mãe que tinha percebido o mesmo que tu quanto à sopa e eu teimava que não. Adora frango na sopa.
Quanto à papaia e afins, a pediatra disse só para pôr um pouquinho com banana, e que devia só começar a comer mais ao ano.
Mais uma vez, cada pediatra diz sua coisa.

Unknown disse...

Reitero o que aqui já foi dito. Tendo em conta que cada pediatra diz a sua coisa, não penses que erraste ou que foste má mãe!

No nosso caso, por exemplo, o pediatra só mandou integrar carne na sopa a partir dos 9 meses!!!!

Até lá, foram sempre leguminhos e maminha da mãe!

miriam disse...

:D sem stress! ;)
o jaime só começou a comer carne quase aos 8 meses, por isso não te preocupes com isso. conheço bebés que começaram aos 2 anos e meio... não é por aí ;)
quanto à fruta, o meu pediatra diz para lhe darmos o básico, maçã, pêra, pêssego e só fruta da época. ah, e nada de frutos tropicais ;) isso só lá depois de 1 ano e tal. ele diz que a maçãzinha e perinha é o melhor. e é o que o jaime tem comido e adora. continua a detestar banana sozinha :s só mesmo se for misturada com maçã. com os bebés não precisas de inventar muito, eles não têm o paladar tão apurado quanto nós =) e há coisas que não precisam de conhecer já. a verdade é que nós só bem há poucos anos é que começámos a comer frutos tipo ananás, kiwi, manga, papaia and so on, dantes não havia a proliferação que há agora ;)

MarianaS disse...

Sem stress... qto ao vegetarianismo, ela recupera rapidamente e até ganha mais um gostinho pelas verduras :)!
Qt à fruta, se a baby está bem, isso é o q interessa - todos os cuidados têm a ver com a possível intolerância - se não aconteceu nada, força aí!
Bj